Boi no Asfalto
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Atividade Ensino Médio. Boi no Asfalto - Luiz Guerra
domingo, 1 de agosto de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Fábula - O Cavalo e o seu Cuidador
Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.
Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.
Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.
Então o cavalo se volta para ele e diz:
"Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."
(Esopo)
1. Toda fábula tem uma mensagem moral; nesse caso, o que essa fábula condena é:
a) a hipocrisia;
b) a crueldade;
c) a maldade;
d) a ganância;
e) a desonestidade.
2. O vocábulo abaixo que mostra mais consoantes que vogais é:
a) zeloso;
b) empregado;
c) inteiros;
d) acariciava;
e) animal.
3. Na fábula lida, a palavra “Cuidador” é iniciada por letra maiúscula porque:
a) está no início de uma frase;
b) trata-se de um nome próprio;
c) é palavra importante no texto;
d) faz parte de um título;
e) designa uma pessoa.
4. O vocábulo abaixo que contém um dígrafo é:
a) zeloso;
b) cocheira;
c) animal;
d) estar;
e) pobre.
5. “Agindo assim...”, nesse segmento, o termo sublinhado indica:
a) tempo;
b) lugar;
c) finalidade;
d) conclusão;
e) modo.
6. Cada parágrafo do texto termina por:
a) ponto final;
b) ponto continuativo;
c) dois pontos;
d) ponto-e-vírgula;
e) ponto de exclamação.
7. A palavra abaixo que pertence ao gênero masculino é:
a) cocheira;
b) impressão;
c) condição;
d) cuidador;
e) aveia.
8. O último parágrafo do texto está entre aspas porque:
a) se trata de uma parte importante da história;
b) marca a fala de alguém;
c) é a parte final do texto;
d) se refere a um fato impossível;
e) destaca a fala do autor do texto.
9. “Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.” Nesse segmento inicial do texto, o que representa um exagero é que:
a) o empregado fosse zeloso com o animal;
b) o cuidador levasse horas para escovar o animal;
c) o empregado passasse dias inteiros escovando o animal;
d) o cuidador ficasse todos os dias na cocheira;
e) o empregado cuidasse bem do cavalo.
10. O texto, no primeiro parágrafo, fala de um “cavalo”; na sequência do texto, fala de um “animal”, substituindo o primeiro nome (cavalo) por um termo geral (animal). A opção abaixo que mostra uma relação semelhante é:
a) cavalo / égua;
b) cuidador / tratador;
c) cocheira / lugar;
d) grãos / aveia;
e) dias / horas.
11. “Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.” Nesse parágrafo do texto, o sinônimo adequado para “gentil” é:
a) grosseiro;
b) descuidado;
c) bondoso;
d) higiênico;
e) delicado.
12. O ato que marca a desonestidade do cuidador, por prática de roubo, é:
a) fingir que cuida bem do cavalo;
b) passar horas e dias escovando o animal;
c) vender os grãos de aveia para ganhar dinheiro;
d) modificar a alimentação do animal;
e) mostrar-se atencioso e gentil.
13. A opção abaixo que mostra um conjunto de duas palavras de classes diferentes das demais é:
a) zeloso empregado;
b) pobre animal;
c) boas condições;
d) dias inteiros;
e) tratar bem.
14. “e os vendia às escondidas para obter lucro”; a expressão “vender às escondidas” significa que o cuidador de cavalo:
a) vendia os grãos sem que ninguém soubesse;
b) vendia a aveia pela metade do preço;
c) roubava os grãos de aveia durante a noite;
d) comercializava a aveia com amigos;
e) distribuía a aveia pelos mais pobres.
15. “para obter lucro”; se substituíssemos a forma “obter” por uma forma desenvolvida, a forma correta seria:
a) para que obtenha lucro;
b) para que obtivesse lucro;
c) para que obteve lucro;
d) para que obtém lucro;
e) para que obtinha lucro.
16. O autor do texto chama o cavalo de “pobre animal” porque:
a) não é bem alimentado pelo cuidador;
b) sofre maus-tratos físicos;
c) padece de doença grave;
d) vive sozinho na cocheira;
e) passa o dia inteiro trancado.
17. “e os vendia às escondidas para obter lucro”; o sinônimo correto do termo sublinhado é:
a) sem;
b) apesar de;
c) a fim de;
d) e;
e) porém.
18. Observe a imagem abaixo.
Essa figura serviria de ilustração para a seguinte frase do texto:
a) “Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo...”;
b) “Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal...”;
c) “Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia...”;
d) “e os vendia às escondidas para obter lucro.”;
e) “Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais...”.
