quarta-feira, 23 de abril de 2025

Texto para Interpretação. Fragmento - O Cortiço. Aluísio de Azevedo

 O Cortiço 

“Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras”. 

As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. [...] 

E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco. 

E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.

(Aluísio Azevedo)


1. De acordo com o excerto: 

1. O narrador mantém certo distanciamento diante da cena apresentada o que lhe permite uma postura racional e objetiva em relação aos fatos expostos. 

2. O narrador faz uma descrição subjetiva para apresentar o ambiente físico. 

3. Por se tratar de uma obra Naturalista, é possível detectar no fragmento um paralelo entre o cortiço e a vida animal. 


a) 1, 2 e 3 estão corretas. 

b) Somente 1 e 2 estão corretas. 

c) Somente 2 e 3 estão corretas. 

d) Somente 1 e 3 estão corretas. 


2. No texto há uma indicação de crescimento absurdo do cortiço que pode ser percebido através dos verbos, EXCETO: 

a) Esfervilhar. 

b) Minhocar. 

c) Parecia. 

d) Brotar.


3. “...e o revérbero das claras barracas de algodão cru,...” A palavra em destaque tem como sinônimo: 

a) Reflexo de luz.

b) Sombra. 

c) Balançar. 

d) Instabilidade. 


4. O fragmento inicia com um anúncio: “Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras.” Identifique a assertiva em que NÃO há erro de concordância verbal: 

a) Necessitam-se de profissionais competentes. 

b) Vende-se a fazenda e compram-se dois terrenos. 

c) Aluga-se carros usados. 

d) Precisam-se de operários. 


5. O cortiço, de 1881, a obra-prima do Naturalismo brasileiro, foi escrito por: 

a) Machado de Assis. 

b) José de Alencar. 

c) Aluísio Azevedo. 

d) Guimarães Rosa.


6. O emprego da crase, nas sentenças abaixo, é obrigatório somente em: 

a) À medida que adentrávamos na mata a escuridão aumentava. 

b) Escrevi a carta à Paula. 

c) Peça desculpas à sua irmã. 

d) O vereador levou a discussão até às últimas consequências.


7.  Qual das orações a seguir NÃO sublinha um complemento nominal: 

a) O vereador votou contrariamente aos interesses populares. 

b) Maria tem orgulho do irmão.

c) Nossos alunos têm profundo respeito à arte. 

d) A professora é estimada de todos.


8. Na frase: “Entregou a carta a mim.”, os termos sublinhados são, respectivamente: 

a) Verbo transitivo direto – Objeto direto. 

b) Verbo transitivo indireto – Objeto indireto. 

c) Verbo transitivo direto e indireto – Objeto indireto. 

d) Verbo transitivo direto e indireto – Objeto direto.


9. Identifique a alternativa na qual a vírgula é optativa: 

a) Roberto só pensava em uma coisa, que não perderia. 

b) Escutava coisas estranhas deste casarão, quando eu era menina. 

c) Se tudo der certo, retornarei para o carnaval. 

d) Essas notícias, conforme informamos no jornal passado, são verdadeiras.


10. “Paulo já havia encontrado os relatórios perdidos no escritório.” Reescrevendo a frase anterior na voz passiva teremos: 

a) Os relatórios perdidos no escritório já haviam sido encontrados por Paulo. 

b) Paulo já encontrou os relatórios que havia perdido no escritório. 

c) Os relatórios que Paulo perdeu no escritório já foram encontrados. 

d) Paulo, que havia perdido os relatórios no escritório, já os encontrou.

domingo, 20 de abril de 2025

Texto para Interpretação - Fragmento. Senhora - José de Alencar

 Senhora 

Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. 

Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. 

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. 

Duas opulências que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. 

Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? 

(Fragmento, José de Alencar) 


1. De acordo com o texto, Aurélia Camargo:

a) era rica e formosa. 

b) foi proclamada a princesa dos salões. 

c) brilhou como uma estrela cadente.

d) era a musa dos cantores e atores. 

e) era bonita e simpática. 


2. Sobre o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( F ) Informa sobre a boemia dos poetas. 

( F ) Fala dos defeitos de Aurélia Camargo. 

( V ) Comunica que Aurélia Camargo tornou-se a deusa dos bailes. 

A sequência está correta em: 

a) V, F, V 

b) F, V, F 

c) V, V, V 

d) F, F, V 

e) V, V, F 


3. A palavra “formosa” apresenta como significado correto. 

a) penetrante, profunda. 

b) bela, bonita. 

c) verdadeira, sincera. 

d) calma, calorosa. 

e) apressada, precipitada. 


4. Assinale a seguir a única palavra que se apresenta no feminino. 

a) Momento. 

b) Sol. 

c) Deusa. 

d) Diamante. 

e) Meteoro. 


5. Assinale a seguir a palavra que se apresenta no aumentativo. 

a) Não. 

b) Ascensão. 

c) Tradição. 

d) Salão. 

e) Repercussão. 


6. Em “...e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?” o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para: 

a) realizar questionamento. 

b) finalizar frase declarativa. 

c) exprimir surpresa. 

d) indicar uma citação. 

e) isolar expressão explicativa. 


7. A acentuação das palavras encontra-se corretamente justificada em: 

a) ídolo: paroxítona terminada em “o”. 

b) Aurélia: proparoxítona. 

c) há: monossílaba tônica. 

d) céu: monossílaba átona. 

e) título: paroxítona terminada em ditongo.


8, Assinale a afirmativa escrita INCORRETAMENTE. 

a) Ela atravessou a corte. 

b) Aurélia foi proclamada como uma rainha formoza. 

c) O raio de sol brilha como diamante. 

d) A musa dos poetas deslumbrou-se. 

e) Há raios no céu fluminense. 


9. Assinale a seguir a única palavra que se apresenta no masculino. 

a) Opulência. 

b) Musa. 

c) Corte. 

d) Rainha. 

e) Poeta. 


10. A palavra “rica” apresenta como antônimo:

a) Errônea. 

b) Negócio. 

c) Eterna. 

d) Pobre. 

e) Racial.

sábado, 12 de abril de 2025

Texto para Interpretação: A Lua no Cinema. Fundamental II

A lua no cinema 


A lua foi ao cinema, 

passava um filme engraçado, 

a história de uma estrela 

que não tinha namorado. 

Não tinha porque era apenas 

uma estrela bem pequena, 

dessas que, quando apagam, 

ninguém vai dizer, que pena! 

Era uma estrela sozinha, 

ninguém olhava pra ela, 

e toda a luz que ela tinha 

cabia numa janela. 

A lua ficou tão triste 

com aquela história de amor, 

que até hoje a lua insiste: 

– Amanheça, por favor! 

(Paulo Leminski)


1. De acordo com o texto, o filme que passava no cinema era: 

a) Triste, com poucos personagens. 

b) Uma história de uma estrela que não tinha namorado. 

c) Uma história de amor, com muitas estrelas e luzes. 

d) Alegre, contando sobre o amanhecer dos dias. 

e) Uma história de amor, cheia de ciúmes e desejos. 


2. Sobre a estrela que o texto apresenta, NÃO está correto afirmar que: 

a) Não tinha namorado. 

b) Toda luz que ela tinha cabia numa janela. 

c) Era bem pequena. 

d) Era sozinha. 

e) Era grande, cheia de luz e calor. 


3. Toda luz que a estrela tinha cabia em um(a): 

a) História. 

b) Cinema. 

c) Filme. 

d) Janela. 

e) Luar. 


4. “A lua ficou tão triste com aquela história de amor,...” A palavra destacada anteriormente é acentuada pelo mesmo motivo que: 

a) Ninguém. 

b) Dicionário. 

c) Até. 

d) Baú. 

e) Também. 


5. “... que até hoje a lua insiste:” Assinale a alternativa que possui o mesmo significado da palavra destacada anteriormente: 

a) Convida. 

b) Teima. 

c) Informa. 

d) Estabelece. 

e) Adverte. 


