quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Atividade 6º Ano. Letra de Música. Max Nunes/Laércio Alves - Bandeira Branca



Bandeira Branca   

Bandeira branca amor 

Não posso mais 

Pela saudade que me invade 

Eu peço paz 

Saudade mal de amor de amor 

Saudade porque dói demais 

Vem meu amor 

Bandeira branca eu peço paz

(Max Nunes/Laércio Alves) 


 1. O texto acima é: 

 a) um cardápio 

 b) um recibo 

 c) uma marchinha de carnaval 

 d) uma reza 

 e) uma canção junina 


 2. A pessoa que fala no texto está com:

 a) saudade 

 b) alegria 

 c) tristeza profunda 

 d) depressão 

 e) apaixonada 


 3. A pessoa no texto quer: 

 a) festa 

 b) brincadeira 

 c) trabalhar 

 d) paz 

 e) descansar


 4. Na palavra INVADE, temos: 

 a) três vogais e quatro consoantes 

 b) três vogais e três consoantes 

 c) quatro vogais e duas consoantes 

 d) quatro vogais e três consoantes 

 e) duas vogais e quatro consoantes 


 5. Quando iniciamos um texto, devemos escrever: 

 a) letra maiúscula 

 b) letra minúscula 

 c) letra maiúscula ou minúscula 

 d) letra minúscula ou maiúscula 

 e) letra de forma


 6. Na palavra POSSO podemos dizer que existe: 

 a) um encontro vocálico 

 b) três vogais 

 c) duas consoantes 

 d) um dígrafo 

e) duas vogais e duas consoantes 


7. Na palavra SAUDADE existe: 

a) dígrafo 

b) encontro consonantal 

c) ditongo 

d) tritongo 

e) hiato 


 8. A palavra BANDEIRA possui: 

 a) duas sílabas 

 b) três sílabas 

 c) quatro sílabas 

 d) uma sílaba 

 e) cinco sílabas 


 9. A palavra AMOR tem duas sílabas. Por isso é chamada de:

 a) polissílaba 

 b) trissílaba 

 c) dissílaba 

 d) monossílaba 

 e) assilábica 


 10. A palavra PAZ é do gênero: 

 a) masculino 

 b) feminino 

 c) neutro 

 d) plural 

 e) singular 


Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Cazuza - Exagerado




 Exagerado 

1 Amor da minha vida 
2 Daqui até a eternidade 
3 Nossos destinos 
4 Foram traçados na maternidade 


5 Paixão cruel, desenfreada
6 Te trago mil rosas roubadas 
7 Pra desculpar minhas mentiras 
8 Minhas mancadas 


9 Exagerado 
10 Jogado aos teus pés 
11 Eu sou mesmo exagerado 
12 Adoro um amor inventado 


13 Eu nunca mais vou respirar 
14 Se você não me notar 
15 Eu posso até morrer de fome
16 Se você não me amar 


25 E por você eu largo tudo
26 Vou mendigar, roubar, matar 
27 Até nas coisas mais banais 
28 Pra mim é tudo ou nunca mais


29 Exagerado 
30 Jogado aos teus pés
31 Eu sou mesmo exagerado 
32 Adoro um amor inventado  


33 Jogado aos teus pés 
34 Com mil rosas roubadas 
35 Exagerado 
36 Eu adoro um amor inventado

 (Cazuza)



1.  De acordo com o texto, o personagem é capaz de fazer muitas coisas, até mesmo as mais difíceis e impossíveis para conquistar seu grande amor. O trecho que exemplifica essa afirmativa é: 

a) “Amor da minha vida / Daqui até a eternidade” (. 1-2) 

b) “Nossos destinos / Foram traçados na maternidade” (. 3-4) 

c) Pra desculpar minhas mentiras / Minhas mancadas” (. 7-8)) 

d) “E por você eu largo tudo / Vou mendigar, roubar, matar” (. 17-18) 

e) “Eu adoro um amor inventado” (. 36)


2. O personagem afirma que ele e a pessoa amada estão ligados para sempre. O trecho que comprova essa ligação é: 

a) “Amor da minha vida / Daqui até a eternidade” (. 1-2) 

b) “Paixão cruel, desenfreada / Te trago mil rosas roubadas” (. 5-6) 

c) “Eu sou mesmo exagerado / Adoro um amor inventado” (. 11-12) 

d) “Eu posso até morrer de fome / Se você não me amar” (. 15-16) 

e) “Jogado aos teus pés / Com mil rosas roubadas” (. 33 -34)


3. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, se fosse substituído o pronome eu pelo pronome nós, no trecho “Eu sou mesmo exagerado” (. 11), como ficaria o verbo destacado?

a) “Nós é mesmo exagerados”. 

b) “Nós somos mesmo exagerados”. 

c) “Nós era mesmo exagerados”. 

d) “Nós sereis mesmo exagerados”. 

e) “Nós sois mesmo exagerados”.


4. No trecho “E por você eu largo tudo”(18), a palavra você, destacada na frase, refere-se à:

a) rosa roubada 

b) carreira 

c) pessoa amada 

d) maternidade 

e) mancada


5. No trecho “Pra desculpar minhas mentiras” (. 7), a palavra que apresenta o sentido contrário ao da palavra destacada é: 

a) alegrias 

b) brigas 

c) chateações 

d) dúvidas 

e) verdades


6. No trecho “Eu nunca mais vou respirar / Se você não me notar” (. 13-14), a palavra em destaque introduz a ideia de: 

a) adversidade 

b) conclusão 

c) lugar 

d) condição 

e) tempo


7. Qual é a frase em que a palavra destacada está grafada de acordo com a norma padrão da língua portuguesa? 

a) As declarassões de amor são sempre importantes. 

b) A paixão trás alegria à vida. 

c) Ele se declarou no momento ezato da noite. 

d) O coração quase explodiu de tanto amor! 

e) O silênsio às vezes fala mais que as palavras.


8. O personagem do texto se apresenta extremamente apaixonado pela pessoa amada e se expressa dizendo “Jogado aos teus pés” (. 10). Ao utilizar essa expressão, entende-se que ele: 

a) escorregou quando falava com a pessoa amada. 

b) se jogou para segurar os pés machucados da pessoa amada. 

c) está totalmente entregue à paixão. 

d) está recolhendo o lixo do chão. 

e) está em dúvida se quer ou não a pessoa amada.


9. A palavra que pode substituir o verbo notar, destacado no trecho “Eu nunca mais vou respirar/Se você não me notar” (. 13-14), sem alterar o sentido da frase, é: 

a) calar 

b) perceber 

c) pisar 

d) procurar 

e) rouba


10. Se a palavra ontem fosse acrescentada ao trecho “por você eu largo tudo” (. 17), como ficaria a frase, mantendo-se a norma padrão? 

a) “por você eu larguei tudo ontem.” 

b) “por você eu largarei tudo ontem.” 

c) “por você eu largo tudo ontem.” 

d) “por você eu largue tudo ontem.” 

e) “por você eu hei de largar tudo ontem.”












Atividade Ensino Fundamental II. Letra de Música. Djavan - Sorri

Sorri 

 









Sorri

Quando a dor te torturar 

E a saudade atormentar 

Os teus dias tristonhos, vazios


Sorri 

Quando tudo terminar 

Quando nada mais restar 

Do teu sonho encantador 



Sorri

Quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz 

Nos teus ombros cansados, doloridos 



Sorri 

Vai mentindo a tua dor

E ao notar que tu sorris 

Todo mundo irá supor

Que és feliz

(Djavan)



1. De acordo com o texto, se sorrirmos nos momentos difíceis.

a) nossos sofrimentos terão fim. 

b) não deixaremos que percebam nossa dor. 

c) as pessoas procurarão nos ajudar. 

d) daremos aos outros uma prova de amizade. 

e) modificaremos a vida dos menos felizes.


2. Assinale a alternativa em que a segunda palavra adjetiva a primeira.

a) sonho encantador. 

b) todo mundo. 

c) teus dias. 

d) nada mais. 

e) uma cruz.


3. No verso – Quando tudo terminar... – a palavra destacada tem sentido de: 

a) comparação. 

b) adição. 

c) explicação. 

d) tempo. 

e) conclusão.




Atividade 6º Ano. Estatuto da Criança e do Adolescente






Direitos da Criança e do Adolescente

 Toda criança e o adolescente têm direito à proteção e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas.

 Toda criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas.

 Toda criança e o adolescente têm direito a ser criado e ser educado no seio de sua família.

 Toda criança e o adolescente têm direito à educação. Visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa.

 Toda criança e o adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos como adequados a sua faixa etária.

(Texto adaptado do ECA/CEDCA-GO: 2002)


1. Usando o termo"Toda" no início de cada frase, o texto:

a) Enfatiza a ideia de universalidade.

b) Estabelece independência com o termo "criança".

c) Estabelece maior vínculo com o leitor.

d) Faz uma repetição sem necessidade.


2. Pesquise e responda;

a) O que significa a sigla ECA?

Estatuto da Criança e do Adolescente.

b) Você tem esses direitos apresentados na imagem acima? Quais?

Resposta pessoal.

c) O que é Conselho Tutelar?

É um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

d) De acordo com o ECA, até quando somos crianças? E quando nos tornamos adolescentes?

Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade incompletos.


quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Cidadezinha Qualquer - Carlos Drummond de Andrade










Cidadezinha Qualquer 

Casas entre bananeiras 

mulheres entre laranjeiras 

pomar amor contar 


Um homem vai devagar 

Um cachorro vai devagar 

Um burro vai devagar 

Devagar... as janelas olham 


Eta vida besta, meu Deus. 

(Carlos Drummond de Andrade)


1Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde ao texto é: 

 a) evidencia o sossego de uma cidade do interior. 

 b) mostra a rotina de uma cidade pequena. 

 c) aborda a mesmice do dia a dia da cidade. 

 d) revela uma observação do poeta. 

 e) mostra o quanto a cidade é populosa


 2. O terceiro verso “pomar amor contar” resume: 

 a) a vida inquietante da cidade. 

 b) o ritmo frenético do interior. 

 c) a simplicidade da vida interiorana.

 d) o gosto pela plantação de frutíferas.

 e) a vida dos que contam histórias.


3. “Um homem vai devagar 

      Um cachorro vai devagar 

      Um burro vai devagar” 


 Estes versos retratam: 

a) o abandono dos animais na rua da cidade. 

b) a morosidade com que a vida se desenvolve. 

c) o desamparo em que vivem as pessoas de rua.

d) a comparação do homem aos animais na rua. 

e) o fato de as mulheres não se apresentarem.


4. No último verso do poema, o poeta manifesta um sentimento de:

 a) censura. 

 b) indignação. 

 c) satisfação. 

 d) tristeza.

 e) júbilo.


5. No trecho “...vida besta, meu Deus!”, a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por: 

a) boa.

b) fácil. 

c) dura. 

d) tola. 

e) cruel.


6. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que: 

I. O título representa a síntese do poema. 

II. O termo qualquer é um pronome indefinido. 

III. O termo devagar que aparece em 4 versos é um adjetivo. 

IV. Em “...as janelas olham”, o poeta se referia às pessoas que espiavam da janela. 

Estão corretas apenas as afirmativas:

 a) I,II,III 

 b) III,IV 

 c) I,II,IV 

 d) I,III,IV 

 e) II,III


7. No verso “pomar amor contar”, tem-se, respectivamente, as seguintes classes gramaticais: 

 a) verbo – substantivo – verbo.

 b) substantivo – adjetivo – verbo. 

 c) advérbio – adjetivo – substantivo. 

 d) adjetivo – advérbio – adjetivo.

 e) substantivo – substantivo – verbo.


8. Em “Um homem, um cachorro, um burro andam devagar.”, o tipo de sujeito nesta oração é:

 a) simples. 

 b) composto.

 c) implícito. 

 d) indeterminado. 

 e) oração sem sujeito.


9. Das alternativas abaixo, a que apresenta um par de palavras com dígrafo é:

 a) lixo – cachorro.

 b) bicho – presa.

 c) qualquer – burro. 

 d) obstáculo – olham.

 e) mulheres – cabresto.


10. No último verso do poema, a palavra ETA tem o seguinte valor gramatical: 

a) preposição. 

b) interjeição. 

c) advérbio. 

d) pronome.

e) numeral.

Atividade Ensino Fundamental II. Poema. Mário Quintana - Esperança


  









Esperança 

 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
 Vive uma louca chamada Esperança 
 E ela pensa que quando todas as sirenes 
 Todas as buzinas
 Todos os reco-recos tocarem
 Atira-se

 E
- ó delicioso voo! 
 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
 Outra vez criança... 
 E em torno dela indagará o povo:
 - Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? 
 E ela lhes dirá
 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!) 
 Ela lhes dirá bem devagarzinho, para que não esqueçam: 
 - O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA... 

(Mário Quintana)


1.  Analise as proposições abaixo, relacionadas ao poema acima e assinale a alternativa CORRETA:

 I - O poema se refere à época de fim de ano, quando por exemplo, o autor compara o mês de dezembro  ao “décimo segundo andar do Ano”. 

II - Há um erro de separação silábica no último verso do poema, na palavra esperança. 

III - No texto, a palavra esperança é um substantivo abstrato. 

a) Estão corretas apenas a I e a II 

b) Estão corretas apenas a I e a III

c) Estão corretas apenas a II e a III 

d) Está correta apenas a I 

e) Está correta apenas a III


2. Marque ( V ) para verdadeiro ou ( F ) para falso em relação ao poema de Mário Quintana e assinale a sequência CORRETA: 

(___) Podemos relacionar a Esperança à época de fim de ano, quando as pessoas costumam ficar mais esperançosas com a chegada de um tempo novo. 

(___) No poema, a palavra esperança está personificada. 

(___) No texto, a palavra esperança deixa de ser um sentimento e passa a ser uma pessoa. 

(___) A última palavra do texto é classificada como proparoxítona.

 a) V – V – F – V 

 b) V – V – V – F 

 c) V – V – V – V 

 d) F – V – V – F

 e) F – F – V – V


3. “Ela será encontrada miraculosamente...” A palavra destacada é classificada como: 

a) Verbo 

b) Substantivo abstrato 

c) Advérbio 

d) Conjunção 

e) Preposição 


4. Assinale a alternativa que substitui, sem prejuízo de sentido, a palavra destacada no trecho: “Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada...”

 a) Lesado

 b) Inteligente

 c) Rápido 

 d) Doente

 e) Intacto 


 5. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 

 I - No poema temos três palavras proparoxítonas. 

 II - O tempo verbal predominante dos segundo e terceiro versos é o pretérito perfeito do indicativo.

 III - A separação silábica correta da palavra delicioso é: de-li-ci-o-so. 

 a) Apenas a I está correta

 b) Apenas a II está correta 

 c) Apenas a III está correta

 d) Todas estão corretas 

 e) Todas estão incorretas


 6. Assinale das palavras abaixo aquela que foi acentuada pela mesma regra da palavra indagará,   presente no texto:

a) Parabéns 

b) Frágil 

c) Máquina 

d) Maquiavélico 

e) Amável


7. O tempo e modo do verbo em “Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada” é: 

a) Presente do indicativo 

b) Futuro do presente do indicativo

c) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo 

d) Futuro do subjuntivo 

e) Futuro do pretérito do subjuntivo


8. Passando-se a frase: “E em torno dela indagará o povo”, para o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, temos:

 a) E em torno dela indagara o povo.  

