domingo, 21 de março de 2021

Atividade Fundamental II. Texto Curto para Interpretação

Leia a anedota abaixo:  

Verbos 

  

 A professora pergunta para Mariazinha:

- Mariazinha, me dê um exemplo de verbo.

- Bicicreta – respondeu a menina.

- Não se diz “bicicreta” e sim, “bicicleta”. Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro me diga você um verbo.

- Prástico! – disse o garoto.

- É “plástico”, não “prástico”. E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo – pediu a professora.

- Hospedar! – respondeu Laura.

- Muito bem! – disse a professora. Agora forme uma frase com este verbo.

- Os pedar da bicicreta é de prástico!


1. "Bicicleta", "plástico", "pedais", são respectivamente:

a) Substantivos.

b) Verbos.

c) Adjetivos.

d) Pronomes.              


2. Esse tipo de fenômeno é característico de uma variedade linguística. Que tipo de variedade, na anedota, os três alunos utilizam?      

a) Linguagem formal

b) Linguagem informal

c) Linguagem regional

d) Linguagem científica

                                       

Da discrição 

Não te abras com teu amigo

Que ele um outro amigo tem

E o amigo do teu amigo

Possui amigos também

(Mário Quintana)

3. No verso – Não te abras com teu amigo – o verbo em destaque foi empregado em sentido figurado.

Assinale a alternativa em que esse mesmo verbo abrir continua sendo empregado em sentido figurado.

a) Ao abrir a porta, não havia ninguém. 

b) Ele não pôde abrir a lata porque não tinha um abridor. 

c) Para aprender, é preciso abrir a mente. 

d) Pela manhã, quando abri os olhos, já estava em casa. 

e) Os ladrões abriram o cofre com um maçarico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...