6. “A lua ficou tão triste...” Assinale a alternativa que possui o significado contrário da palavra destacada anteriormente: 

a) Preguiçoso. 

b) Feliz. 

c) Satisfeito. 

d) Abatido. 

e) Diferente. 


7. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra no masculino: 

a) Estrela. 

b) Guaraná. 

c) Janela. 

d) Lua. 

e) Chaminé. 


8. “... que até hoje a lua insiste: – Amanheça, por favor!” O sinal de pontuação travessão (–) utilizado neste trecho indica: 

a) O final de uma interrogação. 

b) Um termo explicativo. 

c) Enumeração. 

d) Abreviação.  

e) A fala da personagem.


sexta-feira, 11 de abril de 2025

Atividade com Cartum - Fundamental II

 


1. No trecho “Você é ateu?” o ponto de interrogação ( ? ) tem como objetivo:

a) indicar surpresa.  

b) indicar uma pergunta. 

c) marcar uma pausa absoluta. 

d) indicar estados emocionais diversos.


Leia a charge e responda a seguir.


2. No texto da charge, dois substantivos abstratos são: 

a) planeta – primo.
 
b) parente – primo. 

c) fome – distante. 

d) corrupção – fome.

e) Terra – parente.

Analise o cenário a seguir e responda. 


3. Julgue a atitude do aluno: 
a) Sua recusa é correta, pois é disciplina de matrícula facultativa e de oferta obrigatória. 
b) Sua recusa é correta, pois tanto a oferta da disciplina quanto a matrícula do aluno são facultativas. 
c) Sua recusa é incorreta, pois constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. 
d) Sua recusa é incorreta, pois são vedadas quaisquer formas de proselitismo e este fato garante que estará confortável quanto aos dogmas de sua religião.





quinta-feira, 10 de abril de 2025

Texto para Interpretação - Fábula: A Lebre e a Tartaruga

 A Lebre e a Tartaruga 


— Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga: — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar, e livrar-te de teus inimigos. 

— Guarda para ti a tua compaixão — disse a tartaruga — pesada como sou, e tu ligeira como te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos proponhamos a alcançar. 

— Vá feito, disse a lebre: só pela graça aceito a aposta. Ajustada a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se adiantando. 

— Olá! Camarada, disse-lhe a lebre, não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho. 

E se bem o disse, melhor o fez; para ironizar a tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir, dizendo: sempre hei de chegar a tempo. 

De súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches: 

— Que vergonha! Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre! 

(Esopo)


1. De acordo com o texto, a lebre perdeu a aposta porque: 

a) debochou da tartaruga. 

b) perdeu-se no sono. 

c) não foi rápida. 

d) duvidou da tartaruga. 

e) estava saltando. 


2. Após a leitura do texto, pode-se interpretar que: 

a) não se deve agir com distrações. 

b) parar no caminho faz parte. 

c) a velocidade é o que basta. 

d) ter vantagens faz a diferença. 

e) algumas distrações são importantes.


 3. “...e TU ligeira como te gabas de ser”, a palavra destacada é classificada como: 

a) pronome de tratamento. 

b) artigo definido. 

c) artigo indefinido. 

d) pronome pessoal. 

e) pronome interrogativo. 


4. No trecho, “— Olá! Camarada”, o sinal de travessão é usado para: 

a) realçar os termos em destaque. 

b) fazer reflexões. 

c) separar a explicação dos outros elementos da frase. 

d) indicar a fala da personagem. 

e) separar o aposto dos outros elementos da frase. 


5. Sobre o trecho: “— Olá! Camarada...” a palavra em destaque é um(a): 

a) adjetivo. 

b) substantivo. 

c) artigo. 

d) conjunção. 

e) interjeição. 


6. No trecho: “...tu ligeira como te gabas de ser...”, gabar é a mesma coisa que: 

a) humilhar. 

b) elogiar. 

c) desonrar. 

d) diminuir. 

e) desprezar.