 b) E em torno dela indaga o povo.

 c) E em torno dela indagaria o povo. 

 d) E em torno dela indagou o povo.

 e) E em torno dela indagava o povo

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atividade Fundamental II. Letra de Música. Roberto Carlos - O Calhambeque



O calhambeque 

1 Mandei meu Cadillac 

2 Pr'o mecânico outro dia 

3 Pois há muito tempo 

4 Um conserto ele pedia 

5 E como vou viver 

6 Sem um carango pra correr 

7 Meu Cadillac, bi-bi 

8 Quero consertar meu

9 Cadillac Bi bidhu! 

10 Bidhubidhubidubi!... 


11 Com muita paciência 

12 O rapaz me ofereceu 

13 Um carro todo velho 

14 Que por lá apareceu 

15 Enquanto o Cadillac 

16 Consertava eu usava 

17 O calhambeque, bi-bi 

18 Quero buzinar o calhambeque 

19 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!... 


20 Saí da oficina 

21 Um pouquinho desolado 

22 Confesso que estava 

23 Até um pouco envergonhado 

24 Olhando para o lado 

25 Com a cara de malvado 

26 O calhambeque, bi-bi

27 Buzinei assim o calhambeque 

29 Bi bidhu! Bidhubidhubidubi!..

(Roberto Carlos)


1De acordo com as ideias do texto, é correto afirmar que:

a) o Cadillac foi levado à oficina sem que precisasse de conserto. 

b) o proprietário do Cadillac saiu da oficina muito triste. 

c) o proprietário do Cadillac sentiu tristeza e vergonha por dirigir o Calhambeque. 

d) o Calhambeque olhava com cara de malvado para o mecânico. 

e) o mecânico demonstrou indiferença à situação vivida pelo proprietário do Cadillac.


2. Conforme o sentido em que foi empregado no texto, a palavra “calhambeque” equivale a carro: 

a) usado e alugado. 

b) velho e conservado. 

c) novo, mas sem acessórios de luxo. 

d) velho, mas com acessórios de luxo. 

e) velho e sem prestígio social. 


3. Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta, com preservação do sentido original, de palavra ou expressão substitutiva para a conjunção “Pois”, empregada no verso 3. 

a) Por que 

b) Porque 

c) Porquê 

d) Por quê 

e) Pôr que 


4. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com as regras de concordância verbal, uma nova redação para o verso 3. 

a) Pois faz muitos anos. 

b) Pois fazem muitos anos. 

c) Pois passou-se muitos anos. 

d) Pois devem haver muitos anos. 

e) Pois já passou muitos anos. 


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Atividade 6º Ano. Lenda. As lágrimas de Potira




 As lágrimas de Potira  


Quando os homens ainda não tinham diamantes, viveu na floresta um casal de índios: Itagibá, que significa braço forte, e Potira, flor. Viviam os dois felizes, até que um dia Itagibá teve de partir para a guerra. 

Potira ficou triste e acompanhou, com o olhar, a canoa do marido sumir na curva do rio. O tempo foi passando e nada de Itagibá voltar. 

Quando veio a notícia de que ele tinha morrido, Potira foi para a beira do rio e começou a chorar, passando o resto da vida assim, com suas lágrimas espalhando-se pela areia das praias. Tupã, o grande senhor dos céus, teve pena e fez com que as lágrimas dela se transformassem em diamantes. Por isso é que eles brilham e encantam como lágrima de mulher. 

(Fonte: O grande livro do folclore)



1De acordo com o texto, a felicidade de Itagibá e Potira foi interrompida 

a) pelo grande senhor dos céus. 

b) pelas lágrimas de Potira. 

c) pela morte de Itagibá. 

d) pelo tempo que passou, sem nada mudar.


2. Na frase – Por isso é que eles brilham e encantam como lágrima de mulher. – a palavra eles refere-se aos:

a) homens. 

b) diamantes. 

c) índios. 

d) céus.


