sábado, 10 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Metrô - Emerson Santiago




Metrô

É chamado metrô ou metropolitano o sistema de transporte subterrâneo de passageiros em área urbana com alta capacidade e frequência. 

A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway, hoje o ponto seminal do metrô de Londres. As vias da cidade inglesa sofriam com uma terrível superlotação e as ferrovias só atingiam as áreas periféricas, graças a uma Comissão Real de 1846, que proibia linhas ferroviárias na área central. 

Charles Pearson foi o primeiro a propor a noção de “trens em tubos” em 1845, época em que a ferrovia ainda era uma novidade (o primeiro serviço de trens com passageiros foi inaugurado em 1830).

 O projeto foi muito criticado à época, sendo chamado mesmo de “ideia estúpida” pelo jornal Times. Mas, uma vez inaugurado, o metrô de Londres acabou por se tornar um dos grandes feitos da engenharia dos tempos modernos, um fenômeno socialmente igualitário e libertador. 

Atualmente, há linhas de metrô espalhadas por todos os continentes, sendo que alguns dos principais centros brasileiros contam com o serviço. A primeira cidade no Brasil a dispor de uma linha de metrô foi São Paulo, em 1974. 

(Emerson Santiago).


1. De acordo com o texto, o metrô de Londres surgiu como uma forma de resolver um problema de transporte urbano, que incluía 

 a) a falta de alternativas para o transporte ferroviário nas periferias.

 b) o acesso muito reduzido ao transporte motorizado individual. 

 c) a superlotação das vias ferroviárias que chegavam ao centro.

 d) a falta de estações ferroviárias na zona central da cidade.

 e) o excesso de veículos que transitavam nas zonas periféricas.


2. Conforme o texto, quando Charles Pearson propôs a noção de “trens em tubos”, em 1845, o serviço de trens com passageiros era considerado 

a) impossível. 

b) poluidor. 

c) inovador. 

d) lento. 

e) tradicional.


3. A ideia de criar “trens em tubos”, de Charles Pearson, 

a) foi aplaudida de maneira unânime pela sociedade, que a apoiou desde o início. 

b) foi considerada estúpida por se propor a atender uma população reduzida. 

c) não agradou à população, pois esta estava insatisfeita com o trem tradicional. 

d) mostrou-se estúpida aos jornais que testemunharam sua implantação em 1863. 

e) obteve grande êxito, contrariando as críticas negativas do jornal Times.


4. A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway... (2o parágrafo) Uma nova redação para esse trecho, com as expressões verbais sublinhadas indicando eventos que aconteceram ao mesmo tempo no passado, está em:

 a) A história do metrô começaria em 1863, quando era aberto o Metropolitan Railway...

 b) A história do metrô começou em 1863, quando foi aberto o Metropolitan Railway...

 c) A história do metrô começava em 1863, quando seria aberto o Metropolitan Railway..

 d) A história do metrô começasse em 1863, quando for aberto o Metropolitan Railway...

 e) A história do metrô começara em 1863, quando seja aberto o Metropolitan Railway...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...