O papel e a tinta
Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa, junto com outras folhas exatamente iguais a ela, viu-se coberta de sinais. Uma pena, molhada de tinta preta, havia escrito uma porção de palavras em toda folha.
− Por que você não me poupou essa humilhação? – disse, furiosa, a folha de papel para a tinta.
− Espere! Respondeu a tinta. – Eu não estraguei você. Eu cobri você de palavras. Agora você não é mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem. Você é a guardiã do pensamento humano. Você se transformou num documento precioso!
E, realmente, pouco depois, alguém foi arrumar a mesa e apanhou as folhas de papel para jogá-las na lareira. Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, e então jogou fora todas as outras, guardando apenas a que continha uma mensagem escrita.
(Adaptado de Leonardo da Vinci. Fábulas e lendas)
1. De acordo com o texto, julgue as assertivas a seguir:
a) A folha de papel e a tinta têm a mesma opinião em relação à escrita.
b) A palavra escrita, para a tinta, expressa o pensamento do homem.
c) A pena molhada de tinta valoriza a folha de papel.
d) A escrita é a única forma de transmitir o pensamento.
e) A escrita transforma a folha de papel em mensagem.
2. Considerando o diálogo entre a folha de papel e a tinta, julgue as assertivas a seguir:
a) A folha de papel reclamou do comportamento da tinta.
b) A folha de papel compreendeu a atitude da tinta.
c) A tinta aceitou a reclamação da folha de papel.
d) A tinta ficou indiferente às reclamações da folha de papel.
e) A tinta apelou para a compreensão da folha de papel.
3. Considerando o sentimento da folha de papel na frase “ – Por que você não me poupou essa humilhação? [...].” (linha 4), julgue as assertivas a seguir:
a) Sentimento de intolerância.
b). Sentimento de indignação.
c) Sentimento de aceitação.
d) Sentimento de indiferença.
e) Sentimento de resignação.
4. Considerando o uso do pronome você na frase “Agora você não é mais apenas uma folha de papel, mas sim uma mensagem.” (linhas 5-6), julgue as assertivas a seguir:
a) Refere-se à expressão “folha de papel ”.
b) Refere-se à palavra “mensagem”.
c) Refere-se ao termo “palavra”.
d) Refere-se à palavra “pena”.
e). Refere-se à expressão “tinta preta”.
5. Leia a frase: “Você é a guardiã do pensamento humano.” (linha 6). Considerando a substituição da palavra “guardiã” por um sinônimo, julgue as assertivas a seguir:
a) Você é a ameaçadora do pensamento humano.
b) Você é a protetora do pensamento humano.
c) Você é a definidora do pensamento humano.
d) Você é a zeladora do pensamento humano.
e) Você é a inibidora do pensamento humano.
6. Considerando o uso do travessão no segundo e no terceiro parágrafos do texto, julgue as assertivas a seguir:
a) Introduz uma ordem.
b) Introduz uma pergunta.
c) Introduz uma declaração.
d) Introduz a fala dos personagens.
V. Introduz a fala do autor.
7. Na frase “Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, [...]” (linha 9), considerando o sentido da palavra destacada, julgue as assertivas a seguir:
a) com atenção.
b). sem jeito.
c) de repente.
d) sem interesse.
e) de imediato.
8. Na frase “– Espere! Respondeu a tinta” (linha 5) , a forma verbal destacada refere-se à fala de um personagem do texto. Considerando o sentido dessa forma, julgue as assertivas a seguir:
a) Expressa um pedido.
b) Expressa uma indefinição.
c) Expressa uma certeza.
d) Expressa uma dúvida.
e) Expressa um apelo.
9. Na frase “Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa [..] viu-se coberta de sinais.” (linhas 1-2), a locução destacada expressa circunstância de lugar. Considerando essa circunstância, julgue as expressões destacadas nas assertivas a seguir:
a) “[...] havia escrito uma porção de palavras em toda folha” (linhas 2-3)
b) “Eu cobri você de palavras.” (linha 5)
c) “ E, realmente, pouco depois alguém foi arrumar a mesa, [...]” (linha 8)
d) “[...] e apanhou as folhas para jogá-las na lareira. (linhas 8 - 9 )
e) “Mas subitamente reparou a folha escrita com tinta,” (linha 9)
10. Leia a frase: “E, realmente, pouco depois, alguém foi arrumar a mesa [...]” (linha 8). Considerando a substituição do termo alguém pelo pronome nós, mantendo o mesmo tempo verbal, julgue as assertivas a seguir:
a) “E, pouco depois, nós iremos arrumar a mesa [...]”
b) “E, pouco depois, nós fomos arrumar a mesa [...]”
c) “E, pouco depois, nós iríamos arrumar a mesa [...]”
d) “E, pouco depois, nós fôramos arrumar a mesa [...]”
e) “E, pouco depois, nós fôssemos arrumar a mesa [...]”
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