quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Atividade Ensino Médio. Eu vejo uma gravura - Reynaldo Jardim

Eu vejo uma gravura


Eu vejo uma gravura 

grande e rasa. 

No primeiro plano 

Uma casa. 

À direita da casa 

outra casa. 

À esquerda da casa 

outra casa. 

Lá no fundo da casa 

outra casa. 

Em frente da casa 

uma vala: 

onde escorre a lama 

doutra casa. 


E no chão da casa 

outra vala: 

onde escorre o esgoto 

doutra casa. 

Esta casa que eu vejo 

não se casa 

com o que chamamos 

uma casa. 

Pois as paredes são 

Esburacadas 

onde passam aranhas 

e baratas. 


E os telhados são 

folhas de zinco. 

E podem cair 

a qualquer vento. 

E matar a mulher 

que mora dentro. 

E matar a criança 

que está dentro 

da mulher que mora 

nessa casa. 

Ou da mulher que mora 

noutra casa. 


É preciso pintar 

outra gravura 

com casas de argamassa 

na paisagem. 


Crianças cantando 

a segurança 

da vida construída 

à sua imagem.

(Reynaldo Jardim)


1. Tendo em vista o contexto do poema, nestes versos “Esta casa que eu vejo / não se casa / com o que chamamos / uma casa. / Pois as paredes são / Esburacadas / onde passam aranhas / e baratas.” pode-se perceber que fica revelado um sentimento do eu lírico. Esse sentimento é de: 

a) raiva 

b) indignação 

c) nostalgia 

d) esperança 

e) sarcasmo 


2. Textos como o acima apresentam caráter poético, pois podem ser considerados pertencentes ao gênero lírico, que, geralmente, utilizam uma linguagem carregada de subjetividade e emotividade. No entanto, no poema de Reynaldo Jardim, observa-se, pelas escolhas linguísticas do poeta, o predomínio de um determinado recurso de linguagem que se distancia, até certo ponto, da subjetividade comum aos poemas. Tal recurso está corretamente indicado na opção: 

a) referencialidade, destacando elementos da realidade. 

b) personificação de elementos do cotidiano. 

c) interpelação ao leitor. 

d) objetividade observada no uso da 3ª pessoa do discurso. e) completa neutralidade do emissor. 


3. Ao lado do aspecto lírico do poema, destacam-se características de uma determinada tipologia textual; tal tipologia está corretamente apontada na alternativa: 

a) narrativa 

b) descritiva 

c) injuntiva 

d) epistolar 

e) expositiva 


4. A linguagem do poema organiza-se de forma a chamar a atenção sobre si. Para esse fim, as figuras de linguagem cumprem um papel importante. Na 1ª estrofe, sobressai uma delas, que está corretamente indicada na opção: 

a) metáfora 

b) antítese 

c) eufemismo 

d) metonímia 

e) elipse 


5. Dentre as diversas estratégias discursivas, pode-se destacar o uso de conectivos lógicos para estabelecer a coesão e a coerência do texto, promovendo, dentre outras funções, a progressão textual. Nos versos “Esta casa que eu vejo / não se casa / com o que chamamos / uma casa. / Pois as paredes são / Esburacadas / onde passam aranhas / e baratas.”, encontra-se um exemplo desse mecanismo de coesão com o uso de uma conjunção. Trata-se do vocábulo: 

a) esta 

b) que 

c) uma 

d) pois 

e) onde 


6. Pode-se perceber ao longo do poema a recorrência do vocábulo “outra”; essa repetição, nesse poema Eu Vejo uma Gravura, contribui para criar uma imagem de: 

a) insulamento

b) organização 

c) aversão 

d) aglomerado 

e) perfeccionismo 


7. Em relação à organização sintática do poema, na 2ª estrofe, os períodos apresentam-se como: 

a) compostos por coordenação, principalmente. 

b) simples, em sua maioria. 

c) compostos por subordinação, principalmente. 

d) compostos por coordenação e subordinação, igualmente. 

e) compostos por coordenação, apenas. 


8. A palavra “construída” é acentuada de acordo com determinada regra; a palavra que atende à mesma regra de acentuação está corretamente apontada na opção: 

a) iídiche 

b) biquíni 

c) substituí-lo 

d) ravióli 

e) herói 


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