sexta-feira, 26 de março de 2021

Atividade Ensino Médio. Poemas para Interpretação


Aninha e suas pedras

Ajuntando novas pedras 

e construindo novos poemas.

Recria tua vida, sempre, sempre. 

Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.

Faz de tua vida mesquinha

um poema.

E viverás no coração dos jovens 

e na memória das gerações que hão de vir. 

Esta fonte é para uso de todos os sedentos.

Toma a tua parte. 

Vem a estas páginas 

e não entraves seu uso 

aos que têm sede. 

(Cora Coralina )


1. Qual o tom construído pelo poema? 

a) O tom construído ao longo do poema é de conselho, de alguém mais velho e um pouco mais sábio, podemos interpretar dessa forma primeiramente no título, Aninha e suas pedras, o nome sofrendo uma flexão de grau, conseguimos associar à um apelido carinhoso ou realmente pelo seu tamanho, além do poema iniciar “ Não te deixes destruir”. 

b) O tom construído ao longo do poema é de indignação, o eu lírico não está se sentindo bem, vendo alguém sofrer por coisas pequenas e comuns da vida, podemos comprovar no sexto verso “ Faz de tua vida mesquinha”, o eu-lírico assim diminui a vida da outra pessoa, para quem está falando. 

c) O tom construído ao longo do poema é de recomeço, o eu lírico está feliz com a vida nova e as novas oportunidades que está próximo a vivenciar, podemos notar isso nos dois últimos versos “ e não entraves seu uso/ aos que têm sede.” 

d) Nenhuma das alternativas anteriores.



Aula de português

A linguagem

Na ponta da língua

Tão fácil de falar

E de entender

A linguagem na superfície estrelada das letras

Sabe lá o que ela quer dizer?

Prof. Carlos Góis, ele é quem sabe

E vai desmatando

O amazonas da minha ignorância.

Figuras de gramática, esquipáticas

Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,

Em que pedia para ir lá fora,

Em que levava e dava pontapé.

A língua, breve língua entrecortada

Do namoro com a prima.

O Português são dois; o outro, mistério.

(Carlos Drummond de Andrade)


1-  1.  Em relação ao poema de Drummond, analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.

( V ) O poema expressa a perplexidade de quem, na escola, se encontra frente a frente com uma língua que parece outra.

( V ) O poema mostra que existe uma gramática particularizada que contempla os usos considerados aceitáveis na ótica da língua prestigiada socialmente.

( V ) O poema enseja uma reflexão sobre as aulas de Português que devem ser pautadas numa “linguagem na superfície estrelada das letras”.

 

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

a) V V V

b) V V F

c) F V F

d) F V V

e) F F V


O ronron do gatinho

O gato é uma maquininha 

que a natureza inventou;

tem pelo, bigode, unhas

 e dentro tem um motor.


Mas um motor diferente

desses que tem nos bonecos 

porque o motor do gato

não é um motor elétrico.


É um motor afetivo 

que bate em seu coração 

por isso faz ronron 

para mostrar gratidão.


No passado se dizia 

que esse ronron tão doce

 era causa de alergia 

pra quem sofria de tosse.


Tudo bobagem, despeito, 

calúnias contra o bichinho: 

esse ronron em seu peito 

não é doença, é carinho.

(Ferreira Gullar)


 1. Do ponto de vista do eu-lírico, voz que enuncia o poema, assinale a alternativa   INCORRETA.

 a) O eu-lírico afirma que o gato tem um motor afetivo no coração.

 b) O eu-lírico afirma que o gato faz “ronron” para mostrar gratidão. 

 c) Segundo o eu-lírico, a alergia é causada pelo “ronron” doce do gato.

 d) A palavra “ronron” é uma onomatopeia usada pelo eu lírico para representar o som que o  gato faz.


2. De acordo com a interpretação do poema acima e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. Na oração “Pra mostrar gratidão”, o termo destacado é o sujeito da oração. 

II. As palavras “maquininha” e “bichinho” são palavras no diminutivo, respectivamente, de “máquina” e “bicho”. 

III. Na oração “Pra quem sofria de tosse”, o termo destacado é um pronome indefinido.

IV. Os verbos “dizia”, “era” e “sofria” estão conjugados no mesmo tempo verbal, o pretérito imperfeito do indicativo. 

a) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 

b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 

d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

 









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