quinta-feira, 8 de abril de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Literatura de Cordel


 A venda do seu Chico 

A venda do seu Chico tinha de tudo:

desde renda até penico.

Tem arrozfeijão, carne de sol

bota para peão, lençol, semente de girassol. 

Tem agulha e linha, milho pra galinha, 

panela de barro, unguento para catarro, 

folhinha, mala para viagem, 

tem tudo quanto é bobagem. 

Tem até dicionário de rima. 

(Pera, uva, maçã. São Paulo: Scipione) 


1. Leia o texto. Assinale a alternativa correta. 

a) (  ) “Renda” é um adjetivo. 

b) ( X ) Chico é um substantivo próprio. 

c) (  ) “Penico” é um substantivo no plural. 

d) (  ) “Folhinha” está no grau aumentativo. 












2. A imagem retrata a Literatura de Cordel, uma das manifestações mais ricas da cultura brasileira. A Literatura de Cordel é encontrada, principalmente, na região: 

a) Sul. 

b) Sudeste. 

c) Nordeste. 

d) Centro-Oeste.



Literatura de Cordel   




Vejam agora meus amigos 
A história que eu vou contar 
Vocês querem ver os livros 
Nas estantes eles sempre vão estar 
A informação é gratuita 
Ao alcance das suas mãos 
Acumule mais saber 
Para sua informação


3. O texto fala de:

a) Casa 

b) Cachorro 

c) Livros 

d) Escola 


4.  Segundo o texto, a informação é: 

a) Pouca 

b) Muita 

c) Gratuita 

d) Paga



quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Conto. Machado de Assis - A agulha e a linha


 A agulha e a linha 

“Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: 

 - Por que é que você está todo orgulhoso? 

 O novelo olhou, sorriu e respondeu: 

 - Ora, porque eu coso. 

  A agulha zangou-se: 

 - Como, cose?... sou eu que coso, apenas eu. 

  O novelo riu outra vez: 

 - Coso pois sim... Você apenas fura este pano verde de feltro, mas eu é que coso. 

  A agulha ficou tão nervosa que deu uma picada na costureira: 

 - Você não vê que a costureira só se preocupa comigo? 

  O novelo ficou calado. O vestido ficou pronto, foi experimentando e, logo depois embrulhado. Nessa hora o novelo de linho virou-se para agulha: 

 - E agora? Quem vai para o baile?”...

  (Machado de Assis)


1. Segundo o texto, é INCORRETO afirmar que: 

 a) A agulha ficou nervosa porque o novelo ficou calado.

 b) A agulha não foi ao baile.

 c) O novelo se sentiu mais importante porque só ele iria ao baile. 

 d) A agulha ofereceu perigo à costureira.


 2. De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

 I. Este texto é classificado como conto, visto que há um enredo que gira em torno de personagens e ações.

 II. Há discurso indireto na maior parte do texto com o uso do travessão.

 III. O narrador é personagem e participa da história. 

 IV Os diálogos acontecem no presente, enquanto a narração está no pretérito. 

Estão corretas as   afirmativas: 

 a) I, II e III apenas. 

 b) II e III apenas. 

 c) I e IV apenas. 

 d) I, II e IV apenas. 


 


Atividade Ensino Médio. Secretária - Luis Fernando Veríssimo

 Secretária 

O teste definitivo para você saber se você está ou não integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica. O que você faz quando liga para alguém e quem atende é uma máquina. 

 Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como funciona, ainda estou tentando entender o estilingue) pressupõe um contato com alguém e não com alguma coisa. A secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa estabelecida. É desconcertante. Atendem – e é alguém dizendo que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar a mensagem. 

 É aí que começa o teste. Como falar com ninguém no telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala, travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho. Não é nem monólogo. É diálogo só de um. 

 - Ahn, sim, bom, mmm... olha, eu telefono depois. Tchau. 

 O “tchau” é para a máquina. Porque temos este absurdo medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação. 

 Sei de gente que muda a voz para falar com secretária eletrônica. Fica formal, cuida a construção da frase. Às vezes precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a mensagem porque errou a colocação do pronome. 

 Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados, limpam a garganta, esperam o bip e   anunciam: 

 - De Augustín Lara...

 E gravam um bolero. 

 Talvez seja a única atitude sensata.

(Luís Fernando Veríssimo)


1. Considerando o texto como um todo, podemos classificá-lo predominantemente como: 

 a) narrativo; 

 b) descritivo; 

 c) expositivo;

 d) argumentativo;

 e) conversacional.


