domingo, 1 de agosto de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Infância - Carlos Drummond de Andrade


 Infância



Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia. 
Eu sozinho menino entre mangueiras
Lia a história de Robinson Crusóe,
Comprida história que não acaba mais. 

No meio dia branco de luz uma voz que aprendeu 
A ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
Chamava para o café. 
Café preto que nem a preta velha
Café gostoso
Café bom. 

Minha mãe ficava sentada cosendo
Olhando pra mim:
- Psiu... Não acorde o menino. 
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo! 

Lá longe meu pai campeava
No mato sem fim da fazenda. 

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robinson Crusoé. 

(Carlos Drummond de Andrade) 


1.  Assim como não acontece acento grave na expressão destacada em “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo”, pelo mesmo motivo não acontece acento grave em: 

a) entreguei o documento a estas pessoas. 

b) ele viajou a trabalho. 

c) parabéns a você! 

d) eles ficaram frente a frente. 

e) a todos, fizeram uma linda homenagem. 


2. Preenchem as lacunas das frases abaixo, respectivamente, as palavras da alternativa: Esta ponte.........................passo está condenada. Sempre quis saber de seu.......................... Ofendeu-me, ......................., se não lhe fiz nada? Quero saber de seus problemas .........................me preocupo com você. 

a) porque / porquê / por quê / porque 

b) por que / porquê / por quê / porque 

c) por que / por quê / porquê / por que 

d) por que / porquê / porquê / por que E. porque / porque / por quê / por que 


3.  A alternativa em que a frase atende à língua formal é: 

a) ouvi menas conversa durante a noite. 

b) fazem anos da sua partida. 

c) as Minas Gerais encanta-me. 

d) haviam mais pessoas na festa? 

e) água é bom para a saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...