quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atividade Ensino Médio. Não ameis à distância - Rubem Braga

Não ameis à distância! 

Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas, em outra há outros milhões; e as cidades são tão longe uma da outra que nesta é verão quando naquela é inverno. Em cada uma dessas cidades há uma pessoa; e essas pessoas tão distantes acaso podem cultivar em segredo, como plantinha de estufa, um amor à distância?

 Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas. Não se telefonam mais; é tão caro e demorado e tão ruim e, além disso, que se diriam? Escrevem-se. Mas uma carta leva dias para chegar; ainda que venha cheia de sentimento, quem sabe se no momento em que é lida já não poderia ter sido escrita? A carta não diz o que a outra pessoa está sentindo, diz o que sentiu na semana passada... e as semanas passam de maneira assustadora. 

E ao que ama o que importa é a pessoa amada hoje, agora, aqui − e isso não há. Então a outra pessoa vira retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, um pequeno fantasma, e nada mais. 

(Rubem Braga)


1. O autor chama a atenção para o fato de que os amantes desejam estar próximos um do outro no trecho: 

 a) ... e as cidades são tão longe uma da outra que nesta é verão quando naquela é inverno. 

 b) Em cada uma dessas cidades há uma pessoa...

 c) Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas. 

 d) E ao que ama o que importa é a pessoa amada hoje, agora, aqui... 

 e) Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas, em outra há outros milhões...


 2. O assunto central do texto é:

 a) o primeiro encontro entre amantes que se conheceram por correspondência.

 b) a dificuldade do relacionamento amoroso entre duas pessoas que estão longe.

 c) a diferença de estilos de vida em duas cidades que se distanciam no espaço. 

 d) o amor proibido entre pessoas que pertencem a classes sociais opostas. 

 e) a beleza do amor verdadeiro, que se fortalece com o decorrer do tempo.


3. Não se telefonam mais; é tão caro e demorado e tão ruim e, além disso, que se diriam? 
 Preservando-se o sentido do texto, a expressão que substitui o sinal de ponto e vírgula na   frase acima é: 

a) porquê. 

b) por que. 

c) porém. 

d) porque. 

e) por em.


4. No último parágrafo, por meio das expressões encadeadas em retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, um pequeno fantasma, o autor sugere que, aos poucos, o ser amado: 

  a) torna-se apenas uma vaga lembrança. 

  b) escreve cartas com sentimentos intensos.

  c) começa a se aproximar fisicamente. 

  d) passa a despertar maior admiração.

  e) fica mais esperançoso quanto ao futuro.



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