domingo, 17 de outubro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Memórias da Marquesa de Rabicó - Monteiro Lobato

Memórias da Marquesa de Rabicó 


1º.  Estavam os dois (Emília e o Visconde) fechados no quarto dos badulaques. Servia de mesa um caixãozinho, e de cadeira, um tijolo. Emília passeava de um lado para outro, de mãos às costas. Ia ditar. 

2º.   – Vamos! Disse ela depois de ver tudo pronto. Escreva bem no alto do papel: Memórias da Marquesa de Rabicó. Em letras bem graúdas. 

3º.  O Visconde escreveu: MEMÓRIAS DA MARQUESAS DE RABICÓ. 

4º.  –  Agora escreva: Capítulo Primeiro. 

5º.   O Visconde escreveu e ficou à espera do resto. 

6º.   Emília, de testinha franzida, não sabia como começar. 

7º.   Isso de começar não é fácil. Muito mais simples é acabar. Pinga-se um ponto final e pronto; ou então escreve-se um latinzinho: FINIS. Mas começar é terrível. Emília pensou, pensou, e por fim disse: 

8º.   – Bote um ponto de interrogação: ou, antes, bote vários pontos de interrogação. Bote seis... 

9º.   O Visconde abriu a boca. 

10º.  – Vamos, Visconde. Bote aí seis pontos de interrogação – insistiu a boneca. Não vê que estou _________, interrogando-me a mim mesma? 

11º.   E foi assim que as “Memórias da Marquesa de Rabicó” principiaram dum modo absolutamente imprevisto. 

                                                                   Capítulo Primeiro 

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12º.   Emília contou os pontos e achou sete. 

13º.   – Corte um – ordenou. 

14º.   O Visconde deu um suspiro e riscou o último ponto, deixando só os seis encomendados. 

15º.   – Bem – disse Emília. Agora ponha um... um... um... 

16º.   O Visconde escreveu três uns, assim: 1, 1, 1. 

17º.   Emília danou 

18º.   – Pedacinho de asno! Não mandei escrever nada. Eu ainda estava pensando. Eu ia dizer que escrevesse um ponto final depois dos seis pontos de interrogação. 

19º.   O Visconde começou a __________ e a abanar-se. Por fim disse: 

20º.   – Sabe que mais, Emília? O melhor é você ficar sozinha aqui até resolver definitivamente o que quer que eu escreva. Quando tiver assentado, então me chame. Do contrário a coisa não vai. 

21º.   – É que o começo é difícil, Visconde. Há tantos caminhos que não sei qual escolher. Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é? 

22º.   – Minha ideia – disse o Visconde, é que comece como _______ todos os livros de memórias começam – contando quem está escrevendo, quando nasceu, em que cidade, etc. As aventuras de Robinson Crusoé, por exemplo, começam assim: “Nasci no ano de 1632, na cidade de Iorque, filho de gente arranjada, etc.” 

23º.   – Ótimo! Exclamou Emília. Serve. Escreva: Nasci no de ano ... (três estrelinhas), na cidade de (três estrelinhas), filha de gente desarranjada... 

(Monteiro Lobato)


1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

a) indeciza – asoprar – quase. 

b) indecisa – assoprar – quase. 

c) indeciza – assoprar – quaze. 

d) indessisa – açoprar – quaze. 


2. Assinale a alternativa em que a palavra está acentuada corretamente: 

a) gráudas. 

b) otímo. 

c) côntrario. 

d) último. 


3. O significado que tem a palavra destacada no texto (definitivamente) é: 

a) de uma vez por todas. 

b) completamente. 

c) impreterivelmente. 

d) somente. 


4. Assinale a alternativa em que a frase é nominal: 

a) O Visconde abriu a boca. 

b) Emília danou. 

c) Pedacinho de asno! 

d) Por fim disse. 


Analise as frases e enumere: 

1- para a frase interrogativa, 

2 - para declarativa negativa, 

3 - para exclamativa e 

4 - para a imperativa: 


(4) Bote vários pontos de interrogação. 

(2) Isso de começar não é fácil. 

(3) Pedacinho de asno! 

(1) Sabe que mais, Emília? 


5. Qual é a sequência correta de cima para baixo: 

a) 4 – 2 – 3 – 1. 

b) 2 – 3 – 1 – 4. 

c) 3 – 4 – 2 – 1. 

d) 1 – 3 – 4 – 2.


6. Assinale a alternativa em que os verbos retirados do texto estão no pretérito imperfeito do indicativo:

a) escreveu – disse. 

b) vamos – vê. 

c) sabe – vai. 

d) servia – passeava. 


7. Assinale a alternativa em que o verbo retirado do texto está no infinitivo: 

a) deixando. 

b) dizer. 

c) ponha. 

d) assentado. 


8. Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta: 

a) de-sa-rran-ja-do. 

b) a-bso-lu-ta-men-te. 

c) me-mó-ri-as. 

d) cai-xão-zi-nho. 


9. Emília pergunta ao Visconde qual era sua ideia para começar o livro. “Posso começar de mil modos. Sua ideia qual é?” Por esta cena percebemos que: 

a) Emília estava realmente confusa por haver vários modos de iniciar um livro. 

b) Emília não era inteligente e não sabia como começar. 

c) Emília era muito esperta e queria aproveitar os conhecimentos do Visconde. 

d) Emília queria inventar um modo de irritar o Visconde


Analise as afirmativas referentes ao texto: 

I - O Visconde estava perdendo a paciência com Emília. 

II - Emília é esperta e sabe sair de suas dificuldades. 

III - Emília deixa evidente que é autoritária, que exige obediência. 


10. Quais afirmativas estão corretas? 

a) I e II apenas. 

b) II e III apenas. 

c) I e III apenas. 

d) I, II e III.

Atividade Ensino Fundamental II. O Bosque Perdido - Adaptado de Érico Veríssimo

O Bosque Perdido

O bosque é lindo! 

Ali o ar é verde. O Sol pinta no chão moedinhas de ouro. 

Ali as sombras falam. As sombras dizem: 

 – Ó amigo, venha descansar um pouco. 

No Bosque Perdido mora um rio tão estreitinho_____ e que não chega a ser um rio. O filhote de rio passa a vida cantando uma canção tão bonita, que os jacarés choram de alegria... 

No Bosque Perdido moram muitos ________: grandes e pequenos; bonitos e feios; bons e maus. Lá mora o esquilo Listrado, o coelho Malhado, o lagarto Preguiçoso, o marandová Veludo, o vaga-lume _________, O rouxinol Cantador... 

O esquilo Listrado brinca o dia todo com o coelho Malhado. 

O lagarto Preguiçoso passa o dia inteiro deitado, meio dormindo, meio acordado, no mesmo lugar. Bem que ele gostaria de encontrar um lugar onde só batesse sol. Como não existe tal lugar, de dia ele toma sol, de noite, ele toma lua, e quando chove ele toma chuva. Enfim, o lagarto Preguiçoso não sai do lugar, faça sol, faça lua, ou faça chuva. 

(O urso com música na barriga)


1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

a) razo – bixos – Facero. 

b) raso – bichos – Faceiro. 

c) razo – bichos – Faceiro. 

d) raso – bixos – Facero. 


2. Assinale a alternativa em que é acentuada pela mesma razão que marandová: 

a) pássaro. 

b) amável. 

c) água. 

d) gambá. 


3. Assinale a alternativa em que o plural se faz da mesma forma que Jacarés: 

a) ar – ares. 

b) sol – sois. 

c) lagarto – lagartos. 

d) lugar – lugares. 


4. Para designar o sexo de certos animais usam-se as palavras macho ou fêmea. 

Assinale a alternativa em que o feminino não segue esta regra: 

a) jacaré fêmea. 

b) esquilo fêmea. 

c) rouxinol fêmea. 

d) coelho fêmea. 


5. Em “Lá mora o esquilo Listrado, o coelho Malhado, o lagarto Preguiçoso, o marandová Veludo, o vaga-lume Faceiro, o rouxinol Cantador...” as reticências usadas no texto indica: 

a) que há outros animais no bosque. 

b) um esclarecimento. 

c) que o personagem não sabe o nome de todos os animais do bosque. 

d) a continuação de um fato. 


6. Quanto ao número de sílabas as palavras rio, filhote e preguiçoso classificam-se em: 

a) monossílaba – dissílaba – polissílaba. 

b) dissílaba – trissílaba – polissílaba. 

c) monossílaba – dissílaba – trissílaba. 

d) dissílaba – dissílaba – polissílaba. 


7. “Existe” se escreve com “x”. Também se escreve com “x” a palavra: 

a) en___ente. 

b) co___ilo. 

c) ___ocante. 

d) en___erido. 


8. Assinale a alternativa em que a divisão silábica está incorreta: 

a) ma-ran-do-vá. 

b) ve-lu-do. 

c) ba-te-sse. 

d) pre-gui-ço-so.


9. Em relação ao texto assinale a alternativa incorreta: 

a) Os jacarés choram de alegria. 

b) Os bichos do Bosque Perdido são todos grandes, bonitos e bons. 

c) O esquilo Listrado brinca o dia todo com o coelho Malhado. 

d) O lagarto Preguiçoso toma sol, lua e chuva porque não sai do lugar. 


10. Após a leitura do texto sabe-se quem chama para descansar um pouco é:

a) As sombras. 

b) O sol. 

c) O rio. 

d) Os Bichos do bosque.

sábado, 16 de outubro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo - Nani

 Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo 

 E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve uma ideia: colocou um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro. 

 O milharal era à beira da estrada e todas as pessoas que por ali passavam se divertiam com aquele espantalho: 

 – Que espantalho engraçado! – diziam todos. 

 O fazendeiro, ouvindo tais comentários, ficava feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo por ter feito um espantalho admirado por todos que por ali passavam.

 Então, para se sentir mais feliz e orgulhoso e mais envaidecido, o fazendeiro colocou no milharal um outro espantalho. 

Eram dois agora os espantalhos e as pessoas duplamente elogiavam. 

E o fazendeiro fez três, quatro, cinco... O fazendeiro colocou centenas de espantalhos em seu terreno. Os pés de milho eram arrancados e em seus lugares eram colocados espantalhos. E o fazendeiro deixou de ser feliz e orgulhoso e envaidecido, pois as pessoas que por ali passavam comentavam desoladas:

 – Que fazendeiro malvado! Ele não gosta dos passarinhos, por isso colocou um exército de espantalhos para espantá-los. 

E como o fazendeiro não era mau, plantou no seu espantalhoal um pé de milho para poder atrair os passarinhos. E as pessoas que por ali passavam, ao ver um único pé de milho no meio de tanto espantalho, comentavam: 

 – Olha, que belo pé de milho! 

 O fazendeiro voltou a se sentir feliz, orgulhoso e envaidecido por possuir um pé de milho que as pessoas admiravam, quando por ali passavam. E para sentir-se mais feliz, orgulhoso e envaidecido, o fazendeiro plantou dois, três, quatro, cinco... centenas de pés de milho. Os espantalhos eram arrancados e em seus lugares eram plantados pés de milho. Assim o espantalhoal voltou a ser um milharal. 

 E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve a ideia de colocar um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro. 

(Nani)


1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

a) desoladas - mau - malvado. 

b) dezoladas - mau - mauvado. 

c) desoladas - mal - malvado. 

d) dezoladas - mal - mauvado. 


2. A palavra “exército” é acentuada pela mesma razão que: 

a) comentários. 

b) três. 

c) espantá-los. 

d) único. 


3. A palavra que faz uma oxítona da mesma forma que milharal é: 

a) mal. 

b) álcool. 

c) funil. 

d) cônsul. 


4. Assinale a alternativa em que o substantivo retirado do texto é sobrecomum: 

a) fazendeiro. 

b) pessoas. 

c) passarinhos. 

d) milho. 


5. Em “o fazendeiro teve uma ideia: colocou um espantalho no milharal”. (1º parágrafo), os dois pontos indicam: 

a) uma explicação. 

b) a mudança de interlocutor. 

c) uma reflexão. 

d) a separação do período. 


6. Quanto ao número de sílabas às palavras ali, beira e ouvindo classificam-se em: 

a) dissílaba - trissílaba - polissílaba. 

b) monossílaba - trissílaba - polissílaba.

c) dissílaba - dissílaba - trissílaba. 

d) monossílaba - dissílaba - trissílaba. 


7. “Deixou” se escreve com “x”. Também se escreve com “x” a palavra: 

a) en___ente. 

b) co___ilo. 

c) ___ocante. 

d) en___erido. 


8. Assinale a alternativa em que a divisão silábica das palavras admirado e fazendeiro está correta: 

a) a-d-mi-ra-do /// fa-zen-dei-ro. 

b) ad-mi-ra-do /// fa-zen-de-i-ro. 

c) ad-mi-ra-do /// fa-zen-dei-ro. 

d) a-d-mi-ra-do /// fa-zen-de-i-ro. 