2. A frase do texto em que há claramente a personificação da secretária eletrônica por meio de uma ação humana que lhe é atribuída, é: 

a) “Medo de que a máquina nos telefone de volta...”; 

b) “O “tchau” é para a máquina”; 

c) “Porque temos este absurdo medo de magoá-la”; 

d) “Não é uma máquina como qualquer outra”; 

e) “Sei de gente que muda a voz para falar com secretária eletrônica”.


3. “Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema”? A pergunta final desse segmento: 

 a) é feita pelo próprio autor do texto; 

 b) é questão atribuída à secretária eletrônica; 

 c) é da autoria da “gente que nem pensa nisso”;

 d) parte de quem não é atendido pela secretária com naturalidade; 

 e) questiona o problema de não haver quem atenda o telefone.


4. “A secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa estabelecida”; a “expectativa” referida no texto é a de que:

 a) se entre em contato com alguém; 

 b) se possa deixar um recado; 

 c) a secretária eletrônica esteja ligada; 

 d) se possa seguir as instruções da máquina;

 e) não tenham ligado a secretária eletrônica.


5. “-Ahn, sim, bom, mmm...”; essas palavras indicam, por parte de quem é atendido pela secretária eletrônica: 

  a) aborrecimento; 

  b) hesitação; 

  c) espanto; 

  d) desilusão;

  e) admiração.


6. O trecho entre parênteses no segundo parágrafo – que eu não sei como funciona, ainda estou tentando entender o estilingue – tem a função de: 

a) mostrar a competência tecnológica do autor do texto; 

b) fazer pouco das máquinas modernas; 

c) demonstrar a inadequação do autor diante das coisas modernas;

d) transmitir um tom crítico ao texto; 

e) situar o texto em tempos passados.







 

Atividade Ensino Médio. Poema. Vera Aguiar - Paraíso




 Paraíso 

1 Se esta rua fosse minha 
2 eu mandava ladrilhar, 
3 não para automóvel matar gente, 
4 mas para criança brincar. 

5 Se esta mata fosse minha, 
6 eu não deixava derrubar. 
7 Se cortarem todas as árvores, 
8 onde é que os pássaros vão morar? 

 9 Se este rio fosse meu, 
10 eu não deixava poluir. 
11 Jogue esgotos noutra parte, 
12 que os peixes moram aqui. 

13 Se este mundo fosse meu, 
14 eu fazia tantas mudanças 
15 que ele seria um paraíso 
16 de bichos, plantas e crianças. 

(Vera Aguiar)

1. O Paraíso a que o título do poema se refere diz respeito: 

 a) à rua; 

 b) à mata;

 c) aos rios; 

 d) ao mundo; 

 e) aos pássaros.


2. É possível perceber, no poema Paraíso, uma crítica aos problemas relativos ao meio ambiente. No entanto, um problema tipicamente urbano também é apontado no texto. Assinale-o:

 a) a violência das periferias.

 b) as enchentes das cidades; 

 c) a falta de espaço para lazer; 

 d) a falta de moradia no espaço urbano;

 e) a presença de crianças marginalizadas


3. O poema Paraíso constrói um lugar ideal e imaginário para o eu lírico - o "eu que fala" no poema. A construção gramatical utilizada pelo poeta, para mostrar que este lugar é imaginário, está representado:

 a) pela construção de orações que marcam uma ideia de condição; 

 b) pelo emprego do verbo no imperativo dirigindo-se a um interlocutor; 

 c) pelo uso dos substantivos bichos, plantas e crianças; 

 d) pela presença de pronomes na 1ª pessoa do singular; 

 e) pela interrogação direta no decorrer do poema.


4. Ao transformarmos o verso “onde é que os pássaros vão morar?” para o singular e mantendo a mesma estrutura gramatical e o mesmo sentido original, a correta construção é:

 a) Onde é que o pássaro vai morar? 

 b) Onde é que o pássaro mora? 

 c) Onde é que o pássaro morou?

 d) Onde é que o pássaro iria morar? 

 e) Onde é que o pássaro foi morar?


5. Em “Jogue esgotos noutra parte" (v.11), o verbo está empregado no imperativo afirmativo. Reescrevendo o mesmo verso, na 2ª pessoa do singular, a correta construção é: 

a) Jogues esgotos noutra parte. 

b) Joga esgotos noutra parte. 

c) Jogueis esgotos noutra parte. 

d) Jogas esgotos noutra parte. 

e) Jogais esgotos noutra parte.


6. “eu fazia tantas mudanças / que ele seria um paraíso” (v.14 e 15). Das palavras desses versos destacadas nas alternativas abaixo, a que representa um substantivo é: 

a) fazia; 

b) eu; 

c) paraíso; 

d) tantas; 

e) um .


7. O significado do verbo ladrilhar, é colocar: 

a) asfalto; 

b) concreto; 

c) tijolo; 

d) ladrilho;

e) pedrinhas.


Atividade Ensino Médio. Texto Injuntivo para Interpretação


 Bolo de Liquidificador



Ingredientes 

• 3 ovos grandes 

• 1 xícara (chá) de açúcar 

• 2 xícaras (chá) farinha de trigo 

• 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado 

• 1/2 xícara (chá) de óleo

 • 1 colher (sopa) de fermento em pó cheia

 • 1 colher (chá) de bicarbonato

 • 1 pitada de sal 

• 2 xícara (chá) de água quente Cobertura

 • 1 lata de leite condensado 

 • 3 colheres de Nescau 

 • 1/2 caixinha de creme de leite 

 • Coco ralado ou chocolate granulado 


Como fazer 

No liquidificador, coloque os ovos, açúcar e óleo. 
Bata um pouco, acrescente a água aos poucos até ficar bem clarinho, uns 2 minutos. 
À parte, coloque em uma vasilha a farinha, o chocolate em pó e o sal, misture bem e reserve.

De volta ao liquidificador, depois que ficou branquinho, coloque aos poucos a mistura da farinha e chocolate, bata bem. 
Depois de bem batido, coloque a colher de fermento em pó e a colher de bicarbonato, bata o mínimo no liquidificador, só para misturar. Desligue e coloque essa mistura numa forma média untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

Coloque o bolo para assar em temperatura de 180°, por mais ou menos 40 minutos, dependendo de cada forno.
Esse bolo cresce e não murcha, quando sentir o cheirinho de bolo assado está quase pronto, espete um garfo, se sair limpo, está assado. Esse bolo fica super macio e bem cozido por dentro.

 Cobertura 

 Coloque o leite condensado em uma panela, junte o achocolatado, mexa bem até dar o ponto de   brigadeiro, depois coloque o creme de leite, vai ficar bem líquido.

 Continue mexendo até o ponto de brigadeiro de novo. 
 Depois de pronto, jogue em cima do bolo. Polvilhe o coco hidratado por cima (opcional). 



1. O gênero textual apresentado acima é uma receita. Esse gênero caracteriza-se por ser um texto:

a) que apresenta a função de argumentar em defesa de algum ponto de vista. 

b) que apresenta a função de instruir em relação a algum procedimento. 

c) que apresenta a função de explicar e avaliar um fato real.

d) que apresenta a função de contar um fato ou história ocorrida. 

e) que apresenta a função de descrever fatos ou pessoas.



2.  A parte da receita denominada “Como fazer” refere-se:

a) somente aos ingredientes que serão utilizados na receita. 

b) ao modo de preparo da receita. 

c) a como deve ser consumido o produto depois de pronto. 

d) a como devemos nos preparar para realizar a receita.

e) às quantidades estipuladas para o preparo da receita.


3. Como característica do gênero apresentado, temos, no texto, a utilização dos verbos, predominantemente, 

a) no modo indicativo. 

b) no tempo passado. 

c) no modo imperativo. 

d) no tempo futuro 

e) no modo subjuntivo.


4. Em “Se sair limpo, está assado.”, a primeira oração apresenta: 

a) uma concessão em relação à segunda oração. 

b) um contraste em relação à segunda oração.

c) uma finalidade em relação à segunda oração. 

d) uma comparação em relação à segunda oração. 

e) uma condição em relação à segunda oração.


5. Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.

a) óleo – oleozidade. 

b) fermento – fermentassão. 

c) acrescentar – acréssimo.

d) clarinho – clareza. 

e) cheirinho – cheirozo


6. Em “2 xícara (chá) de água quente”, existe uma inadequação gramatical em relação à:

 a) ortografia.

 b) acentuação. 

 c) regência verbal.
 
 d) regência nominal

 e) concordância.


7. O termo “branquinho” foi formado a partir: 

a) do acréscimo de sufixo indicador de posição anterior. 

b) do acréscimo de sufixo indicador de diminutivo. 

c) do acréscimo de prefixo indicador de aumentativo. 

d) do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo indicadores de lugar. 

e) do acréscimo de prefixo indicador de ocupação.


