Alguns jardins trazem o cartaz:
segunda-feira, 19 de julho de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Anúncio Publicitário para Interpretação
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Atividade Ensino Médio. Ao shopping center - José Paulo Paes
1 Vagamos sem rumo
2 Nós almas penadas
3 Do mundo do consumo.
4 De elevador ao céu
5 Pela escada ao inferno:
6 Os extremos se tocam
7 No castigo eterno.
8 Cada loja é um novo
9 Prego em nossa cruz.
10 Por mais que compremos
11 Estamos sempre nus
12 Nós que por teus círculos
13 Vagamos sem perdão
14 À espera (até quando?
(José Paulo Paes).
1. O autor faz uma crítica à sociedade de consumo, que cultua o comprar, o consumismo, em busca da satisfação nunca alcançada, resultando em uma espera indefinida e por tempo indeterminado. O trecho que comprova essa afirmação é:
a) “Pelos teus círculos Vagamos sem rumo” (. 1-2)
b) “De elevador ao céu Pela escada ao inferno” (. 5-6)
c) “Os extremos se tocam No castigo eterno” (. 7-8)
d) “Cada loja é um novo Prego em nossa cruz” (. 9-10)
e) “À espera (até quando?) Da Grande Liquidação” (. 15-16)
2. No trecho “Vagamos sem rumo / Nós almas penadas / Do mundo do consumo” (. 2-4), comprova-se que o autor se insere na sociedade consumista que ele critica, utilizando recursos específicos, que são:
a) a locução adjetiva do consumo para caracterizar mundo e o adjetivo penadas.
b) a locução adverbial sem rumo e o verbo vagar flexionado no tempo presente.
c) o substantivo mundo, inserindo todos do planeta, e o substantivo consumo.
d) o verbo flexionado na 1ª pessoa do plural e o pronome pessoal nós.
e) o adjetivo penadas, que caracteriza almas, e o uso do plural nessa frase.
3. No trecho “Por mais que compremos, estamos sempre nus” (. 11-12), as formas verbais em destaque referem-se à 1ª pessoa do plural. Se fossem substituídas pela 1ª pessoa do singular, mantendo-se o tempo verbal original, como ficaria a frase?
a) Por mais que compre, estive sempre nu.
b) Por mais que compres, estás sempre nu.
c) Por mais que comprem, estão sempre nus.
d) Por mais que compre, estaremos sempre nus.
e) Por mais que compre, estou sempre nu.
4. A palavra destacada está grafada e empregada de acordo com a norma padrão em:
a) As pessoas não têm motivo para gastar tanto dinheiro!
b) Na semana passada, minha irmã não pôde ir ao shopping.
c) Quando ele foi por o paletó, percebeu que estava apertado.
d) As escadas do shopping não eram muito praticas.
e) Você vêm de longe só para comprar nesse shopping?
domingo, 11 de julho de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Chico Buarque - A Banda
1 Estava à toa na vida, o meu amor me chamou
2 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.
3 A minha gente sofrida despediu-se da dor
4 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.
5 O homem sério que contava dinheiro parou.
6 O faroleiro que contava vantagem parou.
7 A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem.
8 A moça triste que vivia calada sorriu.
9 A rosa triste que vivia fechada se abriu.
10 A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. [...]
(Chico Buarque).
1. A passagem da banda provocou no povo da cidade:
a) indignação com o tumulto.
b) apatia diante do fato.
c) hesitação quanto às atitudes a serem tomadas.
d) intransigência com a desordem.
e) transformação do comportamento.
2. Na expressão minha gente (verso 3), o uso do pronome possessivo minha indica:
a) indiferença.
b) desprezo.
c) ironia.
d) cortesia.
e) afeto.
3. Nos versos 5 e 6, as palavras que destacadas referem-se, respectivamente, a:
a) homem sério e faroleiro.
b) faroleiro e dinheiro.
c) dinheiro e vantagem.
d) vantagem e homem sério.
e) homem sério e banda.