7. No trecho: “Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!”, o verbo está no: 

a) pretérito imperfeito do indicativo. 

b) presente do indicativo. 

c) pretérito perfeito do indicativo. 

d) infinitivo pessoal. 

e) imperativo afirmativo. 





 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Atividade - Fundamental II. Poema: A cantiga da Pedra

 A Cantiga da Pedra 



A pedra é dura, áspera e fria. 

Mas a água a desgasta com o tempo. 

A água é mole, macia e quente. 

Mas a pedra a quebra com o tempo. 


A pedra é forte e resistente. 

Mas a água a penetra com o tempo. 

A água é fraca e inconstante. 

Mas a pedra a dissolve com o tempo. 


Pedra e água, água e pedra. 

Um dia a pedra será água. 

Um dia a água será pedra. 


1. Qual a principal ideia presente no poema? 

a) A força da pedra sobre a água. 

b) A fragilidade da água diante da pedra. 

c) A transformação mútua entre pedra e água ao longo do tempo. 

d) A inconstância da água e a resistência da pedra. 


2. Que elementos do poema evidenciam a ideia de transformação? 

a) A repetição das palavras "pedra" e "água". 

b) A descrição das características opostas de cada elemento. 

c) A metáfora presente no título "A Cantiga da Pedra". 

d) O uso de verbos no futuro, como "será". 


3. Qual a relação entre o poema e a vida humana? 

a) A pedra representa a força e a resistência do ser humano. 

b) A água representa a fluidez e a mudança constante da vida. 

c) A pedra e a água representam os desafios e obstáculos que superamos. 

d) O poema não possui relação com a vida humana, apenas com a natureza.


Atividade - Fundamental II. Gênero textual: Notícia

 Leia a notícia e responda.





Mãe e filha estudam juntas e são aprovadas em universidade federal 

Mãe e filha estudam juntas e são aprovadas em universidade federal Estudando juntas, mãe e filha foram aprovadas no mesmo curso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), agora elas serão colegas de sala e vão cursar Ciências: Biologia e Química. 

Sara, a mãe, e Kate Ribeiro, a filha, foram aprovadas pelo Enem/Sisu e vão viver a experiência de cursarem a graduação juntas. Sara, que estava fora de sala há 10 anos, decidiu que queria conquistar o diploma de ensino superior. 

Já Kate, vai para segunda graduação. Seu objetivo é se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. “Estou terminando Pedagogia porque quero ser professora e, para melhorar o currículo, eu fiz Biologia e Química”, disse.

1. De acordo com o texto, qual motivo levou Kate, a filha, a realizar uma segunda graduação? 

a) Acompanhar a mãe na graduação. 

b) Conquistar um diploma de ensino superior. 

c) Qualificar-se mais para o mercado de trabalho. 

d) Ser professora de ensino superior junto com a mãe. 


2. Na frase “Mãe e filha estudam juntas”, qual relação a conjunção “e” estabelece entre os termos “Mãe” e “filha”? 

a) Causa. 

b) Adição. 

c) Oposição. 

d) Consequência. 


3. Na frase "agora elas serão colegas de sala", qual é a função do advérbio "agora"? 

a) Indicar lugar. 

b) Indicar modo. 

c) Indicar tempo. 

d) Indicar intensidade.


4. O substantivo "filha" é classificado como: 

a) Masculino, singular. 

b) Feminino, singular. 

c) Feminino, plural. 

d) Neutro, singular. 


5. A divisão silábica da palavra "universidade" é: 

a) u-ni-ver-si-da-de. 

b) uni-ver-si-da-de. 

c) u-ni-versi-da-de. 

d) unive-r-si-da-de.


6. Marque a alternativa em que a palavra destacada está corretamente classificada entre colchetes. 

a) “agora elas serão colegas de sala e vão cursar Ciências: Biologia e Química” [PAROXÍTONA]. 

b) “vão viver a experiência de cursarem a graduação juntas” [OXÍTONA]. 

c) “ Kate, vai para segunda graduação” [PAROXÍTONA]. 

d) “para melhorar o currículo” [PROPAROXÍTONA].


7. A palavra “Biologia” possui: 

a) Dois encontros consonantais. 

b) Dois encontros vocálicos. 

c) Um encontro vocálico. 

d) Um dígrafo. 

sábado, 5 de abril de 2025

Atividade - Fundamental II. Texto Publicitário

Observe o texto publicitário a seguir:



1. O objetivo principal do texto publicitário apresentado é a conscientização sobre a importância de: 

a) As crianças frequentarem a escola para que se alfabetizem. 

b) A formação de leitores começar na infância. 

c) Presentear as crianças com livros. 

d) A alfabetização se iniciar na idade adequada. 







Atividade com Tirinhas - Fundamental II

Leia a tirinha a seguir e responda: 


1. Qual emoção a interjeição “ara!” expressa no último balão? 
a) Felicidade. 
b) Indignação. 
c) Tristeza. 
d) Alegria. 

2. Leia e analise as afirmações sobre a tirinha da questão anterior: 

I- Ao reclamar da nota, Chico Bento acaba confessando que copiou as respostas da prova do amigo; 

II- Pela expressão no rosto da professora, ela não sabia que Chico tinha colado na prova; 

III- Chico Bento tirou nota menor que o Zé Lelé porque ele colou na prova. 

a) I, II e III estão corretas. 
b) I e III estão corretas. 
c) II e III estão corretas. 
d) Apenas a III está incorreta.

Leia a tirinha a seguir.



3. Com base na leitura dessa tirinha, percebe-se que há uma dupla interpretação envolvida na conversa entre as personagens. Essa ambiguidade tem origem no uso da palavra: 
a) “mãe”. 
b) “doméstica”. 
c) “sorte”. 
d) “braba”. 
e) “selvagem”.


4. Leia a tirinha abaixo e marque a alternativa incorreta


a) Mafalda não sabe inglês e por isso não entende a letra da música. 
b) Mafalda não acha importante entender a letra da música para gostar dela. 
c) As pessoas gostam de cachorro mesmo sem entender o que latidos significam. 
d) Para Mafalda as pessoas entendem a linguagem dos cachorros. 


Atividade - Fundamental II. Texto: A hora da verdade

 A hora da verdade

Finalmente tinha chegado o grande dia. Depois de quase dois anos de troca de correspondência – brincadeira de criança que acabara virando namoro postal, caso sério, quase compromisso –, eu ia conhecer pessoalmente a Érica. Saí de casa bem cedo com o melhor jeans e a mochila nas costas. A viagem não seria tão longa; apenas quatro horas de trem. A emoção é que era grande, maior do que o coração, maior que o medo do primeiro encontro.

(Carlos Queiroz)


1. De acordo com as ideias do texto, o primeiro encontro expressa a circunstância de: 

a) um encontro de criança. 

b) uma longa viagem de trem. 

c) medo de um compromisso sério. 

d) uma emoção maior que o coração. 

e) troca de correspondência, virando um namoro postal.


2. Em “A viagem não seria tão longa;...”, o termo em destaque expressa ideia de: 

a) lugar. 

b) dúvida. 

c) tempo. 

d) afirmação. 

e) intensidade. 


3. Na oração “Finalmente tinha chegado o grande dia.”, a palavra destacada apresenta como significado correto:

a) sólido. 

b) extenso. 

c) importante. 

d) intenso; animoso. 

e) desenvolvido; duradouro


4. De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) a viagem de trem seria muito longa. 

b) o primeiro encontro é como uma brincadeira de criança. 

c) conhecer pessoalmente Érica seria uma troca de carinho. 

d) as trocas de correspondência acabaram virando um namoro postal. 

e) o namoro postal é emocionante, porém não significa compromisso.


5. No trecho “Depois de quase dois anos de troca de correspondência – brincadeira de criança que acabara virando namoro postal, caso sério, quase compromisso –, eu ia conhecer pessoalmente a Érica.”, o duplo travessão foi utilizado para:

a) marcar ênfase. 

b) indicar maior pausa. 

c) assinalar citações e neologismos. 

d) indicar mudança de interlocutor no diálogo. 

e) isolar e salientar frase em contexto específico.


