expr:content='data:blog.isMobile ? "width=device-width,initial-scale=1.0,minimum-scale=1.0,maximum-scale=1.0" : "width=1100"' name='viewport'/> Casa das Letras

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Interpretação de Memes - Fundamental II

 



1. Qual das frases a seguir apresenta uma palavra empregada no mesmo grau da palavra “amor” do meme? 

a) Adoro passear com meus cachorrinhos quando anoitece. 

b) Os bombeiros tiveram de apagar um fogaréu lá no bairro. 

c) Você sabia que existe um sapo minúsculo originário do Brasil? 

d) Léo morou no vilarejo durante toda a sua adolescência.

Tirinhas para interpretação. Fundamental II

 


1. Qual das alternativas apresenta uma palavra que pode substituir “fundamentais” na tirinha abaixo?

a) Dispensáveis. 

b) Incompletas. 

c) Harmônicas. 

d) Essenciais.



2. Um dos recursos usados no texto é o duplo sentido, que está presente:

a) na fala de Armandinho, no terceiro quadro. 

b) na fala do pai de Armandinho, no segundo quadro. 

c) na fala de Armandinho, no primeiro quadro. 

d) nas falas de Armandinho no primeiro e terceiro quadros. 

e) nas falas do pai e de Armandinho no segundo e terceiro quadros. 


3. Sobre o duplo sentido, é CORRETO afirmar que é: 

a) desfeito no terceiro quadro. 

b) desfeito no segundo quadro. 

c) mantido no terceiro quadro. 

d) mantido em todos os quadros. 

e) desfeito já no primeiro quadro. 



4. A graça da tirinha é porque: 

a) o personagem se perde com as palavras bonitas. 

b) o personagem consegue impressionar a namorada. 

c) há escolha de palavras belas. 

d) existe medo de falar com os outros. 


5. O contrário da frase “Preciso Ensaiar Mais” é: 

a) Preciso ensaiar um tanto. 

b) Preciso ensaiar significativamente. 

c) Preciso ensaiar igualmente. 

d) Preciso Ensaiar Menos.

Texto: Gatos são melhores do que cachorros - Revista Galileu. Fundamental II

 GATOS SÃO MELHORES DO QUE CACHORROS, DIZ PESQUISA SOBRE EVOLUÇÃO 

Um novo estudo sugere que, do ponto de vista evolutivo, os felinos são melhores que os caninos. Pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, da Universidade de Gothenburg, na Suécia, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, analisaram mais de dois mil fósseis de ambos os animais para realizar esse estudo. 

Os acadêmicos descobriram que, com o passar dos séculos, os gatos eliminaram cerca de 40 espécies de cachorros selvagens. Como? Simplesmente sendo caçadores melhores. Segundo a pesquisa, os cães não eliminaram sequer uma espécie de felinos. 

Os cachorros surgiram na América do Norte há 40 milhões de anos e já existiam há 20 milhões quando os primeiros gatos começaram a aparecer na Ásia. “A chegada dos gatos na América do Norte teve um impacto mortal na diversidade dos cachorros”, afirma Daniele Silvestro, da Universidade de Lausanne.

As habilidades dos felinos foram essenciais para a sobrevivência e, segundo os pesquisadores, a superioridade deles. O estudo afirma que, enquanto os cachorros costumavam ser mais fortes, os gatos, além de garras, são melhores estrategistas e conseguem atacar outros animais com mais facilidade. 

“Os gatos têm garras retráteis que eles só colocam para fora quando alcançam suas presas. Isso significa que eles não as desgastam e conseguem mantê-las afiadas. Já os cachorros não conseguem fazer o mesmo, o que é uma desvantagem quando atacados por felinos”, afirma Silvestro. 

(Fonte: Revista Galileu. São Paulo, agosto de 2015)


1. De acordo com a discussão apresentada no texto, assinale a afirmativa CORRETA. 

a) Os felinos eliminaram diversas espécies de caninos por meio da habilidade e da força. 

b) Os caninos são considerados melhores do que os felinos por sua superioridade na caça. 

c) Os cães são considerados mais fortes, mas, em compensação, os gatos são mais estrategistas. 

d) Tanto felinos quanto caninos têm uma grande capacidade de sobrevivência por meio da caça. 


2. Por que os felinos são considerados melhores do que os caninos? 

a) Possuem maior capacidade de manterem a espécie. 

b) São mais fáceis de cuidar e vivem mais tempo. 

c) São resistentes e mais atrativos para os humanos. 

d) São uma espécie mais antiga e diversificada. 


3. Qual a maior característica dos felinos em relação à evolução? 

a) Mais fortes. 

b) Mais resistentes. 

c) Melhores caçadores. 

d) Melhores atacantes. 


4. A menção às pesquisas realizadas no texto é utilizada para: 

a) corroborar a ideia da superioridade física dos caninos. 

b) demonstrar a pertinência do estudo, por meio dos fatos apresentados. 

c) apoiar a ideia de que os caninos, além de grandes estrategistas, são melhores caçadores. 

d) defender a capacidade estratégica dos caninos e a eficiência no ataque a outros animais.


6. No texto, todas as expressões abaixo se referem aos caninos, direta ou indiretamente, EXCETO: 

a) Animais. 

b) Caçadores. 

c) Espécies. 

d) Mortais. 


7. No texto, percebemos o emprego de aspas. Assinale a alternativa que explica corretamente o motivo desse emprego. 

a) Acentuar o valor significativo de uma expressão. 

b) Demarcar o discurso direto. 

c) Fazer sobressair um arcaísmo. 

d) Realçar uma expressão. 


8. Leia o trecho a seguir e dê especial atenção ao termo sublinhado. 

Os cachorros surgiram na América do Norte há 40 milhões de anos e já existiam há 20 milhões quando os primeiros gatos começaram a aparecer na Ásia.” (Linhas 08-09).

De acordo com o sentido expresso, qual a relação apresentada pelo termo em destaque? 

a) Temporal. 

b) Causal. 

c) Comparativa. 

d) Aditiva. 


9. Observe os trechos a seguir e assinale aquele em que NÃO ocorre um desvio da norma padrão. 

a) As espécies caninas havia sido eliminadas. 

b) Os pesquisadores analisaram vários fósseis que veio de uma escavação. 

c) E, após toda a pesquisa, anotaram eles as conclusões a que chegaram. 

d) Existe estudos antigos que não corrobora as novas pesquisas.


10. No trecho “Segundo a pesquisa, os cães não eliminaram sequer uma espécie de felinos.” (linhas 06-07), o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por: 

a) Apesar de. 

b) Além de. 

c) Conforme. 

d) Portanto. 


11. No texto, aparece o plural do substantivo cão (cães). Assinale abaixo apenas a alternativa em que todas as palavras possuem o plural construído da mesma maneira como o da palavra ‘cão’. 

a) Pão – limão – refeição. 

b) Capitão – alemão – escrivão. 

c) Verão – cidadão – campeão. 

d) Cristão – sacristão – vozeirão

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Tirinhas para Interpretação - Fundamental II

 


1. Marque a alternativa que melhor explica o significado da expressão “cachorrada”, utilizada pelo personagem, na tirinha: 

a) agrupamento de vários cachorros. 

b) canalhice, sacanagem, maldade. 

c) bondade, honestidade, nobreza. 

d) maldade, nobreza, amizade. 

e) grupo de cachorros malvados.


2. É possível deduzir que: 

a) Para Garfield, o sentido da vida é se sentir próximo das pessoas. 

b) No segundo quadrinho, Garfield se assusta ao ver que Odie não o respondeu. 

c) Garfield se sente próximo ao Odie, pois acha que, para o Odie, o sentido da vida também é dormir. 

d) Para Odie, Garfield não compreende qual é o sentido da vida.


3. A personagem Mafalda, criada pelo cartunista Quino reage ao ler o conceito de democracia no dicionário. A busca pela democracia baseia-se, entre outros aspectos, pela garantia de direitos. 

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza qual categoria de direito insere-se o “direito à alimentação, habitação, saúde e educação, ou seja, o direito a um nível digno de vida e, mais recentemente, o direito à cultura.” 

a) Direitos civis. 

b) Direitos políticos. 

c) Direitos sociais. 

d) Direitos difusos.


