expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Casa das Letras: Atividade Ensino Médio. Textos Diversos para Interpretação

sábado, 30 de abril de 2022

Atividade Ensino Médio. Textos Diversos para Interpretação

 

Dentro da noite veloz  

Sou um homem comum 
brasileiro, maior, casado, reservista, 
e não vejo na vida, amigo, 
nenhum sentido, senão 
lutarmos juntos por um mundo melhor. 
Poeta fui de rápido destino. 
Mas a poesia é rara e não comove 
nem move o pau-de-arara. 
Quero, por isso, falar com você, 
de homem para homem, 
apoiar-me em você 
oferecer-lhe o meu braço  
que o tempo é pouco 
e o latifúndio está aí, matando. 

[...] 

(Ferreira Gullar)


1. A respeito do poema, dadas as afirmativas, 

I. Construir sua identidade como “homem comum”, segundo o poema, significa reconhecer-se semelhante a tantos outros homens, os quais compartilham dos mesmos problemas. 

II. O significado de ser “homem comum”, no poema, sugere a ideia de irmanar-se a todos os seus semelhantes e, junto com eles, criar condições para resistir às forças opressoras; a exemplo, o latifúndio. 

III. As ideias contidas no poema representam a força da humanidade para resistir às pressões sociais. A poesia aparece como uma afirmação da luta por um mundo melhor. verifica-se que está(ão) correta(s) 

a) I, apenas. 

b) III, apenas. 

c) I e II, apenas. 

d) II e III, apenas. 

e) I, II e III.


Agosto 1964 

Entre lojas de flores e de sapatos, bares, 
mercados, butiques, 
viajo 
num ônibus Estrada de Ferro-Leblon.
Volto do trabalho, a noite em meio, 
fatigado de mentiras. 
Digo adeus à ilusão mas não ao mundo. 
Mas não à vida, 
meu reduto e meu reino. 
Do salário injusto, 
da punição injusta, 
da humilhação, da tortura, 
do horror, 
retiramos algo e com ele construímos um artefato 
um poema 
uma bandeira 

(Gullar Ferreira)


2. Dadas as afirmativas, considerando que o gênero textual referente é um poema de cunho social, 

I. O autor esboça-se do lirismo com intensa explanação da objetividade. 

II. O efeito poético é resultado da apresentação dos problemas sociais, os quais são mostrados sucessivamente, por meio de acumulação. 

III. No poema, visualiza-se a identidade pessoal ampliada pela identidade nacional, isso porque as desigualdades sociais são explicitadas. 

IV. O texto se utiliza da voz coletiva, cuja “bandeira” representa luta, força, sindicalidade. verifica-se que está(ão) correta(s): 

a) II, apenas. 

b) I e III, apenas. 

c) I e IV, apenas. 

d) II, III e IV, apenas. 

e) I, II, III e IV. 


A Bíblia Laica



 






O Bom Livro (uma Bíblia Laica) é inspirado em livros sagrados de grandes religiões. Como a Bíblia, reúne ensinamentos em forma de capítulos e versículos, e a construção de seu texto lembra a poesia dos salmos. Mas, em vez de profecias ou dogmas, traz conselhos de filósofos, cientistas e pensadores como Sêneca, Montaigne e Bacon – tudo para mostrar que a sabedoria surge da experiência humana.  

(Luciana Galastri)


3. No tocante ao gênero, o texto classifica-se como:

a) paródia. 

b) artigo de opinião. 

c) resumo indicativo. 

d) crônica jornalística. 

e) resumo informativo.


  Amor 

Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô. Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação. 

Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício. Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida.

(Clarice Lispector)


4. O foco narrativo do texto identifica-se como: 

a) foco narrativo em primeira pessoa, cujo narrador é personagem principal da história: narrador-protagonista. 

b) foco narrativo em primeira pessoa, cujo narrador é personagem secundária da história. Apenas conta uma história que testemunhou. 

c) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador é o observador que descreve personagens e situações de forma superficial. 

d) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador-protagonista é uma personagem secundária. Narra os fatos apenas como um relato dos acontecimentos. 

e) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador é onisciente. Conhece não apenas a história da protagonista, mas também seus pensamentos e sentimentos mais profundos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interpretação de Quadrinhos - Fundamental II

1. De acordo com as regras gramaticais, qual alternativa abaixo apresenta um antônimo adequado para a palavra estúpida ? a) Errado. b) Errôn...