quinta-feira, 8 de julho de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Poesia. Manuel Bandeira - Balada do Rei das Sereias


Balada do Rei das Sereias 

O rei atirou

Seu anel ao mar 

E disse às sereias: 

– Ide-o lá buscar, 

Que se o não trouxerdes, 

Virareis espuma 

Das ondas do mar! 


Foram as sereias, 

Não tardou, voltaram 

Com o perdido anel.

Maldito o capricho 

De rei tão cruel! 


O rei atirou 

Grãos de arroz ao mar 

E disse às sereias: 

– Ide-os lá buscar,

Que se os não trouxerdes, 

Virareis espuma 

Das ondas do mar! 


 Foram as sereias

 Não tardou, voltaram, 

 Não faltava um grão. 

 Maldito o capricho 

 Do mau coração! 


 O rei atirou Sua filha ao mar 

 E disse às sereias: 

 – Ide-a lá buscar, 

 Que se a não trouxerdes, 

 Virareis espuma 

 Das ondas do mar! 


 Foram as sereias... 

 Quem as viu voltar?...

 Não voltaram nunca! 

 Viraram espuma 

 Das ondas do mar. 

 (Manuel Bandeira)


 1. As sereias viraram espuma das ondas do mar, pois:

 a) não encontraram a filha do rei. 

 b) desobedeceram ao rei. 

 c) tentaram fugir com a filha do rei.

 d) ficaram na superfície do mar por muito tempo.

 e) sentiram pena da filha do rei. 


 2. Assinale a alternativa em que há uma passagem retirada do texto que apresente uma avaliação negativa sobre o rei: 

a) “O rei atirou / Seu anel ao mar” 

b) “Virareis espuma / Das ondas do mar!” 

c) “Não tardou, voltaram / Com o perdido anel.”

d) “Maldito o capricho / Do mau coração!” 

e) “O rei atirou / Sua filha ao mar”


 3. As aspas empregadas no texto funcionam, no contexto em que se inserem, para:

 a) criar uma espécie de suspense em relação ao que será revelado no final. 

 b) indicar interrupção da fala.

 c) expressar uma indecisão das personagens.

 d) interromper o fluxo das ideias. 

 e) indicar sequenciação temporal. 


 4. Na primeira estrofe, temos: 

 a) três verbos e três pronomes 

 b) quatro verbos e dois pronomes 

 c) seis verbos e três pronomes

 d) quatro verbos e quatro pronomes 

 e) cinco verbos e quatro pronomes 


5. Foram usados travessões no texto em três momentos; em todos eles a função desse sinal de pontuação está corretamente apontada na opção:

 a) destacar a importância do rei. 

 b) introduzir uma fala.

 c) introduzir uma ideia explicativa.

 d) apenas criar um efeito estético, por escolha do autor.

 e) apresentar uma sugestão do rei. 


 6. Os vocábulos abaixo apresentam a mesma sílaba tônica, com a EXCEÇÃO de um, que está na opção:

 a) atirou 

 b) anel 

 c) sereias 

 d) buscar

 e) tardou










Atividade Ensino Médio. Testamento - Alda Lara

Testamento 



À prostituta mais nova 

Do bairro mais velho e escuro, 

Deixo os meus brincos, lavrados 

Em cristal, límpido e puro... 


E àquela virgem esquecida 

Rapariga sem ternura, 

Sonhando algures uma lenda, 

Deixo o meu vestido branco, 

O meu vestido de noiva, 

Todo tecido de renda... 


Este meu rosário antigo 

Ofereço-o àquele amigo 

Que não acredita em Deus... 


E os livros, rosários meus 

Das contas de outro sofrer, 

São para os homens humildes, 

Que nunca souberam ler. 


Quanto aos meus poemas loucos, 

Esses, que são de dor 

Sincera e desordenada... 

Esses, que são de esperança, 

Desesperada mas firme, 

Deixo-os a ti, meu amor... 


Para que, na paz da hora, 

Em que a minha alma venha 

Beijar de longe os teus olhos, vás por essa noite fora... 

Com passos feitos de lua, 

Oferecê-los às crianças 

Que encontrares em cada rua... 

(Alda Lara)


1. De acordo com o poema: 

I. O poema Testamento foi escrito de modo subjetivo. 

II. No poema o eu lírico destina seus “bens” e também seus sentimentos tanto para as pessoas amigas quanto àquelas que ele não conhece. 

III. Por se preocupar em deixar suas posses aos outros podemos caracterizar o eu lírico como um ser loquaz. 

IV. Em uma das estrofes o eu lírico menciona seus próprios poemas o que caracteriza a metalinguagem.

a) a) Estão corretas as proposições II e IV. 

b) Estão corretas as proposições I, II e III. 

c) Estão corretas as proposições I, II e IV. 

d) Estão corretas as proposições II e III. 

e) Todas as proposições estão corretas.


2. Após a leitura do poema pode-se inferir que a ideia principal do poema é: 

a) o herdamento 

b) a despedida 

c) a solidariedade 

d) a certeza da morte 

e) a perspicácia


3. A figura de linguagem presente nos primeiros dois versos do poema: “À prostituta mais nova Do bairro mais velho...” é denominada: 

a) antítese 

b) pleonasmo 

c) hipérbole 

d) eufemismo 

e) anacoluto


4. “À prostituta mais nova” A crase está incorretamente empregada na alternativa: 

a) Vou deixar tudo às claras, não aguento mais essa situação. 

b) À espera de uma nova chance a moça parou ao lado da mesa.

c) Depois do almoço as crianças voltaram à piscina. 

d) Antes de sair escreveu um bilhete à lápis. 

e) Os meninos assistiam à cena com tristeza. 


5. “São para os homens humildes,” O superlativo absoluto sintético do vocábulo em destaque é: 

a) humildecíssimo 

b) humilicíssimo 

c) humilcíssimo 

d) humílimo 

e) humildérrimo


6. “Oferecê-los às crianças” A palavra em destaque é classificada como um substantivo sobrecomum. Também possui a mesma classificação a alternativa: 

a) cônjuge 

b) intérprete 

c) fã 

d) onça 

e) jacaré


 

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atividade Ensino Médio. Não ameis à distância - Rubem Braga

Não ameis à distância! 

Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas, em outra há outros milhões; e as cidades são tão longe uma da outra que nesta é verão quando naquela é inverno. Em cada uma dessas cidades há uma pessoa; e essas pessoas tão distantes acaso podem cultivar em segredo, como plantinha de estufa, um amor à distância?

 Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas. Não se telefonam mais; é tão caro e demorado e tão ruim e, além disso, que se diriam? Escrevem-se. Mas uma carta leva dias para chegar; ainda que venha cheia de sentimento, quem sabe se no momento em que é lida já não poderia ter sido escrita? A carta não diz o que a outra pessoa está sentindo, diz o que sentiu na semana passada... e as semanas passam de maneira assustadora. 

E ao que ama o que importa é a pessoa amada hoje, agora, aqui − e isso não há. Então a outra pessoa vira retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, um pequeno fantasma, e nada mais. 

(Rubem Braga)


1. O autor chama a atenção para o fato de que os amantes desejam estar próximos um do outro no trecho: 

 a) ... e as cidades são tão longe uma da outra que nesta é verão quando naquela é inverno. 

 b) Em cada uma dessas cidades há uma pessoa...

 c) Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas. 

 d) E ao que ama o que importa é a pessoa amada hoje, agora, aqui... 

 e) Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas, em outra há outros milhões...


 2. O assunto central do texto é:

 a) o primeiro encontro entre amantes que se conheceram por correspondência.

 b) a dificuldade do relacionamento amoroso entre duas pessoas que estão longe.

 c) a diferença de estilos de vida em duas cidades que se distanciam no espaço. 

 d) o amor proibido entre pessoas que pertencem a classes sociais opostas. 

 e) a beleza do amor verdadeiro, que se fortalece com o decorrer do tempo.


3. Não se telefonam mais; é tão caro e demorado e tão ruim e, além disso, que se diriam? 
 Preservando-se o sentido do texto, a expressão que substitui o sinal de ponto e vírgula na   frase acima é: 

a) porquê. 

b) por que. 

c) porém. 

d) porque. 

e) por em.