6. Em “Saí de casa bem cedo com o melhor jeans e a mochila nas costas.”, a palavra destacada apresenta como significado contrário:

a) pior. 

b) pouco. 

c) menos. 

d) pequeno. 

e) tampouco. 


7. Assinale a única palavra que se encontra no aumentativo: 

a) Tão. 

b) Não. 

c) Amigão. 

d) Emoção. 

e) Coração. 


8. São palavras transcritas do texto que se encontram no feminino, EXCETO: 

a) Casa. 

b) Medo. 

c) Viagem. 

d) Mochila. 

e) Correspondência


9. Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia. 

a) O amor é onipresente. 

b) Namorado é a mais difícil das conquistas. 

c) O verdadeiro amor acontece por enpatia. 

d) O amor comeu minha paz e minha guerra. 

e) O contentamento descontente denomina-se amor. 


10. A acentuação das palavras está corretamente justificada em, EXCETO: 

a) Érica – proparoxítona. 

b) Já – monossílaba tônica. 

c) Saí – paroxítona terminada em “i”. 

d) Ninguém – oxítona terminada em “em”. 

e) Sério – paroxítona terminada em ditongo.






quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atividade Ensino Fundamental II. Simpatia para Arrumar Emprego

 

Simpatia para Arrumar Emprego



A simpatia da chave para emprego serve para aquelas pessoas que querem arranjar emprego urgente, ou seja, o mais rápido possível. É uma simpatia para arrumar emprego bem poderosa! Vai precisar utilizar uma chave. A chave simboliza o conhecimento, a riqueza e a abertura de novas portas e novos caminhos em sua vida, e um desses novos caminhos é um novo emprego pra sua vida. Esta simpatia é bastante poderosa, veja como fazer. Ingredientes: 

  1 Copo 

  1 Papel  

  1 Caneta

  Água 

  Açúcar 

Para começar a fazer esta simpatia da chave para arrumar emprego basta pegar no copo, colocar quase cheio de água e deitar 1 a 2 colheres de açúcar. Agora use a caneta para escrever no papel o seu nome e o seu endereço e embrulhe a chave no papel e coloque tudo dentro do copo de água. Deixe o copo num local seguro, um local onde ninguém tenha acesso nem vá mexer, deixe lá por 7 dias seguidos. Após esses 7 dias, deite fora a água e o papel e guarde a chave para si. Reze um pai nosso e mentalize que está fazendo o trabalho que tanto quer. Agora basta continuar sua vida, entregar currículos e esperar ser aceito em seu trabalho dos sonhos! É garantido! 


1. Nas simpatias, a pessoa deve realizar alguma coisa para obter ou afastar algo. Marque a alternativa que aponta o objetivo do texto. 

a) Explorar, mostrar. 

b) Relatar, opinar. 

c) Agradecer, opinar. 

d) Ensinar, aconselhar. 

e) Julgar, aconselhar. 


2. Quanto ao nível de linguagem, é CORRETO dizer que: 

a) o uso da palavra “pra” deve ser evitado num contexto mais formal de uso da língua. 

b) o texto faz uso da variedade culta da língua, privilegiando a correção gramatical. 

c) o excesso de coloquialismo no texto compromete a compreensão. 

d) o caráter supersticioso do texto exige uma linguagem enigmática. 

e) o texto utiliza estruturas sintáticas complexas, típica da linguagem formal. 


3. Quanto à classe gramatical, as palavras citadas no tópico “ingredientes”: copo, papel, caneta, água e açúcar, da forma como estão empregadas no texto, classificam-se como: 

a) Substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo. 

b) Substantivo, adjetivo, substantivo, adjetivo, substantivo. 

c) Verbo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo. 

d) Adjetivo, adjetivo, adjetivo, adjetivo, adjetivo. 

e) Substantivo, substantivo, adjetivo, advérbio, substantivo. 

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...