sábado, 4 de dezembro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Textos Diversos para Interpretação

 Leia a fábula abaixo 



Uma tartaruga e uma lebre discutiam sobre qual era a mais rápida. E, então, marcaram um dia e um lugar e se separaram. Ora, a lebre, confiando em sua rapidez natural, não se apressou em correr, deitou-se no caminho e dormiu. Mas a tartaruga, consciente de sua lentidão, não parou de correr e, assim, ultrapassou a lebre que dormia e chegou ao fim, obtendo a vitória.


1. Qual foi o motivo que gerou a discussão entre a tartaruga e a lebre?

a) A vitória da lebre.

b) A premiação para o melhor corredor.

c) A disputa para saber quem era a mais rápida.

d) Porque a lebre deitou e dormiu no caminho.


 Observe a tirinha a seguir:



2. No último quadrinho, Cascão diz a Mônica que a ética é muito importante, quando ele entrega o dinheiro que havia caído do bolso dela. Nesse sentido, qual é o valor moral que predomina na história?

a) Igualdade

b) Caridade

c) Coragem

d) Honestidade


Leia o texto e responda a alternativa correta.

Receita de Felicidade




Pegue uns pedacinhos de afeto e de ilusão;
Misture com um pouquinho de amizade;
Junte com carinho uma pontinha de paixão e uma pitadinha de saudade.
Pegue o dom divino maternal de uma mulher e um sorriso limpo de criança;
Junte a ingenuidade de um primeiro amor qualquer com o eterno brilho da esperança.
Peça emprestada a ternura de um casal e a luz da estrada dos que amam pra valer;
Tenha sempre muito amor , que o amor nunca faz mal.
Pinte a vida com o arco-íris do prazer;
Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental
E um sonho sempre pode acontecer.

(Toquinho)


3. No trecho: “Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental. E um sonho sempre pode acontecer.”, o sentimento que o autor expressa para o leitor é:

a) Que os sonhos são impossíveis de realizar.

b) Que a felicidade pode acontecer através dos sonhos.

c) Que só o amor pode trazer a felicidade.

d) Que os sentimentos bons não trazem felicidade.


Leia o texto abaixo.

Menina pretinha, exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha

Devolva minhas bonecas
Quero brincar com elas
Minhas bonecas pretas
O que fizeram com elas?

Vou me divertir enquanto sou pequena
Barbie é legal, mas eu prefiro a Makena
africana
Como história de griô, sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Africana
Como história de griô
Sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Menina pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha

Você é uma rainha
O meu cabelo é chapado, sem precisar de
chapinha
Canto rap por amor, essa é minha linha
Sou criança, sou negra, também sou
resistência
Racismo aqui não, se não gostou, paciência

Menina pretinha, exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha

(MENINA pretinha)


4. De que se trata o texto acima?

a) De tipos de cabelos

b) Da autoestima da mulher negra

c) Das comunidades africana

d) Da boneca Makena


Leia o texto a seguir:

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. 

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. 

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados. 

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.


5. Qual é o tema central trabalhado no texto?

a) Desigualdade social

b) Violência doméstica

c) Vacinação

d) Doenças



Leia o texto e responda a questão.


A cigarra e as formigas

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.” 

 As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram: “Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra.
“Passei o verão cantando!” “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada....


6. Em que trecho do texto podemos identificar uma opinião?

a) “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”.

b) “Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados.”

c) “As formigas pararam de trabalhar ...”.

d) “ e voltaram para o trabalho dando risada...”.


Leia a tirinha.



7. Um fato é um acontecimento e/ou uma informação concreta e a opinião é o que se pensa de um fato. Com base nisso, em qual diálogo de Armandinho é possível identificar que existe um fato?

a) “Está ameaçado de extinção devido à perda do habitat e à caça...”

b) “E eu achando que você era amarelo, azul...e feliz...”

c) “O tatu-bola se alimenta de plantas. ”

d) O tatu-bola não vive na caatinga e no cerrado...”



Observe o trecho a seguir: 

Menina pretinha, exótica não é linda. Você não é bonitinha, Você é uma rainha!”

8. No trecho, a palavra EXÓTICA indica:

a) fora do comum

b) normal

c) pequena

d) bonitinha



Leia o texto.


