terça-feira, 7 de setembro de 2021

Atividade Ensino Médio. O amor é valente - Bráulio Bessa


 O amor é valente  















1 Mesmo que mil tipos 
2 De ódio o mal invente, 
3 O amor, mesmo sozinho, 
4 Será sempre mais valente. 

5 Valente, forte, profundo 
   6 Capaz de mudar o mundo 
   7 Acalmar qualquer dor 
   8 Vivemos nesse conflito. 
   9 Mas confio e acredito 
   10 Na valentia do amor. 

(Bráulio Bessa)


1. Qual sentimento é tratado no texto? 

a) Traição 

b) Inveja 

c) Raiva 

d) Amor 

e) Ciúme


2. No Texto, percebemos claramente a grande capacidade que tem o amor. Que trecho comprova essa afirmação? 

a) “Mesmo que mil tipos” (. 1) 

b) “De ódio o mal invente” (. 2) 

c) “Capaz de mudar o mundo” (. 6) 

d) “Vivemos nesse conflito” (. 8) 

e) “Mas confio e acredito” (. 9)


3. No trecho “Mesmo que mil tipos / De ódio o mal invente” (. 1-2), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) Ainda que 

b) Desde que 

c) Logo que 

d) Por isso que 

e) Visto que


4. No trecho “O amor, mesmo sozinho, / Será sempre mais valente” (. 3-4), o verbo destacado está no tempo futuro. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, se ele estivesse no tempo presente, como ficaria o trecho? 

a) “O amor, mesmo sozinho, / Seria sempre mais valente” 

b) “O amor, mesmo sozinho, / É sempre mais valente” 

c) “O amor, mesmo sozinho, / Foi sempre mais valente” 

d) “O amor, mesmo sozinho, / Fosse sempre mais valente” 

e) “O amor, mesmo sozinho, / Era sempre mais valente”


5. A palavra que transmite a ideia de tempo no trecho “O amor, mesmo sozinho, / Será sempre mais valente” (. 3-4) é: 

a) amor 

b) mesmo 

c) sempre 

d) sozinho 

e) valente


6. No trecho “Mas confio e acredito / Na valentia do amor ” (. 9-10), os verbos destacados encontram-se no tempo presente. De acordo com a norma-padrão, se esses verbos destacados estivessem no tempo futuro, como ficaria o trecho? 

a) “Mas confiarei e acreditarei / Na valentia do amor” 

b) “Mas confiei e acreditei / Na valentia do amor” 

c) “Mas tenho confiado e acreditado / Na valentia do amor” 

d) “Mas confiara e acreditara / Na valentia do amor” 

e) “Mas confiando e acreditando / Na valentia do amor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...