quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Texto Injuntivo para Interpretação


 Bolo de Liquidificador



Ingredientes 

• 3 ovos grandes 

• 1 xícara (chá) de açúcar 

• 2 xícaras (chá) farinha de trigo 

• 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado 

• 1/2 xícara (chá) de óleo

 • 1 colher (sopa) de fermento em pó cheia

 • 1 colher (chá) de bicarbonato

 • 1 pitada de sal 

• 2 xícara (chá) de água quente Cobertura

 • 1 lata de leite condensado 

 • 3 colheres de Nescau 

 • 1/2 caixinha de creme de leite 

 • Coco ralado ou chocolate granulado 


Como fazer 

No liquidificador, coloque os ovos, açúcar e óleo. 
Bata um pouco, acrescente a água aos poucos até ficar bem clarinho, uns 2 minutos. 
À parte, coloque em uma vasilha a farinha, o chocolate em pó e o sal, misture bem e reserve.

De volta ao liquidificador, depois que ficou branquinho, coloque aos poucos a mistura da farinha e chocolate, bata bem. 
Depois de bem batido, coloque a colher de fermento em pó e a colher de bicarbonato, bata o mínimo no liquidificador, só para misturar. Desligue e coloque essa mistura numa forma média untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

Coloque o bolo para assar em temperatura de 180°, por mais ou menos 40 minutos, dependendo de cada forno.
Esse bolo cresce e não murcha, quando sentir o cheirinho de bolo assado está quase pronto, espete um garfo, se sair limpo, está assado. Esse bolo fica super macio e bem cozido por dentro.

 Cobertura 

 Coloque o leite condensado em uma panela, junte o achocolatado, mexa bem até dar o ponto de   brigadeiro, depois coloque o creme de leite, vai ficar bem líquido.

 Continue mexendo até o ponto de brigadeiro de novo. 
 Depois de pronto, jogue em cima do bolo. Polvilhe o coco hidratado por cima (opcional). 



1. O gênero textual apresentado acima é uma receita. Esse gênero caracteriza-se por ser um texto:

a) que apresenta a função de argumentar em defesa de algum ponto de vista. 

b) que apresenta a função de instruir em relação a algum procedimento. 

c) que apresenta a função de explicar e avaliar um fato real.

d) que apresenta a função de contar um fato ou história ocorrida. 

e) que apresenta a função de descrever fatos ou pessoas.



2.  A parte da receita denominada “Como fazer” refere-se:

a) somente aos ingredientes que serão utilizados na receita. 

b) ao modo de preparo da receita. 

c) a como deve ser consumido o produto depois de pronto. 

d) a como devemos nos preparar para realizar a receita.

e) às quantidades estipuladas para o preparo da receita.


3. Como característica do gênero apresentado, temos, no texto, a utilização dos verbos, predominantemente, 

a) no modo indicativo. 

b) no tempo passado. 

c) no modo imperativo. 

d) no tempo futuro 

e) no modo subjuntivo.


4. Em “Se sair limpo, está assado.”, a primeira oração apresenta: 

a) uma concessão em relação à segunda oração. 

b) um contraste em relação à segunda oração.

c) uma finalidade em relação à segunda oração. 

d) uma comparação em relação à segunda oração. 

e) uma condição em relação à segunda oração.


5. Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.

a) óleo – oleozidade. 

b) fermento – fermentassão. 

c) acrescentar – acréssimo.

d) clarinho – clareza. 

e) cheirinho – cheirozo


6. Em “2 xícara (chá) de água quente”, existe uma inadequação gramatical em relação à:

 a) ortografia.

 b) acentuação. 

 c) regência verbal.
 
 d) regência nominal

 e) concordância.


7. O termo “branquinho” foi formado a partir: 

a) do acréscimo de sufixo indicador de posição anterior. 

b) do acréscimo de sufixo indicador de diminutivo. 

c) do acréscimo de prefixo indicador de aumentativo. 

d) do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo indicadores de lugar. 

e) do acréscimo de prefixo indicador de ocupação.


8. Em “Depois de pronto, jogue em cima do bolo.”, a vírgula foi utilizada para:

 a) separar adjunto adverbial deslocado. 

 b) separar aposto.

 c) separar elementos em enumeração.

 d) marcar a omissão do verbo. 

 e) separar vocativo.


9. Todas as palavras abaixo, retiradas do texto, foram acentuadas por tratarem-se de paroxítonas, EXCETO: 

a) água. 

b) açúcar. 

c) óleo. 

d) pó.

 e) média.


10. Em “... misture bem e reserve.”, o termo destacado é:

 a) um adjetivo que tem a função de caracterizar o termo antecedente. 

 b) um substantivo utilizado para designar um ser. 

 c) um advérbio que tem a função de modificar o termo antecedente.

 d) um verbo que indica um processo ocorrido no passado. 

 e) uma conjunção que tem a função de unir duas orações independentes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

  JOSÉ E agora, José?  A festa acabou,  a luz apagou,  o povo sumiu,  a noite esfriou,  e agora, José?  e agora, você?  você que é sem nome,...