Um anjo dorme aqui; na aurora apenas,
Disse adeus ao brilhar das açucenas
Em ter da vida alevantado o véu.
- Rosa tocada do cruel granizo
Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu!
(Cassimiro de Abreu)
1. O tema do texto é:
a) A inocência de uma criança.
b) O nascimento de uma criança.
c) O sofrimento pela morte de uma criança.
d) O apego do autor por uma certa criança.
e) A morte de uma criança.
Conto de Fadas
1 Eu trago-te nas mãos o esquecimento
2 Das horas más que tens vivido, Amor!
3 E para as tuas chagas o unguento
4 Com que sarei a minha própria dor.
5 Os meus gestos são ondas de Sorrento...
6 Trago no nome as letras de uma flor...
7 Foi dos meus olhos garços que um pintor
8 Tirou a luz para pintar o vento...
9 Dou-te o que tenho: o astro que dormita,
10 O manto dos crepúsculos da tarde,
11 O sol que é d'oiro, a onda que palpita.
12 Dou-te comigo o mundo que Deus fez!
13 Eu sou Aquela de quem tens saudade,
14 A Princesa do conto:
“Era uma vez...”
(Florbela Espanca)
2. A palavra garços presente na linha 7, significa:
a) Esverdeado.
b) Baixo.
c) Sutil.
d) Expressivo.
e) Escuro.
3. As palavras "que" presentes nas linhas 2 e 4 assumem a função sintática de:
a) Conjunções integrantes.
b) Pronomes relativos.
c) Conjunções explicativas.
d) Pronomes demonstrativos.
e) Conjunções concessivas.
Nunca fui covarde
Mas agora é tarde
Que agora nem sei mais chorar
Vivi te buscando
Vivi te encontrando
Vivi te perdendo
Ah, coração, infeliz até quando?
Para ser feliz
Tu vais morrer de dor.
(Vinicius de Morais)
“Amei tanto
Que agora nem sei mais chorar”.
4. A conjunção "que":
a) Revela um intuito final do eu lírico.
b) Reduz uma locução conjuntiva iniciada por tanto‟.
c) Introduz um complemento regido de preposição.
d) Exprime proporcionalidade e concomitância.
e) Introduz uma oração que exprime um efeito da oração anterior.
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