Houve
uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava
quando cansava; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna
faina de abastecer as trulhas.
Mas o bom tempo afinal passou e vieram as
chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A
pobre da cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou
socorrer-se de alguém.
Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se
dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique...
Aparece
uma formiga, friorenta, embrulhada num xalinho de paina.
- Que
quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
- Venho
em busca de um agasalho. O mau tempo não cessa e eu...
A formiga olhou-a de alto a baixo.
- E o
que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?
A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu
depois de um acesso de tosse:
- Eu
cantava, bem sabe...
- Ah!
...exclamou a formiga recordando-se. Era você então que cantava nessa árvore
enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?
- Isso
mesmo, era eu...
- Pois
entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos
proporcionou.
Aquele
chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter
como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa
durante todo o mau tempo.
A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a
ser a alegre cantora dos dias de sol.
(Monteiro Lobato)
1.
Assinale a alternativa que corresponde a real interpretação do texto.
a) A
cigarra achou que por ser uma grande cantora, a formiga lhe devia dar abrigo.
b) A
formiga ajudou a cigarra porque ninguém queria amparar sua vizinha.
c)
Depois que passasse a enfermidade da formiga, ela teria de ir embora.
d) A
cigarra só foi ajudada porque tossia muito.
e) A formiga deu abrigo à vizinha por reconhecimento aos cantos
motivadores.
2. A
partir do estudo da estrutura linguística, pode-se entender que letra é um
sinal gráfico e fonema é o som representante da fala. Aponte a alternativa em
que a palavra “galhinho” está corretamente classificada.
a) 8
letras e 8 fonemas
b) 6
letras e 8 fonemas
c) 3
fonemas e 3 letras
d) 8 letras e 6 fonemas
e) 3
fonemas e 8 letras
3. O
encontro vocálico é a junção de vogais e semivogais, e não há consoantes
intermediárias. O objetivo de reconhecer tal encontro é dividir, de forma
correta, as sílabas de uma palavra. Na língua portuguesa, há três tipos de
encontro vocálico: ditongo, tritongo e hiato.
De
acordo com o enunciado, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente,
às palavras: faina, distraía, formigueiro.
a) hiato
– ditongo - tritongo
b)
ditongo – tritongo - hiato
c) hiato
– ditongo - hiato
d) ditongo
– hiato - tritongo
e) ditongo – hiato – ditongo
4. É
fato que em todas as palavras da língua ocorrem sílabas tônicas. As palavras
podem então ser classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas,
dependendo da posição que as sílabas tônicas ocupam.
A partir
dessa informação, aponte a alternativa que corresponde, respectivamente, às
seguintes palavras: árvore, bateu, alguém.
a)
oxítona – paroxítona – proparoxítona
b)
paroxítona – oxítona - oxítona
c) proparoxítona – oxítona - oxítona
d) paroxítona
– proparoxítona - proparoxítona
e) oxítona-
proparoxítona- paroxítona
5.
Morfemas são elementos que formam uma palavra. Na formação das palavras ocorre
uma mudança de estruturação na sua forma primitiva, com o intuito de se criar
novos vocábulos. Depois dessa breve reflexão, analise a palavra “formigueiro” e
assinale a alternativa que corresponde ao seu processo de formação.
a) Derivação prefixal
b)
Derivação sufixal
c)
Derivação parassintética
d)
Derivação regressiva
e)
Derivação prefixal e sufixal
6. “Só
parava quando estava cansadinha”;
[...]. Assinale a alternativa correspondente à palavra em destaque.
a)
Artigo
b)
Substantivo
c) Adjetivo
d)
Pronome
e)
Conjunção
7.
Assinale a alternativa em que todos os verbos representam a sua forma regular.
a)
houver – ter - chiar
b) ter –
parar - ficar
c) chiar – parar - ficar
d) parar
– houver - chiar
e) ficar
– ter - houver
8. “Só parava quando cansava;” Aponte a alternativa
que corresponde às características do verbos em destaque na frase.
a) Presente
do indicativo
b)
Futuro do indicativo
c) Pretérito imperfeito do indicativo
d)
Pretérito perfeito do subjuntivo
e)
Futuro do subjuntivo
9. [...]
“Nunca podemos esquecer as boas horas que a sua cantoria nos proporcionou”. Assinale a alternativa que representa o
elemento em destaque na frase.
a)
Pronome possessivo
b) Pronome pessoal do caso oblíquo
c)
Pronome pessoal do caso reto
d)
Pronome possessivo do caso reto
e)
Pronome demonstrativo
10. “A Cigarra e a Formiga Boa”.
Assinale
a alternativa que representa os elementos em destaque na frase anterior.
a)
Pronome + artigo
b)
Artigo + pronome
c)
Pronome + preposição
d)
Preposição + pronome
e) Artigo + artigo
11.
“Manquitolando, com uma asa a
arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro”. Assinale a alternativa que indica
a correta definição da palavra em destaque na frase.
a)
Numeral ordinal
b) Numeral cardinal
c)
Numeral fracionário cardinal
d)
Numeral ordinal cardinal
e)
Número cardinal fracionário
12. A
preposição é uma palavra que não varia e serve para ligar orações ou termos.
Assinale a opção em que há preposição.
a) “A formiga olhou-a de alto a baixo”.
b) “A
pobre cigarra toda tremendo respondeu” [...].
c) “Pois
entre; amiguinha!”
d) “O
mau tempo não cessa e eu...”
e) “Que
quer?”
13.
Assinale a alternativa em que há apenas uma oração.
a) “A
cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de
sol”.
b) “A formiga olhou-a de alto a baixo”.
c) “Era
você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as
trulhas?”
d)
“Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou”.
e)
“Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho”.
14. “Aquele chiado nos distraía e
aliviava o trabalho”. Assinale a alternativa que corresponde ao termo em destaque
na frase.
a)
Aposto
b)
Vocativo
c)
Adjunto
d)
Advérbio
e) Sujeito
15. Os
períodos seguintes apresentam erros de pontuação. Assinale a alternativa que o
período apresenta pontuação correta.
a) Mas o bom tempo afinal passou, e as chuvas vieram.
b) Não
trabalhou durante o bom tempo, por quê!
c) Ah! exclamou
a formiga:
d) A
cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
e) Por
que você não trabalhou nos dias bons!
Nenhum comentário:
Postar um comentário