José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?


9. Nesse texto, a expressão sublinhada "zomba dos outros" significa:

a) Dar ordem aos outros.

b) Falar dos outros.

c) Debochar dos outros.

d) Valorizar os outros.



Leia o texto e responda às questões.


TODA RECEITA DE DOCE QUE AS PESSOAS 
COMPARTILHAM NO FACE EU FICO:
"MEU DEUS VOU FAZER ISSO" E SALVO
ATÉ HOJE TENHO UMAS
 200 RECEITAS SALVAS
E NÃO FIZ NENHUMA.

10. Na imagem acima, os verbos “compartilham”, “fico”, “vou”, “fazer”, “salvo”, “tenho”, e fiz” estão em que tempo verbal?

a) Compartilham (futuro), fico (passado), “vou fazer” (presente), salvo(futuro), tenho(passado), fiz (passado).

b) Compartilham (presente), fico (presente), “vou fazer” (futuro), salvo (presente), tenho (presente), fiz (passado).

c) Compartilham (passado), fico (passado), “vou fazer (presente), salvo(futuro), tenho(passado), fiz (futuro).

d) Compartilham (passado), fico (futuro), vou fazer (futuro), salvo(futuro), tenho(presente), fiz (futuro).


Leia com atenção.

11. No Meme acima, especificamente na expressão: “Meu Deus vou fazer isso”, faltam dois sinais de pontuação. Marque a alternativa que apresenta as pontuações corretas e que dão ênfase e entonação à expressão da personagem.

1.“Meu Deus, vou fazer isso?”

2.“Meu Deus vou fazer isso,}”

3.“Meu Deus, vou fazer isso”

4.“Meu Deus, vou fazer isso!”


Leia o texto.


O garotinho ia fazer a sua primeira tentativa de comer azeitonas, mas antes ele ficou observando o pai com toda atenção. E o pai pegava as azeitonas e as comia com muito prazer. Então, o menino provou uma. O pai apanhou outra e fez uma cara de quem estava adorando as azeitonas. O menino tentou de novo. 
Quando o pai fez cara de satisfação ao comer mais uma azeitona, o menino começou 
a chorar.

— Que é, meu filho?

— O senhor está apanhando todas as deliciosas.

(Paulo Tadeu)


12. A piada se torna engraçada porque:

a) o pai ficou preocupado com o filho.

b) o garotinho não percebeu que na verdade não gostou do sabor das azeitonas.

c) o pai pegava as azeitonas deliciosas para ele e deixava as ruins para o filho.

d) as azeitonas não eram selecionadas.



Leia a tirinha.

13. No terceiro quadrinho da tirinha a menina demonstra estar:

a) Triste

b) Chateada

c) Desanimada

d) Empolgada



Observe a imagem abaixo.


14. Na imagem apresentada, há elementos visuais que reforçam uma ideia a partir de um texto não verbal. Sendo assim, o que permite afirmar que ela retrata de uma cena de humilhação, caracterizada como Bullying?

a) As cores utilizadas na cena.

b) O rapaz discutindo com as pessoas que apontam para ele.

c) As mãos apontadas para o rapaz e a reação de intimidação dele.

d) Os atos de violência física praticada pelas pessoas que apontam o dedo para o rapaz.



Leia os textos a seguir:


TEXTO I


MÔNICA E SANSÃO. 

Mônica tem um coelhinho de pelúcia. Ela gosta muito desse coelhinho que se chama Sansão. Cebolinha vive querendo tomar o Sansão da Mônica. Mas a Mônica é muito mais esperta e forte que o Cebolinha. Ela sempre protege o seu coelhinho.


TEXTO II 


15. Apesar dos textos acima possuírem gêneros distintos, trazem diálogos da personagem Mônica. No terceiro quadrinho, o seguinte trecho: “As melhores vitórias são compartilhadas” está associada ao tema:

a) Generosidade

b) Felicidade

c) Medo

d) Satisfação


Leia os textos a seguir:


TEXTO I

Brincadeira de rua

Ricardo e Rafael são ótimos amigos. Eles moram em uma pequena cidade do interior de São
Paulo. Estudam e brincam todos os dias. Ricardo adora jogar futebol. Rafael prefere andar de skate. Mesmo assim, os dois encontraram muitas brincadeiras para fazer juntos. Toda tarde, depois da escola, Ricardo e Rafael vão até o alto do morro onde fica a Igreja da cidade e descem a rua em seus carrinhos de rolimã.

