Leia atentamente a história de Maurício de Souza com os personagens rurais Chico Bento e Rosinha.
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Interpretação de Quadrinhos. Ensino Fundamental II
Tirinhas para Interpretação. Ensino Fundamental II
1. O humor da tira se constrói a partir do uso da polissemia das palavras. Considerando a parte verbal e visual da tira infere-se que:
a) As placas de trânsito do 1º e 2º quadrinhos não possuem uma coerência com a mensagem do quadrinho final.
b) A atitude do motorista demonstra que ele possui o conhecimento do significado assumido, no último quadrinho, pela palavra “reduza” desde o 1º quadrinho.
c) A palavra “reduza” assume um novo sentido no último quadrinho que muda a perspectiva do motorista.
d) Apenas a placa do 1º quadrinho possui uma coerência com a placa do quadrinho final.
e) O motorista demonstra ser imprudente não seguindo corretamente o indicado pela sinalização.
a) Metonímia.
b) Onomatopeia.
c) Hipérbole.
d) Eufemismo.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Música para Interpretação - Amei Tanto. Clara Nunes
Amei tanto
Nunca fui covarde
Mas agora é tarde
Amei tanto
Que agora nem sei mais chorar
Vivi te buscando
Vivi te encontrando
Vivi te perdendo
Ah, coração, infeliz até quando?
Para ser feliz
Tu vais morrer de dor
(Clara Nunes)
1. “Nunca fui covarde, mas agora é tarde”
Nos versos acima há uma palavra que confere um aspecto durativo à ação verbal.
Assinale-a:
a) Nunca
b) Covarde
c) Fui
d) Agora
e) Mas
2. “Amei tanto
Que agora nem sei mais chorar”
A conjunção ´´que`´.
a) Revela um intuito final do eu lírico.
b) Reduz uma locução conjuntiva iniciada por `´tanto`´.
c) Introduz um complemento regido de preposição.
d) Exprime proporcionalidade e concomitância.
e) Introduz uma oração que exprime um efeito da oração anterior.
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Tirinha para Interpretação - Calvin. Ensino Médio
1. Na tira, Calvin entra animado em casa e conta à sua mãe que vai participar de uma peça de teatro na escola. Por que ele afirma que seu personagem vai levar todo mundo às lágrimas?
a) Ele vai levar o público às lágrimas por causa do teor comovente de qualquer peça de teatro sobre nutrição.
b) Calvin vai representar uma erva da família das aliáceas, e essas plantas sempre causam comoção nas pessoas.
c) Calvin vai representar a cebola e ele conta à sua mãe na tira que esse personagem tem uma história de vida de sofrimento e dor.
d) Calvin será a cebola na peça da escola, e, em geral, choramos ao cortar cebola, por isso o público irá às lágrimas.
e) Calvin será Romeu na peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e todos irão às lágrimas com a morte do personagem no final.
2. No primeiro quadrinho, Calvin diz: “Mãe, consegui um papel na peça da escola!”.
As palavras destacadas podem ser corretamente substituídas, sem comprometer o sentido da frase, respectivamente por:
a) personagem - encenação.
b) ação - parte.
c) dever - artefato.
d) folha - enredo.
e) atribuição - elemento.
3. A mãe de Calvin pergunta ao menino, no último quadrinho, “Qual é a peça?”.
A palavra “Qual” é um(a):
a) preposição acidental.
b) artigo indefinido.
c) pronome interrogativo.
d) advérbio de dúvida.
e) substantivo simples.
4. Nos trechos da tirinha “Mãe, consegui um papel na peça da escola!” e “Que beleza, Calvin.”, a vírgula é utilizada com base em qual regra gramatical?
a) Para isolar elementos repetidos.
b) Para isolar o vocativo, termo que serve para invocar, chamar ou nomear uma pessoa.
c) Para separar, na datação de um escrito, o nome do lugar.
d) Para separar, num período, as orações da mesma natureza que tenham certa extenso.
e) Para indicar o término de uma oração declarativa.
5. Em relação à frase de Calvin, no terceiro quadrinho, “Meu personagem vai levar todo mundo às lágrimas no fim do segundo ato!”, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).
Em seguida, marque a alternativa correta.
( F ) O termo “levar” é classificado gramaticalmente como verbo e está no tempo passado (pretérito).
( V ) A palavra “lágrimas” é um substantivo feminino e está no plural.
( F ) “Meu” é uma preposição essencial.
( V ) A palavra “segundo” é um numeral ordinal e equivale a um adjetivo na frase.
a) V – V – V – V
b) V – V – F – F
c) F – V – V – V
d) F – V – F – V
e) F – F – F – F
domingo, 8 de junho de 2025
Música para Interpretação - Carta ao Tom 74. Toquinho.