4. Analise as afirmativas a seguir:

I. No quarto quadro, a personagem demonstra, com sua pergunta, que entendeu a fala do personagem, no terceiro quadro, em sentido real. 

II. No quarto quadro, a fala do homem demostra que ele entendeu que a fala do personagem, no terceiro quadro, não era em sentido real. 

III. No quarto quadro, a fala do homem tem a intenção de explicar à senhora que a fala do homem, no terceiro quadro, foi um deboche. 

IV. No quarto quadro, a pergunta feita pela senhora demostra que ela compreendeu que a fala do homem, no terceiro quadro, teve a intenção de zombar dela. 

V. No terceiro quadro, a fala do homem demonstra a sua sensibilidade em relação à situação, por isso ele pede solidariedade à senhora. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a) I, III e V, apenas. 

b) I, II e III, apenas. 

c) II, III e IV, apenas. 

d) II, IV e V, apenas. 

e) I, II, III, IV e V.
 

5. Na fala do terceiro quadro, o uso de “tá” no lugar de “está” e “leva ele pra” no lugar de “leve-o para”, comprova o uso da linguagem: 

a) formal. 

b) regional. 

c) científica. 

d) antiga. 

e) informal.
 

6. A expressão que pode substituir a palavra “se”, no terceiro quadro, sem alterar o sentido da fala, é: 

a) logo que. 

b) para que. 

c) sem que. 

d) já que. 

e) ainda que. 





sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Texto: A Anunciação - Vinícius de Moraes

 A Anunciação 

Montevidéu 

Virgem! filha minha 

De onde vens assim 

Tão suja de terra 

Cheirando a jasmim 

A saia com mancha 

De flor carmesim 

E os brincos da orelha 

Fazendo tlintlin? 

Minha mãe querida 

Venho do jardim 

Onde a olhar o céu 

Fui, adormeci. 

Quando despertei 

Cheirava a jasmim 

Que um anjo esfolhava 

Por cima de mim...

(Vinicius de Moraes)


1. Sobre o texto, podemos afirmar que: 

a) É um texto escrito em prosa. 

b) É um texto descritivo. 

c) É um texto escrito em verso. 

d) É uma entrevista. 


2. A palavra “Virgem”, no texto, está sendo utilizada: 

a) Pela personagem da mãe para dirigir-se à filha. 

b) Para designar uma característica da mãe. 

c) Para mostrar que há uma terceira personagem no texto. 

d) Pela personagem da filha, para chamar a mãe.

 

3. A forma verbal “vens”, presente no texto, indica um tempo: 

a) Futuro do pretérito. 

b) Futuro. 

c) Pretérito. 

d) Presente. 


4. A palavra “carmesim”, do modo como está inserida no texto, pode ser classificada como: 

a) Uma interjeição. 

b) Um adjetivo. 

c) Um substantivo. 

d) Um advérbio.


 5. Releia o trecho: 

“E os brincos da orelha/Fazendo tlintlin?”. Podemos afirmar que a palavra destacada pode ser classificada como: 

a) Uma onomatopeia. 

b) Uma interjeição. 

c) Um aposto. 

d) Um verbo. 


6. Podemos afirmar que o pronome “minha”, presente no texto, indica: 

a) A pessoa que está falando. 

b) Que algo está próximo a quem fala. 

c) Posse sobre algo. 

d) Um complemento verbal. 


7. Releia o trecho: “Venho do jardim/Onde a olhar o céu/Fui, adormeci.”. 

A mensagem transmitida por este trecho é: 

a) A filha foi ao jardim com o objetivo de adormecer. www.pciconcursos.com.br  

b) A mãe foi ao jardim e olhou o céu. 

c) A filha foi ao céu e, olhando o jardim, adormeceu. 

d) A filha foi ao jardim olhar o céu e acabou por adormecer.


8. Nem sempre necessitamos conhecer o significado literal de uma palavra para que entendamos a ideia que ela nos transmite em certo contexto. 

No trecho “(...)Que um anjo esfolhava/Por cima de mim...” entendemos que o anjo: 

a) Estava mastigando as flores. 

b) Estava podando a planta, quando a moça adormece. 

c) Tirava pedaços da jasmim e jogava sobre a menina. 

d) Juntava folhas de jasmim que estavam sobre a menina. 


9. No trecho “(...) A saia com mancha (...)” o artigo sublinhado é: 

a) Um artigo indefinido, ou seja, aquele que indica um ser específico. 

b) Um artigo definido, ou seja, aquele que indica um ser específico. 

c) Um artigo indefinido, ou seja, aquele que indica que se trata de um ser qualquer. 

d) Um artigo definido, ou seja, aquele que indica que se trata de um ser qualquer. 


10. Trocando somente o gênero da expressão “filha minha” para seu gênero oposto, obtemos: 

a) Filhos meus. 

b) Filhas minhas. 

c) Filho meu. 

d) Filho minhas. 


Música para Interpretação. Tiro ao Álvaro - Adoniran e Elis Regina

 

Tiro ao Álvaro 

De tanto levar 

Flechada do teu olhar 

Meu peito até 

Parece sabe o quê? 

Táuba de tiro ao Álvaro 

Não tem mais onde furar 

Não tem mais!... 

De tanto levar 

Frechada do teu olhar 

Meu peito até 

Parece sabe o quê? 

Táuba de tiro ao Álvaro 

Não tem mais onde furar...

 Teu olhar mata mais 

Que bala de carabina

Que veneno estricnina 

Que peixeira de baiano... 

Teu olhar mata mais 

Que atropelamento 

De automóvel 

Mata mais 

Que bala de revólver... 

(Adoniran Barbosa)


1. A música de Adoniran Barbosa retrata o modo de falar específico de um determinado grupo pessoas, no caso os paulistanos. 

Assinale a alternativa que reescreva corretamente, de acordo com as normas gramaticais vigentes, a seguinte passagem: “Táuba de tiro ao Álvaro”. 

a) Tauba de tiro ao alvo. 

b) Tábua de tiro ao Álvaro. 

c) Tábua de tiro ao alvo. 

d) Tábula de tiro ao Álvaro. 


2. Segundo o texto, é correto afirmar que: 

a) O olhar é a parte atingida pela flechada. 

b) O olhar é mais poderoso para matar do que veneno. 

c) A bala do revólver é mais eficaz para matar do que o olhar. 

d) A “táuba” a que o texto se refere é feita de madeira.


3. A música de Adoniran Barbosa retrata o modo de falar específico de um determinado grupo pessoas, no caso os paulistanos. 

Assinale a alternativa que reescreva corretamente, de acordo com as normas gramaticais vigentes, a seguinte passagem: “Táuba de tiro ao Álvaro”. 

a) Tauba de tiro ao alvo. 

b) Tábua de tiro ao Álvaro. 

c) Tábua de tiro ao alvo. 

d) Tábula de tiro ao Álvaro. 


4. Segundo o texto, é correto afirmar que: 

a) O olhar é a parte atingida pela flechada. 

b) O olhar é mais poderoso para matar do que veneno. 

c) A bala do revólver é mais eficaz para matar do que o olhar. 

d) A “táuba” a que o texto se refere é feita de madeira.





Charge para Interpretação - Ensino Fundamental

 



1. Segundo o dicionário online Michaelis, intertextualidade é o “processo de produção de um texto literário que parte de vários outros e com eles se imbrica”. 

Essa charge tem um intertexto com a fábula: 

a) Os três porquinhos. 

b) O burro, a raposa e o leão. 

c) João e Maria. 

d) Os músicos de Bremen. 


2. Releia o trecho a seguir. 

Eu falei que a gente tava com gripe suína” 

Mantendo o sentido original, esse trecho pode ser reescrito da seguinte forma: 

a) Eu falei que a gente tava com saudade. 

b) Eu falei que a gente tava eufórico. 

c) Eu falei que a gente tava louco. 

d) Eu falei que a gente tava doente. 


3. Sabendo que o efeito cômico do texto é dado pela relação estabelecida entre o adjetivo `´´suíno`´ e a locução adjetiva “de porcos”, assinale a alternativa que não apresenta o adjetivo correspondente à locução adjetiva “do campo”. 

a) Agreste. 

b) Campestre. 

c) Apícola. 

d) Rural.

