Ler, escrever e fazer conta de cabeça
A professora gostava de vestido branco, como anjos de maio. Carregava sempre um lenço dentro do livro de chamada ou preso no cinto, para limpar as mãos, depois de escrever no quadro-negro. Paninho bordado com flores, pássaros, borboletas. Ela passava o exercício e, de mesa em mesa, ia corrigindo. Um cheiro de limpeza coloria o ar quando ela passava. Sua letra, como era bem desenhada, amarradinha uma na outra!
Ninguém tinha maior paciência, melhor sabedoria, mais encanto. E todos gostavam de aprender primeiro, para fazê-la feliz. Eu, como já sabia ler um pouco, fingia não saber e aprendia outra vez. Na hora da chamada, o silêncio ficava mais vazio e o coração quase parado, esperando a vez de responder “presente”. Cada um se levantava, em ordem alfabética e, com voz alta, clara, vaidosa, marcava sua presença e recebia uma bolinha azul na frente do nome. Ela chamava o nome por completo, com o pedaço da mãe e o pedaço do pai. Queria ter mais nome, pra ela chamar por mais tempo.
(Bartolomeu Queirós)
1. De acordo com as ideias do texto “Ler, escrever e fazer conta de cabeça”, a professora:
I. tinha a letra bem desenhada.
II. era paciente e encantadora.
III. gostava de vestido branco.
IV. passava o exercício e, de mesa em mesa, ia corrigindo.
É correto o que se afirma em
a) I, IV
b) II, IV
c) I, III
d) II, III
e) I, II, III, IV
2. “Ninguém tinha maior paciência, melhor sabedoria, mais encanto.” O termo destacado trata-se de:
a) conjunção.
b) pronome.
c) advérbio.
d) substantivo.
e) adjetivo
3. Em Na hora da chamada, o silêncio ficava mais vazio e o coração quase parado, esperando a vez de responder “presente”, as aspas ( “ ” ) foram utilizadas para:
a) isolar palavra.
b) destacar gíria.
c) realçar expressão irônica.
d) colocar moderação na frase.
e) substituir a vírgula.
4. “E todos gostavam de aprender primeiro, para fazê-la feliz.” O termo destacado exprime ideia de:
a) contraste.
b) adição.
c) explicação.
d) causa.
e) comparação
5. Em “Um cheiro de limpeza coloria o ar quando ela passava.”, a palavra em destaque apresenta como significado correto:
a) cheiro agradável; perfume.
b) mau cheiro; fedor.
c) sobreposto.
d) opróbrio.
e) perverso.
6. “Ela chamava o nome por completo, com o pedaço da mãe e o pedaço do pai.” No trecho, o termo destacado refere-se a:
a) paninho bordado com flores.
b) professora.
c) letra bem desenhada
d) paciência.
.
e) chamada.
7. Os verbos destacados nas afirmativas a seguir apresentam-se no pretérito imperfeito do modo indicativo, EXCETO:
a) “A professora gostava de vestido branco,...”
b) “Carregava sempre um lenço dentro do livro...”
c) “E todos gostavam de aprender primeiro...”
d) “Ela passava o exercício e, de mesa em mesa,...”
e) “Quero ter mais nome, pra ela me chamar...”
8. A palavra “paciência” é acentuada pela mesma razão que:
a) pássaro.
b) ninguém.
c) distância.
d) já.
e) alfabética.
9. Assinale a afirmativa escrita INCORRETAMENTE.
a) Ela chamava os alunos pelo nome.
b) Os anjos são claros e vaidosos.
c) As borboletas voam no céu asul.
d) Um cheiro de perfume colore o ar.
e) Os nomes dos alunos estão em ordem alfabética.
10. A palavra “pássaro” apresenta:
a) tritongo.
b) dígrafo.
c) encontro vocálico.
d) hiato.
e) ditongo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário