terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Letras de Músicas para Interpretação

 Xote ecológico 



Não posso respirar, não posso mais nadar 

A terra está morrendo, não dá mais pra plantar 

se plantar não nasce, se nascer não dá 

Até pinga da boa é difícil de encontrar 


Não posso respirar, não posso mais nadar 

A terra está morrendo, não dá mais pra plantar 

E se plantar não nasce, se nascer não dá 

Até pinga da boa é difícil de encontrar


Cadê a flor que estava aqui? 

Poluição comeu 

E o peixe que é do mar? 

Poluição comeu 

E o verde onde é que está? 

Poluição comeu 

Nem o Chico Mendes sobreviveu

(Luiz Gonzaga)


1. Em relação à temática da canção, é CORRETO afirmar que: 

a) se trata apenas de mostrar o xote como um ritmo brasileiro. 

b) propõe possíveis atitudes que promovam a preservação ambiental. 

c) representa apenas uma exaltação à vida de Chico Mendes, sindicalista e ativista brasileiro. 

d) representa uma crítica à agressão feita pelo homem à natureza. 

e) enaltece e fortifica o movimento cultural da região Nordeste. 


2. Leia atentamente as afirmações que seguem para responder o que se pede: 


I- Luís Gonzaga critica o homem pela agressão à natureza. 

II- O homem necessita da natureza para seu próprio bem-estar e para a sua sobrevivência. 

III- A seca trouxe implicações para o homem do campo, que com seu trabalho, provocou a poluição. 

IV- O texto mostra que o sertanejo deve ter fé, que a situação do sertão vai melhorar. 

V- A cada dia a paisagem do sertão se modifica para melhor. 


Estão CORRETAS apenas 

a) I, II, III, IV e V

b) I, II, III e IV. 

c) I e III.

d) I e II

e) I, II e III













Comida 

Bebida é água! 

Comida é pasto! 

Você tem sede de que? 


Você tem fome de que?... 

A gente não quer só comida 

A gente quer comida 

Diversão e arte 

A gente não quer só comida 

A gente quer saída 

Para qualquer parte...


A gente não quer só comida 

A gente quer bebida 

Diversão, balé 

A gente não quer só comida 

A gente quer a vida 

Como a vida quer... 


Bebida é água! 

Comida é pasto! 

Você tem sede de que? 

Você tem fome de que?... 


A gente não quer só comer 

A gente quer comer 

E quer fazer amor 

A gente não quer só comer 

A gente quer prazer 

Prá aliviar a dor... 


A gente não quer 

Só dinheiro 

A gente quer dinheiro 

E felicidade 

A gente não quer 

Só dinheiro 

A gente quer inteiro 

E não pela metade... /.../

(Titãs)


1. Sobre o texto acima (Comida), assinale a alternativa correta: 

a) O texto organiza-se em torno da oposição vida X morte, pois, ao requerer comida, bebida e dinheiro, faz-se uma analogia à subsistência do homem. 

b) O texto organiza-se em torno da oposição natureza X civilização, pois, ao requerer diversão e balé, faz-se uma requisição de atributos da cidade. 

c) O texto organiza-se em torno da oposição parcialidade X totalidade, pois, ao requerer comida, bebida, dinheiro, diversão, balé etc., faz-se uma oposição entre aquilo que é necessário à subsistência do homem e aquilo que é necessário para uma vida considerada digna e plena. 

d) O texto organiza-se em torno da oposição alegria X tristeza, pois, ao requerer comida, bebida, dinheiro, diversão, balé etc ., afirma-se que o homem não possui nenhum destes requisitos na sua vida.

e) O texto organiza-se em torno da oposição pobreza X riqueza pois, ao requerer comida, bebida, dinheiro, diversão, balé etc. Afirma-se que apenas os ricos possuem os privilégios políticos no Brasil.







Trem das Onze  



Não posso ficar nem mais um minuto com você 

Sinto muito amor, mas não pode ser 

Moro em Jaçanã 

Se eu perder esse trem 

Que sai agora às onze horas 

Só amanhã de manhã 

Além disso, mulher 

Tem outra coisa 

Minha mãe não dorme 

Enquanto eu não chegar 

Sou filho único 

Tenho minha casa para olhar 

E eu não posso ficar 

(Adoniran Barbosa) 


Considere o texto acima: 

1. O termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo ao sentido, por:

a) Ademais. 

b) Contanto. 

c) Afinal. 

d) Sobretudo. 

e) Isto é.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...