Texto: Quem morre? Ensino Médio

 QUEM MORRE? 

Morre lentamente 

Quem não viaja, 

Quem não lê, 

Quem não ouve música, 

Quem não encontra graça em si mesmo 

Morre lentamente 

Quem destrói seu amor próprio, 

Quem não se deixa ajudar. 

Morre lentamente 

Quem se transforma em escravo do hábito 

Repetindo todos os dias os mesmos trajetos, 

Quem não muda de marca, 

Não se arrisca a vestir uma nova cor ou 

Não conversa com quem não conhece. 

Morre lentamente 

Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, 

Justamente as que resgatam o brilho dos 

Olhos e os corações aos tropeços. 

Morre lentamente 

Quem não vira a mesa quando está infeliz 

Com o seu trabalho, ou amor, 

Quem não arrisca o certo pelo incerto 

Para ir atrás de um sonho, 

Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, 

Fugir dos conselhos sensatos... 

Viva hoje! 

Arrisque hoje!

Faça hoje! 

Não se deixe morrer lentamente! 

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ.


1. Sobre a concordância verbal presente no trecho “Morre lentamente quem destrói seu amor próprio.”, é correto afirmar: 

a) Pode ser substituída por “destroem”, já que o pronome quem admite tanto singular quanto plural.

b) Explica-se pela presença de um sujeito que expressa sentido de coletividade. 

c) Está correta, pois traz um sujeito resumido por um pronome indefinido.

d) Justifica-se pela presença do pronome quem que impõe a necessidade da 3ª. pessoa do singular. 

e) Está baseada na mesma regra presente na frase “A maior parte deles não irá voltar.”


2. Analisando-se morfologicamente o trecho “Morre lentamente/ Quem não viaja”, temos respectivamente: 

a) Substantivo, verbo, pronome, adjetivo e preposição. 

b) Artigo, pronome, substantivo, advérbio e numeral. 

c) Verbo, adjetivo, substantivo, artigo e pronome. 

d) Verbo, advérbio, pronome, advérbio e verbo. 

e) Adjetivo, numeral, advérbio, advérbio e pronome. 


3. Segundo a mensagem do texto, para não se morrer lentamente é necessário. 

a) agir segundo o que se sente. 

b) seguir sempre a mesma rotina. 

c) viver relações amorosas estáveis. 

d) ser prudente nas escolhas da vida. 

e) não desperdiçar os conselhos sensatos.

 

Texto: Viver como as flores - Ensino Médio

 Viver como as flores 

- “Mestre, como faço para não me aborrecer? 

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. 

Algumas são indiferentes. 

Sinto ódio das que são mentirosas. 

Sofro com as que caluniam”. 

– “Pois viva como as flores!”, advertiu o mestre. 

– “Como é viver como as flores?” 

Perguntou o discípulo 

– “Repare nestas flores”, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim “Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. 

Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. 

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. 

Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. 

Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. 

Isso é viver como as flores.”


1. Segundo a leitura do texto, para se viver como as flores, é necessário: 

a) Tratar as pessoas do mesmo jeito como elas nos tratam, segundo a lei do ‘olho por olho, dente por dente’. 

b) Rejeitar e combater as pessoas que são mentirosas, criticando seus defeitos diante dos outros. 

c) Extrair das pessoas só o que elas trazem de bom e saudável, sem se deixar envolver por seus defeitos. 

d) Angustiar-se com os defeitos das outras pessoas, de preferência afastando-se delas. 

e) Sentir ódio de pessoas que falam inverdades de outras, excluindo-as de seu convívio.


2. O emprego da vírgula em “Mestre, como faço para não me aborrecer?” está: 

a) incorreto, já que está separando sujeito de predicado. 

b) correto, pois está sendo feito para isolar o vocativo ‘Mestre’. 

c) correto, uma vez que apresenta valor explicativo. 

d) incorreto, pois não se usa este sinal de pontuação antes de verbo. 

e) correto, pois está isolando um adjunto adverbial antecipado.


quarta-feira, 30 de julho de 2025

Letra de Música para Interpretação. E Agora José, Carlos Drummond de Andrade.

