segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Atividade Ensino Médio. O Pavão - Rubem Braga


 O pavão 

Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. 

O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico. 

(Ruben Braga) 


1. Analisando as principais características do texto lido, podemos concluir que seu gênero predominante é: 

a) Poesia. 

b) Crônica. 

c) Conto. 

d) Prosa. 


2. Qual das alternativas abaixo contém, respectivamente, dois encontros consonantais e dois dígrafos?

a) Esplendor, existem, estremecem, bolhas. 

b) Amor, mínimo, assim, prisma. 

c) Existem, pigmentos, luxo, fragmenta. 

d) Fragmenta, esplendor, olhar, assim. 


3.  Assinale a alternativa que contém os sinônimos das palavras ostentar, resplandecer, enaltecer, retumbar: 

a) Evidenciar, fulgurar, elevar, ecoar. 

b) Elevar, ecoar, fulgurar, evidenciar. 

c) Fulgurar, ecoar, evidenciar, elevar. 

d) Ecoar, evidenciar, elevar, fulgurar. 


4. “Graças aos avanços na medicina e na tecnologia, as previsões ruins acerca do futuro não se confirmaram”. O segmento grifado, em relação à afirmativa seguinte, exprime a noção de: 

a) Condição. 

b) Tempo. 

c) Causa. 

d) Proporção


5.  Assinale a alternativa em que está CORRETAMENTE indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando falamos de ciência... duas coisas devem ser consideradas... uma é a contribuição teórica advinda do trabalho... a outra é o seu valor prático. 

a) Dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula. 

b) Dois pontos, vírgula, ponto e vírgula. 

c) Vírgula, dois pontos, ponto e vírgula. 

d) Ponto e vírgula, dois pontos, ponto e vírgula. 


6.  A frase em que está faltando uma vírgula é: 

a) Tomei um refrigerante pela manhã e outro à tarde. 

b) Eu usei uma blusa azul na festa e minha amiga usou uma blusa rosa. 

c) Ela tem lábios e nariz brancos. 

d) Não sujaram a sala nem a cozinha. 


7.  Assinale a alternativa cuja frase contém o uso do porquê, conforme a norma culta da língua portuguesa: 

a) Quero saber porque você está assim. 

b) São difíceis os caminhos por que passei. 

c) Porque existe a guerra? 

d) Ele quer saber o porquê de seu comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...