quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Texto Curto para Interpretação





Amor 

“Amor” — eu disse — e floriu uma rosa

 embalsamando a tarde melodiosa 

 no canto mais oculto do jardim, 

 mas seu perfume não chegou a mim. 

(Carlos Drummond de Andrade)


1.  A função da linguagem predominante no texto é a: 

 a) metalinguística. 

 b) referencial. 

 c) conativa. 

 d) poética. 

 e) fática.


2.  A palavra do texto que, como uma fórmula mágica, desencadeia toda a temática lírica é:

  a) perfume. 

  b) amor.

  c) canto. 

  d) jardim.

  e) rosa.



Um sistema integrado de transporte sobre trilhos é essencial em cidades de grande porte como São Paulo porque atende a demandas maiores, com velocidades mais altas e com regularidade, permitindo que os usuários planejem seus deslocamentos.

(Eduardo Alcântara Vasconcelos)


 3. (...) permitindo que os usuários planejem seus deslocamentos. (final do texto)

 Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, o elemento grifado acima pode ser   substituído por: 

a) de modo 

b) desde 

c) ainda 

d) mesmo 

e) contanto 





Lixo: de onde vem? Para onde vai?

No início ________ século, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro fizeram uma campanha de saúde pública em que se ofereciam 100 réis por cada rato levado ao incinerador público. _______ época, o lixo vivia espalhado por todo lado e esses animais proliferavam em abundância, transmitindo doenças à população. 

(Lixo: de onde vem? Para onde vai? 1 ed. São Paulo: Moderna, 1997)


4. Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas presentes no trecho acima: 

a) Desse – Nessa 

b) Deste – Nesta 

c) Deste – Nessa 

d) Desse – Nesta 

e) Nesse – Deste


5. As palavras que completam as lacunas da questão anterior são classificadas como:

 a) Advérbios de lugar 

 b) Pronomes demonstrativos 

 c) Conjunções integrantes

 d) Locuções prepositivas 

 e) Advérbios de modo



 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...