.
1. De acordo com as classes gramaticais, a palavra encontrada no terceiro quadrinho é um(a):
a) Pronome
b) Adjetivo
c) Advérbio
d) Preposição
e) Interjeição
2. Analise a palavra destacada abaixo:
“Um patrão faz assim como o indicador... e três mil operários vão para a rua!”. Assinale a alternativa que NÃO apresente um sinônimo da palavra “operário”:
a) Trabalhador
b) Proletariado
c) Empregado
d) Partícipe
e) Funcionário
1. No primeiro quadrinho, a fala da mãe indica uma ação de:
a) reconhecimento
b) reclamação
c) conselho
d) censura
e) pedido
2. No segundo quadrinho, a palavra “mas” introduz:
a) uma advertência
b) uma implicância
c) uma repreensão
d) um provérbio
e) um elogio
3. No terceiro e no quarto quadrinhos, a mãe repete a palavra
“nem”, que é percebida por Mafalda como::
a) desobediência
b) incapacidade
c) comparação
d) desrespeito
e) indefinição
4. No quarto quadrinho, a frase interrogativa pode ser entendida
como:
a) ordem
b) espanto
c) convite
d) oposição
e) deboche
5. Na palavra criada por Mafalda, a terminação tem o seguinte
sentido:
a) direção a
b) estudo de
c) origem de
d) pertencente a
e) quantidade de
1. A escolha do modo Imperativo do verbo “experimentar”, na oração “Experimenta sair sem vestido”, presente no 3º quadrinho, indica:
a) um conselho.
b) uma hipótese.
c) um desafio .
d) uma ordem.
2. Em “Se você sair na rua sem cultura, a polícia te prende?”, no 2º quadrinho, o termo em destaque pode ser classificado como:
a) palavra expletiva.
b) conjunção subordinativa adverbial condicional.
c) conjunção subordinativa substantiva integrante.
d) pronome apassivador.
3. Na oração “É triste ter que bater em alguém que tem razão”, o termo em destaque é denominado de:
a) conjunção subordinativa substantiva integrante.
b) pronome interrogativo.
c) pronome relativo.
d) conjunção subordinativa adverbial consecutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário