quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Atividade Ensino Médio. Soneto de Fidelidade - Vinícius de Moraes

 



Soneto de Fidelidade 

1. De tudo, ao meu amor serei atento 

2. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 

3. Que mesmo em face do maior encanto 

4. Dele se encante mais meu pensamento.

 

5. Quero vive-lo em cada vão momento 

6. E em seu louvor hei de espalhar meu canto 

7. E rir meu riso e derramar meu pranto 

8. Ao meu pesar ou seu contentamento. 


9. E assim, quando mais tarde me procure 

10. Quem sabe a morte, angústia de quem vive 

11. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. 


12. Eu possa me dizer do amor (que tive): 

13. Que não seja imortal, posto que é chama 

14. Mas que seja infinito enquanto dure

 (Vinícius de Moraes)


1. O autor, nesse Soneto:

a) fala do amor pela vida da mulher. 

b) fala do amor pela morte da mulher. 

c) fala do amor da mulher que o deixou. 

d) fala do sentimento de amor pela mulher amada. 

e) não fala de amor. 


2. As palavras amor e atento, retiradas da primeira linha, pertencem às seguintes classes gramaticais, respectivamente: 

a) substantivo e verbo. 

b) substantivo e advérbio. 

c) adjetivo e verbo. 

d) advérbio e adjetivo. 

e) substantivo e adjetivo.


3. Na linha 12 da quarta estrofe do Soneto, Eu e me

a) são, respectivamente, verbo e pronome. 

b) são, respectivamente, pronome e verbo. 

c) são, respectivamente, pronome e adjetivo. 

d) são, respectivamente, pronome e pronome. 

e) não pertencem a nenhuma classe gramatical.


4. O verbo Quero, na segunda estrofe do Soneto (linha 5), está no modo: 

a) imperativo negativo. 

b) imperativo afirmativo. 

c) indicativo. 

d) subjuntivo. 

e) gerúndio. 


5. Os verbos ser conjugados nas linhas 13 e 14 do Soneto, estão, respectivamente: 

a) ambos no modo imperativo negativo. 

b) ambos no modo imperativo afirmativo. 

c) no modo imperativo afirmativo e modo imperativo negativo. 

d) no modo imperativo negativo e modo presente do subjuntivo. 

e) no modo imperativo negativo e modo imperativo positivo. 


6. “Quem sabe a solidão, fim de quem ama” (linha 11). 

De acordo com o verso acima, a consequência de quem ama é a:

a) solidão. 

b) morte. 

c) esperança. 

d) vida. 

e) angústia. 


7. Para exprimir a mortalidade do amor, o autor utiliza a imagem: 

a) da morte. 

b) da vida. 

c) da chama. 

d) da imortalidade. 

e) do amor. 


8. De acordo com o 1º terceto do poema, quem ama terminará:

a) feliz. 

b) morto. 

c) infeliz. 

d) sozinho. 

e) angustiado


9. O verso “Quem sabe a morte, angústia de quem vive” (linha 10), significa para o autor que: 

a) talvez o amor seja a angústia de quem vive. 

b) talvez a morte seja a angústia de quem vive. 

c) talvez a solidão seja a angústia de quem vive. 

d) talvez a esperança seja a angústia de quem vive. 

e) talvez a vida seja a angústia de viver. 


10. “Eu possa me dizer do amor (que tive)

       Que não seja imortal, posto que é chama 

       Mas que seja infinito enquanto dure.” 

Nos versos acima, o autor fale sobre a:

a) efemeridade do amor. 

b) durabilidade do amor. 

c) superficialidade do amor. 

d) intensidade do amor. 

e) ausência do amor


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