domingo, 11 de julho de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Chico Buarque - A Banda

A Banda

1 Estava à toa na vida, o meu amor me chamou 

2 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 

3 A minha gente sofrida despediu-se da dor 

4 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor. 

5 O homem sério que contava dinheiro parou. 

6 O faroleiro que contava vantagem parou. 

7 A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem. 

8 A moça triste que vivia calada sorriu. 

9 A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

10 A meninada toda se assanhou pra ver a banda passar cantando coisas de amor. [...]

(Chico Buarque).


1A passagem da banda provocou no povo da cidade: 

a) indignação com o tumulto. 

b) apatia diante do fato. 

c) hesitação quanto às atitudes a serem tomadas. 

d) intransigência com a desordem. 

e) transformação do comportamento.


2. Na expressão minha gente (verso 3), o uso do pronome possessivo minha indica: 

a) indiferença. 

b) desprezo. 

c) ironia. 

d) cortesia. 

e) afeto.


3. Nos versos 5 e 6, as palavras que destacadas referem-se, respectivamente, a: 

a) homem sério e faroleiro. 

b) faroleiro e dinheiro. 

c) dinheiro e vantagem. 

d) vantagem e homem sério. 

e) homem sério e banda.


4. A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa: 

a) porque viu a banda passar. 

b) quando viu a banda passar. 

c) a fim de que eu visse a banda passar. 

d) assim que a banda passou. 

e) embora tivesse visto a banda passar.


5. Assinale a alternativa em que a palavra grifada está empregada em sentido figurado. 

a) O homem sério que contava dinheiro parou. 

b) O meu amor me chamou... 

c) A moça triste que vivia calada sorriu. 

d) A rosa triste que vivia fechada se abriu. 

e) A meninada toda se assanhou


6. No trecho – pra ver a banda passar, cantando coisas de amor (verso 2) –, tem-se o seguinte: 

a) “passar” como ação posterior a “cantando”. 

b) “passar” como ação anterior a “cantando”. 

c) “passar” como ação simultânea a “cantando”. 

d) “ver” como ação anterior a “passar”. 

e) “ver” como ação posterior a “passar”.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...