Carta ao Tom 74
1 Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!
2 Ipanema era só felicidade.
3 Era como se o amor doesse em paz [...]
4 Esse Rio de amor que se perdeu.
5 Mesmo a tristeza da gente era mais bela.
6 E além disso se via da janela um cantinho de céu e o
7 Redentor.
8 É, meu amigo, só resta uma certeza.
9 É preciso acabar com essa tristeza.
10 É preciso inventar de novo o amor.
(Toquinho)
1. Em relação à compreensão e interpretação do texto, é correto afirmar que:
a) o elemento “Rio” (linha 4) está em letra maiúscula pois se refere ao município do Rio de Janeiro, logo “Redentor” (linha 7) diz respeito ao famoso ponto turístico Cristo Redentor.
b) depreende-se do trecho “Mesmo a tristeza da gente era mais bela” (linha 5) que antes, mesmo tristes, as pessoas eram mais bonitas.
c) no trecho “um cantinho de céu e o redentor” (linha 7), o termo “redentor” refere-se a uma pessoa que redime os seus pecados.
d) infere-se do texto que “Ipanema” (linha 2) é um bairro famoso de Salvador.
2. Manteria a correção gramatical e o sentido do texto a seguinte reescrita do trecho “É preciso inventar de novo o amor.” (linhas 9-10).
a) É, amor, preciso de novo inventar.
b) É preciso reinventar o amor.
c) De novo, amor, é preciso inventar.
d) É preciso, amor, de novo inventar.
3. A palavra “inventar” (linha 9) tem o mesmo sentido de:
a) tramar.
b) realizar.
c) delirar.
d) criar.
4. O emprego do acento agudo na palavra “céu” justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica da palavra:
a) pública.
b) próximo.
c) véu.
d) anergético.
5. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!” (linha 1),
a) o termo “lembra” sugere falta de memória.
b) a palavra “saudade” expressa nostalgia.
c) a interjeição "ai" expressa satisfação.
d) o termo “tempo” expressa condições climáticas.
6. No trecho “Mesmo a tristeza da gente era mais bela” (linha 5), o sentido do texto seria mantido se o substantivo “tristeza” (linha 9) fosse substituído por:
a) ansiedade.
b) melancolia.
c) esperança.
d) animação.
7. No trecho "É, meu amigo, só resta uma certeza " (linha 8), é correto afirmar que o uso das vírgulas:
a) prorroga o discurso para acrescentar humor à situação.
b) apresenta falta de conexão entre o narrador e o interlocutor.
c) indica pausa na fala do narrador, enfatizando o vocativo "meu amigo".
d) apresenta posse em “meu amigo” entre o narrador e o interlocutor.
8. No trecho "Lembra que tempo feliz, ai, que saudade!" (linha 1), o uso das vírgulas:
a) torna a leitura mais rápida e fluida.
b) não é necessário para a estrutura da frase.
c) é irrelevante para as emoções expressas na frase.
d) dá ênfase às emoções “ai” e “que saudade!”.
9. Assinale a alternativa cuja palavra está empregada de acordo com a mesma regra ortográfica do substantivo “tristeza” (linha 5).
a) framboeza.
b) fortaleza.
c) glorioza.
d) doloroza.
sábado, 31 de maio de 2025
Interpretação de Quadrinho - Mafalda. Fundamental II
Leia atentamente a tirinha a seguir da personagem Mafalda, de Quino.
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Música para Interpretação: A Dois Passos do Paraíso. Blitz.
A Dois Passos do Paraíso
Longe de casa
Há mais de uma semana
Milhas e milhas distante
Do meu amor
Será que ela está me esperando
Eu fico aqui sonhando
Voando alto, perto do céu
Eu saio de noite andando sozinho
Eu vou entrando em qualquer bar
Eu faço meu caminho
O rádio toca uma canção
Que me faz lembrar você, eu
Eu fico louco de emoção
E já não sei o que vou fazer
Estou a dois passos do paraíso
Não sei se vou voltar
Estou a dois passos do paraíso
Talvez eu fique, eu fique por lá
Estou há dois passos do paraíso
Não sei porque que eu fui dizer bye bye
Bye bye, baby, bye bye
A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
Dedique uma canção a quem você ama
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
Mariposa Apaixonada de Guadalupe
Ela nos conta que no dia que seria
O dia do dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena
E pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando, volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e para-choque duro
Agora uma canção canta pra mim
Eu não quero ver você triste assim
Estou a dois passos do paraíso
E meu amor, vou te buscar
Estou a dois passos do paraíso
E nunca mais vou te deixar
Estou a dois passos do paraíso
Não sei porque eu fui dizer bye bye
1. A letra da canção da banda Blitz apresenta algumas particularidades em relação à sua linguagem em virtude de:
a) Utiliza discurso indireto quando a personagem fala ao ser amado.
b) Pela presença de palavras grafadas em discordância com a norma padrão, aproximando-a de um registro oral.
c) Em toda a letra há, por uma questão de estilo, expressões que remetem à linguagem de um programa de tv.
d) Percebe-se uma relação de intertextualidade quando a linguagem típica de canção é misturada com elementos de um programa de rádio.
e) O sentimento idealizado pelo ser amado expresso em vários pontos da canção.
