sábado, 31 de maio de 2025

Interpretação de Quadrinho - Mafalda. Fundamental II

 Leia atentamente a tirinha a seguir da personagem Mafalda, de Quino.




1. Depreende-se do trecho “Mas por que eu tenho que fazer isso?” que Mafalda está com: 

a) indiferença. 

b) desobediência. 

c) curiosidade. 

d) dúvida.


2. Depreende-se do trecho “Porque eu estou mandando, e eu sou sua mãe” que a mãe de Mafalda está:

a) apresentando uma explicação. 

b) ignorando o questionamento. 

c) reforçando sua autoridade. 

d) mostrando preocupação.


3. O texto manterá o sentido original e a correção gramatical, caso se substitua: 

a) “nos” por nós. 

b) “tenho” por venho. 

c) ”mas” por mais. 

d) “diplomamos” por graduamos.


4. O principal ponto de vista expresso no diálogo é de:

a) hierarquia familiar. 

b) valor das conquistas compartilhadas. 

c) conflito entre autoridade e igualdade na relação mãe-filho. 

d) dificuldade de comunicação entre gerações diferentes. 


5. O termo “mandando” poderia ser substituído, sem a perda de sentido, por: 

a) ordenando. 

b) pedindo. 

c) questionando. 

d) declamando.


6. Os termos "MÃE!!", “FILHA!” e “NÃO FOI?” estão em caixa alta para:

a) expressar dúvida intensa. 

b) destacar a importância das palavras dentro do diálogo. 

c) indicar aumento na tensão entre as personagens. 

d) transição de temas diferentes no diálogo.


7. O antônimo do termo “mandando” é: 

a) obedecer. 

b) comandar. 

c) admirar. 

d) decretar.


8. O uso do termo “por que” no trecho "Por que eu tenho que fazer isso?” apresenta: 

a) motivo ou razão. 

b) condição ou hipótese. 

c) consequência ou resultado. 

d) comparação ou contraste.


9. O acento agudo na palavra “título” justifica-se por se tratar de uma: 

a) oxítona. 

b) paroxítona. 

c) proparoxítona. 

d) sílaba átona


10. Assinale a alternativa cuja palavra está de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica da palavra “título”. 

a) lírico. 

b) sábio. 

c) régua. 

d) juízo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...