4. No último parágrafo, por meio das expressões encadeadas em retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, um pequeno fantasma, o autor sugere que, aos poucos, o ser amado: 

  a) torna-se apenas uma vaga lembrança. 

  b) escreve cartas com sentimentos intensos.

  c) começa a se aproximar fisicamente. 

  d) passa a despertar maior admiração.

  e) fica mais esperançoso quanto ao futuro.



Atividade Ensino Fundamental II. Datas Comemorativas - Festas Juninas

Festas Juninas 



Você sabe a origem da festa junina? 

As festas juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas, etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. Comemora-se São João (dia 24) que é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores; Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).

 A festividade junina demonstra devoção e homenagem das pessoas. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.


1. Segundo o texto, que santos são homenageados ao longo do mês de junho?

 a) Santo Antônio, São Caetano e São Pedro. 

 b) São João, Santo Antônio e São Judas. 

 c) Santo Antônio, São João e São Pedro.

 d) Santo Antônio, Santo Amaro e São João.


2. Tradicionalmente as festas juninas eram feitas para: 

a) celebrar a colheita. 

b) festejar os aniversariantes do mês. 

c) anunciar as férias em julho. 

d) celebrar os bons resultados da colheita.


3. O texto fala de um santo protetor das colheitas. Que santo é esse segundo o texto? 

a) São Pedro. 

b) São João. 

c) Santo Antônio. 

d) São Miguel.


4. “As festas juninas começaram nos campos e plantações.” Trocando a palavra destacada na frase pelo seu sinônimo, a frase correta ficaria assim: 

a) “As festas juninas terminaram nos campos e plantações.” 

b) “As festas juninas continuaram nos campos e plantações.” 

c) “As festas juninas ficaram nos campos e plantações.” 

d) “As festas juninas iniciaram nos campos e plantações.”


5. Qual o som da letra X na palavra PRÓXIMO ? 

a) SS. 

b) CS. 

c) Z. 

d) CH.


6. Das palavras abaixo, apenas uma é proparoxítona. Qual? 

a) Plantações. 

b) Espíritos. 

c) Caipiras. 

d) Pagãs.


7. Em qual frase o verbo está flexionado no tempo presente? 

a) As festas juninas começarão em junho. 

b) As festividades tomaram cunho religioso. 

c) “ Esta festividade demonstra devoção...” 

d) Cada região possuía suas próprias influências.


8. “ Sua origem foram as festas pagãs. “ A palavra em destaque na frase é um:

a) Pronome. 

b) Substantivo. 

c) Adjetivo. 

d) Verbo.


9. O substantivo derivado surge de um outro substantivo. Portanto, qual das palavras não é um substantivo derivado? 

a) Enraizadas. 

b) Plantações. 

c) Roça. 

d) Felicidade.


10. Qual das palavras apresenta um dígrafo e um encontro consonantal ao mesmo tempo?

 a) Poesia.

 b) Religioso.

 c) Fogueiras. 

 d) Padrinho.





domingo, 20 de junho de 2021

Atividade Fundamental II. O pato pastel - Álvaro Menezes


O pato pastel 

 A terra dos Patos era governada por um rei que tinha conquistado o poder à força. Ninguém gostava dele, o que era muito natural. Pato Rei vivia muito bem, confortavelmente em seu belo castelo, todo de ouro, até o chão e o teto - como tudo o que tomava do povo. 

 Enquanto isso, os patos passavam muita fome e moravam mal. Trabalhavam dia e noite sem parar. E Pato Rei só comia e dormia. Dormia e comia, e nunca saía de seu castelo. Mal andava de tão gordo e, para levantar-se, tinha que ser __________ por mais de vinte patos. Seu peito era muito largo, parecia um muro, e cheio de medalhas, que mandava fazer e ele mesmo colocava no peito Pato Rei tinha a seu lado, garantindo o governo, os patos puxa-puxas. Eles prendiam quem falasse mal do reino e tinham armas. _____________. E, em troca desse apoio, o rei dava mordomia a eles. Quer dizer: boa casa, comida, ______________, enfim, nada lhes faltava. 