Eles descem a rua tão rápido que pensam estar dirigindo verdadeiros carros de corrida!
Com suas bicicletas fingem ser policiais e andam pela cidade multando os carros mal estacionados. Algumas vezes eles ficam cansados e preferem brincadeiras mais tranquilas, como jogar pião ou bolinhas de gude. E quando ficam agitados, querem zoar com as meninas: roubam suas cordas de pular e saem correndo!

Depois de tanta brincadeira, a fome chega. Eles costumam ir para a casa de uma das avós ou
tias. Lá tem sempre um bolo quentinho esperando por eles, e quando não tem bolo tem travessuras! Uma vez, na casa de uma tia, Ricardo viu um pacote de batatas fritas em cima da geladeira e pensou logo numa nova brincadeira: escalada!

Pediu ao seu amigo Rafael que fosse contar uma boa história para tia Catarina lá na sala. Seu amigo cumpriu o papel direitinho, deixando a tia entretida com a história. De repente, um barulho horrível veio da cozinha...Nesse dia, não teve bolo, nem batatas, nem mais brincadeiras...

No chão, Ricardo, muito assustado, olhava ao lado a geladeira quebrada na queda. Os dois tiveram que fazer uma bela faxina das coisas que se espalharam pela cozinha. Enquanto isso, eles ouviram a história da tia Catarina: um belo sermão, para eles aprenderem que algumas brincadeiras não dão certo!

(Fernando Soares Andrade)



TEXTO II:


16. Os textos acima, apesar de pertencerem a gêneros textuais distintos, abordam a mesma
temática. Qual a temática discutida nos textos?

a) Adolescência

b) Brincadeiras

c) Amizade

d) Felicidade



Leia os textos:


TEXTO I

Minha mãe sempre diz: Não há dor que dure para sempre!
Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos!
E apesar de saber de tudo isso. Por que algumas dores duram tanto?
Por que alguns sentimentos (diga-se de passagem os mais ridículos) demoram tanto a passar?
Por que olhar pra ele reaviva esperanças perdidas e suscitas lágrimas quentes até então contidas?
Por que o cérebro ainda não inculcou no coração que esquecer faz bem a saúde?
Por que tudo não pode ser como um bonito filme francês?

(Chico Buarque)



TEXTO II


Ama-me. Ainda é tempo. Interroga-me.
E eu te direi que nosso tempo é agora.
Esplêndida de avidez, vasta ternura
Porque é mais vasto o sonho que elabora
Há tanto tempo sua própria tessitura. (tessitura) - entrelaçar
Ama-me. Embora eu te pareça
Demasiado intensa. E de aspereza.
É transitória se tu me repensas.

(Hilda Hilst)


17. O tema em comum que existe entre os textos é sobre:

a) a vida

b) o amor

c) o tempo

d) a tristeza


Leia o texto para responder às questões:


O Sítio do Pica-Pau Amarelo

Em 2019, a Copas Produções Artísticas traz para o público mineiro a montagem de um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos: “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, baseado na obra do autor brasileiro Monteiro Lobato, considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil que é sempre lembrado pelo teor educativo de suas obras.

E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? Isso que vai acontecer no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. 

Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda... Um verdadeiro caos!


18. No trecho: “Isso que vai acontecer no Sítio do Pica-Pau Amarelo”, o pronome destacado é referente à que trecho?

a) “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” (l. 2)

b) “considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil...” (l. 3)

c) “E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem?” (l. 6)

d) “Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília” (l. 7)

e) “Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação.” (l. 8)


Leia o trecho abaixo.

“Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos;”

19. O pronome “ela” retoma uma ideia já mencionada anteriormente no texto. Nesse caso, ele
se refere a que personagem da história?

a) A tia Nastácia

b) As galinhas

c) A Cuca

d) A boneca Emília


Leia o texto:

Crise hídrica e colapso de abastecimento modifica rotina da população no Brejo da Paraíba

Por conta da falta de chuvas no Brejo paraibano, a barragem Canafístula II, em Borborema, que abastece municípios da região como Solânea e Bananeiras, entrou em colapso e não tem mais capacidade para abastecer a região com água nas torneiras. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Riachão, Damião, Tacima e Dona Inês estão sem fornecimento de água pelas torneiras por tempo indeterminado.

