Seiscentos e sessenta e seis
A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio seguia sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
(Mário Quintana)
1. Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.
( V ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.
( V ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.
( V ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) F-V-V.
b) V-V-V.
c) F-F-V.
d) Nenhuma das alternativas.
2. Assinale a alternativa que corresponde ao sentido denotativo do trecho grifado “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”.
a) Não se importar com o tempo que vem.
b) Tirar a casaca e não carregar, pois não iria usar já que é diz ser inútil.
c) Retirar as preocupações e os medos que só se resolvem vivendo.
d) Nenhuma das alternativas.
3. Analise as afirmativas sobre o poema.
I. Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo” aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.
II. No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.” Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.
III. Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê”, traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e III.
d) Nenhuma das alternativas.
4. Assinale a alternativa que esteja grafada de forma INCORRETA.
a) Maço, propensão e asseio.
b) Escasso, submissão e excelso.
c) Enxofre, exílio e vexame.
d) Nenhuma das alternativas.
5. Assinale a alternativa que o verbo esteja no presente do indicativo.
a) Eu dou todo meu dinheiro a esse lugar.
b) Eu dava todo meu dinheiro a esse lugar.
c) dê todo meu dinheiro a esse lugar.
d) Nenhuma das alternativas.
6. Assinale a alternativa em que a palavra sábio está com função de substantivo.
a) O sábio sorriu a ouvir aquilo.
b) A aquele senhor era sábio.
c) Cristiano estava sábio depois de viver.
d) Nenhuma das alternativas.
7. Assinale a alternativa CORRETA que as palavras são homônimas homófonas.
a) Gosto e gosto
b) Cela e Sela.
c) Verão e Verão.
d) Nenhuma das alternativas.
8. Leia as frases abaixo e marque 1 para as frases que tiverem sentido denotativo e 2 para aquelas com sentido conotativo.
(1) Denotativo.
(2) Conotativo.
( 1 ) A matemática é uma matéria de exatas.
( 1 ) O céu é azul.
( 2 ) Luíza tem o rei na barriga.
( 1 ) Jorge Amado é escritor.
( 2 ) O tempo é compositor de destinos. Assinale a alternativa CORRETA.
a) 2,2,1,1,2.
b) 1,2,2,1,2.
c) 1, 1,2,1,2.
d) Nenhuma das alternativas.
9. Leia a frase e assinale a alternativa que corresponde ao predicado. As alunas estudaram para tirar nota máxima.
a) As alunas.
b) para tirar nota máxima.
c) Estudaram para tirar.
d) Nenhuma das alternativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário