domingo, 22 de maio de 2022

Atividade Ensino Médio. Aí pelas três da tarde - Raduan Nassar

 Texto I

Aí pelas três da tarde 

 Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao” ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. 

Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas Ia no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo. 

(Raduan Nassar)


1. Ao analisar a estrutura do texto, percebe-se que se trata de um grande “bloco”, formado por um único parágrafo. 

Assinale a opção que melhor estabelece uma relação entre a forma do texto e o conteúdo abordado. 

a) A forma do texto sugere a sensação de liberdade apresentada pelo autor. 

b) A forma do texto simboliza o sentimento de opressão vivenciado pelos escreventes. 

c) A forma do texto inviabiliza o ideal de liberdade proposto no texto. 

d) A forma livre do texto invalida a percepção de que os escreventes estão oprimidos. 


2. É possível perceber que há, no texto, várias referências a um interlocutor ou receptor. Desse modo, indique a opção que não evidencia essa característica. 

a) “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta,” 

b) “faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos” 

c) “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários” 

d) “Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto” 


3. Considerando a tipologia que caracteriza o texto em análise, é correto afirmar que se trata da: 

a) argumentativa 

b) narrativa 

c) descritiva 

d) expositiva


4. Considerando o contexto e o fragmento “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida.”, conclui-se o seguinte motivo pelo qual a condução da limpeza não fora conhecida pelo interlocutor: 

a) falta de interesse do interlocutor. 

b) incapacidade das empregadas. 

c) desconhecimento das tarefas diárias. 

d) falta de tempo em função do trabalho. 


5. O autor baseia seu texto na representação de várias imagens simbólicas. Por exemplo, no trecho “dê um largo “ciao” ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida.”, há um fragmento destacado que combina duas figuras de linguagem. São elas: 

a) comparação e eufemismo 

b) metáfora e ironia 

c) metonímia e personificação 

d) hipérbole e paradoxo 


6. O texto começa com a expressão “Nesta sala”. Sobre o emprego do pronome demonstrativo “esta” que se encontra contraído em tal expressão, é correto afirmar que: 

a) indica que uma ideia citada anteriormente está sendo retomada. 

b) revela proximidade entre o enunciador e o espaço narrado. 

c) indica que o leitor encontra-se no espaço narrado. 

d) revela distanciamento entre o enunciador e o espaço narrado. 


7. No fragmento “onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo”, o pronome “onde” poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original do texto, pela seguinte estrutura: 

a) para a qual 

b) a qual 

c) na qual 

d) sobre a qual  


8. Em “cerre as abas da rede sobre os olhos”, pode ser entendido como um sinônimo para o termo em destaque a seguinte palavra: 

a) feche 

b) cole 

c) corte 

d) afaste 


Considere o fragmento “Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto libertando aí os pés das meias e dos sapatos” para responder às questões 10 e 11. 


9. O conectivo “Mas” introduz a seguinte ideia em relação ao que foi dito anteriormente:

a) ressalva 

b) anulação 

c) exemplificação 

d) proporcionalidade


10. 0 advérbio “aí” tem seu sentido aprendido pelo contexto. Assim, pode-se concluir que ele se refere: 

a) ao ato de subir. 

b) a não exagerar. 

c) ao quarto. 

d) aos pés. 


11. 0 texto pode ser entendido também como um convite ao leitor para mudar de realidade. Um elemento gramatical que contribui para esse efeito é: 

a) a grande quantidade de vocativos. 

b) a escassez de adjetivos no texto. 

c) o uso da Norma Culta da Língua. 

d) o emprego recorrente do modo imperativo. 


12. Em “Feito um banhista incerto”, percebe-se que se indica, corretamente, a classe gramatical de uma dessas palavras em: 

a) “incerto” - advérbio 

b) “um” - artigo indefinido 

c) “um” - numeral 

d) “banhista” - adjetivo 


13. Os parênteses, geralmente, introduzem um comentário acessório no texto. Assim, em “(espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído),”, considerando o contexto, com o trecho em destaque; o autor pretende dizer que o interlocutor: 

a) sente-se antiquado, obsoleto. 

b) não é muito sociável. 

c) não se sente ser humano. 

d) fala pouco no trabalho. 


14. Em “Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto”, além de um papel sintático a pontuação cumpre um efeito importante, pois: 

a) impede duplas interpretações. 

b) isola o aposto. 

c) reforça a ideia de lentidão. 

d) indica uma enumeração de termos de mesma função. 


15. Acentuado pelo mesmo motivo que o vocábulo “invejáveis”, tem-se a palavra: 

a) “comentários” 

b) “Convém” 

c) “excluído” 

d) “mínimas” 








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