domingo, 1 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Continho - Paulo Mendes Campos




 Continho 

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagens, quando passou um gordo vigário a cavalo. 

 - Você aí, menino, para onde vai essa estrada? 

 - Ela não vai não: nós é que vamos nela. 

 - Engraçadinho duma figa! Como você se chama? 

 - Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé. 

  (Paulo Mendes Campos) 



1. Com relação ao texto, na oração “passou um gordo vigário a cavalo” qual a ordem dos termos que ela obedece? 

a) Sujeito + verbo + predicado + adjunto adnominal 

b) Verbo + adjunto adnominal + sujeito + predicativo 

c) Predicativo + adjunto adnominal + sujeito + verbo 

d) Adjunto adverbial + sujeito + verbo

e) Verbo + sujeito + adjunto adverbial


2. O texto “Continho” apresenta em sua estrutura um diálogo entre um menino e o vigário. Com referência à tipologia textual, como ele deve ser denominado? 

a) Narração 

b) Dissertação 

c) Descrição 

d) Editorial 

e) Reportagem


3. Na oração “Você aí, menino, para onde vai essa estrada?” o termo em destaque apresenta que função sintática? 

a) Aposto 

b) Vocativo 

c) Complemento nominal 

d) Objeto direto 

e) Objeto indireto


4. O autor descreve o menino e o vigário como personagens completamente opostos: um é “triste, magro e barrigudinho”; outro, “um gordo vigário a cavalo”. A descrição provoca um efeito de superioridade do religioso em relação à criança, inclusive pela altura em que se encontram, um montado num cavalo, outro, na poeira do caminho. Uma passagem que culmina com a NEGAÇÃO dessa superioridade pode ser observada em: 

a) Você aí, menino (...) 

b) Engraçadinho duma figa (...) 

c) Imaginando bobagem (...) 

d) Eu não me chamo não, os outros é que me chamam (...) 



5. O contista joga com particularidades muito pontuais dos verbos “ir” e “chamar-se”. Identifique a opção que identifica essas particularidades. 

a) O verbo IR, intransitivo, gramaticalmente só admite sujeito, sem complementos, portanto “estrada” é o sujeito de “ir” e; o verbo CHAMAR-SE é tomado pelo menino como “chamar”, transitivo direto, em que “me” aparece como objeto direto. 

b) O verbo IR, intransitivo, gramaticalmente só admite sujeito, sem complementos, portanto “estrada” é o sujeito de “ir” e; o verbo CHAMAR-SE é tomado pelo menino como “chamar”, transitivo indireto, em que “me” aparece como objeto direto. 

c) Há um problema semântico com o verbo IR, pois o sujeito desse verbo, na fala do vigário, seria inanimado, tomado pelo menino no sentido literal, ou seja, uma estrada não pode ir a lugar algum e; o verbo CHAMAR-SE é tomado pelo menino como “chamar”, transitivo direto, em que “me” aparece como objeto direto. 

d) Há um problema semântico com o verbo IR, pois o sujeito desse verbo, na fala do vigário, seria inanimado, tomado pelo menino no sentido literal, ou seja, uma estrada não pode ir a lugar algum e; o verbo CHAMAR-SE é tomado pelo menino como “chamar”, transitivo indireto, em que “me” aparece como objeto direto. 



6. Em relação aos adjetivos “barrigudinho” e “engraçadinho”: 

I. Ambos são formados pelo mesmo processo. 

II. O segundo adjetivo sofre apreciação afetiva positiva. 

III. Ambos os adjetivos sofrem apreciação afetiva positiva. 

a) I e II estão corretas.

b) Apenas I está correta. 

c) Apenas III está correta. 

d) Nenhuma das afirmações está correta. 



7. O substantivo soalheira apresenta: 

a) Um hiato e um ditongo oral decrescente. 

b) Dois ditongos, um oral crescente e um oral decrescente. 

c) Dois hiatos. 

d) Um hiato e um ditongo oral crescente



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