sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Chico Buarque - Terezinha

 Terezinha 











1 O primeiro me chegou 

2 Como quem vem do florista 

3 Trouxe um bicho de pelúcia 

4 Trouxe um broche de ametista 

5 Me contou suas viagens 

6 E as vantagens que ele tinha 

7 Me mostrou o seu relógio 

8 Me chamava de rainha 

9 Me encontrou tão desarmada 

10 Que tocou meu coração 

11 Mas não me negava nada 

12 E assustada eu disse não


13 O segundo me chegou 

14 Como quem chega do bar 

15 Trouxe um litro de aguardente 

16 Tão amarga de tragar 

17 Indagou o meu passado 

18 Cheirou minha comida 

19 Vasculhou minha gaveta 

20 Me chamava de perdida 

21 Me encontrou tão desarmada 

22 Que arranhou meu coração 

23 Mas não me entregava nada 

24 E assustada eu disse não.


25 O terceiro me chegou 

26 Como quem chega do nada 

27 Ele não me trouxe nada 

28 Também nada perguntou 

29 Mal sei como ele se chama 

30 Mas entendo o que ele quer 

31 Se deitou na minha cama 

32 E me chama de mulher 

33 Foi chegando sorrateiro 

34 E antes que eu dissesse não 

35 Se instalou feito posseiro 

36 Dentro do meu coração.

  (Chico Buarque)


1. De acordo com o entendimento que se faz do texto, pode-se afirmar que: 

a) Terezinha aceitou namorar o primeiro pretendente, porque ele trouxe flores para ela. 

b) Terezinha não aceitou nenhum dos três pretendentes, porque eles não queriam nada sério com ela, somente sexo. 

c) Ficou claro que o primeiro pretendente foi o preferido de Terezinha, visto que ele a chamava de rainha. 

d) O terceiro pretendente, diferentemente dos outros dois, não trouxe nada, não perguntou nada, mas foi o que conseguiu conquistar o coração de Terezinha. 

e) Terezinha, sendo uma prostituta, ficou com os três pretendentes, mas gostou mais do primeiro, porque ele trouxe um bicho de pelúcia para ela.


2. Observando-se o tipo de composição do texto, é correto afirmar que o texto “Teresinha”, é certamente: 

a) Uma narração. 

b) Uma descrição. 

c) Uma poesia. 

d) Uma crônica argumentativa. 

e) Uma anedota.


3. A palavra “aguardente” (v 15) foi formada por um processo de formação de palavras chamado: 

a) Composição por justaposição; 

b) Derivação prefixal; 

c) Derivação sufixal; 

d) Parassíntese; 

e) Composição por aglutinação.


4. Observando as palavras “tão” (v 9) e “que” (v 10), podemos afirmar que elas expressam uma circunstância de: 

a) Conformidade; 

b) Consequência; 

c) Causa; 

d) Concessão; 

e) Conclusão.


5. A oração introduzida pelo “que” (v 6) classifica-se como: 

a) Adverbial consecutiva; 

b) Adverbial causal; 

c) Coordenada conclusiva; 

d) Adjetiva restritiva; 

e) Substantiva objetiva direta.


6. O verbo “entregava” (v 23) classifica-se, no contexto, como: 

a) Verbo transitivo direto; 

b) Verbo intransitivo; 

c) Verbo de ligação; 

d) Verbo transitivo indireto; 

e) Verbo transitivo direto e indireto. 


7. Observando a segunda estrofe, podemos perceber uma predominância de: 

a) Sujeito implícito; 

b) Sujeito indeterminado; 

c) Oração sem sujeito; 

d) Sujeito oracional; 

e) Sujeito composto


8. No verso “Mas não me entregava nada” (v 23), percebe-se a correta colocação do pronome oblíquo “me”. Dessa forma, marque a opção em que, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, o pronome oblíquo esteja corretamente colocado. 

a) Sempre desejou-a como madrinha. 

b) Quando chamaram-no, ficou nervoso. 

c) Ninguém informou-lhe o resultado. 

d) Recusou o prêmio que lhe ofereceram. 

e) Os alunos nunca procuraram-no depois da aula.


9. A palavra “mal” (v 29) assume, no contexto, a função morfológica de: 

a) Substantivo; 

b) Adjetivo; 

c) Advérbio; 

d) Preposição; 

e) Conjunção. 


10. Nas palavras “relógio” (v 7), “rainha” (v 8) e “sorrateiro” (v 33) temos, respectivamente: 

a) Ditongo, hiato, ditongo; 

b) Ditongo, hiato, hiato; 

c) Hiato, hiato, hiato; 

d) Ditongo, ditongo, ditongo; 

e) Hiato, ditongo, ditongo








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