quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Atividade Ensino Médio. Quadrinhos para Interpretação - Mafalda



1. O recurso estilístico presente na fala de Mafalda, no 2º quadrinho, está corretamente apontado na opção: 

a) comparação 

b) metáfora 

c) metonímia 

d) hipérbole 

e) gradação 


2. No 2º quadrinho, há um problema gramatical. Esse problema é de ordem:

a) sintática, quanto à pontuação. 

b) morfológica, quanto à flexão verbal. 

c) sintática, quanto à regência. 

d) coesiva. 

e) morfológica, quanto à flexão nominal. 


3. No último quadrinho, a colocação do pronome em “Era só escondê-los!” está inadequada gramaticalmente; o mesmo ocorre em: 

a) Quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda. 

b) Não devo dar-lhe mais explicações. 

c) Nada me convenceria a trair meus princípios.

d) O contrato dar-se-ia por força das novas demandas de trabalho. 

e) Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente. 


4. O vocábulo “bem-estar”, no 3º quadrinho, está corretamente grafado com hífen. Assinale a alternativa em que há um vocábulo também corretamente grafado: 

a) auto-escola 

b) hiper-sensibilidade 

c) inter-relação 

d) co-herdeiro 

e) infra-estrutura 


1. Sobre o quadrinho acima, é correto afirmar que:

a) Mafalda não se importa com o inseto. 

b) Mafalda acha que, com a aproximação do rádio, vai conseguir matar o inseto. 

c) Mafalda aproxima o rádio do inseto porque acredita que se ele “souber” das notícias ruins, não se importará em morrer. 

d) Mafalda não entende as notícias que ouve no rádio. 

e) o inseto morreu por conta das notícias ruins.



1. As palavras “morais”, “espirituais”, “artísticos” e “humanos” acompanham o substantivo “valores” trazendo para o mesmo características mais específicas. Em se tratando das regras de flexão nominal, tais palavras devem acompanhar o substantivo caso o mesmo sofra flexão nominal. Assinale a alternativa que contém a adequada classificação das mesmas. 

a) Advérbio. 

b) Numeral. 

c) Adjetivo. 

d) Preposição


2. Assinale a alternativa que está de acordo com o que se pode depreender da leitura da tirinha. 

a) O autor critica os altos índices de analfabetismo no país, pois o menino não compreende o que lê. 

b) O autor evidencia a inversão social dos valores interessantes ao ser humano: para o menino, somente os valores financeiros servem para alguma coisa. 

c) O autor deixa claro que não há adequada orientação da escola sobre o que as crianças devem ler. 

d) O autor critica o egoísmo das pessoas que se preocupam somente com os próprios valores





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