quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. O Baile dos Asteriscos - Luís Fernando Veríssimo













 O Baile dos Asteriscos 

Você certamente já conhece a piada do ponto que tentou entrar no baile dos asteriscos e foi barrado na porta. 

— O baile é só para asteriscos. 

— Mas eu sou um asterisco! 

— Você é ponto. 

— Sou asterisco. É que eu uso gel. 

O que você talvez não saiba é que este não foi o único incidente na entrada do baile. O travessão também tentou enganar o porteiro dizendo que era uma limusine com asterisco dentro. O ponto, decidido a passar por asterisco, não desistiu e pediu a um amigo: 

— Me dá um susto, rápido! 

Não entrou. A vírgula já tinha convencido o porteiro de que era um asterisco de cabelo liso, mas o rabo de fora foi sua perdição: 

— Está bem, disse o porteiro, mas o gato não entra. 

O acento circunflexo alegou que era parte de um asterisco e que o resto chegaria depois. Não levou. 

As reticências e o trema se juntaram e tentaram intimidar o porteiro pelo seu número, mas também não entraram. O ponto de exclamação tentou ganhar do porteiro no grito, inutilmente. Mas o pior foi o ponto de interrogação que quis dar um carteiraço: 

— Não está me reconhecendo? Eu sou o Itamar Franco! 

Só a bobagem nos salva. 

(Luís Fernando Veríssimo)


1. O objetivo principal desse texto é:

a) criticar o uso dos sinais de pontuação. 

b) denunciar os penetras das festas sociais. 

c) manifestar desprezo pelo mundo político. 

d) provocar humor a partir de comparações. 


2. No texto, o travessão tentou enganar o porteiro, dizendo que "era uma limusine com asteriscos dentro". Sabemos, no entanto, que travessões não são limusines, mas um sinal gráfico que serve para indicar:

a) a fala de personagens. 

b) a surpresa em relação a algo. 

c) o término de uma frase. 

d) o questionamento de um fato.


3. Qual palavra o autor do texto utiliza para "conversar" com o leitor? 

a) Itamar 

b) Porteiro 

c) Você 

d) Seu 


4. O Itamar Franco é comparado a um ponto de interrogação por dois motivos, que são: 

a) a sua atuação como presidente e sua experiência. 

b) a vida particular do político e sua conduta pública. 

c) o discurso questionador e sua trajetória profissional. 

d) o formato do seu cabelo e sua postura política. 


5. Na organização do texto, apenas um sinal gráfico NÃO foi utilizado. Que sinal gráfico é esse? 

a) As reticências 

b) A vírgula 

c) O ponto de exclamação 

d) O ponto de interrogação 


6. Releia esta frase do texto: 

“O que você talvez não saiba é que este não foi o único incidente na entrada do baile.” 

Em qual das frases abaixo a palavra destacada tem o mesmo sentido que na frase acima? 

a) A única que faltou à reunião foi a Rosângela. 

b) Carlos foi o único que trouxe os exercícios prontos. 

c) Maria não foi a única que participou do amigo-secreto. 

d) O único problema desse livro é a linguagem utilizada. 


Releia este trecho do texto:

“O acento circunflexo alegou que era parte de um asterisco e que o resto chegaria depois. Não levou.  As reticências e o trema se juntaram e tentaram intimidar o porteiro pelo seu número, mas também não entraram. 

O ponto de exclamação tentou ganhar do porteiro no grito, inutilmente.” 


7. Sobre esse trecho, foram feitas algumas considerações. Classifique-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas. 

( __________) O "verbo" alegou‖ é sinônimo de "disse‖". 

(___________) O advérbio "depois" indica tempo. 

( ___________ ) A conjunção "e" pode ser substituída pela preposição "para". 

(___________) A expressão "tentou ganhar" indica certeza. 

A sequência correta de classificação, de cima para baixo é: 

a) ( V ), ( V ), ( V ), ( F ) 

b) ( V ), ( V ), ( F ), ( F ) 

c) ( F ), ( F ), ( V ), ( V ) 

d) ( F ), ( F ), ( F ), ( V )


8. Analise os comentários feitos sobre o texto. 

I. O autor do texto utiliza os sinais de pontuação como personagens. 

II. O texto foi feito com base em comparações. 

III. O humor é a característica central desse texto. Estão corretos os comentários: 

a) I e II, apenas. 

b) I e III, apenas. 

c) II e III, apenas. 

d) I, II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...