sábado, 5 de abril de 2025

Atividade - Fundamental II. Texto: A hora da verdade

 A hora da verdade

Finalmente tinha chegado o grande dia. Depois de quase dois anos de troca de correspondência – brincadeira de criança que acabara virando namoro postal, caso sério, quase compromisso –, eu ia conhecer pessoalmente a Érica. Saí de casa bem cedo com o melhor jeans e a mochila nas costas. A viagem não seria tão longa; apenas quatro horas de trem. A emoção é que era grande, maior do que o coração, maior que o medo do primeiro encontro.

(Carlos Queiroz)


1. De acordo com as ideias do texto, o primeiro encontro expressa a circunstância de: 

a) um encontro de criança. 

b) uma longa viagem de trem. 

c) medo de um compromisso sério. 

d) uma emoção maior que o coração. 

e) troca de correspondência, virando um namoro postal.


2. Em “A viagem não seria tão longa;...”, o termo em destaque expressa ideia de: 

a) lugar. 

b) dúvida. 

c) tempo. 

d) afirmação. 

e) intensidade. 


3. Na oração “Finalmente tinha chegado o grande dia.”, a palavra destacada apresenta como significado correto:

a) sólido. 

b) extenso. 

c) importante. 

d) intenso; animoso. 

e) desenvolvido; duradouro


4. De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) a viagem de trem seria muito longa. 

b) o primeiro encontro é como uma brincadeira de criança. 

c) conhecer pessoalmente Érica seria uma troca de carinho. 

d) as trocas de correspondência acabaram virando um namoro postal. 

e) o namoro postal é emocionante, porém não significa compromisso.


5. No trecho “Depois de quase dois anos de troca de correspondência – brincadeira de criança que acabara virando namoro postal, caso sério, quase compromisso –, eu ia conhecer pessoalmente a Érica.”, o duplo travessão foi utilizado para:

a) marcar ênfase. 

b) indicar maior pausa. 

c) assinalar citações e neologismos. 

d) indicar mudança de interlocutor no diálogo. 

e) isolar e salientar frase em contexto específico.


6. Em “Saí de casa bem cedo com o melhor jeans e a mochila nas costas.”, a palavra destacada apresenta como significado contrário:

a) pior. 

b) pouco. 

c) menos. 

d) pequeno. 

e) tampouco. 


7. Assinale a única palavra que se encontra no aumentativo: 

a) Tão. 

b) Não. 

c) Amigão. 

d) Emoção. 

e) Coração. 


8. São palavras transcritas do texto que se encontram no feminino, EXCETO: 

a) Casa. 

b) Medo. 

c) Viagem. 

d) Mochila. 

e) Correspondência


9. Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia. 

a) O amor é onipresente. 

b) Namorado é a mais difícil das conquistas. 

c) O verdadeiro amor acontece por enpatia. 

d) O amor comeu minha paz e minha guerra. 

e) O contentamento descontente denomina-se amor. 


10. A acentuação das palavras está corretamente justificada em, EXCETO: 

a) Érica – proparoxítona. 

b) Já – monossílaba tônica. 

c) Saí – paroxítona terminada em “i”. 

d) Ninguém – oxítona terminada em “em”. 

e) Sério – paroxítona terminada em ditongo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...