4. A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa:
a) porque viu a banda passar.
b) quando viu a banda passar.
c) a fim de que eu visse a banda passar.
d) assim que a banda passou.
e) embora tivesse visto a banda passar.
5. Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado.
a) O homem sério que contava dinheiro parou.
b) O meu amor me chamou...
c) A moça triste que vivia calada sorriu.
d) A rosa triste que vivia fechada se abriu.
e) A meninada toda se assanhou
6. No trecho – pra ver a banda passar, cantando coisas de amor (verso 2) –, tem-se o seguinte:
a) “passar” como ação posterior a “cantando”.
b) “passar” como ação anterior a “cantando”.
c) “passar” como ação simultânea a “cantando”.
d) “ver” como ação anterior a “passar”.
e) “ver” como ação posterior a “passar”.
Atividade Ensino Fundamental II. O Bicho - Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
1. No poema, a analogia feita ao homem parte da sua condição de pobreza, sendo o tratamento que lhe é dado semelhante ao de um animal. A figura que melhor define essa analogia é:
a) Metáfora
b) Metonímia
c) Comparação
d) Catacrese
2. Analisando a sintaxe no texto acima, os verbos "examinava", "cheirava", "achava" e "engolia" têm como sujeito o termo:
a) Um homem
b) Um bicho
c) Um cão
d) Um gato
3. Na terceira estrofe, os versos possuem estrutura sintática semelhante. Assim sendo, podemos classificar a função dos vocábulos "cão", "gato" e "rato" como:
a) Núcleos do sujeito
b) Adjuntos adnominais
c) Adjuntos adverbiais
d) Predicativos
4. No verso "Vi ontem um bicho" podemos classificar o sujeito como:
a) Simples
b) Composto
c) Oculto
d) Indeterminado
Atividade Ensino Médio. Lagoa - Carlos Drummond de Andrade
Lagoa
Eu não vi o mar
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande e calma também.
Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.
Eu vi a lagoa.
(Carlos Drummond de Andrade)
1. Com relação ao texto acima:
a) Do ponto de vista da leitura, é possível em reconhecer o texto acima como uma poesia, tanto pela sua forma, como também por seu estilo e função.
b) Considerando apenas o emprego das conjunções, preposições e outros elementos de conexão entre as palavras, podemos considerar o texto acima um poema.
c) A partir da leitura, pode-se reconhecer o texto acima como uma prosa dissertativa, não somente pela sua forma, como também por seu estilo e função.
d) A partir da leitura é possível classificar o texto como sendo uma narrativa, predominando a dissertação.
2. Predomina no texto acima qual função da linguagem?
a) Fática
b) Metalinguística
c) Referencial
d) Poética
3. Em “Não sei se o mar é bonito,/não sei se lê é bravo”, a palavra se exerce a função de:
a) Pronome pessoal reflexivo
b) Partícula apassivadora
c) Conjunção integrante
d) Conjunção condicional
4. Analisando a estrutura sintática de alguns versos, podemos classificar a função das palavras “bonito”, “bravo” e “grande” como:
a) Sujeitos
b) Predicativos
c) Adjuntos adverbiais
d) Adjuntos adnominais
5. Na oração “O mar não me importa”, a palavra destacada é um pronome que pode ser classificado como:
a) Pessoal do caso Reto
b) Demonstrativo
c) Indefinido
d) Pessoal do caso Oblíquo
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Atividade Ensino Fundamental II. Poesia. Manuel Bandeira - Balada do Rei das Sereias
Balada do Rei das Sereias
O rei atirou
Seu anel ao mar
E disse às sereias:
– Ide-o lá buscar,
Que se o não trouxerdes,
Virareis espuma
Das ondas do mar!
Foram as sereias,
Não tardou, voltaram
Com o perdido anel.
Maldito o capricho
De rei tão cruel!