2. Se no trecho abaixo fosse trocado o pronome pessoal “Eu” por “Nós” quantas outras alterações seriam necessárias para efeitos de concordância?
Eu saio de noite andando sozinho
Eu vou entrando em qualquer bar
Eu faço meu caminho
Marque a alternativa CORRETA:
a) 5
b) 8
c) 6
d) 3
e) 9
3. A partícula “se” é um dos coringas da língua portuguesa, sendo usada em diferentes contextos e tendo diferentes classificações morfossintáticas.
Assinale a alternativa em que esta partícula tenha a mesma classificação da frase abaixo:
“Não sei se vou voltar.”
Alternativas:
a) Pedro e Maria deram-se as mãos
b) Você fez o que lhe pedi? Se fiz!
c) Fale-me se estou certo ou errado.
d) Vendem-se filhotes de cachorro de raça.
e) Se você não chegar cedo, teremos que improvisar um apresentador.
4. Na penúltima estrofe da canção há a presença de linguagem típica de um programa de rádio antigo. Isso se deve a várias razões, EXCETO:
a) Linguagem caricata, repleta de gírias.
b) Discurso direto, por meio de verbos no modo imperativo.
c) Presença de trechos em primeira pessoa, o que dá mais intimidade com o fictício ouvinte.
d) Linguagem extremamente rebuscada, característica comum à época.
e) Trechos em que nitidamente se é dirigido a um interlocutor por meio da forma de tratamento “vocês”.
5. Assinale a alternativa em que a expressão destacada recebe a classificação sintática CORRETA entre parênteses:
a) Eu saio de noite (objeto indireto).
b) "Dedique uma canção a quem você ama" (oração subordinada substantiva objetiva indireta).
c) Estou a dois passos do paraíso (Adjunto adnominal).
d) E nunca mais vou te deixar (objeto indireto).
e) Longe de casa (Complemento nominal).
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Texto para interpretação - Que você se. Pedra Letícia
Que você se...
Tudo que você me fez eu lhe desejo em dobro
Você vai pagar por tanto desaforo
De lhe ver sorrir enquanto eu chorava em vão
Eu quero que você se dane
Que você se lasque
Que você se engasgue
Que você se engane
Que você me chame pra que eu possa dizer não
Eu quero que seu carro quebre
Que seu peito caia
Que a chuva estrague seu dia de praia
Que um prego rasgue a sua minissaia
Que seu novo amor no final lhe traia
Que você tropece
Que você trupique
Que se estrumbique e dê o seu chilique
Que você comece, depois perca o pique
Que alguém copie o seu vestido chique
[...]
(Pedra Letícia)
1. Qual é o modo verbal que estrutura a segunda e a terceira estrofes desse trecho?
a) Indicativo.
b) Imperativo.
c) Subjuntivo.
d) Particípio.
2. ´´Eu quero que você se dane´´...´´Eu quero que seu carro quebre´´. Observe a palavra destacada e responda corretamente a função do QUE.
a) Pronome relativo.
b) Pronome interrogativo.
c) Conjunção integrante.
d) Conjunção coordenativa explicativa.
terça-feira, 20 de maio de 2025
Tirinhas para Interpretação - Fundamental II
1. Assinale o item correto a respeito da análise linguística do texto:
a) Assim como “mocreia” as palavras “plateia, ideia e voo” também perderam o acento depois do novo acordo ortográfico;
b) “Edibar, você está no meu lugar. A vírgula foi usada para isolar um aposto;
c) Acento a que a mulher se refere é escrito com c. “Ela escolheu o melhor acento do avião”;
d)“Você sabe que eu sento aí toda manhã” A oração destacada é adverbial temporal.
4. Considerando a tirinha acima e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Quadrinhos para Interpretação. Fundamental II
Atividade com Propaganda. Fundamental I
Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.
JOSÉ E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome,...
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Trem Bala 1 Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si 2 É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti 3 É sobre cantar e po...
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1. A expressão felizmente modifica: a) todo o conteúdo expresso no pensamento de Garfield. b) a afirmação de Garfield presente no prim...