19. “Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.” Nesse segmento do texto, o termo “que” se refere a:
a) um zeloso empregado;
b) cocheira;
c) dias;
d) pelo;
e) cavalo.
20. “Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar”. Nesse segmento, o pronome “todos” se refere aos:
a) leitores do texto;
b) que viam a ação do cuidador;
c) demais cavalos da cocheira;
d) outros cuidadores de cavalos;
e) compradores da aveia roubada.
Atividade Ensino Médio. Tecendo a manhã - João Cabral de Melo Neto
Tecendo a manhã
1 Um galo sozinho não tece uma manhã:
2 ele precisará sempre de outros galos.
3 De um que apanhe esse grito que ele
4 e o lance a outro; de um outro galo
5 que apanhe o grito que um galo antes
6 e o lance a outro; e de outros galos
7 que com muitos outros galos se cruzem
8 os fios de sol de seus gritos de galo,
9 para que a manhã, desde uma teia tênue,
10 se vá tecendo, entre todos os galos.
11 E se encorpando em tela, entre todos,
12 se erguendo tenda, onde entrem todos,
13 se entretendendo para todos, no toldo
14 (a manhã) que plana livre de armação.
15 A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
16 que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(João Cabral de Melo Neto)
1. Considere as seguintes afirmações.
I. O poema inicia-se com a paráfrase do provérbio “Uma andorinha só não faz verão” indicando que o cantar do tecendo a manhã representa é em principio o cantar do próprio poeta e de todos os nós.
II. A imagem dos galos no poema simboliza que o objetivo do cantar é despertar os moradores de uma determinada região para o trabalho árduo que inicia na madrugada.
III. Diante dos elementos expostos no poema, pode-se observar o eu-lírico transitando entre por duas dimensões de tempo, presente e futuro, e duas situações: individual e coletiva
IV. No poema, o uso de alguns verbos no gerúndio reforça a imagem estática e gradual de uma teia que se transforma, nesta ordem, em tela, tenda e toldo.
Está CORRETO o que se afirma APENAS em:
a) I, IV e II
b) I, III e IV
c) I e III
d) I e II
e) I e IV 2.
2. A figura de linguagem foi empregada INCORRETAMENTE no seguinte verso:
a) “Um galo sozinho não tece uma manhã:” (V-1) - Prosopopeia.
b) “De um que apanhe esse grito que ele” (V-3) - Metáfora e eufemismo.
c) “E se encorpando em tela, entre todos” (V-11) “se erguendo tenda, onde entrem todos” (V-12) “se entretendendo* para todos, no toldo” (V-13) - Polissíndeto.
d) “Que apanhe o grito que um galo antes” (V-5) - Metáfora e elipse.
e) “(a manhã) que plana livre de armação.” (V-14) “A manhã, toldo de um tecido tão aéreo” (V-15) - Anáfora e metáfora.
3. Identifique o verso que comprove a função de linguagem que predomina no poema:
a) Fática “que, tecido, se eleva por si: luz balão” (V-16)
b) Emotiva “E se encorpando em tela, entre todos,” (V-11)
c) Conativa “Um galo sozinho não tece uma manhã” (V-1)
d) Poética “Um galo sozinho não tece uma manhã” (V-1)
e) Metalinguística “Os fios de sol de seus gritos de galo,” (V-8)
4. No texto,
a) “Tece” (v-1) transitivo direto significa entrelaçar algo.
b) “Outro” (v-4) hiato formado de uma vogal e semivogal e dígrafo duas letras com um só fonema.
c) No vocábulo “teia” (v-9) há a ocorrência de um tritongo
d) “Tecendo” (v-10) forma nominal verbal infinitivo do verbo tecer.
e) “Em muitos” (v-7) é um advérbio de intensidade
Atividade Ensino Médio. Anedota - Bêbados
Bêbados
Um homem acorda com a mãe de todas as ressacas, virasse e ao lado da cama, havia um copo de água e duas aspirinas.
Olha em volta e vê sua roupa passada e pendurada.
O quarto estava em perfeita ordem.
Havia um bilhete de sua mulher:
“Querido, deixei seu café pronto na copa. Fui ao supermercado. Beijos.”
Desce e encontra um lauto café esperando por ele.
Pergunta à sua filha:
O que aconteceu ontem?
- Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis, urinou no guarda-roupa e machucou o olho ao bater na porta do quarto.