9. De acordo com o texto as pessoas ora elogiavam ora criticavam o fazendeiro. Por quê? 

a) O fazendeiro só fazia coisas erradas. 

b) As pessoas mudavam de opinião facilmente. 

c) Quando mudava a situação mudava a opinião. 

d) O fazendeiro não devia confiar na opinião dos outros. 


10. Do texto pode-se tirar um ensinamento. Qual alternativa expressa esse ensinamento? 

a) Quem vive atrás de elogios, nunca terá descanso. 

b) Quem tudo quer tudo perde. 

c) Não se pode agradar a todo mundo, todo o tempo. 

d) A vaidade e o orgulho são fontes de insatisfação.


domingo, 10 de outubro de 2021

Atividade 6º Ano. Fábula. A Cigarra e a Formiga Boa - Monteiro Lobato


 A Cigarra e a Formiga Boa 

Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé dum formigueiro. Só parava quando cansava; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as trulhas.

 Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre da cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém.

 Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique...

Aparece uma formiga, friorenta, embrulhada num xalinho de paina.

- Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.

- Venho em busca de um agasalho. O mau tempo não cessa e eu...

 A formiga olhou-a de alto a baixo.

- E o que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?

 A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse:

- Eu cantava, bem sabe...

- Ah! ...exclamou a formiga recordando-se. Era você então que cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?

- Isso mesmo, era eu...

- Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou.

Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo.

 A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

 (Monteiro Lobato)

 

1. Assinale a alternativa que corresponde a real interpretação do texto.

a) A cigarra achou que por ser uma grande cantora, a formiga lhe devia dar abrigo.

b) A formiga ajudou a cigarra porque ninguém queria amparar sua vizinha.

c) Depois que passasse a enfermidade da formiga, ela teria de ir embora.

d) A cigarra só foi ajudada porque tossia muito.

e) A formiga deu abrigo à vizinha por reconhecimento aos cantos motivadores.

 

2. A partir do estudo da estrutura linguística, pode-se entender que letra é um sinal gráfico e fonema é o som representante da fala. Aponte a alternativa em que a palavra “galhinho” está corretamente classificada.

a) 8 letras e 8 fonemas

b) 6 letras e 8 fonemas

c) 3 fonemas e 3 letras

d) 8 letras e 6 fonemas

e) 3 fonemas e 8 letras

 

3. O encontro vocálico é a junção de vogais e semivogais, e não há consoantes intermediárias. O objetivo de reconhecer tal encontro é dividir, de forma correta, as sílabas de uma palavra. Na língua portuguesa, há três tipos de encontro vocálico: ditongo, tritongo e hiato.

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às palavras: faina, distraía, formigueiro.

a) hiato – ditongo - tritongo

b) ditongo – tritongo - hiato

c) hiato – ditongo - hiato

d) ditongo – hiato - tritongo

e) ditongo – hiato – ditongo

 

4. É fato que em todas as palavras da língua ocorrem sílabas tônicas. As palavras podem então ser classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, dependendo da posição que as sílabas tônicas ocupam.

A partir dessa informação, aponte a alternativa que corresponde, respectivamente, às seguintes palavras: árvore, bateu, alguém.

a) oxítona – paroxítona – proparoxítona

b) paroxítona – oxítona - oxítona

c) proparoxítona – oxítona - oxítona

d) paroxítona – proparoxítona - proparoxítona

e) oxítona- proparoxítona- paroxítona

 

5. Morfemas são elementos que formam uma palavra. Na formação das palavras ocorre uma mudança de estruturação na sua forma primitiva, com o intuito de se criar novos vocábulos. Depois dessa breve reflexão, analise a palavra “formigueiro” e assinale a alternativa que corresponde ao seu processo de formação.

a) Derivação prefixal

b) Derivação sufixal

c) Derivação parassintética

d) Derivação regressiva

e) Derivação prefixal e sufixal

 

6. “Só parava quando estava cansadinha”; [...]. Assinale a alternativa correspondente à palavra em destaque.

a) Artigo

b) Substantivo

c) Adjetivo

d) Pronome

e) Conjunção

 

7. Assinale a alternativa em que todos os verbos representam a sua forma regular.

a) houver – ter - chiar

b) ter – parar - ficar

c) chiar – parar - ficar

d) parar – houver - chiar

e) ficar – ter - houver

 

8. “Só parava quando cansava;” Aponte a alternativa que corresponde às características do verbos em destaque na frase.

a) Presente do indicativo

b) Futuro do indicativo

c) Pretérito imperfeito do indicativo

d) Pretérito perfeito do subjuntivo

e) Futuro do subjuntivo

 

9. [...] “Nunca podemos esquecer as boas horas que a sua cantoria nos proporcionou”. Assinale a alternativa que representa o elemento em destaque na frase.

a) Pronome possessivo

b) Pronome pessoal do caso oblíquo

c) Pronome pessoal do caso reto

d) Pronome possessivo do caso reto

e) Pronome demonstrativo

 

10. “A Cigarra e a Formiga Boa”.

