domingo, 1 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Tecendo a manhã - João Cabral de Melo Neto

 Tecendo a manhã 


1 Um galo sozinho não tece uma manhã: 

2 ele precisará sempre de outros galos. 

3 De um que apanhe esse grito que ele 

4 e o lance a outro; de um outro galo 

5 que apanhe o grito que um galo antes 

6 e o lance a outro; e de outros galos 

7 que com muitos outros galos se cruzem 

8 os fios de sol de seus gritos de galo, 

9 para que a manhã, desde uma teia tênue, 

10 se vá tecendo, entre todos os galos. 

11 E se encorpando em tela, entre todos, 

12 se erguendo tenda, onde entrem todos, 

13 se entretendendo para todos, no toldo 

14 (a manhã) que plana livre de armação. 

15 A manhã, toldo de um tecido tão aéreo 

16 que, tecido, se eleva por si: luz balão. 

 (João Cabral de Melo Neto)


1. Considere as seguintes afirmações. 

I. O poema inicia-se com a paráfrase do provérbio “Uma andorinha só não faz verão” indicando que o cantar do tecendo a manhã representa é em principio o cantar do próprio poeta e de todos os nós. 

II. A imagem dos galos no poema simboliza que o objetivo do cantar é despertar os moradores de uma determinada região para o trabalho árduo que inicia na madrugada. 

III. Diante dos elementos expostos no poema, pode-se observar o eu-lírico transitando entre por duas dimensões de tempo, presente e futuro, e duas situações: individual e coletiva 

IV. No poema, o uso de alguns verbos no gerúndio reforça a imagem estática e gradual de uma teia que se transforma, nesta ordem, em tela, tenda e toldo. 

Está CORRETO o que se afirma APENAS em: 

a) I, IV e II 

b) I, III e IV 

c) I e III 

d) I e II 

e) I e IV 2. 


2.  A figura de linguagem foi empregada INCORRETAMENTE no seguinte verso: 

a) “Um galo sozinho não tece uma manhã:” (V-1) - Prosopopeia. 

b) “De um que apanhe esse grito que ele” (V-3) - Metáfora e eufemismo.   

c) “E se encorpando em tela, entre todos” (V-11) “se erguendo tenda, onde entrem todos” (V-12) “se entretendendo* para todos, no toldo” (V-13) - Polissíndeto. 

d) “Que apanhe o grito que um galo antes” (V-5) - Metáfora e elipse. 

e) “(a manhã) que plana livre de armação.” (V-14) “A manhã, toldo de um tecido tão aéreo” (V-15) - Anáfora e metáfora. 


3. Identifique o verso que comprove a função de linguagem que predomina no poema: 

a) Fática “que, tecido, se eleva por si: luz balão” (V-16) 

b) Emotiva “E se encorpando em tela, entre todos,” (V-11) 

c) Conativa “Um galo sozinho não tece uma manhã” (V-1) 

d) Poética “Um galo sozinho não tece uma manhã” (V-1) 

e) Metalinguística “Os fios de sol de seus gritos de galo,” (V-8) 


4. No texto, 

a) “Tece” (v-1) transitivo direto significa entrelaçar algo. 

b) “Outro” (v-4) hiato formado de uma vogal e semivogal e dígrafo duas letras com um só fonema. 

c) No vocábulo “teia” (v-9) há a ocorrência de um tritongo 

d) “Tecendo” (v-10) forma nominal verbal infinitivo do verbo tecer. 

e) “Em muitos” (v-7) é um advérbio de intensidade 

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