quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Conto. Luiz Vilela - As Formigas

 


As formigas

Foi a coisa mais bacana a primeira vez que as formigas conversaram com ele. Foi a que escapuliu da procissão que conversou: ele estava olhando para ver aonde que ela ia, e aí ela falou pra ela não contar pro padre que ela tinha escapulido.

 – o padre ele já tinha visto que era o formigão da frente, o maior de todos, andando posudo.

Isso aconteceu numa manhã de muita chuva em que ele ficara no quentinho das cobertas, com preguiça de se levantar, virado para o outro canto, observando as formigas descendo em fila na parede. Tinha um rachado ali perto por causa da chuva, era de lá que elas saíam, a casa delas. 

Toda manhã aquela chuva sem parar, pingando na lata velha lá de fora no jardim, barulhinho gostoso que ele ficava ouvindo, enrolado no cobertor, olhando as formigas e conversando com elas, o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.

 A conversa ficava interessante quando ele lembrava de perguntar uma porção de coisas, e elas também perguntavam pra ele. (Conversavam baixinho, para os outros não escutarem.) Mas às vezes não lembrava nada para conversarem, e ficava chato, ele acabava dormindo – formiga tinha hora que era feito gente mesmo.

O bom é que ninguém precisava gritar, nem também mentir, como as pessoas estavam sempre fazendo. E também poder ficar olhando assim, sem falar nada, só olhando, sem precisar falar [...]. Tão bom que nem sabia direito se estava acordado mesmo ou sonhando, as formigas uma atrás da outra, descendo, a fila certinha. Uma tarde entrou no quarto e viu a mancha de cimento novo na parede, brutal, incompreensível

- Pra quê que o senhor fez isso? Pra quê que o senhor fez assim com minhas formigas? 

O pai não entendia, e o menino chorando, chorando. Então o pai deu no espalho. Mas a mãe pediu para ele ter paciência: nesse tempo de chuva as crianças ficam muito excitadas porque não podem sair à rua e não têm onde brincar. 

De manhã o menino acordava e olhava para a mancha de cimento na parede. Ficava olhando, até que sentia um bolo na garganta, e cobria a cabeça com o cobertor.

 (Luiz Vilela)


1. Das afirmações seguintes:

 I- O texto é um conto narrado em terceira pessoa e tendo, portanto um narrador observador. 

II- Há poucas informações sobre o relacionamento das personagens, mas há algumas pistas que levam a pensar em presença constante de diálogo entre pai e filho, ou seja, uma proximidade entre o mundo adulto e o infantil. 

III- A rachadura na parede é o detalhe do quarto que favorece os acontecimentos, pois é de lá que as formigas surgem levando o menino a construir suas fantasias. 

a) Estão corretos os itens I e II. 

b) Estão corretos os itens II e III. 

c) Todos estão corretos. 

d) Apenas I está correto. 

e) Estão corretos os itens I e III.


2. Das afirmações seguintes:

 I- Os fatos aconteceram numa época de muita chuva quando o menino ficava dentro do quarto sem ter com que(m) brincar. 

 II- O conflito do conto está na oposição entre o mundo do menino e o mundo do pai, entre a fantasia (da criança) e a realidade (do adulto). 

 III- O início do quinto parágrafo mostra que o menino tem um conceito positivo sobre as pessoas adultas que conhece.

 a) Apenas os itens II e III estão corretos. 

 b) Apenas os itens I e III estão corretos.

 c) Todos estão corretos. 

 d) Apenas os itens I e II estão corretos. 
 
 e) Apenas o item I está correto.

3. As expressões seguintes marcam a duração do tempo e dos fatos no texto, EXCETO: 

a) Toda manhã 

b) Ali perto 

c) A primeira vez que 

d) Uma tarde 

e) Numa manhã de muita chuva


4. Das afirmações seguintes: 

I- A partir de uma rachadura na parede, o autor do conto mostra como a visão de mundo de uma criança pode ser extremamente semelhante a visão de um adulto. 

II- A reação do menino ao ver o conserto da rachadura na parede mostra que ele considerou tal ato uma violência. 

III- A reação da mãe do menino é idêntica a reação do pai. 

 a) Apenas o item  II está correto. 

 b) Estão corretos os itens I e II. 

 c) Estão corretos os itens II e III. 

 d) Todos estão incorretos.

 e) Todos estão corretos.








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