Antigamente não existia água no mundo. Havia somente um homem, chamado Sagakagagu, que tinha seis cabaças de água.
O deus Taũgi foi procurar esse homem, pois diziam que ele vivia muito melhor do que todos os outros seres. Taũgi foi procurar o dono da água, até que chegou na aldeia onde Sagakagagu morava. O dono da água falou:
- Taũgi, você chegou?
- Eu cheguei.
- O que você quer comigo?
- Eu venho atrás do senhor para lhe pedir pelo menos uma cabacinha de água.
- Senhor Taũgi, eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho. Eu tenho água salgada e água doce.
O dono da água, Sagakagagu, não queria mostrar a água para Taũgi. Taũgi já havia percebido que ele não queria lhe dar a água.
No dia seguinte o deus Taũgi quebrou todas as cabaças de água que estavam penduradas na casa do dono da água.
Então apareceu o mar que tem água salgada, os igarapés, os lagos, os rios e as lagoas. A água se espalhou pelo Brasil e pelo mundo inteiro.
Foi assim a origem da água no Brasil. Quem trouxe a água para nós foi o deus Taũgi. versão de Sepé Kuikuro
(Fonte: Livro das Águas)
1. A forma em que a linguagem se apresenta no texto pertence ao tipo:
a) descritivo.
b) expositivo.
c) narrativo.
d) injuntivo.
e) argumentativo.
2. A alternativa em que todas as palavras se acentuam de acordo com a norma culta da língua é:
a) médico – porém – idéia.
b) vôo – técnica – chapéu.
c) jóia – saúde – régua.
d) egoísmo – paranóia – vêem.
e) mausoléu – saída – cafeína.
3. Em “Antigamente não existia água no mundo.” a palavra em destaque foi formada pelo mesmo processo que:
a) analfabeto.
b) beleza.
c) subsolo.
d) aguardente.
e) pontapé.
4. Em “...eu tenho água aqui, mas não é boa para tomar banho.”, o conectivo grifado tem o valor de:
a) explicação.
b) alternância.
c) adição.
d) oposição.
e) conclusão.
5. Assinale a alternativa que corresponde às características do gênero lendas.
a) Narrativas originárias de fatos que se misturam com ficção, passadas de geração a geração.
b) Narrativa cotidiana que são publicadas periodicamente.
c) Narrativas de origem grega de ficção que relacionam o mundo e os fenômenos da natureza.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
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