 

JOSÉ

E agora, José? 

A festa acabou, 

a luz apagou, 

o povo sumiu, 

a noite esfriou, 

e agora, José? 

e agora, você? 

você que é sem nome, 

que zomba dos outros, 

você que faz versos, 

que ama, protesta? 

e agora, José? 

Está sem mulher, 

está sem discurso, 

está sem carinho, 

já não pode beber, 

já não pode fumar, 

cuspir já não pode, 

a noite esfriou, 

o dia não veio, 

o bonde não veio, 

o riso não veio 

não veio a utopia 

e tudo acabou 

e tudo fugiu 

e tudo mofou, 

e agora, José?

E agora, José? 

Sua doce palavra, 

seu instante de febre, 

sua gula e jejum, 

sua biblioteca, 

sua lavra de ouro, 

seu terno de vidro, 

sua incoerência, 

seu ódio - e agora? 

Com a chave na mão 

quer abrir a porta, 

não existe porta; 

quer morrer no mar, 

mas o mar secou; 

quer ir para Minas, 

Minas não há mais. 

José, e agora?

Se você gritasse, 

se você gemesse, 

se você tocasse a valsa vienense, 

se você dormisse, 

se você cansasse, 

se você morresse... 

Mas você não morre, 

você é duro, José! 

Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, 

sem teogonia, 

sem parede nua para se encostar, 

sem cavalo preto que fuja a galope, 

você marcha, José! 

José, para onde? 

(Carlos Drummond de Andrade)


1. De acordo com as informações do texto, assinale a alternativa verdadeira: 

a) O personagem principal não tem motivos para se sentir só, não tem carência de nada. 

b) O personagem principal não é marcado por frustrações. 

c) José quer morrer no mar, sente-se impossibilitado de agir. 

d) José tentou marchar.


2. No texto, o autor menciona um Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse Estado: 

a) Minas Gerais. 

b) Minas. 

c) Rio de Janeiro. 

d) No meio do mato.


3. Assinale a alternativa que contém a (s) afirmativa (s) falsa (s): 

I) José que zomba dos outros. 

II) José no escuro como bicho do mato. 

III) José pode cuspir, mas não pode fumar nem beber. 

IV) José tenta abrir a porta, mas não existe porta. 


a) II apenas. 

b) II, III e IV apenas. 

c) III apenas. 

d) Todas as alternativas estão corretas.


4. Os verbos da língua portuguesa agrupam-se em três conjugações, de acordo com a terminação do infinitivo. 

Assinale a alternativa que apresenta os verbos grifados abaixo na forma nominal do infinitivo: 

“ se você dormisse

se você cansasse

se você morresse...” 


a) dormindo, cansando, morrendo. 

b) dormido, cansado, dormido. 

c) dormiu, cansou e morreu. 

d) dormir, cansar e morrer.


5. No texto, o autor menciona a palavra utopia. Sobre o significado dessa palavra, é correto afirmar: 

a) Aspiração, ideia, projeto de realização impossível. 

b) Útil. 

c) Inútil. 

d) Aspiração, ideia ou projeto de realização possível.


6. Observe as pontuações das frases abaixo. Assinale a alternativa que indica uma ordem, pedido ou conselho: 

a) Você marcha, José! 

b) Terminamos todos os trabalhos. 

c) Invista em você. 

d) E agora, José?




quinta-feira, 24 de julho de 2025

Interpretação de Quadrinho - Garfield. Fundamental I

 

1. Na tirinha de Garfield abaixo, há uma figura de linguagem no último quadrinho, em “Sniff”. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é essa figura de linguagem.

a) Antítese. 

b) Eufemismo. 

c) Hipérbole. 

d) Personifica. 

e) Onomatopeia.


2. Assinale a alternativa que NÃO apresenta termos antônimos. 

a) meio – fim. 

b) pequeno – grande. 

c) limpo – sujo. 

d) frio – quente. 

e) alto – baixo.




Interpretação de Quadrinhos - Fundamental II

1. De acordo com as regras gramaticais, qual alternativa abaixo apresenta um antônimo adequado para a palavra estúpida ? a) Errado. b) Errôn...