sábado, 30 de abril de 2022

Atividade Ensino Médio. Textos Diversos para Interpretação

 

Dentro da noite veloz  

Sou um homem comum 
brasileiro, maior, casado, reservista, 
e não vejo na vida, amigo, 
nenhum sentido, senão 
lutarmos juntos por um mundo melhor. 
Poeta fui de rápido destino. 
Mas a poesia é rara e não comove 
nem move o pau-de-arara. 
Quero, por isso, falar com você, 
de homem para homem, 
apoiar-me em você 
oferecer-lhe o meu braço que o tempo é pouco e o latifúndio está aí, matando. 

[...] 

(Ferreira Gullar)


1. A respeito do poema, dadas as afirmativas, 

I. Construir sua identidade como “homem comum”, segundo o poema, significa reconhecer-se semelhante a tantos outros homens, os quais compartilham dos mesmos problemas. 

II. O significado de ser “homem comum”, no poema, sugere a ideia de irmanar-se a todos os seus semelhantes e, junto com eles, criar condições para resistir às forças opressoras; a exemplo, o latifúndio. 

III. As ideias contidas no poema representam a força da humanidade para resistir às pressões sociais. A poesia aparece como uma afirmação da luta por um mundo melhor. verifica-se que está(ão) correta(s) 

a) I, apenas. 

b) III, apenas. 

c) I e II, apenas. 

d) II e III, apenas. 

e) I, II e III.


Agosto 1964 

Entre lojas de flores e de sapatos, bares, 
mercados, butiques, 
viajo 
num ônibus Estrada de Ferro-Leblon.
Volto do trabalho, a noite em meio, 
fatigado de mentiras. 
Digo adeus à ilusão mas não ao mundo. 
Mas não à vida, 
meu reduto e meu reino. 
Do salário injusto, 
da punição injusta, 
da humilhação, da tortura, 
do horror, 
retiramos algo e com ele construímos um artefato 
um poema 
uma bandeira 

(Gullar Ferreira)


2. Dadas as afirmativas, considerando que o gênero textual referente é um poema de cunho social, 

I. O autor esboça-se do lirismo com intensa explanação da objetividade. 

II. O efeito poético é resultado da apresentação dos problemas sociais, os quais são mostrados sucessivamente, por meio de acumulação. 

III. No poema, visualiza-se a identidade pessoal ampliada pela identidade nacional, isso porque as desigualdades sociais são explicitadas. 

IV. O texto se utiliza da voz coletiva, cuja “bandeira” representa luta, força, sindicalidade. verifica-se que está(ão) correta(s): 

a) II, apenas. 

b) I e III, apenas. 

c) I e IV, apenas. 

d) II, III e IV, apenas. 

e) I, II, III e IV. 


A Bíblia Laica



 






O Bom Livro (uma Bíblia Laica) é inspirado em livros sagrados de grandes religiões. Como a Bíblia, reúne ensinamentos em forma de capítulos e versículos, e a construção de seu texto lembra a poesia dos salmos. Mas, em vez de profecias ou dogmas, traz conselhos de filósofos, cientistas e pensadores como Sêneca, Montaigne e Bacon – tudo para mostrar que a sabedoria surge da experiência humana.  

(Luciana Galastri)


3. No tocante ao gênero, o texto classifica-se como:

a) paródia. 

b) artigo de opinião. 

c) resumo indicativo. 

d) crônica jornalística. 

e) resumo informativo.


  Amor 

Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô. Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação. 

Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício. Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida.

(Clarice Lispector)


4. O foco narrativo do texto identifica-se como: 

a) foco narrativo em primeira pessoa, cujo narrador é personagem principal da história: narrador-protagonista. 

b) foco narrativo em primeira pessoa, cujo narrador é personagem secundária da história. Apenas conta uma história que testemunhou. 

c) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador é o observador que descreve personagens e situações de forma superficial. 

d) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador-protagonista é uma personagem secundária. Narra os fatos apenas como um relato dos acontecimentos. 

e) foco narrativo em terceira pessoa, cujo narrador é onisciente. Conhece não apenas a história da protagonista, mas também seus pensamentos e sentimentos mais profundos.