(Álvaro Ottoni de Menezes)


1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

 a) puchado - poderosas - presentes. 

 b) puchado - poderozas - prezentes. 

 c) puxado - poderosas - presentes. 

 d) puxado - poderozas - prezentes. 


2. De acordo com o texto não se pode dizer que o Pato Rei era: 

a) injusto e preguiçoso. 

b) desonesto e opressor. 

c) bondoso e solidário. 

d) desumano e ganancioso. 


3. Assinale a alternativa em que o plural das palavras retiradas do texto está incorreta: 

a) o chão = os chões. 

b) o mal = os males. 

c) o poder = os poderes. 

d) o pastel = os pastéis. 


4.  Assinale a alternativa em que a divisão silábica das palavras retiradas do texto está correta: 

a) go-ver-nada. 

b) pas-sa-vam. 

c) fa-la-sse. 

d) con-for-ta-vel-mente. 


5. “puxa” escreve-se com “x”. Também se escreve com “x”: 

a) me___erica e en___ada. 

b) fa___ada e co___ilo. 

c) mo___ila e fi___a. 

d) ___u___u e to___a. 


6.  Analise as afirmativas referentes ao texto: 

I - O pato ficou rico tirando coisas do povo. 

II - Os patos puxa-puxas estão ao lado do Pato Rei por interesse. 

III - O Pato Rei conquistou o poder à força. Quais afirmativas estão corretas? 

a) Somente I e II. 

b) Somente I e III. 

c) Somente II e III. 

d) Todas as afirmativas estão corretas.







Atividade Ensino Fundamental II. Lenda - A origem da água

 



 A origem da água 

 Antigamente não existia água no mundo. Havia somente um   homem, chamado Sagakagagu, que tinha seis cabaças de água.

 O deus Taũgi foi procurar esse homem, pois diziam que ele   vivia muito melhor do que todos os outros seres. Taũgi foi procurar o dono da água, até que chegou na aldeia onde Sagakagagu morava. O dono da água falou: 

 - Taũgi, você chegou?

 - Eu cheguei. 

 - O que você quer comigo?

 - Eu venho atrás do senhor para lhe pedir pelo menos uma cabacinha de água.

 - Senhor Taũgi, eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho. Eu tenho água salgada e água   doce.

 O dono da água, Sagakagagu, não queria mostrar a água para Taũgi. Taũgi já havia percebido que ele não queria lhe dar a água.

 No dia seguinte o deus Taũgi quebrou todas as cabaças de água que estavam penduradas na casa do dono da água. 

 Então apareceu o mar que tem água salgada, os igarapés, os lagos, os rios e as lagoas. A água se espalhou pelo Brasil e pelo mundo inteiro.

 Foi assim a origem da água no Brasil. Quem trouxe a água para nós foi o deus Taũgi. versão de Sepé   Kuikuro

 (Fonte: Livro das Águas)


1. A forma em que a linguagem se apresenta no texto pertence ao tipo:

 a) descritivo. 

 b) expositivo.

 c) narrativo. 

 d) injuntivo. 

 e) argumentativo.


 2. A alternativa em que todas as palavras se acentuam de acordo com a norma culta da língua é:

 a) médico – porém – idéia. 

 b) vôo – técnica – chapéu. 

 c) jóia – saúde – régua. 

 d) egoísmo – paranóia – vêem. 

 e) mausoléu – saída – cafeína.


3. Em “Antigamente não existia água no mundo.” a palavra em destaque foi formada pelo mesmo   processo que:

 a) analfabeto. 

 b) beleza. 

 c) subsolo.

 d) aguardente. 

 e) pontapé.


4. Em “...eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho.”, o conectivo grifado tem o valor de:

 a) explicação. 

 b) alternância. 

 c) adição.

 d) oposição. 

 e) conclusão.


5. Assinale a alternativa que corresponde às características do gênero lendas. 

a) Narrativas originárias de fatos que se misturam com ficção, passadas de geração a geração. 

b) Narrativa cotidiana que são publicadas periodicamente. 

c) Narrativas de origem grega de ficção que relacionam o mundo e os fenômenos da natureza. 

d) Nenhuma das alternativas anteriores. 





sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Fábula - A Raposa e as Uvas

  A Raposa e as Uvas

“Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:

 – Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria”.