Assinale a alternativa que representa os elementos em destaque na frase anterior.

a) Pronome + artigo

b) Artigo + pronome

c) Pronome + preposição

d) Preposição + pronome

e) Artigo + artigo

 

11. “Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro”. Assinale a alternativa que indica a correta definição da palavra em destaque na frase.

a) Numeral ordinal

b) Numeral cardinal

c) Numeral fracionário cardinal

d) Numeral ordinal cardinal

e) Número cardinal fracionário

 

12. A preposição é uma palavra que não varia e serve para ligar orações ou termos. Assinale a opção em que há preposição.

a) “A formiga olhou-a de alto a baixo”.

b) “A pobre cigarra toda tremendo respondeu” [...].

c) “Pois entre; amiguinha!”

d) “O mau tempo não cessa e eu...”

e) “Que quer?”

 

13. Assinale a alternativa em que há apenas uma oração.

a) “A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol”.

b) “A formiga olhou-a de alto a baixo”.

c) “Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as trulhas?”

d) “Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou”.

e) “Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho”.

 

14. “Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho”. Assinale a alternativa que corresponde ao termo em destaque na frase.

a) Aposto

b) Vocativo

c) Adjunto

d) Advérbio

e) Sujeito

 

15. Os períodos seguintes apresentam erros de pontuação. Assinale a alternativa que o período apresenta pontuação correta.

a) Mas o bom tempo afinal passou, e as chuvas vieram.

b) Não trabalhou durante o bom tempo, por quê!

c) Ah! exclamou a formiga:

d) A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

e) Por que você não trabalhou nos dias bons!

 

Atividade 6º Ano. Fábula. A Coruja e a Águia - Monteiro Lobato

A coruja e a águia 

Coruja e Águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

- Basta de guerra – disse a coruja. – O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

Perfeitamente - respondeu a águia. – Também eu não quero outra coisa.

- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem-feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

- Está feito! – concluiu a águia.

Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três mostrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

- Horríveis bichos! – disse ela. – Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

- E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.

- Quê? – disse esta, admirada. – Eram teus filhos aqueles mostrenguinhos? Pois olha, não se pareciam em nada com o retrato que deles fizeste...

Moral da história Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai.

(Monteiro Lobato)

 

1. Assinale a afirmativa que NÃO está de acordo com o texto:

a) A coruja e a águia fizeram um acordo e decidiram parar de brigar.

b) Coruja e Águia costumavam comer os filhotes uma da outra.

c) A águia não cumpriu o acordo e comeu os filhotes da coruja.

d) Os filhotes da coruja eram muito bonitos, exatamente como ela disse para a águia que eles eram.

e) A águia é considerada a rainha das aves.

 

2. No final do texto, encontramos um ditado popular que diz: “Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai”. Isso significa que:

a) Os pais não sabem pintar o retrato dos filhos.

b) Os pais nunca pintam o retrato dos filhos.

c) O retrato que os pais fazem dos filhos é muito feio.

d) Os pais só sabem pintar retratos quando os filhos são belos.

e) Os pais sempre consideram seus filhos bonitos.

 

3. Assinale o ditado popular que também pode ser aplicado à Fábula contada por Monteiro Lobato:

a) “Quem com ferro fere com ferro será ferido.”

b) “Tal pai, tal filho.”

c) “Quem o feio ama, bonito lhe parece.”

d) “Quem desdenha quer comprar.”

e) “Casa de ferreiro, espeto de pau.”

 

4. Segundo o texto, os filhotes da coruja eram:

a) Horríveis

b) Graciosos

c) Lindos

d) Alegres

e) Elegantes

 

5. A palavra CORUJA, como se pode ver no texto, é grafada com J (jota). Qual das palavras abaixo NÃO deve ser escrita com J (Jota)?

a) Berin....ela

b) Can....ica

c) an....inho

d) cora....em

e) cere....a

 

6. No texto, aparecem as palavras caça e graça – ambas escritas com Ç. Assinale a palavra que também deve ser escrita com Ç – como caça e graça:

a) Prome....a

b) A....ado

c) A....úcar

d) Pa....ado

e) Mi....ão

 

7. Para se distinguir o sexo da coruja, usamos as palavras macho e fêmea. Assim, temos: A coruja macho  (para o animal do sexo masculino) e a coruja fêmea (para o animal do sexo feminino). O mesmo acontece com este animal:

a) Lebre

b) Onça

c) Ovelha

d) Vaca

e) Égua

 

8. “Coruja e Águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.” A palavra “pazes” é o plural de paz.

Em qual das palavras abaixo o plural está INCORRETO?

a) Vez - vezes

b) Luz - luzes

c) Mal - males

d) Azul - azules

e) Dor - dores

 

9. No texto, encontramos a palavra bichos – escrita com ch. Das palavras abaixo, somente UMA poderia ter sido escrita com Ch. É a palavra:

a) Chuva

b) Bechiga

c) Chícara

d) Enchada

e) Baicho

 

10. “Coruja e Águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.” O sujeito da frase é classificado como:

a) Simples

b) Simples Subentendido

c) Composto

d) Indeterminado

e) Inexistente

sábado, 9 de outubro de 2021

Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Súplica Cearense - Luiz Gonzaga

 Súplica Cearense


1 Oh! Deus, perdoe este pobre coitado 

2 Que de joelhos rezou um bocado 

3 Pedindo pra chuva cair sem parar 


4 Oh! Deus, será que o Senhor se zangou 

5 E só por isso o sol arretirou 

6 Fazendo cair toda a chuva que há 


7 Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho 


8 Pedi pra chover, mas chover de mansinho 

9 Pra ver se nascia uma planta no chão 


10 Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe


11 Eu acho que a culpa foi

12 Desse pobre que nem sabe fazer oração


13 Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água 


14 E ter-lhe pedido cheinho de mágoa 

15 Pro sol inclemente se arretirar 


16 Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno 


17 Desculpe eu pedir para acabar com o inferno 

18 Que sempre queimou o meu Ceará 

(Macedo; Nelinho. IntérpreteLuiz Gonzaga)


1. Com base na leitura do texto, conclui-se que um: 

a) nordestino rezou muito a Deus, pedindo que mandasse chuva para aliviar a seca, porém choveu mais do que o esperado. 

b) nordestino pede desculpas a Deus por ter rezado errado, pois ele deveria ter pedido mais sol e menos inverno. 

c) homem de São Paulo suplicou a Deus para que o sol voltasse um tiquinho, mas Deus mandou mais chuva. 

d) pobre coitado conta sobre uma súplica feita a Deus por um homem de Sergipe que não foi atendido porque não soube rezar, pedindo muita chuva e veio muito sol. 

e) pobre coitado pergunta a Deus se ele não pode mandar um pouco mais de sol e de chuva para que algumas plantinhas possam nascer no chão.


 2. A terra do sertanejo, onde há muito tempo não caía chuva, estava sofrendo com a passagem de uma enchente. Que trecho confirma essa afirmativa? 

a) “Oh! Deus, será que o Senhor se zangou” (. 4) 

e) “E só por isso o sol arretirou” (. 5) 

c) “Fazendo cair toda a chuva que há” (. 6) 

d) “Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho” (. 7) 

e) “Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água” (. 13) 


3. No trecho: “Pro sol inclemente se arretirar” (. 15), a palavra que pode substituir inclemente, sem alterar o sentido da frase é:

a) amável 

b) caridoso 

c) compreensivo 

d) rigoroso 

e) tolerante 


4. O homem pede perdão e explica a Deus que, no momento da oração, ele estava emocionado, e, muito ressentido, pede a Deus que retire o impiedoso sol que brilhava. 

O trecho que comprova essa afirmativa é: 

a) “Oh! Deus, será que o senhor se zangou” (. 4) 

b) “Oh! Deus, perdoe este pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado” (. 1-2) 

c) “Pedi pra chover, mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta no chão” (. 8-

d) “Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno Desculpe eu pedir para acabar com o inferno Que sempre queimou o meu Ceará” (. 16-18) 

e) “Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água E ter-lhe pedido cheinho de mágoa Pro sol inclemente se arretirar” (. 13-15) 


5. Pelas constantes repetições dos chamamentos “Oh! Deus”, “Senhor” e “Meu Deus”, conclui-se que o(s): 

a) nome de Deus precisa ser repetido para todos do Ceará ouvirem. 

b) homem está implorando a Deus, muito fortemente, precisando ser ouvido. 

c) homem quer memorizar o nome da força divina e, por isso, repete sempre. 

d) nordestinos gostam de repetir nomes que chamam por Deus. 

e) pedidos do pobre homem têm muito humor.


