Foi no Rio.
Eu passava na Avenida quase meia-noite.
Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas
inumeráveis.
Havia a promessa do mar
e bondes tilintavam,
abafando o calor
que soprava no vento
e o vento vinha de Minas.
Meus paralíticos sonhos desgosto de viver
(a vida para mim é vontade de morrer)
faziam de mim homem-realejo imperturbavelmente
na Galeria Cruzeiro quente quente
e como não conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro,
nenhuma vontade de beber, eu disse: Acabemos com isso
Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas
autos abertos correndo caminho do mar
voluptuosidade errante do calor
mil presentes da vida aos homens indiferentes,
que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram.
O mar batia em meu peito, já não batia no cais.
A rua acabou, quede as árvores? a cidade sou eu
a cidade sou eu
sou eu a cidade
meu amor.
(Carlos Drummond de Andrade)
1. O título do poema se justifica, pois:
a) o eu lírico, conquanto demonstre uma inadaptação ao espaço urbano carioca em princípio, valorizando apenas o espaço mineiro, passa a valorizar ambos.
b) não há, segundo o que se constata no poema lido, espaço no coração do eu lírico para ambos os lugares, já que ele se apresenta muito arraigado a Minas.
c) antecipa, de certa forma, o conteúdo do poema, já que não há valorização de ambos os espaços tratados pelo eu lírico.
d) há espaço no coração do eu lírico para a família, os costumes e os amigos de Minas e do Rio de Janeiro.
e) trata-se de uma metáfora para expressar que o eu lírico conquistou vários amores ao longo da vida.
2. A partir de determinado ponto do poema, percebe-se uma mudança de postura do eu lírico em relação ao Rio de Janeiro. Assinale a opção cujo verso retirado do poema demarca o início dessa mudança:
a) “Eu passava na Avenida quase meia-noite.”
b) “Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas”
c) “que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram”
d) “O mar batia em meu peito, já não batia no cais”
e) “a cidade sou eu”
3. Podem-se perceber, ao lado do aspecto lírico do poema, características de uma determinada tipologia textual; assim, sobressai a tipologia corretamente apontada na alternativa:
a) expositiva
b) descritiva
c) argumentativa
d) narrativa
e) injuntiva
4. O verso “Bicos de seio batiam nos bicos de luz
estrelas inumeráveis.” apresenta uma imagem
carregada de linguagem figurada; assim, o recurso
estilístico que sobressai em tal verso aparece na
opção:
a) metonímia
b) símile
c) antítese
d) ironia
e) metáfora
5. Constata-se no verso “autos abertos correndo
caminho do mar” o emprego de um recurso
denominado elipse. Esse uso contribui para reforçar
determinado efeito de sentido do verso; tal efeito está
melhor apresentado na alternativa:
a) reforçar a ideia de velocidade impressa pelos
veículos.
b) reforçar o sentimento de inadaptação do eu lírico
em relação ao Rio.
c) reforçar o sentimento de nostalgia por Minas.
d) reforçar a paixão despertada no eu lírico pelo Rio
em detrimento de Minas.
e) reforçar a ideia de obstáculo interposto ao eu lírico
para chegar ao mar.
6. O conectivo que introduz o verso “que meu
coração bateu forte, meus olhos inúteis
choraram.” assume, no contexto, um valor semântico
de:
a) explicação
b) concessão
c) causa
d) consequência
e) condição
7. O poema de Drummond não apresenta uma
pontuação que respeite as normas gramaticais; sendo
assim, para tornar passagens do texto adequadas
gramaticalmente, está correto o que se afirma em
todas as opções abaixo, EXCETO:
a) deve ser acrescentada uma vírgula depois do
substantivo “mar” na passagem “Havia a promessa do
mar / e bondes tilintavam, (...)”.
b) uma vírgula deve ser inserida antes da 2ª ocorrência
do vocábulo “quente” na sequência presente no verso
“na Galeria Cruzeiro quente quente”.
c) antes do vocábulo “que” em “abafando o calor / que
soprava no vento” deve ser inserida uma vírgula.
d) depois do conectivo “e” no excerto “e como não
conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro,”
deve ser incluída uma vírgula.
e) na 3ª estrofe, devem ser acrescentadas quatro
vírgulas para separarem a sequência de elementos em
enumeração.
8. Os vocábulos retirados do texto “inumeráveis”,
“imperturbavelmente”, “indiferentes” e “inúteis”
apresentam prefixo com o mesmo valor semântico. O
mesmo ocorre na alternativa:
a) anarquia
b) penumbra
c) abdicar
d) exonerar
e) anagrama
9. Constata-se no vocábulo “voluptuosidade” um
encontro consonantal. O mesmo ocorre em:
a) exsudar
b) sintaxe
c) impudico
d) tóxico
e) ambulante
10. Em relação aos elementos de comunicação, pode-se afirmar que o poema drummondiano está centrado:
a) no receptor, pois há clara presença de interpelação.
b) no emissor, pois sobressaem marcas de
expressividade no texto.
c) no contexto, pois destaca-se a intenção de transmitir
uma informação aos leitores.
d) no canal, pois fica patente a intenção de manter o
canal de comunicação.
e) no código, pois pretende-se no texto refletir sobre o
próprio fazer poético.
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