segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividade Ensino Médio. Texto Curto para Interpretação




Um anjo dorme aqui; na aurora apenas,  

Disse adeus ao brilhar das açucenas

Em ter da vida alevantado o véu.

- Rosa tocada do cruel granizo

Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu!

(Cassimiro de Abreu)


1. O tema do texto é:

a) A inocência de uma criança.

b) O nascimento de uma criança.

c) O sofrimento pela morte de uma criança.

d) O apego do autor por uma certa criança.

e) A morte de uma criança.





Conto de Fadas  
 1 Eu trago-te nas mãos o esquecimento
 2 Das horas más que tens vivido, Amor!
 3 E para as tuas chagas o unguento 
 4 Com que sarei a minha própria dor. 
 5 Os meus gestos são ondas de Sorrento...
 6 Trago no nome as letras de uma flor...
 7 Foi dos meus olhos garços que um pintor 
 8 Tirou a luz para pintar o vento... 
 9 Dou-te o que tenho: o astro que dormita, 
 10 O manto dos crepúsculos da tarde, 
 11 O sol que é d'oiro, a onda que palpita. 
 12 Dou-te comigo o mundo que Deus fez!
 13 Eu sou Aquela de quem tens saudade, 
 14 A Princesa do conto: 
“Era uma vez...” 

 (Florbela Espanca)



 2.  A palavra garços presente na linha 7, significa:

 a) Esverdeado. 

 b) Baixo. 

 c) Sutil. 

 d) Expressivo. 

 e) Escuro. 



 3. As palavras "que" presentes nas linhas 2 e 4 assumem a função sintática de:

 a) Conjunções integrantes. 

 b) Pronomes relativos.

 c) Conjunções explicativas. 

 d) Pronomes demonstrativos. 

 e) Conjunções concessivas. 






 Nunca fui covarde  
 Mas agora é tarde 
 Amei tanto
 Que agora nem sei mais chorar 

  Vivi te buscando 
  Vivi te encontrando 
  Vivi te perdendo 
  Ah, coração, infeliz até quando?
  Para ser feliz 
  Tu vais morrer de dor.

   (Vinicius de Morais)




 “Amei tanto
  Que agora nem sei mais chorar”. 

4. A conjunção "que":

a) Revela um intuito final do eu lírico. 

b) Reduz uma locução conjuntiva iniciada por tanto‟. 

c) Introduz um complemento regido de preposição. 

d) Exprime proporcionalidade e concomitância. 

e)  Introduz uma oração que exprime um efeito da oração anterior.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...