Com o colapso no abastecimento na região, diversos problemas foram acarretados por conta da falta d’água. Moradores de Solânea e Bananeiras, as cidades mais afetadas com o colapso, precisam se deslocar de suas casas para conseguir água ou até mesmo recorrer à compra d’água por meio de vendedores em carros pipa.


20. No trechoPor conta da falta de chuvas no Brejo paraibano, a barragem Canafístula II, em Borborema,[...], entrou em colapso e não tem mais capacidade para abastecer a região com água nas torneiras.” Identifica-se claramente, em relação à problemática apresentada, uma relação de:

a) causa e conclusão.

b) causa e consequência. 

c) consequência e causa.

d) causa e finalidade.



Leia o texto:


Reeducação alimentar

Muitas pessoas acreditam que a busca pelo peso ideal está relacionada a padrões estéticos. Mas, ao contrário disso, ela deve acontecer visando um corpo mais saudável, a prevenção de doenças e mais qualidade de vida.

Alimentar-se de forma incorreta pode trazer efeitos nocivos que vão além do acúmulo de gordura. Por isso, é importante que você conheça todos os detalhes que envolvem a chamada reeducação alimentar.

Dessa forma, o emagrecimento é apenas um dos pilares da reeducação alimentar. É por isso que ela promove mais benefícios do que dietas da moda, já que também pode ajudar a problemas relacionados à saúde, como diabetes e hipertensão.

O mais importante nesse processo é não pensar na reeducação alimentar como vilã ou uma
espécie de castigo. Você deve encará-la como um método que garantirá uma vida mais saudável e rotina com mais disposição e tranquilidade.



21. De acordo com o texto, a reeducação alimentar é necessária porque:

a) previne doenças e oferece qualidade de vida.

b) ajuda na concentração.

c) contribui para a saúde mental.

d) ela castiga e educa as pessoas.


Leia a tirinha e responda às questões.



22. O humor presente na tirinha se dá:

a) Por meio da ausência de diálogo entre as personagens, uma vez que a tirinha foi produzida apenas com recurso visual, isto é, sem recorrer a linguagem verbal.

b) Através da conversa estabelecida entre o adulto e o cachorro.

c) Através do equívoco presente na tirinha, já que o Armandinho não compreendeu que a pergunta ''já tomou as vacinas” era voltada ao cachorro que estava para adoção.

d) Por meio do olhar do cachorrinho, que denota uma tristeza profunda ao olhar para o Armandinho.


23. Em relação a tirinha apresentada na questão anterior, identifique a palavra que produz a ambiguidade, isto é, o duplo sentido no texto.

a) Vacinas

b) Ração

c) Tomate

d) Adoção


Leia a tirinha:


24. A expressão “au! au! au! au! au! au! au! au!” no segundo quadrinho é uma:

a) antítese

b) metáfora

c) assonância

d) onomatopeia


Leia o texto:


O Poeta da Roça


Patativa do Assaré

Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
Sou poeta das brenhas, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.

(...)

25. O texto acima apresenta uma linguagem:

a) regional. 

b) formal. 

c) informal. 

d) científica. 

















terça-feira, 30 de novembro de 2021

Atividade Ensino Médio. O papel e a tinta - Adaptado de Leonardo da Vinci

 O papel e a tinta 



Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma    mesa, junto com outras folhas exatamente iguais a ela, viu-se  coberta de sinais. Uma pena, molhada de tinta preta, havia  escrito uma porção de palavras em toda folha.

− Por que você não me poupou essa humilhação? – disse, furiosa, a folha de papel para a tinta. 

− Espere! Respondeu a tinta. – Eu não estraguei você. Eu cobri você de palavras. Agora você não é mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem. Você é a guardiã do pensamento humano. Você se transformou num documento precioso! 

 E, realmente, pouco depois, alguém foi arrumar a mesa e apanhou as folhas de papel para jogá-las na lareira. Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, e então jogou fora todas as outras, guardando apenas a que continha uma mensagem escrita.