Atividade Ensino Fundamental II. Crônica. A Casa das Ilusões Perdidas - Moacyr Scliar


 A Casa das Ilusões Perdidas 

 Quando ela anunciou que estava grávida, a primeira reação dele foi de desagrado, logo seguida de franca irritação. ― "Que coisa!", disse. ―"Você não podia tomar cuidado, engravidar logo agora que estou desempregado, numa pior, você não tem cabeça mesmo, não sei o que vi em você, já deveria ter trocado de mulher havia muito tempo". Ela, naturalmente, chorou, chorou muito. Disse que ele tinha razão, que aquilo fora uma irresponsabilidade, mas mesmo assim queria ter o filho. Sempre sonhara com isso, com a maternidade – e agora que o sonho estava prestes a se realizar, não deixaria que ele se desfizesse. 

 - Por favor, suplicou. – Eu faço tudo que você quiser, eu dou um jeito de arranjar trabalho, eu sustento o nenê, mas, por favor, me deixe ser mãe. 

Ele disse que ia pensar. Ao fim de três dias daria a resposta. E sumiu. 

 Voltou, não ao cabo de três dias, mas de três meses. Àquela altura ela já estava com uma barriga avançada que tornava impossível o aborto; ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo – estava certa de que ele vinha com a mensagem que tanto esperava, você pode ter o nenê, eu ajudo você a criá-lo. 

Estava errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança; mas não para ficar com ela. Já tinha feito o negócio: trocariam o recém-nascido por uma casa. A casa que não tinham e que agora seria o lar deles, o lar onde – agora ele prometia – ficariam para sempre. 

Ela ficou desesperada. De novo caiu em prantos, de novo implorou. Ele se mostrou irredutível. E ela, como sempre, cedeu. 

 Entregue a criança, foram visitar a casa. Era uma modesta construção num bairro popular. Mas era o lar prometido e ela ficou extasiada. Ali mesmo, contudo, fez uma declaração. 

 - Nós vamos encher esta casa de crianças. Quatro ou cinco, no mínimo. 

 Ele não disse nada, mas ficou pensando. Quatro ou cinco casas, aquilo era um bom começo. 

 (Moacyr Scliar) 


1. As aspas foram utilizadas no primeiro parágrafo para indicar uma: 

a) citação literária. 

b) linguagem figurada. 

c) palavra estrangeira. 

d) representação de fala. 


2. A mulher é retratada nesta crônica como:

a) arrogante. 

b) independente. 

c) inteligente. 

d) submissa. 


3. A palavra destacada está corretamente classificada em: 

a) "Ao fim de três dias daria a resposta". (fim = advérbio). 

b) "Àquela altura ela já estava com uma barriga avançada". (àquela = artigo). 

c) "Ela, naturalmente, chorou, chorou muito". (ela = substantivo). 

d) "Sempre sonhara com isso, com a maternidade". (isso = pronome). 


4. A palavra destacada teve seu sentido corretamente indicado em:

a) "... ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo..." (desprezo) 

b) "... a primeira reação dele foi de desagrado." (satisfação) 

c) "Ele se mostrou irredutível." (indignado) 

d) "Era uma modesta construção num bairro popular." (confortável) 


5. O objetivo principal desse texto é: 

a) criticar os casamentos modernos. 

b) denunciar a violência doméstica. 

c) promover um debate sobre o aborto. 

d) refletir sobre as condições humanas. 


6. Sobre o texto, foram feitos os seguintes comentários: 

I. O texto apresenta expressões típicas da linguagem popular, como "cair em prantos". 

II. O assunto do texto poderia ser retratado em forma de notícia ou reportagem. 

III. "Ele" e "ela" tinham, pelo menos, um pensamento em comum: ter mais filhos para encher a casa. 

Estão corretos os comentários: 

a) I e II, apenas. 

b) I e III, apenas. 

c) II e III, apenas. 

d) I, II e III. 


7. As palavras utilizadas nessa questão estão destacadas no texto. Marque a alternativa em que pelo menos uma dessas palavras tem classificação diferente das demais.

a) Aborto – sonho – sustento 

b) Cinco – primeiro - três 

c) Chorou – realizara – sonhou 

d) Desesperada – extasiada – irredutível 


8. Sobre o texto, foram feitas algumas considerações. Classifique-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas. 

( F ) O texto é narrado em primeira pessoa, pois o narrador é um personagem que participa dos fatos. 

( V ) A substituição do verbo haver pelo verbo fazer na frase ―"...deveria ter trocado de mulher havia muito tempo" tornaria a frase mais informal. 

( V ) "―Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança". O termo destacado nessa frase serve para enfatizar a ação feita pelo pai da criança. 

A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é: 

a) ( V ), ( V ), ( V ) 

b) ( V ), ( F ), ( F ) 

c) ( F ), ( V ), ( V ) 

d) ( F ), ( F ), ( F ) 




sábado, 12 de março de 2022

Atividade Ensino Médio. Fragmento. Grande Sertão Veredas - João Guimarães Rosa

Grande Sertão Veredas 

 “Sentimento que não espairo; pois eu mesmo nem acerto com o mote disso – o que queria e o que não queria, estória sem final. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito – por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava” 

(João Guimarães Rosa)


1. Grande Sertão: veredas é um clássico da literatura brasileira e lusófona. Contando a história de Riobaldo, narra estórias que se passam no sertão com elementos universais, mostrando, sobretudo, a genialidade e a inventividade do autor. 

Sobre o trecho apresentado acima, assinale a alternativa correta:

a) O trecho demonstra a visão do eu-lírico frente às situações que vive, mostrando certezas quanto ao que quer e pensa e muita coragem para continuar sua caminhada. 

b) O excerto transparece a desilusão e o descontentamento da personagem, desanimado com sua história de vida. 

c) O texto demonstra que, mesmo passando por dificuldades em toda sua trajetória, o eu-lírico está certo que tudo terá um bom final.

d) O recorte mostra as indagações da personagem, as reflexões a que é levada a partir de suas   experiências.


2. Os textos literários, assim como os publicitários, podem ser considerados aqueles que mais uso fazem das funções de linguagem, uma vez que sempre querem imprimir um sentimento no leitor, convencê-lo de algo ou mesmo fazê-lo aderir a sua ideia. E o entendimento desses recursos é de fundamental importância na interpretação do texto. 

Analisando o excerto de Guimarães Rosa apresentado nesta prova, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: o texto apresentado tem a predominância da função. 

a) Metalinguística 

b) Conativa 

c) Emotiva 

d) Apelativa



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Atividade Ensino Fundamental II. O menino que queria voar - Revista urbana

 O menino que queria voar

1.° Era uma vez um menino chamado Zé, que queria aprender a voar como os pássaros e subiu na torre da igreja, prédio mais alto de sua pequena cidade, para dali saltar... 

2.° Mas como as asas eram grandes demais e não passaram pela torre da igreja, ele procurou a casa mais alta da cidade e lá do telhado pulou em seu primeiro voo.

 3.° Como o peso das asas eram demais para o menino, ele acabou caindo no chão. Sorte dele que naquele tempo as ruas não eram calçadas, tinham apenas a areia branca das dunas. 

4.° Quando o menino chegou ao chão, quebrou perna, braço e machucou a cabeça, e não conseguiu mais voar... Mas não desistiu de sonhar... 

5.° Daquele dia em diante, o menino começou a pintar as ruas, as casas e as paisagens de sua pequena cidade, num outro voo rumo à imaginação... 

6.° Um dia, já bem velhinho, enfim, realizou o seu sonho e voou lá para as nuvens do céu e de lá continuou a pintar a sua pequena cidade, com o pincel e a ponta dos dedos, como sempre fez... 

7.° Essa história não tem fim... O sonho de voar continuará no filho e no neto do menino que um dia quis imitar os pássaros, mas que deixou para quem o conheceu, de presente, o seu pincel e o seu par de asas voadoras...

 (Revista urbana)


1. O voo do menino não deu certo porque: 

a) a torre da igreja era estreita demais para as asas. 

b) as asas eram pesadas demais para ele. 

c) ele era grande para o tamanho das asas. 

d) ele não é um pássaro para conseguir voar. 

e) a casa de onde ele pulou era baixa demais. 