- E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você disse: “NÃO FAÇA ISSO, MOÇA, EU SOU CASADO!!”
1. Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.” (linha 06), temos:
a) Sujeito simples interactante
b) Sujeito composto
c) Sujeito oculto determinante
d) Sujeito indeterminado
e) Oração sem sujeito
2. A palavra lauto (linha 08), pode ser substituída coerentemente sem alterar sua estrutura semântica por:
a) ostentoso
b) forte
c) fraco
d) quente
e) modesto
3. O texto-piada apresentaria inadequação linguística caso se procedesse com:
a) a inserção do artigo “a” antes do pronome sua (linha 03)
b) a retirada do léxico “Beijos” (linha 07)
c) o deslocamento do pronome “seu” antes do léxico “café” para depois do léxico “copa” (linha 06)
d) a retirada do pronome “seu” (linha 06)
e) a inserção da preposição “para” antes da preposição/artigo à (linha 09)
4. Quanto aos estudos sobre a coesão textual, na frase: “- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você disse: “NÃO FAÇA ISSO, MOÇA, EU SOU CASADO!!”, o termo grifado corresponde a uma:
a) coesão por referência
b) coesão por elipse
c) coesão por substituição
d) coesão lexical
e) coesão inadequada
5. Na frase: “O quarto estava em perfeita ordem.”, o termo grifado se configura num(a):
a) advérbio
b) pronome
c) adjetivo
d) substantivo
e) interjeição
Atividade Ensino Fundamental II. Infância - Carlos Drummond de Andrade
Atividade Ensino Médio. Poesia. Manuel Bandeira - Desencanto
Desencanto
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.
E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.
- Eu faço versos como quem morre.
(Manuel Bandeira)
1. Assinale a opção que apresenta uma informação correta:
a) Pode-se afirmar que o texto é um poema, pois ele conta uma história.
b) O conteúdo do texto expressa uma profunda dor do enunciador, que fala do seu sofrimento ao criar seus versos.
c) A dor do enunciador fica um pouco mais suave no final do texto.
d) As escolhas lexicais, ou seja, a escolha das palavras do texto não reforçam a ideia de sofrimento do enunciador.
e) A escolha do título não contribui para reforçar o conteúdo do texto.
2. Sobre aspectos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta:
a) O último verso se inicia com um sinal de pontuação, o travessão, que foi empregado para introduzir uma explicação do eu lírico.
b) As reticências empregadas nos versos servem para despertar um questionamento no leitor sobre se sofrimento do eu lírico seria verdade ou não.
c) Na passagem "Meu verso é sangue" há uma figura de linguagem denominada metáfora.
d) A figura de linguagem presente na passagem "Amargo e quente"; "Cai, gota a gota, do coração" é a personificação.
e) No verso "Deixando um acre sabor na boca" o vocábulo "acre" apresenta um sentido positivo no contexto.
3. O vocábulo "Volúpia" apresenta o mesmo número de letras e de fonemas; assinale a alternativa em que isso também ocorre com um dos vocábulos retirados do texto:
a) chora
b) desalento
c) nenhum
d) Tristeza
e) angústia
4. O sujeito do verbo "Cai", na segunda estrofe, pode ser classificado como:
a) simples representado por "coração".
b) composto representado por "gota a gota".
c) indeterminado.
d) simples representado por "verso".
e) desinencial.
5. Assinale a opção com informação correta:
a) Os vocábulos "Eu", "quem", "meu" e "nenhum" são todos pronomes pessoais.
b) Da primeira e da terceira estrofes foram retirados estes vocábulos: "o", "a" e "um", que devem ser classificados todos os três como artigos.
c) O vocábulo "remorso" está assim corretamente separado: re-mo-rso.
d) No vocábulo "quente" há 6 fonemas.
e) As vírgulas poderiam ser retiradas do verso "Cai, gota a gota, do coração", sem prejuízo gramatical.
6. O termo destacado na passagem "Eu faço versos" (...) é um:
a) predicado
b) sujeito simples
c) sujeito composto
d) sujeito desinencial
e) sujeito inexistente
7. O sufixo – eza em "Tristeza" está corretamente grafado com z; da mesma forma está correta a grafia com z do vocábulo:
a) sizudo
b) somatizar
c) analizar
d) pesquizar
e) catequeze
Atividade Ensino Médio. Continho - Paulo Mendes Campos
Atividade Ensino Médio. Canção do Exílio - Gonçalves Dias
Charges para Interpretação - Ensino Médio
Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1. Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...

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