 (Adaptado de Leonardo da Vinci. Fábulas e lendas)


1. De acordo com o texto, julgue as assertivas a seguir: 

a) A folha de papel e a tinta têm a mesma opinião em relação à escrita. 

b) A palavra escrita, para a tinta, expressa o pensamento do homem. 

c) A pena molhada de tinta valoriza a folha de papel. 

d) A escrita é a única forma de transmitir o pensamento. 

e) A escrita transforma a folha de papel em mensagem. 


2. Considerando o diálogo entre a folha de papel e a tinta, julgue as assertivas a seguir: 

a) A folha de papel reclamou do comportamento da tinta. 

b) A folha de papel compreendeu a atitude da tinta. 

c) A tinta aceitou a reclamação da folha de papel. 

d) A tinta ficou indiferente às reclamações da folha de papel. 

e) A tinta apelou para a compreensão da folha de papel. 


3. Considerando o sentimento da folha de papel na frase “ – Por que você não me poupou essa humilhação? [...].” (linha 4), julgue as assertivas a seguir: 

a) Sentimento de intolerância.

b). Sentimento de indignação.

c) Sentimento de aceitação. 

d) Sentimento de indiferença. 

e) Sentimento de resignação. 


4. Considerando o uso do pronome você na frase “Agora você não é mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem.” (linhas 5-6), julgue as assertivas a seguir:

a) Refere-se à expressão “folha de papel ”. 

b) Refere-se à palavra “mensagem”. 

c) Refere-se ao termo “palavra”. 

d) Refere-se à palavra “pena”. 

e). Refere-se à expressão “tinta preta”.  


5. Leia a frase: “Você é a guardiã do pensamento humano.” (linha 6). Considerando a substituição da palavra “guardiã” por um sinônimo, julgue as assertivas a seguir: 

a)  Você é a ameaçadora do pensamento humano. 

b) Você é a protetora do pensamento humano. 

c) Você é a definidora do pensamento humano. 

d) Você é a zeladora do pensamento humano. 

e) Você é a inibidora do pensamento humano. 


6. Considerando o uso do travessão no segundo e no terceiro parágrafos do texto, julgue as assertivas a seguir: 

a) Introduz uma ordem. 

b) Introduz uma pergunta. 

c) Introduz uma declaração. 

d) Introduz a fala dos personagens. 

V. Introduz a fala do autor. 


7. Na frase “Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, [...]” (linha 9), considerando o sentido da palavra destacada, julgue as assertivas a seguir: 

a) com atenção. 

b). sem jeito. 

c) de repente. 

d) sem interesse. 

e) de imediato. 


 8. Na frase “– Espere! Respondeu a tinta” (linha 5) , a forma verbal destacada refere-se à fala de um personagem do texto. Considerando o sentido dessa forma, julgue as assertivas a seguir: 

a) Expressa um pedido. 

b) Expressa uma indefinição. 

c) Expressa uma certeza. 

d) Expressa uma dúvida. 

e) Expressa um apelo. 


9. Na frase “Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa [..] viu-se coberta de sinais.” (linhas 1-2), a locução destacada expressa circunstância de lugar. Considerando essa circunstância, julgue as expressões destacadas nas assertivas a seguir: 

a) “[...] havia escrito uma porção de palavras em toda folha” (linhas 2-3) 

b) “Eu cobri você de palavras.” (linha 5) 

c) “ E, realmente, pouco depois alguém foi arrumar a mesa, [...]” (linha 8) 

d) “[...] e apanhou as folhas para jogá-las na lareira. (linhas 8 - 9 ) 

e) “Mas subitamente reparou a folha escrita com tinta,” (linha 9) 


10. Leia a frase: “E, realmente, pouco depois, alguém foi arrumar a mesa [...]” (linha 8). Considerando a substituição do termo alguém pelo pronome nós, mantendo o mesmo tempo verbal, julgue as assertivas a seguir: 

a) “E, pouco depois, nós iremos arrumar a mesa [...]” 

b) “E, pouco depois, nós fomos arrumar a mesa [...]” 

c) “E, pouco depois, nós iríamos arrumar a mesa [...]” 

d) “E, pouco depois, nós fôramos arrumar a mesa [...]” 

e) “E, pouco depois, nós fôssemos arrumar a mesa [...]”

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...