1. O recurso estilístico presente na fala de Mafalda,
no 2º quadrinho, está corretamente apontado na
opção:
a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) hipérbole
e) gradação
2. No 2º quadrinho, há um problema gramatical. Esse
problema é de ordem:
a) sintática, quanto à pontuação.
b) morfológica, quanto à flexão verbal.
c) sintática, quanto à regência.
d) coesiva.
e) morfológica, quanto à flexão nominal.
3. No último quadrinho, a colocação do pronome em
“Era só escondê-los!” está inadequada
gramaticalmente; o mesmo ocorre em:
a) Quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda.
b) Não devo dar-lhe mais explicações.
c) Nada me convenceria a trair meus princípios.
d) O contrato dar-se-ia por força das novas demandas
de trabalho.
e) Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o
discretamente.
4. O vocábulo “bem-estar”, no 3º quadrinho, está
corretamente grafado com hífen. Assinale a alternativa
em que há um vocábulo também corretamente
grafado:
a) auto-escola
b) hiper-sensibilidade
c) inter-relação
d) co-herdeiro
e) infra-estrutura
1. Sobre o quadrinho acima, é correto afirmar que:
a) Mafalda não se importa com o inseto.
b) Mafalda acha que, com a aproximação do rádio, vai conseguir matar o inseto.
c) Mafalda aproxima o rádio do inseto porque acredita que se ele “souber” das notícias ruins, não se importará em morrer.
d) Mafalda não entende as notícias que ouve no rádio.
e) o inseto morreu por conta das notícias ruins.
1. As palavras “morais”, “espirituais”, “artísticos” e “humanos”
acompanham o substantivo “valores” trazendo para o mesmo
características mais específicas. Em se tratando das regras de
flexão nominal, tais palavras devem acompanhar o substantivo
caso o mesmo sofra flexão nominal. Assinale a alternativa que
contém a adequada classificação das mesmas.
a) Advérbio.
b) Numeral.
c) Adjetivo.
d) Preposição
2. Assinale a alternativa que está de acordo com o que se pode
depreender da leitura da tirinha.
a) O autor critica os altos índices de analfabetismo no país,
pois o menino não compreende o que lê.
b) O autor evidencia a inversão social dos valores interessantes ao ser humano: para o menino, somente os valores
financeiros servem para alguma coisa.
c) O autor deixa claro que não há adequada orientação da
escola sobre o que as crianças devem ler.
d) O autor critica o egoísmo das pessoas que se preocupam
somente com os próprios valores
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