terça-feira, 20 de maio de 2025

Tirinhas para Interpretação - Fundamental II

 



1. Assinale o item correto a respeito da análise linguística do texto:

a) Assim como “mocreia” as palavras “plateia, ideia e voo” também perderam o acento depois do novo acordo ortográfico; 

b) “Edibar, você está no meu lugar. A vírgula foi usada para isolar um aposto; 

c) Acento a que a mulher se refere é escrito com c. “Ela escolheu o melhor acento do avião”; 

d)“Você sabe que eu sento aí toda manhã” A oração destacada é adverbial temporal.




2. No texto acima observamos que há diferentes interpretações para a palavra “vendo”. O equívoco e o humor gerados na tirinha são ocasionados pelo fato de:

a) os verbos “ver” e “vender” possuírem a mesma conjugação no presente e na primeira pessoa do modo subjuntivo. 

b) tanto o verbo “ver” quanto o verbo “vender” serem classificados como regulares, não apresentando alterações no radical e nas terminações. 

c) o verbo “ver”, quando no gerúndio, ter a mesma grafia do verbo “vender” quando conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo. 

d) os verbos “ver” e “vender” serem classificados como irregulares, tendo como coincidência a mesma conjugação no presente do indicativo.



3. Tendo como base a noção de variedades linguísticas, a tirinha de Armandinho representa:

a) um modelo de comunicação que é usado apenas por crianças em fase de alfabetização que ainda não conhecem o padrão oficial da língua. 

b) um exemplo de variação linguística regional, evidenciando que um mesmo objeto pode receber diversas nomenclaturas. 

c) uma crítica social ao modo de expressar a mesma ideia sob diferentes nomenclaturas, pois tal fato ocasiona pouca eficiência comunicativa. 

d) uma crítica ao sistema linguístico brasileiro, que não possui uniformização no processo de comunicação, tal como ocorre em países desenvolvidos.




4. Considerando a tirinha acima e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

(V) A possibilidade de existir um espião na tripulação é confirmada pelo texto não verbal da tira. 

(F) A palavra “Psst”, no primeiro quadrinho, é um advérbio de negação. 

(V) No trecho “sobre nosso ataque a Inglaterra” a palavra destacada deveria, obrigatoriamente, receber o acento grave, indicativo de crase. 

(F) A expressão “Por que”, no primeiro quadrinho”, deveria receber acento circunflexo, sendo reescrita como “Por quê”. 

(V) A oração “que o rei tenha implantando um espião entre nós!!” é uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

a) F, F, V, F, V. 

b) V, V, F, V, F. 

c) V, F, V, F, V. 

d) V, V, F, F, F.







segunda-feira, 19 de maio de 2025

Quadrinhos para Interpretação. Fundamental II




1. O título da história em quadrinhos tem por objetivo:

a) solicitar uma tarefa. 

b) anunciar um produto. 

c) desfazer um mexerico. 

d) refletir sobre uma situação.


2. O menino do texto:
 
a) reconhece ser um dos melhores alunos da sua escola. 

b) discorda o tempo todo do ponto de vista de Dona Anésia. 

c) conversa com sua avó, uma senhora sem papas na língua. 

d) grita de felicidade por não ser “o queridinho das professoras”. 


3. No final da história em quadrinhos, é correto entender que Dona Anésia se comportou como uma pessoa:

a) fútil.

b) falsa. 

c) frágil. 

d) franca.


4. Assinale a alternativa que demonstra qual a ação que foi desencadeada pela hora de jantar. 

a) Confirmar a afirmativa de Snoopy. 

b) Substituir a afirmativa de Snoopy. 

c) Contradizer a afirmativa de Snoopy. 

d) Destacar a afirmativa de Snoopy. 



5. Qual a figura de linguagem empregada na história em quadrinhos acima? 

a) Onomatopeia. 

b) Prosopopeia. 

c) Metáfora. 

d) Personificação. 





Atividade com Propaganda. Fundamental I



1. Na propaganda, a imagem e o texto escrito pretendem:

a) comunicar casos de violência contra pessoas com mais de 60 anos. 

b) convencer quem chegou à terceira idade que é natural envelhecer. 

c) mostrar que relacionamentos amorosos acontecem entre idosos. 

d) orientar o público mais jovem sobre como lidar com o envelhecimento. 


2. Na mensagem expressa na propaganda, a função do trecho “pois um dia você também será um...” é a de: 

a) fazer uma pergunta. 

b) dar uma explicação. 

c) contrapor dois assuntos. 

d) comparar duas ideias.


3. Na propaganda, o tempo verbal faz referência a fatos que:

a) ainda irão acontecer. 

b) aconteceram há muito tempo. 

c) aconteceram recentemente. 

d) já estão acontecendo. 

 

sábado, 17 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - A Ratinha. Fundamental I

 A Ratinha 


Eu era uma ratinha que morava junto com minha família, numa
casa de ratos construída no meio de um campo de trigo. 

Eu tinha o sonho de percorrer o mundo e a mania de meter o focinho pontudo em todo o lugar. Um dia, eu achei uma avelã! 

Era uma avelã enorme e bonita! Eu quis pegá-la, mas... 

A avelã foi rolando campo abaixo, passou por cima das folhas secas e sumiu ao pé de uma árvore enorme. 

Eu saí correndo atrás e enfiei o focinho num buraco entre as raízes da árvore. As aventuras da Ratinha. 

(As aventuras da Ratinha. Conto Popular)


1. A Ratinha morava: 

a) Sozinha; 

b) Com seus amigos; 

c) Com sua família; 

d) Com seus tios. 


2. O sonho da ratinha era: 

a) Percorrer o mundo; 

b) Ser artista; 

c) Ser professora; 

d) Ter muito dinheiro. 


3. O que a Ratinha achou: 

a) Um anel; 

b) Uma avelã; 

c) Uma maçã; 

d) Um queijo.


4. Onde foi construída a casa de ratos que a Ratinha morava? 

a) No meio de um jardim; 

b) Na cidade; 

c) No meio de um campo de trigo; 

d) No porão da casa.


5. O sinal de pontuação utilizado na frase “Era uma avelã enorme e bonita!” é: 

a) Interrogação; 

b) Exclamação; 

c) Ponto Final; 

d) Vírgula. 


6. As palavras, pontudo e enorme, retiradas do texto, são classificadas gramaticalmente como: 

a) Verbos; 

b) Substantivos; 

c) Adjetivos; 

d) Pronomes.



sexta-feira, 16 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - O Curupira. Fundamental II

 O Guardião da Floresta 


No silêncio da mata, surge uma criatura lendária: o Curupira. Com os pés virados para trás, ele engana caçadores e protege os animais. Pequeno e ágil, possui cabelos vermelhos e um sorriso travesso. Domina a floresta e seus mistérios, atraindo os incautos para o fundo da mata com sua flauta mágica. 

Quem ousa desrespeitar a natureza sente sua ira. 

O Curupira é a lenda viva da proteção da floresta, um guardião que garante o equilíbrio da natureza.


1. Sobre o tema central do texto "O Guardião da Floresta" e a principal característica do Curupira que o auxilia em sua missão, assinale a alternativa CORRETA. 

a) A lenda do Boitatá e seus olhos de fogo. 

b) A proteção da floresta e os pés virados para trás do Curupira. 

c) A destruição da natureza e a flauta mágica do Curupira. 

d) O desrespeito aos animais e o sorriso travesso do Curupira. 

e) A magia da floresta e os cabelos vermelhos do Curupira.


2. Com base no texto "O Guardião da Floresta", analise as assertivas abaixo e em seguida aponte a alternativa CORRETA. 

I. O Curupira é uma criatura lendária que protege a floresta. 

II. Ele usa sua flauta mágica para atrair caçadores para o fundo da mata. 

III. Os cabelos vermelhos e o sorriso travesso são características marcantes do Curupira. 

IV. O Curupira castiga aqueles que desrespeitam a natureza, causando-lhes doenças incuráveis.


a) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 

b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas. 

c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 

d) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 

e) Todas as assertivas estão corretas.


3. De acordo com o texto "O Guardião da Floresta", é CORRETO afirmar que o título se relaciona com o conteúdo apresentado na alternativa. 

a) Descrever a beleza exuberante da floresta e seus mistérios. 

b) Enfatizar o perigo dos caçadores para o equilíbrio da natureza. 

c) Destacar a importância da flauta mágica para a sobrevivência do Curupira. 

d) Apresentar o Curupira como protetor dos animais e da mata. 

e) Narrar a história da origem da lenda do Curupira.


4. Sobre a diversidade de gêneros textuais, é CORRETO afirmar que a principal característica que encontramos nesse texto sobre o Curupira é: 

a) Narrativo, porque conta a história do Curupira. 

b) Descritivo, por descrever detalhadamente cada parte do corpo do Curupira. 

c) Informativo, porque dá informações sobre a floresta. 

d) Instrucional, porque ensina como proteger os animais. 

e) Poético, porque usa linguagem figurada e rimas.


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Atividade com Gênero Textual: Cartaz - Ensino Médio

 


1. Assinale a alternativa que NÃO condiz com o gênero textual apresentado. 

a) O uso de linguagem verbal e não verbal. 

b) A função de linguagem conativa é comum a esse gênero. 

c) O uso predominante da 1ª pessoa do singular na construção do texto. 

d) O objetivo do gênero textual é persuadir/convencer o seu leitor. 

e) O uso de verbos na forma imperativa. 


2. De acordo com os conceitos de frase, oração e período, o trecho “Nesse carnaval proteja a infância e a adolescência da violência sexual” é considerado um(a): 

a) Período composto por duas orações. 

b) Frase nominal. 

c) Frase, pois possui sentido incompleto. 

d) Período simples, formado por uma frase nominal e duas orações. 

e) Oração absoluta. 


3. “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” Analise as palavras destacadas no trecho e assinale a alternativa CORRETA. 

a) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são intransitivos. 

b) Os verbos “pule”, “brinque” e “cuide” estão flexionados no modo subjuntivo afirmativo. 

c) “pule”, brinque e “cuide” são da segunda conjugação verbal, pois terminam na vogal “e”. 

d) “Pule”, brinque e “cuide” são verbos irregulares. 

e) Os verbos “pule”, brinque” e “cuide” são transitivos, pois têm sentido completo. 


4. “Procure o conselho tutelar, delegacia ou disque 100.”

O termo destacado exerce a função de: 

a) Sujeito simples. 

b) Objeto direto. 

c) Complemento nominal. 

d) Adjunto adverbial de autoridade. 

e) Vocativo.


quarta-feira, 14 de maio de 2025

Charges para Interpretação. Fundamental II

 


1. Em reação ao que a colega disse, a expressão fisionômica da ave que carrega o bebê revela um sentimento de:

a) raiva por acreditar que precisará mudar de ramo profissional. 

b) preocupação ao saber que o setor em que trabalha está diminuindo. 

c) indiferença em relação a possíveis alterações em sua profissão. 

d) felicidade por sua amiga se transferir para outro setor de trabalho.


2. Na charge, a palavra “natalidade” foi usada com o sentido de: 

a) “naturalidade”. 

b) “nascimento”. 

c) “crescimento”. 

d) “produtividade”.



3. Sobre a charge, assinale a afirmativa correta. 

a) o motorista não percebeu que sua atitude irritou o guarda que o multava. 

b) a índole do motorista representa todas as pessoas que dirigem carro no país. 

c) o guarda multou o motorista devido a sua desonestidade. 

d) o motorista agiu com o guarda de forma incoerente ao que disse estar fazendo. 



4. Pela análise do texto, é correto inferir que:

a) o chargista faz referência à evolução da comunicação ao longo dos anos, evidenciando o uso de símbolos para se expressar. 

b) o autor do texto expõe como a escrita nos tempos época moderna. 

c) a charge evidencia a falta de evolução da comunicação humana, que se mantém idêntica desde a pré-história.

d) o texto ilustra como os meios de comunicação e informação foram impactados pela evolução da escrita.





quinta-feira, 8 de maio de 2025

Interpretação de Anúncio Publicitário. Fundamental II

 


1. Assinale a alternativa CORRETA. 

a) Todos os trabalhadores dispõem de um ambiente seguro e saudável para trabalharem. 

b) Todos os empregadores oferecem aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro. 

c) Ambiente seguro e saudável é uma gratificação que todo trabalhador merece receber. 

d) A garantia de um ambiente seguro e saudável para o trabalhador é assegurada por lei. 

e) A segurança e a saúde do trabalhador são preocupações comuns aos empregadores.





2. Analise as afirmativas:

I. O prefixo “-ultra” insere, na palavra “ultraprocessados”, a ideia de excesso. 

II. O termo ‘“palavrão”’ assume, no texto, o significado de palavra grosseira. 

III. O texto informa que balas e biscoitos são alimentos muito processados. 

IV. O sufixo “-ão”, presente no termo ‘“palavrão”’, indica valor aumentativo. V. 

As palavras “ultraprocessados” e ‘“palavrão”’ contêm sufixo e prefixo. Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I, IV e V, apenas. 

b) I, III e IV, apenas. 

c) I, II e IV, apenas. 

d) II, III e V, apenas. 

e) III, IV e V, apenas. 



3. No texto, a palavra “força” foi usada no sentido de: 

a) energia. 

b) vigor. 

c) motivo. 

d) ajuda. 

e) potência. 


4. O principal objetivo do texto é: 

a) repreender as pessoas por uma má ação praticada. 

b) alertar sobre os perigos existentes em uma cidade. 

c) conscientizar as pessoas para uma ação construtiva. 

d) criticar as pessoas por não cuidarem da sua cidade. 

e) convidar as pessoas a conhecerem melhor sua cidade. 


5. Pode-se concluir que o texto tem também como objetivo homenagear: 

a) os garis pelo seu dia. 

b) a cidade de São Paulo. 

c) a população de São Paulo. 

d) o estado de São Paulo. 

e) as mulheres trabalhadoras. 




Tirinhas para Interpretação. Fundamental II

 


1. No segundo quadro, o trecho “[...] sai ano, entra ano [...]” sugere:

a) variedade. 

b) diferença. 

c) diversidade. 

d) agitação. 

e) monotonia. 


2. As falas do personagem revelam o seu perfil:

a) confiante. 

b) otimista. 

c) acomodado. 

d) mal-humorado. 

e) esperançoso.


3. Analise as afirmativas, tendo em vista as ideias veiculadas na tirinha. 

I. As expressões “dia internacional do trabalhador” e “dia do trabalho” possuem sentidos diferentes, uma vez que uma coloca o foco no trabalhador, e a outra, no trabalho. 

II. A pergunta do personagem, no último quadro, é retórica, ou seja, com ela, ele quer afirmar que não tem sentido o dia ser do “trabalho” e não do “trabalhador”. 

III. A fala “pois então...”, no último quadro, indica que a personagem concorda com o que foi dito anteriormente pelo personagem. 

IV. O uso do termo “internacional”, na primeira fala, indica que a expressão “dia do trabalho” foi adotada não só no Brasil, mas em outros países. 

V. O uso do termo “dia do trabalho” é o mais adequado para indicar, simbolicamente, o dia de luta por justiça para o trabalhador. 

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I, II e III, apenas. 

b) I, III e V, apenas. 

c) I, II e IV, apenas. 

d) I, II e V, apenas. 

e) II, III e IV, apenas.



4.  Analise as afirmativas, tendo em vista as ideias veiculadas no texto. 

I. O termo “verdades” foi usado com o mesmo sentido nas falas do primeiro e do terceiro quadro. 

II. As aspas foram usadas no termo ‘“verdades”’ (terceiro quadro) para indicar sentido diferente ao que foi atribuído ao termo no primeiro quadro. 

III. O termo “mas”, usado no terceiro quadro, indica que o personagem vai apresentar uma ideia contrária ao que foi dito no primeiro quadro. 

IV. O termo “mentir” em relação ao termo ‘“verdades”’, usado entre aspas, não representam ideias contrárias. 

V. O termo “mentir” em relação ao termo ‘“verdades”’, usado entre aspas, no terceiro quadro, constroem uma antítese. 

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I, II e V, apenas. 

b) I, III e V, apenas. 

c) II, III e IV, apenas. 

d) II, III e V, apenas. 

e) III, IV e V, apenas.

 


5. De acordo com o texto, é CORRETO concluir que o mau humor de Dona Anésia é provocado: 

a) pelos seus sonhos. 

b) pela sua pobreza. 

c) pelas falas da filha. 

d) pela sua comida. 

e) pelo tempo chuvoso. 


6. No texto, a palavra que pertence a uma outra língua e que é usada juntamente com palavras da Língua Portuguesa é:

a) loteria. 

b) croissants. 

c) pobreza. 

d) chuva. 

e) bolachas. 


7. O personagem Armandinho, com sua fala no terceiro quadro, defende que a amizade deve ser: 

a) descomplicada. 

b) espontânea. 

c) desinteressada. 

d) cuidada. 

e) complexa. 


8. Pelas falas do personagem Armandinho, conclui-se que ele: 

a) tem como amigo um cão. 

b) tem muito medo de cães. 

c) tem fobia de sapos e cães. 

d) tem pena de sapos e cães. 

e) tem como amigo um sapo. 




terça-feira, 6 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - Fundamental II



Aula de matemática 

A professora pergunta pro Joãozinho: 

- Joãozinho, se eu lhe der dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos, quantos gatos você terá? 

- Sete. 

- Acho que o Joãozinho não entendeu a pergunta. Eu lhe dou dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos. Com quantos gatos você fica? 

- Sete, professora. 

- Vamos mudar a pergunta. Eu lhe dou duas laranjas, mais duas laranjas, mais duas laranjas. Com quantas laranjas você fica? 

- Seis.

- Muito bem, Joãozinho! Agora vamos voltar ao exemplo dos gatos. Dois gatos, mais dois gatos, mais dois gatos: com quantos gatos você fica? 

- Sete. 

- Mas por que sete, Joãozinho? 
- Porque eu já tenho um gato em casa. 

1.  Assinale a alternativa que gera humor no texto. 

a) A falta de interesse que Joãozinho tem na aula de matemática. 
b) A pergunta que a professora fez ao Joãozinho. 
c) O fato de Joãozinho não saber fazer conta. 
d) O motivo pelo qual Joãozinho respondeu à pergunta.




Lanchonete 

Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri. 
O rapaz na mesa em frente sorri também. 
Dois jovens encantadores! 
Um momento lindo? 

Não sorriem um para o outro. 
Sorriem olhando para seus celulares. 

Sorriem para quem está a quilômetros de distância, 
e sequer imaginam a felicidade que poderia ser 
se sorrissem um para o outro ...


2. De acordo com o texto, é correto afirmar que a garota e o rapaz: 

a) se conhecem. 
b) estão brigados. 
c) são ex-namorados. 
d) estão em uma lanchonete. 

3. De acordo com o texto, é correto afirmar que a garota e o rapaz estão:

a) sorrindo. 
b) tristes. 
c) chorando. 
d) comendo. 

4. Analise o trecho abaixo. 

Sorriem’ olhando para seus celulares”. 
É correto afirmar que o verbo “sorriem” está no:

a) infinitivo. 
b) presente. 
c) passado. 
d) futuro.

5. Assinale a alternativa que apresenta uma frase interrogativa. 

a) Na lanchonete, a garota na outra mesa sorri. 
b) Dois jovens encantadores! 
c) Um momento lindo? 
d) Se sorrissem um para o outro ...

sábado, 3 de maio de 2025

Texto Curto para Interpretação - Ensino Médio

 


1. Com o intuito de convencer o público sobre a relevância de sua temática, a peça publicitária:

a) sugere que a doação de órgãos é um dever das pessoas. 

b) aborda a importância de doar órgãos nos primeiros meses de vida. 

c) apela para o destaque do impacto positivo causado pelo ato de doar órgãos. 

d) mostra a necessidade de pedir permissão à família para a doação de órgãos.


Leia os trechos abaixo:


I .“Se você gritasse 

Se você gemesse, 

 Se você tocasse 

 A valsa vienense..” (Carlos Drummond de Andrade) 


II. “Eu possa me dizer do amor (que tive) 

 Que não seja imortal, posto que é chama 

 Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinícius de Moraes) 


III. “Meu pensamento é um rio subterrâneo.” (Fernando Pessoa) 


IV.“A lua me traiu 

 Acreditei que era pra valer 

 A Lua me traiu! 

 Fiquei sozinha e louca por você.”  (Banda Calypso) 


V. “Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir 

 E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir 

 E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir 

 Deus lhe pague.” (Chico Buarque)


2. Nos trechos, encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: 

a) anáfora, metáfora, catacrese, metonímia, gradação. 

b) hipérbato, anáfora, antítese, anacoluto, pleonasmo. 

c) anáfora, antítese, metáfora, prosopopeia, eufemismo. 

d) antítese, apóstrofe, hipérbole, prosopopeia, eufemismo.


Leia: 

As rosas não falam 


Bate outra vez com esperanças o meu coração 

Pois já vai terminando o verão, enfim 

Volto ao jardim na certeza de que devo chorar 

Pois bem sei que não queres voltar para mim 

Queixo-me às rosas mas que bobagem as rosas não falam 

Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti, ai 

Devias vir para ver os meus olhos tristonhos 

E, quem sabe, sonhar os meus sonhos, por fim 

 (CARTOLA. Fagner – dez anos)


3. As orações destacadas classificam-se, respectivamente, como: 

a) oração subordinada substantiva objetiva indireta, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva explicativa. 

b) oração subordinada substantiva completiva nominal, oração coordenada sindética adversativa, oração subordinada adjetiva restritiva. 

c) oração subordinada adverbial temporal, oração subordinada adverbial concessiva, oração coordenada sindética explicativa. 

d) oração subordinada adverbial final, oração subordinada adverbial concessiva, oração subordinada adjetiva restritiva.


 Leia o texto: 


Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em SP 

Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária paulistana, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza. 

Há um ano, a especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão. 


4. No trecho destacado no segundo parágrafo do texto, a função da vírgula é:

a) isolar um adjunto adverbial deslocado. 

b) delimitar o sujeito da oração principal. 

c) separar um adjunto adnominal deslocado. 

d) distinguir o complemento da oração principal.


Brasileiros ainda não sabem para que serve o 5G, indica pesquisa 

[...] Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de mercado IDC Brasil, a maioria da população conhece o termo, porém ainda não entende como o 5G vai influenciar seus hábitos de consumo. [...]


5. No título do texto, o verbo “serve” é flexionado no singular porque concorda com o termo: 

a) pesquisa. 

b) para que. 

c) indica. 

d) o 5G. 

 

6. Nos trechos “Segundo uma pesquisa...”, “porém ainda não entende”, os termos sublinhados são, respectivamente, 

a) conjunção subordinativa conformativa e conjunção subordinativa concessiva. 

b) conjunção coordenativa conformativa e conjunção subordinativa adversativa. 

c) conjunção subordinativa conformativa e conjunção coordenativa adversativa. 

d) conjunção subordinativa comparativa e conjunção subordinativa concessiva.


Uma massa de ar seco se forma no interior do país, ganha uma grande dimensão e impede que frentes frias avancem. No entanto, com o tempo praticamente sem nuvens e sem chuvas, a umidade do ar fica muito baixa. 


7. O operador discursivo “no entanto”, expresso no fragmento da reportagem, poderia ser substituído, sem alterar o sentido por:

a) todavia. 

b) embora. 

c) conquanto. 

d) por conseguinte. 

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...