domingo, 15 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Poema. Mário Quintana - Seiscentos e sessenta e seis

Seiscentos e sessenta e seis 








A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. 

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo… 

Quando se vê, já é 6ª-feira… 

Quando se vê, passaram 60 anos! 

Agora, é tarde demais para ser reprovado… 

E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade, 

eu nem olhava o relógio seguia sempre em frente… 

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. 

(Mário Quintana)


1. Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema. 

( V ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida. 

( V ) O eu lírico mostra a relação com o tempo. 

( V ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente. 


Assinale a alternativa CORRETA. 

a) F-V-V. 

b) V-V-V. 

c) F-F-V. 

d) Nenhuma das alternativas. 


2.  Assinale a alternativa que corresponde ao sentido denotativo do trecho grifado “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”. 

a) Não se importar com o tempo que vem. 

b) Tirar a casaca e não carregar, pois não iria usar já que é diz ser inútil. 

c) Retirar as preocupações e os medos que só se resolvem vivendo. 

d) Nenhuma das alternativas. 


3.  Analise as afirmativas sobre o poema. 

I. Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo” aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo. 

II. No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.” Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão. 

III. Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê”, traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

a) Apenas I e II. 

b) Apenas II e III. 

c) Apenas I e III. 

d) Nenhuma das alternativas. 


4. Assinale a alternativa que esteja grafada de forma INCORRETA. 

a) Maço, propensão e asseio. 

b) Escasso, submissão e excelso.

c) Enxofre, exílio e vexame. 

d) Nenhuma das alternativas. 


5. Assinale a alternativa que o verbo esteja no presente do indicativo. 

a) Eu dou todo meu dinheiro a esse lugar. 

b) Eu dava todo meu dinheiro a esse lugar. 

c) dê todo meu dinheiro a esse lugar. 

d) Nenhuma das alternativas. 


6. Assinale a alternativa em que a palavra sábio está com função de substantivo. 

a) O sábio sorriu a ouvir aquilo. 

b) A aquele senhor era sábio. 

c) Cristiano estava sábio depois de viver. 

d) Nenhuma das alternativas. 


7.  Assinale a alternativa CORRETA que as palavras são homônimas homófonas. 

a) Gosto e gosto 

b) Cela e Sela. 

c) Verão e Verão. 

d) Nenhuma das alternativas. 


8. Leia as frases abaixo e marque 1 para as frases que tiverem sentido denotativo e 2 para aquelas com sentido conotativo. 

(1) Denotativo. 

(2) Conotativo. 


( 1 ) A matemática é uma matéria de exatas. 

( 1 ) O céu é azul. 

( 2 ) Luíza tem o rei na barriga. 

( 1 ) Jorge Amado é escritor. 

( 2 ) O tempo é compositor de destinos. Assinale a alternativa CORRETA. 

a) 2,2,1,1,2. 

b) 1,2,2,1,2. 

c) 1, 1,2,1,2. 

d) Nenhuma das alternativas. 


9. Leia a frase e assinale a alternativa que corresponde ao predicado. As alunas estudaram para tirar nota máxima. 

a) As alunas. 

b) para tirar nota máxima. 

c) Estudaram para tirar. 

d) Nenhuma das alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...