6. No texto, o sertanejo demonstra muito respeito ao se dirigir a Deus. A palavra que ele usa para demonstrar esse profundo respeito é: 

a) Coitado (. 1) 

b) Pobre (. 1) 

c) Inclemente (. 15) 

d) Senhor (. 10) 

e) Ceará (. 18) 


7. No trecho: “Pedi pra chover, mas chover de mansinho” (. 8), a palavra que poderia substituir a palavra destacada, sem alterar o sentido do texto, é: 

a) porém 

b) porque 

c) nem 

d) ou 

e) ora 


8. No trecho: “Que sempre queimou o meu Ceará” (. 18), o pronome possessivo em negrito acrescenta a “Ceará” uma ideia de: 

a) comparação 

b) intensidade 

c) tempo 

d) causa 

e) afeto 


9.  A frase em que a palavra em negrito está grafada corretamente é: 

a) A mulher deu uma chícara de chá ao pobre coitado. 

b) No solo seco, não cressia nenhuma planta. 

c) Oh, Deus! Que solo orrível

d) O sertanejo valoriza suas raízes nordestinas. 

e) Os homens pediram uma esplicassão a Deus. 


10. Com relação à palavra destacada no trecho: “será que o Senhor se zangou” (. 4), a palavra que apresenta o sentido contrário ao dela é:

a) irritou 

b) chateou 

c) alegrou 

d) magoou 

e) aborreceu

 




 



sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Mensagem à família - Eugênia Puebla

Mensagem à família 

Na educação de nossos filhos 

Todo exagero é negativo. 

Responda-lhe, não o instrua. 

Proteja-o, não o cubra. 

Ajude-o, não o substitua. 

Abrigue-o, não o esconda. 

Ame-o, não o idolatre. 

Acompanhe-o, não o leve. 

Mostre-lhe o perigo, não o atemorize. 

Inclua-o, não o isole. 

Alimente suas esperanças, não as descarte. 

Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo. 

Não o mime em demasia, rodeie-o de amor. 

Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo. 

Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade. 

Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja. 

Não lhe dedique a vida, vivam todos. 

Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. 

E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra... 

Ensina-lhe a viver sem portas. 

(Eugênia Puebla)


1. O verso “Ensina-lhe a viver sem portas” significa viver: 

a) ao ar livre. 

b) com barreiras. 

c) com destemor. 

d) com limites. 

e) em liberdade. 


2. O verso “Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.”, significa: 

a) desprestigiar construções suntuosas. 

b) viver o artificialismo das relações. 

c) transformar a realidade em conto de fadas. 

d)simular austeridade num mundo de contrastes. 

e) viver a realidade, e não um mundo de fantasia.


3. No verso “Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.”, entende-se: 

a) que não se deve estimular a competição entre pais e filhos, pois isso não é educativo. 

b) que não se deve importar com o que os filhos desejem ser e sim consigo próprio. 

c) que se deve influenciar os filhos até eles decidirem por si mesmos quando adultos. 

d) que se deve ser um exemplo de sua própria pretensão, sem ter que projetá-la nos filhos. 

e) que se deve encaminhar a educação dos filhos assim como os pais foram encaminhados. 


4. Pela mensagem do texto, verifica-se que é: 

a) um guia de proteção à família a fim de resguardá-la. 

b) um roteiro ideal de bem-educar os filhos. 

c) um método educativo de desprendimento familiar. 

d) um programa irreal de educação em nossa realidade. 

e) um projeto educativo interessante, mas ineficaz. 


5. O texto “Mensagem à família” é do tipo: 

a) expositivo. 

b) descritivo. 

c) injuntivo. 

d) narrativo. 

e) argumentativo. 


6. Transpondo-se para a voz passiva a frase “Os pais têm dado bons exemplos a seus filhos”, obtém-se a forma verbal: 

a) estão sendo dados. 

b) têm sido dados. 

c) foram dados. 

d) tem sido dado. 

e) estão dando.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Atividade 6º Ano. Fábula - A Lebre e a Tartaruga

 A Lebre e a Tartaruga 

1º Todos os animais da floresta acordaram naquele dia. Será que a tartaruga conseguiria completar o percurso da corrida? Ninguém sequer acreditava na de ela ganhar da presunçosa lebre que, como todas as lebres, corria mais veloz do que qualquer outro animal. 

