Trem Bala
1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
3 É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
4 É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
5 É saber se sentir infinito
6 Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
7 Então fazer valer a pena
8 Cada verso daquele poema sobre acreditar
9 Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
10 É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
11 É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
12 E assim ter amigos contigo em todas as situações
13 A gente não pode ter tudo
14 Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
15 Por isso, eu prefiro sorrisos
16 E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim
17 Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
18 E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
19 Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
20 Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
21 Segura teu filho no colo
22 Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
23 Que a vida é trem-bala, parceiro
24 E a gente é só passageiro prestes a partir
25 Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
26 Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
27 Segura teu filho no colo
28 Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
29 Que a vida é trem-bala parceiro
30 E a gente é só passageiro prestes a partir
(Ana Vilela)
As letras de músicas têm em sua composição um trabalho
voltado para harmonizar melodia e ritmo. Contudo, a
escrita por vezes foge ao padrão da língua.
1. Assinale
a alternativa que apresenta a reescrita do verso 13 e o verso 30 dentro da norma padrão da Língua Portuguesa.
a) Nós não poderemos ter tudo;
E a gente é apenas passageiro prestes a partirmos.
b) A gente não podemos termos tudo;
E nós somos passageiro prestes à partir.
c) Nós não podemos ter tudo;
E nós somos apenas passageiros prestes a partir.
d) Nós não podemos ter tudo;
E nós somos só passageiros preste à partir.
2. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa
correta.
I. A música apresenta uma encadeação de pareceres de
como se ter um viver mais feliz.
II. Há a presença de uma indagação sobre os haveres
humanos e uma posição convergente ao processo de
busca por estes ideais.
III. Amparar os filhos e dar atenção e apreço aos pais é
algo muito valoroso.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II apenas.
b) II e III apenas.
c) I apenas.
d) I e III apenas.
3. Em seu texto, intitulado Trem bala, a
cantora Ana Vilela aborda qual das
seguintes temáticas?
a) A brevidade da vida e a importância de
valorizarmos o tempo, os acontecimentos e
as pessoas.
b) A efemeridade da vida e a necessidade de a
vivermos intensamente.
c) A importância de lutarmos para sermos
felizes durante nossa vida.
d) A passagem do tempo e a importância da
família.
e) A necessidade de sabermos viver, para
obtermos nossas conquistas e sonhos.
4. Leia os excertos a seguir:
“É sobre dançar na chuva de vida / Que
cai sobre nós”
“Segura teu filho no colo / Sorria e abrace
teus pais / enquanto estão aqui”
“Que a vida é trem-bala, parceiro / E a
gente é só passageiro prestes a partir”
Tendo em vista tais excertos, é correto
afirmar que a autora:
a) realiza uma reflexão direcionada a um
ouvinte, não se incluindo na narração.
b) realiza uma reflexão sobre a vida,
mencionando apenas seu interlocutor.
c) realiza uma reflexão na qual inclui a si
mesma e a seu ouvinte na narração, ao
mesmo tempo em que se dirige a um
interlocutor, orientando-o.
d) realiza uma reflexão introspectiva, ou
seja, não se direciona a ninguém fora da
narração.
e) apresenta uma narração, a fim de colocar
seus pensamentos em ordem para se
orientar em relação às “coisas da vida”.
5. “É sobre escalar e sentir / Que o caminho
te fortaleceu”
“É sobre dançar na chuva de vida / Que
cai sobre nós”
“Sorria e abrace teus pais / Enquanto
estão aqui / Que a vida é trem-bala,
parceiro”
Considerando as diferentes funções
dos elementos “que” nos excertos
apresentados, é correto afirmar que eles
são, respectivamente:
a) conjunção integrante; conjunção integrante;
conjunção subordinativa de causa.
b) pronome relativo; conjunção integrante;
conjunção coordenativa explicativa.
c) conjunção subordinativa de causa; pronome
relativo, conjunção integrante.
d) pronome relativo, pronome relativo,
conjunção subordinativa de causa.
e) conjunção integrante; pronome relativo;
conjunção coordenativa explicativa.
6. Acerca dos dígrafos e dos encontros
vocálicos e consonantais na Língua
Portuguesa, assinale a alternativa que
apresenta palavras com: dígrafo nasal
e encontro vocálico; encontro vocálico
e encontro consonantal; encontro
consonantal e encontro vocálico,
respectivamente:
a) Dançar; sobre; verso.
b) Chuva; escalar; poema.
c) Caminho; situações; fortaleceu.
d) Mundo; fosse; compartilhar.
e) Dinheiro; outros; venceu.
7. Acerca da representação fonética,
é correto afirmar que, nas palavras:
“pessoas”, “alguém” e “gente”, tem-se, respectivamente, a seguinte
representação:
a) sete letras e seis fonemas, seis letras e seis
fonemas, cinco letras e cinco fonemas.
b) sete letras e sete fonemas, seis letras e
cinco fonemas, cinco letras e cinco fonemas.
c) sete letras e seis fonemas, seis letras e cinco
fonemas, cinco letras e cinco fonemas.
d) sete letras e sete fonemas, seis letras
e cinco fonemas, cinco letras e quatro
fonemas.
e) sete letras e seis fonemas, seis letras e cinco
fonemas, cinco letras e quatro fonemas.
8. Observe o seguinte excerto:
“Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações”
Com base na composição desse excerto,
é possível afirmar que a autora apresenta
uma discussão em que ela nega uma
ação e, em seguida, apresenta a ação
que considera como válida, encerrando
o parágrafo por meio da apresentação de
uma conclusão para essas ações. Pistas
disso são, sequencialmente:
a) a negação “não é sobre” seguida da
afirmação “é sobre” e da conclusão “ter
morada”.
b) a negação “não é sobre” precedida da
afirmação “é sobre” e a conclusão “ter
amigos em todas as situações”.
c) a afirmação “é sobre” precedida pela
negação “não é sobre” e a conclusão “ter
amigos em todas as situações”.
d) a afirmação “é sobre” seguida pela negação
“não é sobre” e a conclusão “ter moradas”.
e) a afirmação “é sobre” seguida pela negação
“não é sobre” e a conclusão “ter muitos
amigos.
9. Observe o seguinte excerto:
“É sobre ser abrigo / E também ter morada
em outros corações / E assim ter amigos
contigo / Em todas as situações”.
É correto afirmar que os elementos
sublinhados apresentam as seguintes
funções:
a) iniciam orações independentes sintática e
semanticamente.
b) ligam orações, estabelecendo,
respectivamente, o valor de consequência e
adição.
c) iniciam orações interdependentes. Por esse
motivo, é possível suprimir o “e” sem alterar
o sentido dessas construções.
d) ligam orações, estabelecendo,
respectivamente, o valor de adição e
resultado.
e) iniciam orações sintaticamente
dependentes. Por esse motivo, é possível
suprimir o “e” sem alterar o sentido dessas
construções.
10. “Qual seria a graça do mundo se fosse
assim”
“É saber se sentir infinito”
Considerando as funções do “se” e
os excertos apresentados, tem-se,
respectivamente, as seguinte funções
para esse termo:
a) conjunção integrante; pronome reflexivo.
b) conjunção subordinativa, pronome reflexivo.
c) conjunção subordinativa; partícula expletiva.
d) conjunção integrante; partícula expletiva.
e) partícula expletiva; pronome reflexivo.
11. No excerto: “a vida é trem-bala, parceiro
/ E a gente é só passageiro prestes a
partir”, a autora utiliza uma figura de
linguagem denominada:
a) sinonímia.
b) metáfora.
c) personificação.
d) metonímia.
e) sinestesia.
12. No excerto: “É sobre ser abrigo e
também ter morada em outros corações
/ e assim ter amigos [...]”, pensando na
significação das palavras e expressões,
é correto afirmar que os termos
sublinhados são:
a) uma metáfora sobre a força da amizade e
são termos sinônimos.
b) uma metáfora sobre moradia e não podem
ser classificados como sinônimos.
c) uma metáfora sobre o auxílio e o carinho
que os amigos oferecem uns aos outros e
podem ser compreendidos como termos
sinônimos.
d) uma metáfora sobre o auxílio e o carinho
que os amigos oferecem uns aos outros e
não podem ser compreendidos como termos
sinônimos.
e) uma metáfora sobre proteção e não podem
ser compreendidos como termos sinônimos.
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