domingo, 8 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Texto Curto para Interpretação




     Quadrilha

 João amava Teresa que amava Raimundo.

 Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

 Que não amava ninguém.

 João foi para os Estados Unidos, Teresa para o                convento.

  Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia.

  Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

  Que não tinha entrado na história.

  (Carlos Drummond de Andrade)



1. Depreende-se do texto que: 

a) O termo quadrilha associa-se mais ao comportamento de Lili, que se casa com J. Pinto Fernandes apenas por interesse, que ao desencontro amoroso vivido pelas outras personagens. 

b) Enquanto o destino das mulheres é o casamento, o dos homens é a liberdade, pois essa era a realidade da época em que o poema foi escrito. 

c) O eu lírico não acreditava na felicidade que poderia provir de um casamento e apenas o encara como uma mera convenção social. 

d) O desencontro amoroso entre os pares, nos três primeiros versos, é reforçado pela ação verbal no pretérito perfeito. 

e) O desentendimento entre as personagens desse poema faz alusão à troca de pares durante a dança; no entanto, é possível perceber que o termo quadrilha relaciona-se no poema com o mesmo valor semântico de “bando de malfeitores”. 



2. Qual a visão do poeta em relação ao relacionamento amoroso?

      a) Crítica

      b) Irônica

      c) Trágica

      d) Fantasiosa

e)   e) Assustadora



Bilhete ao futuro 

Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro. 

Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…) 

(Affonso Romano de Sant’Anna)


1. Referente ao texto acima assinale a alternativa CORRETA quanto a tipologia textual : 

 a) Descritivo.

 b) Explicativo

 c) Narrativo. 

 d) Nenhuma das alternativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...