2º O percurso era longo. Ambas teriam de atravessar quase que a floresta inteira. A saída seria na toca do leão, o rei da floresta, e a chegada, na clareira dos elefantes, lugar ideal para todos os animais ficarem de plantão para aplaudir o vencedor. 

3º O macaco Tião até que tentou recolher apostas, mas ninguém acreditar no sucesso de Tata, a tartaruga. 

4º Tinoco o tigre de bengala foi escolhido para ser o juiz. Isso porque ele era tão veloz que até poderia desafiar Lela, a lebre. 

5º A largada foi às sete da manhã. Poucos estavam presentes. A maioria preferiu ir ao local da chegada.

 6º A lebre começou a todo vapor. Daquele jeito a corrida não duraria mais de quarenta minutos, pois ela parecia voar... 

7º A tartaruga não se amedrontou: “O que vale é competir”, pensava. 

8º “Pobre Tata, que humilhação ela vai passar, está tão longe! Hum, que sede, vou parar para beber um pouco de água” – pensou a lebre.

 9º Tata não esperava ganhar. Queria mostrar que era capaz de vencer o desafio de atravessar a floresta, não se importando por chegar em segundo. Queria provar que, com persistência, se alcança o objetivo, custe o que custar. 

10º Ah, que sono! Acho que vou tirar uma sonequinha. A boboca deve estar tão longe ainda... Já estou perto da clareira dos elefantes – murmurou Lela. 

11º Dito e feito. Dali a muito, apareceu a tartaruga. Tata não acreditou quando viu Lela adormecida junto ao grande ipê. Ela estava exausta mas recolheu do fundo do peito todo o folego que lhe restava e marchou rumo à chegada. 

12º Antes de Tata cruzar a linha, os animais começaram a festejar, o que acabou acordando Lela. 

13º Meu Deus, ela vai ganhar! 

14º Lela saiu em disparada, mas não adiantou. Tata venceu a corrida como dez segundos de vantagem.

 15º O segundo lugar para mim seria uma vitória – disse Tata –, mas para você... 

Moral da fábula: A persistência ultrapassa os dons naturais quando estes são negligenciados. Fábula recontada por Anna Frascolla. 


1. Assinale a alternativa em que o plural está incorreto

a) velozeis. 

b) leões. 

c) plantões. 

d) vapores. 


2.  Assinale a alternativa em que o feminino dos substantivos masculino retirados do texto está: incorreto: 

a) elefante – elefoa. 

b) tartaruga – tartaruga fêmea. 

c) vencedor – vencedora. 

d) tigre – tigresa ou tigre fêmea. 


3.  Analise as afirmativas referentes ao texto: 

I - O comportamento criticado foi a negligência da lebre.

II - A lebre perdeu a corrida porque desdenhou da tartaruga. 

III - Para a tartaruga o desafio não seria ganhar a corrida, mas completar o percurso. 

Quais afirmativas estão corretas? 

a) Apenas I e II.  

b) Apenas II e III. 

c) Apenas I e III. 

d) I, II e III. 


4.  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 

a) exsitadas – ipóteze – ouzava. 

b) exsitadas – ipótese – ouzava. 

c) excitadas – hipótese – ousava. 

d) escitadas – hipóteze – ousava. 


5.  Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto deveria estar acentuada: 

a) apostas (3º parágrafo). 

b) largada (5º parágrafo). 

c) maioria (5º parágrafo). 

d) folego (11 parágrafo). 


6.  Assinale a alternativa em que o trecho “Tinoco o tigre de bengala foi escolhido para juiz” (4º parágrafo) está pontuado corretamente: 

a) Tinoco, o tigre de bengala, foi escolhido, para ser o juiz. 

b) Tinoco o tigre de bengala, foi escolhido para ser o juiz. 

c) Tinoco, o tigre de bengala, foi escolhido para ser o juiz. 

d) Tinoco o tigre, de bengala, foi escolhido para ser o juiz. 


7.  Assinale a alternativa em que a divisão silábica está correta: 

a) a – tra – ve – ssar.  

b) per – sis – tên – cia. 

c) a – pla – u – dir. 

d) ame – dron – tou.

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...