quinta-feira, 8 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Apelo - Dalton Trevisan


Apelo” 

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa.

Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.

Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

(Dalton Trevisan).



1. O gênero descrito acima é um romance, e sua tipologia é a narração. Uma das interpretações possíveis para o título, “Apelo” seria de que o narrador:

a) Faz um apelo para que alguém limpe sua casa, já que está sozinho.

b) Se dá conta da falta que a mulher faz e apela para que ela volte.

c) Faz um apelo para que a mulher o visite, às vezes, para manter a casa em ordem.

d) Se dá conta da bagunça da casa e apela para que a mulher volte.


2. Assinale a alternativa, onde temos apenas representantes da prosa romântica. 

 a) Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar. 

 b) José de Alencar, Cruz e Sousa, Visconde de Taunay. 

 c) Joaquim Manoel de Macedo, Tomás Antônio Gonzaga, José de Alencar.

 d) Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Machado de Assis.



3. Pela leitura do texto é possível perceber: 

a) A satisfação de um homem em se ver livre da esposa. 

b) A alegria de uma família com a separação entre o pai e a mãe. 

c) A falta que a mulher sente do marido, desde sua saída. 

d) A mulher nunca esteve presente nas coisas da casa. 

e) O apelo de um homem à mulher que o abandonou.


4. O autor do texto apresenta uma linguagem que omite termos facilmente percebidos pelo contexto ou situação. Essa figura de linguagem é denominada: 

a) Metáfora. 

b) Anáfora. 

c) Elipse. 

d) Sínquise. 

e) Anacoluto.


5. Em: “Às suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham”. O verbo da primeira oração está no pretérito, enquanto o da segunda apresenta-se no presente. Isso se justifica porque o primeiro verbo:

a) indica que a ação está acabada, enquanto o segundo indica um processo em andamento no momento em que o narrador escreve: as flores ainda estão murchas. 

b) indica uma ação contínua e o segundo uma ação que já se findou. 

c) indica um processo de volta no tempo e o segundo uma ação iniciada no momento em que o narrador escreve. 

d) indica uma ação finda e o segundo uma ação a se iniciar. 

e) indica um aspecto especial da situação, negada pelo segundo verbo.


6. Passando a oração “...calço a meia furada.” para a voz passiva, temos, sem prejuízo do sentido: 

a) Tenho calçado a meia furada. 

b) A meia furada foi calçada. 

c) A meia furada é calçada por mim. 

d) A meia furada calçou-se. 

e) Não é possível a construção na voz passiva


7.  As palavras “amanhã”, ‘primeiros”, “batom” e “raivosas” pertencem, respectivamente, às classes gramaticais que seguem: 

a) Conjunção, adjetivo, substantivo e interjeição. 

b) Substantivo, adjetivo, substantivo e adjetivo. 

c) Verbo, advérbio, substantivo e numeral. 

d) Pronome, advérbio, numeral e adjetivo. 

e) Advérbio, numeral, substantivo e adjetivo.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...