quinta-feira, 8 de abril de 2021

Letra de Música para Interpretação. Trem Bala - Ana Vilela




 
Trem Bala

1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
3 É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
4 É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

5 É saber se sentir infinito
6 Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
7 Então fazer valer a pena
8 Cada verso daquele poema sobre acreditar

9 Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
10 É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
11 É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
12 E assim ter amigos contigo em todas as situações

13 A gente não pode ter tudo
14 Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
15 Por isso, eu prefiro sorrisos
16 E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

17 Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
18 E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
19 Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
20 Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

21 Segura teu filho no colo
22 Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
23 Que a vida é trem-bala, parceiro
24 E a gente é só passageiro prestes a partir

25 Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
26 Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá

27 Segura teu filho no colo
28 Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
29 Que a vida é trem-bala parceiro
30 E a gente é só passageiro prestes a partir

(Ana Vilela)


As letras de músicas têm em sua composição um trabalho voltado para harmonizar melodia e ritmo. Contudo, a escrita por vezes foge ao padrão da língua. 

1.  Assinale a alternativa que apresenta a reescrita do verso 13 e o verso 30 dentro da norma padrão da Língua Portuguesa. 

a) Nós não poderemos ter tudo; E a gente é apenas passageiro prestes a partirmos. 

b) A gente não podemos termos tudo; E nós somos passageiro prestes à partir. 

c) Nós não podemos ter tudo; E nós somos apenas passageiros prestes a partir. 

d) Nós não podemos ter tudo; E nós somos só passageiros preste à partir.



2. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A música apresenta uma encadeação de pareceres de como se ter um viver mais feliz. 

II. Há a presença de uma indagação sobre os haveres humanos e uma posição convergente ao processo de busca por estes ideais. 

III. Amparar os filhos e dar atenção e apreço aos pais é algo muito valoroso.

 Estão corretas as afirmativas: 

 a) I e II apenas. 

 b) II e III apenas. 

 c) I apenas. 

 d) I e III apenas.


3. Em seu texto, intitulado Trem bala, a cantora Ana Vilela aborda qual das seguintes temáticas? 

a) A brevidade da vida e a importância de valorizarmos o tempo, os acontecimentos e as pessoas. 

b) A efemeridade da vida e a necessidade de a vivermos intensamente. 

c) A importância de lutarmos para sermos felizes durante nossa vida. 

d) A passagem do tempo e a importância da família. 

e) A necessidade de sabermos viver, para obtermos nossas conquistas e sonhos.


4. Leia os excertos a seguir: “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós” “Segura teu filho no colo / Sorria e abrace teus pais / enquanto estão aqui” “Que a vida é trem-bala, parceiro / E a gente é só passageiro prestes a partir” Tendo em vista tais excertos, é correto afirmar que a autora: 

a) realiza uma reflexão direcionada a um ouvinte, não se incluindo na narração. 

b) realiza uma reflexão sobre a vida, mencionando apenas seu interlocutor. 

c) realiza uma reflexão na qual inclui a si mesma e a seu ouvinte na narração, ao mesmo tempo em que se dirige a um interlocutor, orientando-o. 

d) realiza uma reflexão introspectiva, ou seja, não se direciona a ninguém fora da narração.

e) apresenta uma narração, a fim de colocar seus pensamentos em ordem para se orientar em relação às “coisas da vida”. 



5. “É sobre escalar e sentir / Que o caminho te fortaleceu” 
   “É sobre dançar na chuva de vida / Que cai sobre nós” 
   “Sorria e abrace teus pais / Enquanto estão aqui / Que a vida é trem-bala, parceiro” 

  Considerando as diferentes funções dos elementos “que” nos excertos 
  apresentados, é correto afirmar que eles são, respectivamente: 

a) conjunção integrante; conjunção integrante; conjunção subordinativa de causa. 

b) pronome relativo; conjunção integrante; conjunção coordenativa explicativa. 

c) conjunção subordinativa de causa; pronome relativo, conjunção integrante. 

d) pronome relativo, pronome relativo, conjunção subordinativa de causa. 

e) conjunção integrante; pronome relativo; conjunção coordenativa explicativa.
 

6. Acerca dos dígrafos e dos encontros vocálicos e consonantais na Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta palavras com: dígrafo nasal e encontro vocálico; encontro vocálico e encontro consonantal; encontro consonantal e encontro vocálico, respectivamente: 

a) Dançar; sobre; verso. 

b) Chuva; escalar; poema. 

c) Caminho; situações; fortaleceu. 

d) Mundo; fosse; compartilhar. 

e) Dinheiro; outros; venceu. 



7. Acerca da representação fonética, é correto afirmar que, nas palavras: “pessoas”, “alguém” e “gente”, tem-se, respectivamente, a seguinte representação: 

a) sete letras e seis fonemas, seis letras e seis fonemas, cinco letras e cinco fonemas. 

b) sete letras e sete fonemas, seis letras e cinco fonemas, cinco letras e cinco fonemas. 

c) sete letras e seis fonemas, seis letras e cinco fonemas, cinco letras e cinco fonemas. 

d) sete letras e sete fonemas, seis letras e cinco fonemas, cinco letras e quatro fonemas. 

e) sete letras e seis fonemas, seis letras e cinco fonemas, cinco letras e quatro fonemas. 



8. Observe o seguinte excerto: 

“Não é sobre chegar no topo do mundo 
  E saber que venceu 
  É sobre escalar e sentir 
  Que o caminho te fortaleceu 
  É sobre ser abrigo 
  E também ter morada em outros corações 
  E assim ter amigos contigo 
  Em todas as situações”

 Com base na composição desse excerto, é possível afirmar que a autora apresenta uma     discussão em que ela nega uma ação e, em seguida, apresenta a ação que considera como válida, encerrando o parágrafo por meio da apresentação de uma conclusão para essas ações. Pistas disso são, sequencialmente: 

a) a negação “não é sobre” seguida da afirmação “é sobre” e da conclusão “ter morada”.

b) a negação “não é sobre” precedida da afirmação “é sobre” e a conclusão “ter amigos em todas as situações”. 

c) a afirmação “é sobre” precedida pela negação “não é sobre” e a conclusão “ter amigos em todas as situações”. 

d) a afirmação “é sobre” seguida pela negação “não é sobre” e a conclusão “ter moradas”.

e) a afirmação “é sobre” seguida pela negação “não é sobre” e a conclusão “ter muitos amigos. 


9. Observe o seguinte excerto: “É sobre ser abrigo / E também ter morada em outros corações / E assim ter amigos contigo / Em todas as situações”. 

É correto afirmar que os elementos sublinhados apresentam as seguintes funções: 

a) iniciam orações independentes sintática e semanticamente. 

b) ligam orações, estabelecendo, respectivamente, o valor de consequência e adição. 

c) iniciam orações interdependentes. Por esse motivo, é possível suprimir o “e” sem alterar o sentido dessas construções. 

d) ligam orações, estabelecendo, respectivamente, o valor de adição e resultado. 

e) iniciam orações sintaticamente dependentes. Por esse motivo, é possível suprimir o “e” sem alterar o sentido dessas construções.


10. “Qual seria a graça do mundo se fosse assim” 
      “É saber se sentir infinito” 

Considerando as funções do “se” e os excertos apresentados, tem-se, respectivamente, as seguinte funções para esse termo: 

a) conjunção integrante; pronome reflexivo. 

b) conjunção subordinativa, pronome reflexivo. 

c) conjunção subordinativa; partícula expletiva. 

d) conjunção integrante; partícula expletiva. 

e) partícula expletiva; pronome reflexivo. 



11. No excerto: “a vida é trem-bala, parceiro / E a gente é só passageiro prestes a partir”, a autora utiliza uma figura de linguagem denominada: 

a) sinonímia. 

b) metáfora. 

c) personificação. 

d) metonímia. 

e) sinestesia. 


12. No excerto: “É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações / e assim ter amigos [...]”, pensando na significação das palavras e expressões, é correto afirmar que os termos sublinhados são: 

a) uma metáfora sobre a força da amizade e são termos sinônimos. 

b) uma metáfora sobre moradia e não podem ser classificados como sinônimos. 

c) uma metáfora sobre o auxílio e o carinho que os amigos oferecem uns aos outros e podem ser compreendidos como termos sinônimos. 

d) uma metáfora sobre o auxílio e o carinho que os amigos oferecem uns aos outros e não podem ser compreendidos como termos sinônimos. 

e) uma metáfora sobre proteção e não podem ser compreendidos como termos sinônimos.










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