1. De acordo com o estudo de Tipologia Textual, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do texto acima.

 a) O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto.

 b) Trata-se de um texto descritivo visto que descreve um ambiente.

 c) É certamente uma narração porque narra um fato ou episódio. 

 d) Texto predominante expositivo visto que expõe um assunto.


2. Quanto a palavra em destaque no texto, assinale a alternativa que apresenta a regra correta para sua acentuação. 

a) Paroxítonas terminadas em ditongo oral seguido de “s“ recebem acento. 

b) Toda proparoxítona terminada com “is” recebe acento. 

c) Oxítonas terminadas em “is” recebem acento. 

d) Todas as palavras terminadas em ditongo recebem acento.


3. De acordo com o texto, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. “Uma raposa foi até uma _______________de uvas e ficou com muita vontade de _______________ um cacho enorme delas. Como não conseguiu alcançar, ______________ desvalorizar o produto do que _________________sua incompetência.” 

 a) roça/ comer/ escolheu/ não aceitar.

 b) lavoura/ saborear/ preferiu/ reconhecer.

 c) alcateia/ pegar/ decidiu/ assumir. 

 d) plantação/ segurar/ optou/ depreciar.








Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Chico Buarque - Minha História




 Minha História

Ele vinha sem muita conversa, sem muito explicar 
Eu só sei que falava e cheirava e gostava de mar 
Sei que tinha tatuagem no braço e dourado no dente 
E minha mãe se entregou a esse homem   perdidamente

Ele assim como veio partiu não se sabe pra onde 
E deixou minha mãe com olhar cada dia mais longe 
Esperando parada, pregada na pedra do porto 
Com seu único velho vestido cada dia mais curto

Quando enfim eu nasci, minha mãe embrulhou-me num manto 
Me vestiu como se eu fosse assim uma espécie de santo [...]

(Chico Buarque)


1. Pela leitura atenta do texto, depreende-se que houve entre dois personagens:

 a) briga violenta. 

 b) amizade duradoura. 

 c) cobrança indevida. 

 d) reconciliação esperada. 

 e) envolvimento sentimental.


2. Pelos atributos físicos usados pelo autor ao se referir ao homem, pode-se deduzir que a sua atividade era a de: 

a) pedreiro.

b) carpinteiro. 

c) marinheiro. 

d) surfista.

e) vendedor.


 3. De acordo com o texto, o narrador da história é: 

 a) a mãe.

 b) o homem. 

 c) um parente. 

 d) o filho. 

 e) um amigo.


 4. A função da linguagem predominante no texto é a:

  a) poética. 

  b) referencial. 

  c) conativa.

  d) fática.

  e) metalinguística.


 5. Todas as alternativas abaixo apresentam regência verbal correta, EXCETO em:

 a) Agradeceu-o pelo gesto de salvar o filho. 

 b) Naquele processo apelou para todos os fatos. 

 c) Assistiu ao jogo com bastante entusiasmo. 

 d) A maioria das crianças obedece à professora. 

 e) Desagradou-lhe a orientação firme do diretor.


 6. A alternativa em que todas as palavras se acentuam de acordo com a norma culta da língua é: 

 a) límpido – armazém – jóia. 

 b) enjôo – lâmpada – estréia. 

 c) assembléia – saída – boêmio.

 d) paranóia – juiz – raiz.

 e) troféu – egoísmo – saúde.


 7. No verso “E minha mãe se entregou a esse homem perdidamente”, a palavra em destaque teve o seu   processo de formação idêntico ao de:

 a) descontente. 

 b) humanidade. 

 c) aguardente. 

 d) emudecer. 

 e) descampado.


 8. Nos versos “Quando enfim nasci minha mãe embrulhou-me num manto”, tem-se o período: 

 a) simples.

 b) composto por coordenação. 

 c) composto por subordinação.

 d) composto por coordenação e subordinação. 

 e) de oração absoluta.


9. Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta concordância nominal INCORRETA é: 

 a) É proibido entrada de estranhos na fábrica.

 b) Os empresários mesmos organizaram o evento.

 c) Estão quites com as obrigações eleitorais. 

 d) Anexo ao processo, estão as fotos do acidente. 

 e) Recebeu inclusa a nota do material da obra.














quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atividade Ensino Médio. Texto Curto para Interpretação

 



Felicidade

Quando eu tinha 5 anos, minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida. Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu escrevi: “Feliz”.   Eles me disseram que eu não entendi a pergunta, e eu lhes disse que eles não entendiam a vida.

(John Lennon).


1De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. 

a) Na escola, ele aprendeu a importância de ser feliz. 

b) A felicidade e a vida estão intrinsecamente ligadas. 

c) A mãe sempre o incentivou para estudar e progredir. 

d) Ele não tinha certeza do queria ser quando crescesse. 


2. Observe: [...] "minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave para a vida". Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do enunciado em destaque. 

a) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta. 

b) Oração Coordenada Adjetiva Explicativa. 

c) Oração Subordinada Adverbial Causal. 

d) Oração Coordenada Assindética Aditiva. 


3. De acordo com as normas de colocação pronominal, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) [...] minha mãe sempre me disse que a felicidade era a chave [...]. 

b) Eles me disseram que eu não entendi a pergunta [...]. 

c) Quando eu fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser [...].

d) [...] eu lhes disse que eles não entendiam a vida. 


4. Eu escrevi: “Feliz”. Assinale a alternativa que apresenta a correta justificativa para o uso de aspas no vocábulo em destaque.

a) Para expressar a grande emoção que esta palavra representa.

b) Para destacar um discurso indireto.

c) Para destacar uma palavra incomum usada propositalmente. 

d) Para demonstrar como foi a resposta à pergunta recebida.



PALAVRAS


“LEALDADE”

Palavra bonita... Ofereça-a.

“EU"

Palavra egoísta... Evite-a.

“NÓS"

Palavra de Deus… Use-a.

“INVEJA"

Palavra mais venenosa… Destrua-a.

“AMOR"

Palavra mais usada...

“SORRISO"

Palavra mais prazerosa…

“MENTIRAS”

As palavras que mais prejudicam... Ignore-as.

PERDÃO

A palavra mais difícil…

”HUMILDADE"


                      Feliz aquele que a vive.


5. De acordo com o texto, deve-se:

a) cultivar a inveja.

b) praticar a mentira. 

c) evitar o sorriso. 

d) vivenciar a humildade. 

e) desprezar a lealdade


6. De acordo com as regras da divisão silábica, analise os itens abaixo: 

I. O vocábulo “Deus” possui duas sílabas. 

II. O termo “egoísta” possui quatro sílabas. 

III. O termo “mais” possui uma única sílaba.

Somente está CORRETO o que se afirma em:

 a) I. 

 b) II. 

 c) III. 

 d) I e II. 

 e) II e III. 


7. Ainda de acordo com o texto, as formas verbais “Destrua-a”, “Evite-a”, “Use-a” expressam:

 a) dúvida. 

 b) hipótese.

 c) incerteza. 

 d) ordem. 

 e) negação



 Irene no céu 


 Irene preta 

 Irene boa 

 Irene sempre de bom humor. 

 Imagino Irene entrando no céu: 

-  Licença, meu branco!

  E São Pedro bonachão:

 - Entre, Irene. Você não precisa pedir licença

  (Manuel Bandeira)


 8. Considere as afirmações abaixo. 

 I. O poema passa uma imagem positiva de Irene. 

 II. O poeta imagina a cena de Irene chegando ao Paraíso. 

 Está correto o que se afirma em: 

 a) somente I 

 b) somente II

 c) I e II 

 d) nenhuma 


 9. Considere o verso abaixo e as afirmações que seguem.

 - Licença, meu branco! 

 I. A expressão “meu branco” refere-se a São Pedro. 

 II. Trata-se de uma frase interrogativa. 

Está correto o que se afirma em:

 a) somente I

 b) somente II

 c) I e II 

 d) nenhuma 


 10. O adjetivo “bonachão”, utilizado no poema, não pode ser entendido como:

 a) tranquilo 

 b) bem humorado

 c) calmo 

 d) bravo

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...