domingo, 1 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Canção do Exílio - Gonçalves Dias


 Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá; 
As aves que aqui gorjeiam, 
Não gorjeiam como lá. 

Nosso céu tem mais estrelas, 
Nossas várzeas têm mais flores, 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida mais amores. 

Em cismar, sozinho, à noite. 
Mais prazer encontro eu lá; 
Minha terra tem palmeiras. 
Onde canta o Sabiá. 

Minha terra tem primores, 
Que tais não encontro eu cá; 
Em cismar – sozinho, à noite 
– Mais prazer encontro eu lá; 
Minha terra tem palmeiras, 
Onde canta o Sabiá

Não permita Deus que eu morra, 
Sem que eu volte para lá; 
Sem que desfrute os primores 
Que não encontro por cá; 
Sem qu' inda aviste as palmeiras. 
Onde canta o Sabiá.  

(Gonçalves Dias)


1. Na poesia “Canção do Exílio”, prevalece o sentimento de: 

 a) enaltecimento; 

 b) tristeza; 

 c) arrependimento; 

 d) revolta. 


2. Em relação à poesia, é incorreto afirmar que o autor: 

 a) solicita a Deus que possa ver sua Terra Natal antes de morrer; 

 b) faz uma exaltação à natureza, ao usar as palavras: “palmeiras, Sabiá, aves, céu, estrelas,   várzeas e bosques”;

 c) faz uma referência à degradação do meio ambiente, especificamente, no verso: “Sem   qu’inda aviste   as palmeiras”; 

 d) expressa o sentimento de saudade de sua pátria, uma vez que se encontra exilado.  



 Leia com atenção a seguinte paródia elaborada por dois adolescentes a partir do poema “   Canção do   Exílio” de Gonçalves Dias.



Minha Terra 

Minha terra tem jambeiro 
Onde canta o bem-te-vi 
Enquanto o sabiá 
come o meu fubá.

O céu é poluído 
Como as ruas que tem lá 
Praças esculhambadas 
Que não dá nem pra sentar.

De noite as ruas são escuras 
E a galera passa lá 
Quando a PM chega 
As ruas começam a esvaziar.

Deus não permita a essa terra 
Ficar do jeito que está 
Que o senhor a abençoe 
E deixe a paz reinar.

(Manoel e Lucas)


1. O poema original, de Gonçalves Dias, exalta as belezas da terra natal de um “eu” lírico que está distante por ter sido obrigado a ausentar-se dela. Já o texto produzido pelos adolescentes, retrata de forma geral: 

a) As belezas do lugar onde vivem; 

b) As condições físicas e sociais do lugar onde moram; 

c) O tipo de árvore plantada em Boa Vista; 

d) O tipo de passarinho que há em Boa Vista; 

e) A ação das galeras.


2. Os versos: “Enquanto o sabiá” “Come o meu fubá.” Juntos passam a seguinte compreensão: 

a) Os passarinhos que brigam entre eles para sobreviver; 

b) Um passarinho comendo farinha de milho; 

c) Alguém se apossando indevidamente do que não é seu; 

d) Alguém oferecendo o que não é seu; 

e) As pessoas não gostam de repartir o que é seu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...