O rei atirou
Grãos de arroz ao mar
E disse às sereias:
– Ide-os lá buscar,
Que se os não trouxerdes,
Virareis espuma
Das ondas do mar!
Foram as sereias
Não tardou, voltaram,
Não faltava um grão.
Maldito o capricho
Do mau coração!
O rei atirou Sua filha ao mar
E disse às sereias:
– Ide-a lá buscar,
Que se a não trouxerdes,
Virareis espuma
Das ondas do mar!
Foram as sereias...
Quem as viu voltar?...
Não voltaram nunca!
Viraram espuma
Das ondas do mar.
(Manuel Bandeira)
1. As sereias viraram espuma das ondas do mar, pois:
a) não encontraram a filha do rei.
b) desobedeceram ao rei.
c) tentaram fugir com a filha do rei.
d) ficaram na superfície do mar por muito tempo.
e) sentiram pena da filha do rei.
2. Assinale a alternativa em que há uma passagem retirada do texto que apresente uma avaliação negativa sobre o rei:
a) “O rei atirou / Seu anel ao mar”
b) “Virareis espuma / Das ondas do mar!”
c) “Não tardou, voltaram / Com o perdido anel.”
d) “Maldito o capricho / Do mau coração!”
e) “O rei atirou / Sua filha ao mar”
3. As aspas empregadas no texto funcionam, no contexto em que se inserem, para:
a) criar uma espécie de suspense em relação ao que será revelado no final.
b) indicar interrupção da fala.
c) expressar uma indecisão das personagens.
d) interromper o fluxo das ideias.
e) indicar sequenciação temporal.
4. Na primeira estrofe, temos:
a) três verbos e três pronomes
b) quatro verbos e dois pronomes
c) seis verbos e três pronomes
d) quatro verbos e quatro pronomes
e) cinco verbos e quatro pronomes
5. Foram usados travessões no texto em três momentos; em todos eles a função desse sinal de pontuação está corretamente apontada na opção:
a) destacar a importância do rei.
b) introduzir uma fala.
c) introduzir uma ideia explicativa.
d) apenas criar um efeito estético, por escolha do autor.
e) apresentar uma sugestão do rei.
6. Os vocábulos abaixo apresentam a mesma sílaba tônica, com a EXCEÇÃO de um, que está na opção:
a) atirou
b) anel
c) sereias
d) buscar
e) tardou
Atividade Ensino Médio. Testamento - Alda Lara
Testamento
À prostituta mais nova
Do bairro mais velho e escuro,
Deixo os meus brincos, lavrados
Em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida
Rapariga sem ternura,
Sonhando algures uma lenda,
Deixo o meu vestido branco,
O meu vestido de noiva,
Todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo
Ofereço-o àquele amigo
Que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus
Das contas de outro sofrer,
São para os homens humildes,
Que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,
Esses, que são de dor
Sincera e desordenada...
Esses, que são de esperança,
Desesperada mas firme,
Deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
Em que a minha alma venha
Beijar de longe os teus olhos, vás por essa noite fora...
Com passos feitos de lua,
Oferecê-los às crianças
Que encontrares em cada rua...
(Alda Lara)
1. De acordo com o poema:
I. O poema Testamento foi escrito de modo subjetivo.
II. No poema o eu lírico destina seus “bens” e também seus sentimentos tanto para as pessoas amigas quanto àquelas que ele não conhece.
III. Por se preocupar em deixar suas posses aos outros podemos caracterizar o eu lírico como um ser loquaz.
IV. Em uma das estrofes o eu lírico menciona seus próprios poemas o que caracteriza a metalinguagem.
a) a) Estão corretas as proposições II e IV.
b) Estão corretas as proposições I, II e III.
c) Estão corretas as proposições I, II e IV.
d) Estão corretas as proposições II e III.
e) Todas as proposições estão corretas.