8. Em “Depois de pronto, jogue em cima do bolo.”, a vírgula foi utilizada para:

 a) separar adjunto adverbial deslocado. 

 b) separar aposto.

 c) separar elementos em enumeração.

 d) marcar a omissão do verbo. 

 e) separar vocativo.


9. Todas as palavras abaixo, retiradas do texto, foram acentuadas por tratarem-se de paroxítonas, EXCETO: 

a) água. 

b) açúcar. 

c) óleo. 

d) pó.

 e) média.


10. Em “... misture bem e reserve.”, o termo destacado é:

 a) um adjetivo que tem a função de caracterizar o termo antecedente. 

 b) um substantivo utilizado para designar um ser. 

 c) um advérbio que tem a função de modificar o termo antecedente.

 d) um verbo que indica um processo ocorrido no passado. 

 e) uma conjunção que tem a função de unir duas orações independentes. 




Atividade Ensino Fundamental II. Texto Curto para Interpretação





Amor 

“Amor” — eu disse — e floriu uma rosa

 embalsamando a tarde melodiosa 

 no canto mais oculto do jardim, 

 mas seu perfume não chegou a mim. 

(Carlos Drummond de Andrade)


1.  A função da linguagem predominante no texto é a: 

 a) metalinguística. 

 b) referencial. 

 c) conativa. 

 d) poética. 

 e) fática.


2.  A palavra do texto que, como uma fórmula mágica, desencadeia toda a temática lírica é:

  a) perfume. 

  b) amor.

  c) canto. 

  d) jardim.

  e) rosa.



Um sistema integrado de transporte sobre trilhos é essencial em cidades de grande porte como São Paulo porque atende a demandas maiores, com velocidades mais altas e com regularidade, permitindo que os usuários planejem seus deslocamentos.

(Eduardo Alcântara Vasconcelos)


 3. (...) permitindo que os usuários planejem seus deslocamentos. (final do texto)

 Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, o elemento grifado acima pode ser   substituído por: 

a) de modo 

b) desde 

c) ainda 

d) mesmo 

e) contanto 





Lixo: de onde vem? Para onde vai?

No início ________ século, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro fizeram uma campanha de saúde pública em que se ofereciam 100 réis por cada rato levado ao incinerador público. _______ época, o lixo vivia espalhado por todo lado e esses animais proliferavam em abundância, transmitindo doenças à população. 

(Lixo: de onde vem? Para onde vai? 1 ed. São Paulo: Moderna, 1997)


4. Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas presentes no trecho acima: 

a) Desse – Nessa 

b) Deste – Nesta 

c) Deste – Nessa 

d) Desse – Nesta 

e) Nesse – Deste


5. As palavras que completam as lacunas da questão anterior são classificadas como:

 a) Advérbios de lugar 

 b) Pronomes demonstrativos 

 c) Conjunções integrantes

 d) Locuções prepositivas 

 e) Advérbios de modo



 
 



Atividade Ensino Médio. Conto. Luiz Vilela - As Formigas

 


As formigas

Foi a coisa mais bacana a primeira vez que as formigas conversaram com ele. Foi a que escapuliu da procissão que conversou: ele estava olhando para ver aonde que ela ia, e aí ela falou pra ela não contar pro padre que ela tinha escapulido.

 – o padre ele já tinha visto que era o formigão da frente, o maior de todos, andando posudo.

Isso aconteceu numa manhã de muita chuva em que ele ficara no quentinho das cobertas, com preguiça de se levantar, virado para o outro canto, observando as formigas descendo em fila na parede. Tinha um rachado ali perto por causa da chuva, era de lá que elas saíam, a casa delas. 

Toda manhã aquela chuva sem parar, pingando na lata velha lá de fora no jardim, barulhinho gostoso que ele ficava ouvindo, enrolado no cobertor, olhando as formigas e conversando com elas, o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.

 A conversa ficava interessante quando ele lembrava de perguntar uma porção de coisas, e elas também perguntavam pra ele. (Conversavam baixinho, para os outros não escutarem.) Mas às vezes não lembrava nada para conversarem, e ficava chato, ele acabava dormindo – formiga tinha hora que era feito gente mesmo.

O bom é que ninguém precisava gritar, nem também mentir, como as pessoas estavam sempre fazendo. E também poder ficar olhando assim, sem falar nada, só olhando, sem precisar falar [...]. Tão bom que nem sabia direito se estava acordado mesmo ou sonhando, as formigas uma atrás da outra, descendo, a fila certinha. Uma tarde entrou no quarto e viu a mancha de cimento novo na parede, brutal, incompreensível

- Pra quê que o senhor fez isso? Pra quê que o senhor fez assim com minhas formigas? 

