quinta-feira, 25 de março de 2021

Atividade Ensino Médio. Coração numeroso - Carlos Drummond de Andrade



Coração numeroso  

Foi no Rio. 
Eu passava na Avenida quase meia-noite. 
Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas 
inumeráveis. 
Havia a promessa do mar 
e bondes tilintavam, 
abafando o calor 
que soprava no vento 
e o vento vinha de Minas. 

Meus paralíticos sonhos desgosto de viver 
(a vida para mim é vontade de morrer) 
faziam de mim homem-realejo imperturbavelmente 
na Galeria Cruzeiro quente quente 
e como não conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro, 
nenhuma vontade de beber, eu disse: Acabemos com isso

Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas 
autos abertos correndo caminho do mar 
voluptuosidade errante do calor 
mil presentes da vida aos homens indiferentes, 
que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram.

O mar batia em meu peito, já não batia no cais. 
A rua acabou, quede as árvores? a cidade sou eu 
a cidade sou eu 
sou eu a cidade 
meu amor. 

(Carlos Drummond de Andrade)


1. O título do poema se justifica, pois:

a) o eu lírico, conquanto demonstre uma inadaptação ao espaço urbano carioca em princípio, valorizando apenas o espaço mineiro, passa a valorizar ambos. 

b) não há, segundo o que se constata no poema lido, espaço no coração do eu lírico para ambos os lugares, já que ele se apresenta muito arraigado a Minas. 

c) antecipa, de certa forma, o conteúdo do poema, já que não há valorização de ambos os espaços tratados pelo eu lírico. 

d) há espaço no coração do eu lírico para a família, os costumes e os amigos de Minas e do Rio de Janeiro.

e) trata-se de uma metáfora para expressar que o eu lírico conquistou vários amores ao longo da vida.


2. A partir de determinado ponto do poema, percebe-se uma mudança de postura do eu lírico em relação ao Rio de Janeiro. Assinale a opção cujo verso retirado do poema demarca o início dessa mudança: 

a) “Eu passava na Avenida quase meia-noite.”

b) “Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas” 

c) “que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram” 

d) “O mar batia em meu peito, já não batia no cais” 

e) “a cidade sou eu”


3. Podem-se perceber, ao lado do aspecto lírico do poema, características de uma determinada tipologia textual; assim, sobressai a tipologia corretamente apontada na alternativa:

a) expositiva 

b) descritiva 

c) argumentativa 

d) narrativa 

e) injuntiva


4. O verso “Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas inumeráveis.” apresenta uma imagem carregada de linguagem figurada; assim, o recurso estilístico que sobressai em tal verso aparece na opção: 

a) metonímia 

b) símile 

c) antítese 

d) ironia 

e) metáfora 


5. Constata-se no verso “autos abertos correndo caminho do mar” o emprego de um recurso denominado elipse. Esse uso contribui para reforçar determinado efeito de sentido do verso; tal efeito está melhor apresentado na alternativa: 

a) reforçar a ideia de velocidade impressa pelos veículos. 

b) reforçar o sentimento de inadaptação do eu lírico em relação ao Rio. 

c) reforçar o sentimento de nostalgia por Minas. 

d) reforçar a paixão despertada no eu lírico pelo Rio em detrimento de Minas. 

e) reforçar a ideia de obstáculo interposto ao eu lírico para chegar ao mar.


6. O conectivo que introduz o verso “que meu coração bateu forte, meus olhos inúteis choraram.” assume, no contexto, um valor semântico de: 

a) explicação 

b) concessão 

c) causa 

d) consequência 

e) condição 


7. O poema de Drummond não apresenta uma pontuação que respeite as normas gramaticais; sendo assim, para tornar passagens do texto adequadas gramaticalmente, está correto o que se afirma em todas as opções abaixo, EXCETO: 

a) deve ser acrescentada uma vírgula depois do substantivo “mar” na passagem “Havia a promessa do mar / e bondes tilintavam, (...)”. 

b) uma vírgula deve ser inserida antes da 2ª ocorrência do vocábulo “quente” na sequência presente no verso “na Galeria Cruzeiro quente quente”. 

c) antes do vocábulo “que” em “abafando o calor / que soprava no vento” deve ser inserida uma vírgula.

d) depois do conectivo “e” no excerto “e como não conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro,” deve ser incluída uma vírgula. 

e) na 3ª estrofe, devem ser acrescentadas quatro vírgulas para separarem a sequência de elementos em enumeração. 


8. Os vocábulos retirados do texto “inumeráveis”, “imperturbavelmente”, “indiferentes” e “inúteis” apresentam prefixo com o mesmo valor semântico. O mesmo ocorre na alternativa: 

a) anarquia 

b) penumbra 

c) abdicar 

d) exonerar e) anagrama 


9. Constata-se no vocábulo “voluptuosidade” um encontro consonantal. O mesmo ocorre em: 

a) exsudar 

b) sintaxe 

c) impudico 

d) tóxico 

e) ambulante 


10. Em relação aos elementos de comunicação, pode-se afirmar que o poema drummondiano está centrado: 

a) no receptor, pois há clara presença de interpelação. 

b) no emissor, pois sobressaem marcas de expressividade no texto. 

c) no contexto, pois destaca-se a intenção de transmitir uma informação aos leitores. 

d) no canal, pois fica patente a intenção de manter o canal de comunicação. 

e) no código, pois pretende-se no texto refletir sobre o próprio fazer poético. 




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