Leia atentamente a tirinha a seguir da personagem Mafalda, de Quino.
1. Depreende-se do trecho “Mas por que eu tenho que
fazer isso?” que Mafalda está com:
a) indiferença.
b) desobediência.
c) curiosidade.
d) dúvida.
2. Depreende-se do trecho “Porque eu estou mandando, e
eu sou sua mãe” que a mãe de Mafalda está:
a) apresentando uma explicação.
b) ignorando o questionamento.
c) reforçando sua autoridade.
d) mostrando preocupação.
3. O texto manterá o sentido original e a correção
gramatical, caso se substitua:
a) “nos” por nós.
b) “tenho” por venho.
c) ”mas” por mais.
d) “diplomamos” por graduamos.
4. O principal ponto de vista expresso no diálogo é de:
a) hierarquia familiar.
b) valor das conquistas compartilhadas.
c) conflito entre autoridade e igualdade na relação
mãe-filho.
d) dificuldade de comunicação entre gerações
diferentes.
5. O termo “mandando” poderia ser substituído, sem a
perda de sentido, por:
a) ordenando.
b) pedindo.
c) questionando.
d) declamando.
6. Os termos "MÃE!!", “FILHA!” e “NÃO FOI?” estão em caixa
alta para:
a) expressar dúvida intensa.
b) destacar a importância das palavras dentro do
diálogo.
c) indicar aumento na tensão entre as personagens.
d) transição de temas diferentes no diálogo.
7. O antônimo do termo “mandando” é:
a) obedecer.
b) comandar.
c) admirar.
d) decretar.
8. O uso do termo “por que” no trecho "Por que eu tenho
que fazer isso?” apresenta:
a) motivo ou razão.
b) condição ou hipótese.
c) consequência ou resultado.
d) comparação ou contraste.
9. O acento agudo na palavra “título” justifica-se por se
tratar de uma:
a) oxítona.
b) paroxítona.
c) proparoxítona.
d) sílaba átona
10. Assinale a alternativa cuja palavra está de acordo com a
mesma regra de acentuação gráfica da palavra “título”.
a) lírico.
b) sábio.
c) régua.
d) juízo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário