Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Titãs - Homem Primata

 

Homem Primata  

Desde os primórdios 

Até hoje em dia 

O homem ainda faz 

O que o macaco fazia 

Eu não trabalhava, eu não sabia 

Que o homem criava e também destruía 

Homem primata 

Capitalismo selvagem 

ô ô ô 

Eu aprendi 

A vida é um jogo 

Cada um por si 

E Deus contra todos 

Você vai morrer e não vai pro céu 

É bom aprender, a vida é cruel 

Homem primata 

Capitalismo selvagem 

ô ô ô 

Eu me perdi na selva de pedra 

Eu me perdi, eu me perdi

(Sérgio Brito) 


1. Atente para as seguintes afirmações: 

I. O texto compara o comportamento humano com o do animal. 

II. Há uma relação existente entre o homem primata, que não respeita seu semelhante, e a selva de pedra, já que o mundo se transformou numa verdadeira selva. 

III. A visão de mundo que o autor do texto revela é muito otimista, visto que o homem tem o poder de transformar o mundo em algo glorioso. 

Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em:

a) I. 

b) I e II. 

c) II. 

d) II e III.


2. Indique a alternativa que informa o valor semântico das preposições, respectivamente, sublinhadas na letra da música acima. 

a) lugar, ausência e meio. 

b) assunto, proximidade e conteúdo. 

c) tempo, oposição e matéria. 

d) lugar, direção e modo. 


 3. Observe o seguinte trecho da música: 

 (1) O que o macaco fazia 

 Eu não trabalhava, eu não sabia 

 (2) Que o homem criava e também destruía...”

Assinale a assertiva que classifica corretamente as duas ocorrências da palavra “que” respectivamente. 

a) (1) conjunção integrante _ (2) pronome relativo. 

b) (1) conjunção integrante _ (2) conjunção integrante. 

c) (1) pronome relativo _ (2) pronome relativo. 

d) (1) pronome relativo _ (2) conjunção integrante.


4. Considerando sua estrutura, a palavra trabalhava (l.5) apresenta os seguintes elementos mórficos (morfemas): 

a) prefixo + radical + tema + vogal temática + desinência número pessoal. 

b) radical + vogal temática + tema + desinência modo temporal. 

c) radical + vogal temática + tema + desinência número pessoal. 

d) prefixo + radical + vogal temática + desinência modo temporal.










Comentários

Postagens mais visitadas