2.  Assinale a expressão que NÃO indica tempo. 

a) Um dia, já bem velhinho, enfim, realizou 

b) Daquele dia em diante, o menino 

c) Era uma vez um menino chamado Zé 

d) Naquele tempo as ruas não eram calçadas 

e) Pulou em seu primeiro voo. 


3. “Um dia, já bem velhinho, enfim, realizou o seu sonho...” A expressão enfim significa: 

a) afinal. 

b) portanto. 

c) logo. 

d) então. 

e) daí. 


4. Assinale a expressão que NÃO funciona como expressão de lugar.

a) As ruas não eram calçadas 

b) Subiu na torre da igreja 

c) Para dali saltar... 

d) Não passaram pela torre da igreja 

e) E lá do telhado pulou 


5. “Daquele dia em diante, o menino começou a pintar as ruas, as casas...” A expressão verbal “começou a pintar” indica que a ação: 

a) teve início naquele momento. 

b) acabou de ser concluída. 

c) começará a ser realizada. 

d) não será realizada nunca. 

e) talvez seja realizada. 


6. Assinale a expressão que NÃO é preposição. 

a) O menino começou a pintar 

b) Eram demais para o menino 

c) Um dia, já bem velhinho 

d) Par de asas voadoras 

e) Pulou em seu primeiro voo 


7.  Assinale a palavra que apresenta erro de ortografia. 

a) Menininho 

b) Nuvensinha 

c) Cidadezinha 

d) Historinha 

e) Casinha 


8. O diminutivo plural da palavra pincel é: 

a) pincelzinhos. 

b) pincelezinhos. 

c) pincelinhos. 

d) pinceizinhos. 

e) pincelezinhos. 


9. Assinale a palavra que NÃO apresenta erro de acentuação. 

a) Céleste 

b) Gratuíto 

c) Econômia 

d) Substântivo 

e) Histórico 


10. Assinale a expressão que NÃO representa um verbo. 

a) Essa história não tem fim. 

b) Ele procurou a casa mais alta. 

c) Realizou o seu sonho. 

d) Voou lá para as nuvens do céu. 

e) Outro voo rumo à imaginação.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Atividade Ensino Fundamental II. Quadrinhos para Interpretação - Hagar

 



1. De acordo com o texto, Hagar:

a) é um ótimo leitor

b) não se preocupa por não saber ler. 

c) sabe exatamente onde está. 

d) entra no lugar adequado para pedir uma bebida. 

e) considera a leitura essencial.


2. O humor da tira consiste: 

a) no fato de Hagar observar a mania de leitura das outras pessoas. 

b) em Hagar pensar que o fato de não saber ler não é um problema, mas pedir uma cerveja em uma lavanderia, justamente por não saber ler o nome do estabelecimento. 

c) no fato de Hagar estar acompanhado de um sujeito que não emite nenhuma palavra durante todo o trajeto deles dentro da lavanderia. 

d) no fato do dono da lavanderia mandar Hagar embora porque ele não tinha roupas para lavar. 

e) no fato de Hagar se sentir muito bem por não saber ler. 


3. A palavra “taberneiro” deriva de: 

a) baderna. 

b) esbórnia. 

c) paterna. 

d) taberna. 

e) moderna. 


4. A terminação destacada na palavra “taberneiro” agrega à expressão o sentido de:

a) origem. 

b) lugar. 

c) diminutivo. 

d) aumentativo. 

e) ocupação, profissão. 


5. Todos os termos apresentados nas alternativas a seguir indicam ação, EXCETO:

a) “menu”. 

b) “ler”. 

c) “vou”. 

d) “dê”. 

e) “dizer”. 


6. Pelo contexto da tirinha, infere-se que a palavra “taberna” refere-se a um lugar:

a) onde as pessoas vão para lavar suas roupas. 

b) onde as pessoas vão para praticar a leitura. 

c) onde as pessoas vão para beber. 

d) onde as pessoas vão para praticar exercícios. 

e) onde as pessoas vão para estudar. 


7. A palavra “lavanderia” é:

a) polissílaba. 

b) dissílaba. 

c) trissílaba. 

d) monossílaba. 

e) sem sílabas


8 Quanto à divisão silábica, assinale a alternativa correta: 

a) Le-i-tu-ra. 

b) Ma-nia. 

c) Ta-be-rne-iro. 

d) Cer-ve-ja. 

e) La-va-nde-ria. 


9. Assinale a alternativa correta quanto à grafia dos pares: 

a) Demais – demaziado. 

b) Lavanderia – lavajem. 

c) Preciso – precizão. 

d) Vantajem – vantajoso. 

e) Limpo – limpeza. 


10. Na tirinha, a expressão “menu” significa:

a) revista. 

b) cardápio. 

c) jornal. 

d) gibi. 

e) agenda. 

sábado, 4 de dezembro de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Textos Diversos para Interpretação

 Leia a fábula abaixo 



Uma tartaruga e uma lebre discutiam sobre qual era a mais rápida. E, então, marcaram um dia e um lugar e se separaram. Ora, a lebre, confiando em sua rapidez natural, não se apressou em correr, deitou-se no caminho e dormiu. Mas a tartaruga, consciente de sua lentidão, não parou de correr e, assim, ultrapassou a lebre que dormia e chegou ao fim, obtendo a vitória.


1. Qual foi o motivo que gerou a discussão entre a tartaruga e a lebre?

a) A vitória da lebre.

b) A premiação para o melhor corredor.

c) A disputa para saber quem era a mais rápida.

d) Porque a lebre deitou e dormiu no caminho.


 Observe a tirinha a seguir:



2. No último quadrinho, Cascão diz a Mônica que a ética é muito importante, quando ele entrega o dinheiro que havia caído do bolso dela. Nesse sentido, qual é o valor moral que predomina na história?

a) Igualdade

b) Caridade

c) Coragem

d) Honestidade


Leia o texto e responda a alternativa correta.

Receita de Felicidade




Pegue uns pedacinhos de afeto e de ilusão;
Misture com um pouquinho de amizade;
Junte com carinho uma pontinha de paixão e uma pitadinha de saudade.
Pegue o dom divino maternal de uma mulher e um sorriso limpo de criança;
Junte a ingenuidade de um primeiro amor qualquer com o eterno brilho da esperança.
Peça emprestada a ternura de um casal e a luz da estrada dos que amam pra valer;
Tenha sempre muito amor , que o amor nunca faz mal.
Pinte a vida com o arco-íris do prazer;
Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental
E um sonho sempre pode acontecer.

(Toquinho)


3. No trecho: “Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental. E um sonho sempre pode acontecer.”, o sentimento que o autor expressa para o leitor é:

a) Que os sonhos são impossíveis de realizar.

b) Que a felicidade pode acontecer através dos sonhos.

c) Que só o amor pode trazer a felicidade.

d) Que os sentimentos bons não trazem felicidade.


Leia o texto abaixo.

Menina pretinha, exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha

Devolva minhas bonecas
Quero brincar com elas
Minhas bonecas pretas
O que fizeram com elas?

Vou me divertir enquanto sou pequena
Barbie é legal, mas eu prefiro a Makena
africana
Como história de griô, sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Africana
Como história de griô
Sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Menina pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha

Você é uma rainha
O meu cabelo é chapado, sem precisar de
chapinha
Canto rap por amor, essa é minha linha
Sou criança, sou negra, também sou
resistência
Racismo aqui não, se não gostou, paciência

Menina pretinha, exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha

(MENINA pretinha)


4. De que se trata o texto acima?

a) De tipos de cabelos

b) Da autoestima da mulher negra

c) Das comunidades africana

d) Da boneca Makena


Leia o texto a seguir:

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. 

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. 

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados. 

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.


5. Qual é o tema central trabalhado no texto?

a) Desigualdade social

b) Violência doméstica

c) Vacinação

d) Doenças



Leia o texto e responda a questão.


A cigarra e as formigas

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.” 

 As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram: “Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra.
“Passei o verão cantando!” “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada....


6. Em que trecho do texto podemos identificar uma opinião?

a) “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”.

b) “Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados.”

c) “As formigas pararam de trabalhar ...”.

d) “ e voltaram para o trabalho dando risada...”.


Leia a tirinha.



7. Um fato é um acontecimento e/ou uma informação concreta e a opinião é o que se pensa de um fato. Com base nisso, em qual diálogo de Armandinho é possível identificar que existe um fato?

a) “Está ameaçado de extinção devido à perda do habitat e à caça...”

b) “E eu achando que você era amarelo, azul...e feliz...”

c) “O tatu-bola se alimenta de plantas. ”

d) O tatu-bola não vive na caatinga e no cerrado...”



Observe o trecho a seguir: 

Menina pretinha, exótica não é linda. Você não é bonitinha, Você é uma rainha!”

8. No trecho, a palavra EXÓTICA indica:

a) fora do comum

b) normal

c) pequena

d) bonitinha



Leia o texto.


José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?


9. Nesse texto, a expressão sublinhada "zomba dos outros" significa:

a) Dar ordem aos outros.

b) Falar dos outros.

c) Debochar dos outros.

d) Valorizar os outros.



Leia o texto e responda às questões.


TODA RECEITA DE DOCE QUE AS PESSOAS 
COMPARTILHAM NO FACE EU FICO:
"MEU DEUS VOU FAZER ISSO" E SALVO
ATÉ HOJE TENHO UMAS
 200 RECEITAS SALVAS
E NÃO FIZ NENHUMA.

10. Na imagem acima, os verbos “compartilham”, “fico”, “vou”, “fazer”, “salvo”, “tenho”, e fiz” estão em que tempo verbal?

a) Compartilham (futuro), fico (passado), “vou fazer” (presente), salvo(futuro), tenho(passado), fiz (passado).

b) Compartilham (presente), fico (presente), “vou fazer” (futuro), salvo (presente), tenho (presente), fiz (passado).

c) Compartilham (passado), fico (passado), “vou fazer (presente), salvo(futuro), tenho(passado), fiz (futuro).

d) Compartilham (passado), fico (futuro), vou fazer (futuro), salvo(futuro), tenho(presente), fiz (futuro).


Leia com atenção.

11. No Meme acima, especificamente na expressão: “Meu Deus vou fazer isso”, faltam dois sinais de pontuação. Marque a alternativa que apresenta as pontuações corretas e que dão ênfase e entonação à expressão da personagem.

1.“Meu Deus, vou fazer isso?”

2.“Meu Deus vou fazer isso,}”

3.“Meu Deus, vou fazer isso”

4.“Meu Deus, vou fazer isso!”


Leia o texto.


O garotinho ia fazer a sua primeira tentativa de comer azeitonas, mas antes ele ficou observando o pai com toda atenção. E o pai pegava as azeitonas e as comia com muito prazer. Então, o menino provou uma. O pai apanhou outra e fez uma cara de quem estava adorando as azeitonas. O menino tentou de novo. 
Quando o pai fez cara de satisfação ao comer mais uma azeitona, o menino começou 
a chorar.

— Que é, meu filho?

— O senhor está apanhando todas as deliciosas.

(Paulo Tadeu)


12. A piada se torna engraçada porque:

a) o pai ficou preocupado com o filho.

b) o garotinho não percebeu que na verdade não gostou do sabor das azeitonas.

c) o pai pegava as azeitonas deliciosas para ele e deixava as ruins para o filho.

d) as azeitonas não eram selecionadas.



Leia a tirinha.

13. No terceiro quadrinho da tirinha a menina demonstra estar:

a) Triste

b) Chateada

c) Desanimada

d) Empolgada



Observe a imagem abaixo.


14. Na imagem apresentada, há elementos visuais que reforçam uma ideia a partir de um texto não verbal. Sendo assim, o que permite afirmar que ela retrata de uma cena de humilhação, caracterizada como Bullying?

a) As cores utilizadas na cena.

b) O rapaz discutindo com as pessoas que apontam para ele.

c) As mãos apontadas para o rapaz e a reação de intimidação dele.

d) Os atos de violência física praticada pelas pessoas que apontam o dedo para o rapaz.



Leia os textos a seguir:


TEXTO I


MÔNICA E SANSÃO. 

Mônica tem um coelhinho de pelúcia. Ela gosta muito desse coelhinho que se chama Sansão. Cebolinha vive querendo tomar o Sansão da Mônica. Mas a Mônica é muito mais esperta e forte que o Cebolinha. Ela sempre protege o seu coelhinho.


TEXTO II 


15. Apesar dos textos acima possuírem gêneros distintos, trazem diálogos da personagem Mônica. No terceiro quadrinho, o seguinte trecho: “As melhores vitórias são compartilhadas” está associada ao tema:

a) Generosidade

b) Felicidade

c) Medo

d) Satisfação


Leia os textos a seguir:


TEXTO I

Brincadeira de rua

Ricardo e Rafael são ótimos amigos. Eles moram em uma pequena cidade do interior de São
Paulo. Estudam e brincam todos os dias. Ricardo adora jogar futebol. Rafael prefere andar de skate. Mesmo assim, os dois encontraram muitas brincadeiras para fazer juntos. Toda tarde, depois da escola, Ricardo e Rafael vão até o alto do morro onde fica a Igreja da cidade e descem a rua em seus carrinhos de rolimã.

Eles descem a rua tão rápido que pensam estar dirigindo verdadeiros carros de corrida!
Com suas bicicletas fingem ser policiais e andam pela cidade multando os carros mal estacionados. Algumas vezes eles ficam cansados e preferem brincadeiras mais tranquilas, como jogar pião ou bolinhas de gude. E quando ficam agitados, querem zoar com as meninas: roubam suas cordas de pular e saem correndo!

Depois de tanta brincadeira, a fome chega. Eles costumam ir para a casa de uma das avós ou
tias. Lá tem sempre um bolo quentinho esperando por eles, e quando não tem bolo tem travessuras! Uma vez, na casa de uma tia, Ricardo viu um pacote de batatas fritas em cima da geladeira e pensou logo numa nova brincadeira: escalada!

Pediu ao seu amigo Rafael que fosse contar uma boa história para tia Catarina lá na sala. Seu amigo cumpriu o papel direitinho, deixando a tia entretida com a história. De repente, um barulho horrível veio da cozinha...Nesse dia, não teve bolo, nem batatas, nem mais brincadeiras...

No chão, Ricardo, muito assustado, olhava ao lado a geladeira quebrada na queda. Os dois tiveram que fazer uma bela faxina das coisas que se espalharam pela cozinha. Enquanto isso, eles ouviram a história da tia Catarina: um belo sermão, para eles aprenderem que algumas brincadeiras não dão certo!

(Fernando Soares Andrade)



TEXTO II:


16. Os textos acima, apesar de pertencerem a gêneros textuais distintos, abordam a mesma
temática. Qual a temática discutida nos textos?

a) Adolescência

b) Brincadeiras

c) Amizade

d) Felicidade



Leia os textos:


TEXTO I

Minha mãe sempre diz: Não há dor que dure para sempre!
Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos!
E apesar de saber de tudo isso. Por que algumas dores duram tanto?
Por que alguns sentimentos (diga-se de passagem os mais ridículos) demoram tanto a passar?
Por que olhar pra ele reaviva esperanças perdidas e suscitas lágrimas quentes até então contidas?
Por que o cérebro ainda não inculcou no coração que esquecer faz bem a saúde?
Por que tudo não pode ser como um bonito filme francês?

(Chico Buarque)



TEXTO II


Ama-me. Ainda é tempo. Interroga-me.
E eu te direi que nosso tempo é agora.
Esplêndida de avidez, vasta ternura
Porque é mais vasto o sonho que elabora
Há tanto tempo sua própria tessitura. (tessitura) - entrelaçar
Ama-me. Embora eu te pareça
Demasiado intensa. E de aspereza.
É transitória se tu me repensas.

(Hilda Hilst)


17. O tema em comum que existe entre os textos é sobre:

a) a vida

b) o amor

c) o tempo

d) a tristeza


Leia o texto para responder às questões:


O Sítio do Pica-Pau Amarelo

Em 2019, a Copas Produções Artísticas traz para o público mineiro a montagem de um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos: “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, baseado na obra do autor brasileiro Monteiro Lobato, considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil que é sempre lembrado pelo teor educativo de suas obras.

E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? Isso que vai acontecer no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. 

Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda... Um verdadeiro caos!