O pai não entendia, e o menino chorando, chorando. Então o pai deu no espalho. Mas a mãe pediu para ele ter paciência: nesse tempo de chuva as crianças ficam muito excitadas porque não podem sair à rua e não têm onde brincar. 

De manhã o menino acordava e olhava para a mancha de cimento na parede. Ficava olhando, até que sentia um bolo na garganta, e cobria a cabeça com o cobertor.

 (Luiz Vilela)


1. Das afirmações seguintes:

 I- O texto é um conto narrado em terceira pessoa e tendo, portanto um narrador observador. 

II- Há poucas informações sobre o relacionamento das personagens, mas há algumas pistas que levam a pensar em presença constante de diálogo entre pai e filho, ou seja, uma proximidade entre o mundo adulto e o infantil. 

III- A rachadura na parede é o detalhe do quarto que favorece os acontecimentos, pois é de lá que as formigas surgem levando o menino a construir suas fantasias. 

a) Estão corretos os itens I e II. 

b) Estão corretos os itens II e III. 

c) Todos estão corretos. 

d) Apenas I está correto. 

e) Estão corretos os itens I e III.


2. Das afirmações seguintes:

 I- Os fatos aconteceram numa época de muita chuva quando o menino ficava dentro do quarto sem ter com que(m) brincar. 

 II- O conflito do conto está na oposição entre o mundo do menino e o mundo do pai, entre a fantasia (da criança) e a realidade (do adulto). 

 III- O início do quinto parágrafo mostra que o menino tem um conceito positivo sobre as pessoas adultas que conhece.

 a) Apenas os itens II e III estão corretos. 

 b) Apenas os itens I e III estão corretos.

 c) Todos estão corretos. 

 d) Apenas os itens I e II estão corretos. 
 
 e) Apenas o item I está correto.

3. As expressões seguintes marcam a duração do tempo e dos fatos no texto, EXCETO: 

a) Toda manhã 

b) Ali perto 

c) A primeira vez que 

d) Uma tarde 

e) Numa manhã de muita chuva


4. Das afirmações seguintes: 

I- A partir de uma rachadura na parede, o autor do conto mostra como a visão de mundo de uma criança pode ser extremamente semelhante a visão de um adulto. 

II- A reação do menino ao ver o conserto da rachadura na parede mostra que ele considerou tal ato uma violência. 

III- A reação da mãe do menino é idêntica a reação do pai. 

 a) Apenas o item  II está correto. 

 b) Estão corretos os itens I e II. 

 c) Estão corretos os itens II e III. 

 d) Todos estão incorretos.

 e) Todos estão corretos.








segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Os Paralamas do Sucesso - O Rio Severino


O Rio Severino 

Um tísico à míngua espera a tarde inteira 
Pela assistência que não vem 
Mas vem de tudo n`água suja, escura e espessa deste
Rio Severino, morte e vida vêm 
Mas quem não tem abc não pode entender HIV
Nem cobrir, evitar ou ferver 
O rio é um rosário cujas contas são cidades 
À espera de um Deus que dê 
Quem possa lhes dizer [...] 

(Os Paralamas do Sucesso)


 1. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 I. Há uma crítica implícita às autoridades que não oferecem assistência a um povo esquecido. 

 II. “abc” e “HIV” são palavras convergentes, isto porque apresentam sentidos contraditórios.

 III. Há um povo sofrido que se apoia na fé para a solução de seus problemas.

 a) As afirmativas I, II e III estão corretas.

 b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 

 c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 

 d) Apenas a afirmativa III está correta.


 2. “Pela assistência que não vem / ‘Mas’ vem de tudo n`água suja”. Assinale a alternativa que   apresenta a correta relação estabelecida pela conjunção em destaque. 

 a) explicação.

 b) oposição.  

 c) consequência. 

 d) acréscimo.


 3. “Um tísico à míngua espera a tarde inteira”. Assinale a alternativa que apresenta o correto   significado literal da palavra em destaque. 

 a) idoso.

 b) pobre. 

 c) tuberculoso. 

 d) aidético. 


 4. Observe: “morte e vida vêm”. Assinale a alternativa que apresenta a correta regra para a acentuação   da palavra em destaque.

 a) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do singular do   presente do indicativo.

 b) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do singular   do  presente do subjuntivo. 

 c) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do plural do   presente do subjuntivo. 

 d) São grafadas com acento circunflexo as formas dos verbos ter e vir na terceira pessoa do plural do   presente do indicativo.







  

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...