3. Assinale a alternativa que apresenta a palavra com o mesmo significado de encantam no final do texto. 

a) quebram. 

b) umedecem. 

c) caem. 

d) cativam.


4. Assinale a alternativa que corresponde às características do gênero lendas. 

a) Narrativas originárias de fatos que se misturam com ficção, passadas de geração a geração. 

b) Narrativa cotidiana que são publicadas periodicamente. 

c) Narrativas de origem grega de ficção que relacionam o mundo e os fenômenos da natureza. 

d) Nenhuma das alternativas. 




 

Atividade 6º Ano. Conto. Hans Cristian Andersen - O Patinho Feio






O Patinho Feio 

Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo tão grande que todos pensaram tratar-se de um ovo de peru que por acaso caíra num ninho de pata. 

– Que pato mais feio! – ouvia ele quando sua mãe o levava pelo quintal. As outras aves riam, caçoavam de seu tamanho e tentavam bicá-lo. 

O Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir. Atravessou os campos e encontrou alguns patos selvagens. Eles também o achavam feio, mas aceitaram sua companhia, contanto que ele jamais se casasse com uma pata selvagem. Porém, ele não queria se casar, desejava apenas um lugar para ficar. Decidiu partir novamente, aceitando um convite dos gansos que o chamaram para voar. 

Mas antes que o Patinho Feio alçasse voo, seus novos amigos foram mortos por caçadores e ele se viu só mais uma vez. 

No final do outono, o Patinho Feio foi parar na casa de uma camponesa. E de novo foi obrigado a partir. A camponesa desejava uma pata que botasse ovos e não um patinho desengonçado como ele. 

Durante o frio do inverno, o Patinho Feio, solitário e desamparado, quase morreu, mas foi salvo por um camponês e sua família, só que aquele também não se tornaria seu lar, porque os filhos do camponês nunca paravam de atormentá-lo. 

Quando chegou a primavera, cansado e triste, o Patinho Feio avistou as aves mais lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio. Aproximou-se e, pela primeira vez, olhou para as águas e viu seu reflexo. Descobriu que era um cisne como eles. Por um instante lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido. Então, moveu as asas que brilhavam sob o sol e, também pela primeira vez, sentiu-se feliz. 

(Hans Christian Andersen).


1. O Patinho Feio surgiu de um grande ovo que todos pensavam ser um ovo de: 

a) ganso. 

b) cisne. 

c) peru. 

d) pato-selvagem. 


2. O Patinho Feio passou por muitos lugares, conheceu muitos animais e pessoas, mas nunca se sentia feliz, até avistar os cisnes, pois o que ele queria mesmo encontrar era:

a) uma companhia para casar. 

b) um lugar para viver. 

c) um bando de aves para voar. 

d) uma mãe para lhe ensinar a voar.


3. A história acontece durante as quatro estações do ano. Assinale a alternativa correta de acordo com a estação do ano e o acontecimento vivido pelo Patinho Feio. 

a) Nasceu no outono e conheceu os gansos no verão. 

b) Nasceu na primavera e foi para a casa da camponesa no outono. 

c) Nasceu no inverno e foi acolhido pelo camponês na primavera. 

d) Nasceu no verão e encontrou os cisnes na primavera. 


4. Na frase: – Durante o frio do inverno, o Patinho Feio, solitário e desamparado, quase morreu... Assinale a alternativa que apresenta as palavras que têm, respectivamente, os mesmos sentidos das palavras em destaque. 

a) desacompanhado, abandonado. 

b) frustrado, abatido. 

c) abatido, rejeitado. 

d) perturbado, desequilibrado. 


5. O Patinho Feio sentiu-se feliz pela primeira vez quando:

a) viu o reflexo dos cisnes nas águas do rio. 

b) lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido. 

c) olhou seu reflexo nas águas do rio e descobriu sua identidade. 

d) viu o brilho do sol sob suas asas.















Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...