sábado, 16 de outubro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo - Nani

 Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo 

 E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve uma ideia: colocou um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro. 

 O milharal era à beira da estrada e todas as pessoas que por ali passavam se divertiam com aquele espantalho: 

 – Que espantalho engraçado! – diziam todos. 

 O fazendeiro, ouvindo tais comentários, ficava feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo por ter feito um espantalho admirado por todos que por ali passavam.

 Então, para se sentir mais feliz e orgulhoso e mais envaidecido, o fazendeiro colocou no milharal um outro espantalho. 

Eram dois agora os espantalhos e as pessoas duplamente elogiavam. 

E o fazendeiro fez três, quatro, cinco... O fazendeiro colocou centenas de espantalhos em seu terreno. Os pés de milho eram arrancados e em seus lugares eram colocados espantalhos. E o fazendeiro deixou de ser feliz e orgulhoso e envaidecido, pois as pessoas que por ali passavam comentavam desoladas:

 – Que fazendeiro malvado! Ele não gosta dos passarinhos, por isso colocou um exército de espantalhos para espantá-los. 

E como o fazendeiro não era mau, plantou no seu espantalhoal um pé de milho para poder atrair os passarinhos. E as pessoas que por ali passavam, ao ver um único pé de milho no meio de tanto espantalho, comentavam: 

 – Olha, que belo pé de milho! 

 O fazendeiro voltou a se sentir feliz, orgulhoso e envaidecido por possuir um pé de milho que as pessoas admiravam, quando por ali passavam. E para sentir-se mais feliz, orgulhoso e envaidecido, o fazendeiro plantou dois, três, quatro, cinco... centenas de pés de milho. Os espantalhos eram arrancados e em seus lugares eram plantados pés de milho. Assim o espantalhoal voltou a ser um milharal. 

 E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve a ideia de colocar um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro. 

(Nani)


1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

a) desoladas - mau - malvado. 

b) dezoladas - mau - mauvado. 

c) desoladas - mal - malvado. 

d) dezoladas - mal - mauvado. 


2. A palavra “exército” é acentuada pela mesma razão que: 

a) comentários. 

b) três. 

c) espantá-los. 

d) único. 


3. A palavra que faz uma oxítona da mesma forma que milharal é: 

a) mal. 

b) álcool. 

c) funil. 

d) cônsul. 


4. Assinale a alternativa em que o substantivo retirado do texto é sobrecomum: 

a) fazendeiro. 

b) pessoas. 

c) passarinhos. 

d) milho. 


5. Em “o fazendeiro teve uma ideia: colocou um espantalho no milharal”. (1º parágrafo), os dois pontos indicam: 

a) uma explicação. 

b) a mudança de interlocutor. 

c) uma reflexão. 

d) a separação do período. 


6. Quanto ao número de sílabas às palavras ali, beira e ouvindo classificam-se em: 

a) dissílaba - trissílaba - polissílaba. 

b) monossílaba - trissílaba - polissílaba.

c) dissílaba - dissílaba - trissílaba. 

d) monossílaba - dissílaba - trissílaba. 


7. “Deixou” se escreve com “x”. Também se escreve com “x” a palavra: 

a) en___ente. 

b) co___ilo. 

c) ___ocante. 

d) en___erido. 


8. Assinale a alternativa em que a divisão silábica das palavras admirado e fazendeiro está correta: 

a) a-d-mi-ra-do /// fa-zen-dei-ro. 

b) ad-mi-ra-do /// fa-zen-de-i-ro. 

c) ad-mi-ra-do /// fa-zen-dei-ro. 

d) a-d-mi-ra-do /// fa-zen-de-i-ro. 


9. De acordo com o texto as pessoas ora elogiavam ora criticavam o fazendeiro. Por quê? 

a) O fazendeiro só fazia coisas erradas. 

b) As pessoas mudavam de opinião facilmente. 

c) Quando mudava a situação mudava a opinião. 

d) O fazendeiro não devia confiar na opinião dos outros. 


10. Do texto pode-se tirar um ensinamento. Qual alternativa expressa esse ensinamento? 

a) Quem vive atrás de elogios, nunca terá descanso. 

b) Quem tudo quer tudo perde. 

c) Não se pode agradar a todo mundo, todo o tempo. 

d) A vaidade e o orgulho são fontes de insatisfação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...