Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite.
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras.
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite
– Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu' inda aviste as palmeiras.
Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)
1. Na poesia “Canção do Exílio”, prevalece o sentimento de:
a) enaltecimento;
b) tristeza;
c) arrependimento;
d) revolta.
2. Em relação à poesia, é incorreto afirmar que o autor:
a) solicita a Deus que possa ver sua Terra Natal antes de morrer;
b) faz uma exaltação à natureza, ao usar as palavras: “palmeiras, Sabiá, aves, céu, estrelas, várzeas e bosques”;
c) faz uma referência à degradação do meio ambiente, especificamente, no verso: “Sem qu’inda aviste as palmeiras”;
d) expressa o sentimento de saudade de sua pátria, uma vez que se encontra exilado.
Leia com atenção a seguinte paródia elaborada por dois adolescentes a partir do poema “ Canção do Exílio” de Gonçalves Dias.
Minha Terra
Minha terra tem jambeiro
Onde canta o bem-te-vi
Enquanto o sabiá
come o meu fubá.
O céu é poluído
Como as ruas que tem lá
Praças esculhambadas
Que não dá nem pra sentar.
De noite as ruas são escuras
E a galera passa lá
Quando a PM chega
As ruas começam a esvaziar.
Deus não permita a essa terra
Ficar do jeito que está
Que o senhor a abençoe
E deixe a paz reinar.
(Manoel e Lucas)
1. O poema original, de Gonçalves Dias, exalta as belezas da terra natal de um “eu” lírico que está distante por ter sido obrigado a ausentar-se dela. Já o texto produzido pelos adolescentes, retrata de forma geral:
a) As belezas do lugar onde vivem;
b) As condições físicas e sociais do lugar onde moram;
c) O tipo de árvore plantada em Boa Vista;
d) O tipo de passarinho que há em Boa Vista;
e) A ação das galeras.
2. Os versos: “Enquanto o sabiá” “Come o meu fubá.” Juntos passam a seguinte compreensão:
a) Os passarinhos que brigam entre eles para sobreviver;
b) Um passarinho comendo farinha de milho;
c) Alguém se apossando indevidamente do que não é seu;
d) Alguém oferecendo o que não é seu;
e) As pessoas não gostam de repartir o que é seu
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