2. Após a leitura do poema pode-se inferir que a ideia principal do poema é:
a) o herdamento
b) a despedida
c) a solidariedade
d) a certeza da morte
e) a perspicácia
3. A figura de linguagem presente nos primeiros dois versos do poema: “À prostituta mais nova Do bairro mais velho...” é denominada:
a) antítese
b) pleonasmo
c) hipérbole
d) eufemismo
e) anacoluto
4. “À prostituta mais nova” A crase está incorretamente empregada na alternativa:
a) Vou deixar tudo às claras, não aguento mais essa situação.
b) À espera de uma nova chance a moça parou ao lado da mesa.
c) Depois do almoço as crianças voltaram à piscina.
d) Antes de sair escreveu um bilhete à lápis.
e) Os meninos assistiam à cena com tristeza.
5. “São para os homens humildes,” O superlativo absoluto sintético do vocábulo em destaque é:
a) humildecíssimo
b) humilicíssimo
c) humilcíssimo
d) humílimo
e) humildérrimo
6. “Oferecê-los às crianças” A palavra em destaque é classificada como um substantivo sobrecomum. Também possui a mesma classificação a alternativa:
a) cônjuge
b) intérprete
c) fã
d) onça
e) jacaré
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Atividade Ensino Médio. Não ameis à distância - Rubem Braga
Atividade Ensino Fundamental II. Datas Comemorativas - Festas Juninas
Festas Juninas
Você sabe a origem da festa junina?
As festas juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas, etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também pedir que o próximo plantio traga bons frutos. Comemora-se São João (dia 24) que é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores; Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
A festividade junina demonstra devoção e homenagem das pessoas. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
1. Segundo o texto, que santos são homenageados ao longo do mês de junho?
a) Santo Antônio, São Caetano e São Pedro.
b) São João, Santo Antônio e São Judas.
c) Santo Antônio, São João e São Pedro.
d) Santo Antônio, Santo Amaro e São João.
2. Tradicionalmente as festas juninas eram feitas para:
a) celebrar a colheita.
b) festejar os aniversariantes do mês.
c) anunciar as férias em julho.
d) celebrar os bons resultados da colheita.
3. O texto fala de um santo protetor das colheitas. Que santo é esse segundo o texto?
a) São Pedro.
b) São João.
c) Santo Antônio.
d) São Miguel.
4. “As festas juninas começaram nos campos e plantações.” Trocando a palavra destacada na frase pelo seu sinônimo, a frase correta ficaria assim:
a) “As festas juninas terminaram nos campos e plantações.”
b) “As festas juninas continuaram nos campos e plantações.”
c) “As festas juninas ficaram nos campos e plantações.”
d) “As festas juninas iniciaram nos campos e plantações.”
5. Qual o som da letra X na palavra PRÓXIMO ?
a) SS.
b) CS.
c) Z.
d) CH.
6. Das palavras abaixo, apenas uma é proparoxítona. Qual?
a) Plantações.
b) Espíritos.
c) Caipiras.
d) Pagãs.
7. Em qual frase o verbo está flexionado no tempo presente?
a) As festas juninas começarão em junho.
b) As festividades tomaram cunho religioso.
c) “ Esta festividade demonstra devoção...”
d) Cada região possuía suas próprias influências.
8. “ Sua origem foram as festas pagãs. “ A palavra em destaque na frase é um:
a) Pronome.
b) Substantivo.
c) Adjetivo.
d) Verbo.
9. O substantivo derivado surge de um outro substantivo. Portanto, qual das palavras não é um substantivo derivado?
a) Enraizadas.
b) Plantações.
c) Roça.
d) Felicidade.
10. Qual das palavras apresenta um dígrafo e um encontro consonantal ao mesmo tempo?
a) Poesia.
b) Religioso.
c) Fogueiras.
d) Padrinho.
Charges para Interpretação - Ensino Médio
Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1. Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...

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1. A expressão felizmente modifica: a) todo o conteúdo expresso no pensamento de Garfield. b) a afirmação de Garfield presente no prim...
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Trem Bala 1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si 2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti 3 É sobre cantar e po...