18. No trecho: “Isso que vai acontecer no Sítio do Pica-Pau Amarelo”, o pronome destacado é referente à que trecho?

a) “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” (l. 2)

b) “considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil...” (l. 3)

c) “E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem?” (l. 6)

d) “Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília” (l. 7)

e) “Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação.” (l. 8)


Leia o trecho abaixo.

“Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos;”

19. O pronome “ela” retoma uma ideia já mencionada anteriormente no texto. Nesse caso, ele
se refere a que personagem da história?

a) A tia Nastácia

b) As galinhas

c) A Cuca

d) A boneca Emília


Leia o texto:

Crise hídrica e colapso de abastecimento modifica rotina da população no Brejo da Paraíba

Por conta da falta de chuvas no Brejo paraibano, a barragem Canafístula II, em Borborema, que abastece municípios da região como Solânea e Bananeiras, entrou em colapso e não tem mais capacidade para abastecer a região com água nas torneiras. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Riachão, Damião, Tacima e Dona Inês estão sem fornecimento de água pelas torneiras por tempo indeterminado.

Com o colapso no abastecimento na região, diversos problemas foram acarretados por conta da falta d’água. Moradores de Solânea e Bananeiras, as cidades mais afetadas com o colapso, precisam se deslocar de suas casas para conseguir água ou até mesmo recorrer à compra d’água por meio de vendedores em carros pipa.


20. No trechoPor conta da falta de chuvas no Brejo paraibano, a barragem Canafístula II, em Borborema,[...], entrou em colapso e não tem mais capacidade para abastecer a região com água nas torneiras.” Identifica-se claramente, em relação à problemática apresentada, uma relação de:

a) causa e conclusão.

b) causa e consequência. 

c) consequência e causa.

d) causa e finalidade.



Leia o texto:


Reeducação alimentar

Muitas pessoas acreditam que a busca pelo peso ideal está relacionada a padrões estéticos. Mas, ao contrário disso, ela deve acontecer visando um corpo mais saudável, a prevenção de doenças e mais qualidade de vida.

Alimentar-se de forma incorreta pode trazer efeitos nocivos que vão além do acúmulo de gordura. Por isso, é importante que você conheça todos os detalhes que envolvem a chamada reeducação alimentar.

Dessa forma, o emagrecimento é apenas um dos pilares da reeducação alimentar. É por isso que ela promove mais benefícios do que dietas da moda, já que também pode ajudar a problemas relacionados à saúde, como diabetes e hipertensão.

O mais importante nesse processo é não pensar na reeducação alimentar como vilã ou uma
espécie de castigo. Você deve encará-la como um método que garantirá uma vida mais saudável e rotina com mais disposição e tranquilidade.



21. De acordo com o texto, a reeducação alimentar é necessária porque:

a) previne doenças e oferece qualidade de vida.

b) ajuda na concentração.

c) contribui para a saúde mental.

d) ela castiga e educa as pessoas.


Leia a tirinha e responda às questões.



22. O humor presente na tirinha se dá:

a) Por meio da ausência de diálogo entre as personagens, uma vez que a tirinha foi produzida apenas com recurso visual, isto é, sem recorrer a linguagem verbal.

b) Através da conversa estabelecida entre o adulto e o cachorro.

c) Através do equívoco presente na tirinha, já que o Armandinho não compreendeu que a pergunta ''já tomou as vacinas” era voltada ao cachorro que estava para adoção.

d) Por meio do olhar do cachorrinho, que denota uma tristeza profunda ao olhar para o Armandinho.


23. Em relação a tirinha apresentada na questão anterior, identifique a palavra que produz a ambiguidade, isto é, o duplo sentido no texto.

a) Vacinas

b) Ração

c) Tomate

d) Adoção


Leia a tirinha:


24. A expressão “au! au! au! au! au! au! au! au!” no segundo quadrinho é uma:

a) antítese

b) metáfora

c) assonância

d) onomatopeia


Leia o texto:


O Poeta da Roça


Patativa do Assaré

Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
Sou poeta das brenhas, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.

(...)

25. O texto acima apresenta uma linguagem:

a) regional. 

b) formal. 

c) informal. 

d) científica. 

















Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...