terça-feira, 10 de agosto de 2021

Atividade Ensino Fundamental II. Algumas Palavras - Luis Garcia

Algumas palavras 


As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado. 

A sério, não é conspiração: falta um esforço deliberado e organizado, devidamente identificado. Por outro lado, há sentido na paranoia: se fosse de propósito, a sabotagem do idioma – que tem seus beneficiários – não seria mais eficiente. 

Em algumas áreas, o vocabulário é mínimo, e isso sobrecarrega certas palavras, forçadas a fazer o seu trabalho e o de outras. Diversas morrem de exaustão. Em outros campos, desprezam-se palavras que dão o seu recado com eficiente simplicidade e encantadora sonoridade. São trocadas por exibicionistas peruas polissilábicas, supostamente inteligentes. 

(Luis Garcia) 


1. De acordo com as ideias do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

(  ) Muitas palavras morrem de exaustão. 

(  ) Certas palavras são forçadas a fazer o trabalho de outras. 

(  ) O significado das palavras é organizado e convencional. A sequência está correta em 

a) F, F, V 

b) V, F, V 

c) V, V, F 

d) F, V, F 

e) V, V, V 


2. Infere-se do texto que: 

I. algumas palavras foram perdendo seu sentido original e outras foram criadas desnecessariamente. 

II. a palavra “cabala” significa “conspiração, maquinações.” 

III. nos dias de hoje há mau uso do vocabulário. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

a) I, II, III 

b) II, III 

c) I 

d) II 

e) I, III 


3.  Em “... não é conspiração: falta um esforço deliberado e organizado, devidamente identificado.”, os dois pontos ( : ) foram utilizados para: 

a) denotar surpresa.  

b) realçar termos deslocados

c) marcar uma pequena pausa. 

d) indicar diálogo

e) anunciar esclarecimento


4.  De acordo com o texto, o significado das palavras é, EXCETO: 

a) Desprezado. 

b) Depreciado. 

c) Ignorado. 

d) Trocado. 

e) Deliberado. 


5.  A palavra “eficiente”, no 3º parágrafo do texto, significa: 

a) eficaz; ativo. 

b) alegre; divertido. 

c) compacto; reduzido. 

d) desinteressado. . 

e) evidente. 


6.  Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) “São trocadas por exibicionistas peruas...” (preposição) 

b) “As palavras andam apanhando...” (artigo) 

c) “... não seria mais eficiente.” (verbo) 

d) “É como se fosse uma cabala...” (substantivo) 

e) “... se fosse de propósito...” (adjetivo) 


7. “São trocadas por exibicionistas peruas polissilábicas, supostamente inteligentes.” A palavra destacada denota ideia de: 

a) intensidade. 

b) modo. 

c) tempo. 

d) negação. 

e) lugar. 


8.  As frases transcritas do texto apresentam o mesmo tempo verbal, EXCETO: 

a) “A sério, não é conspiração...” 

b) “... e isso sobrecarrega certas palavras...” 

c) “As palavras andam...” 

d) “É como se fosse uma cabala...” 

e) “Diversas morrem de exaustão.” 


9.  A palavra “apanhando” apresenta: 

a) ditongo. 

b) tritongo. 

c) hiato. 

d) dígrafo. 

e) encontro vocálico. 


10.  A palavra “mínimo” é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra: 

a) há. 

b) vocabulário. 

c) é. 

d) propósito. 

e) até.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Monumento a Machado de Assis - Otto Maria

Monumento a Machado de Assis

A propósito do cinquentenário da morte de Machado de Assis surgiu ou ressurgiu a proposta de erigir no Rio de Janeiro um monumento ao maior escritor brasileiro. Não é má essa ideia. Mas, em geral, a utilidade das estátuas em praça pública é reduzida. Poucos transeuntes lhes prestam atenção. Tanto mais se ocupa com os monumentos a chuva, que gosta de comer o nariz dos grandes homens de pedra. 

Melhor do que em pedra sobrevivem os grandes escritores através das sucessivas interpretações que sempre lhes mantêm viva a obra. Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável.

 (Otto Maria Carpeaux)


1. No texto, o autor sugere que:

a) Machado de Assis deveria ser homenageado com o nome de uma via pública e não por meio de algo perecível como uma estátua. 

b) o repetido esforço de interpretação de uma obra é mais benéfico para sua memória do que um monumento erguido em homenagem a seu autor. 

c) lugares que apresentam excesso de umidade não deveriam receber estátuas, pois ao serem corroídas pela chuva ficam irreconhecíveis para os passantes. 

d) o projeto de se homenagear Machado de Assis por meio de uma estátua em praça pública jamais seria concretizado, por problemas de verba. 

e) Machado de Assis, apesar de ser o maior escritor brasileiro, não atinge o reconhecimento de escritores internacionais como Goethe, Dante e Cervantes. 


2. ... surgiu ou ressurgiu a proposta de erigir no Rio de Janeiro um monumento ao maior escritor brasileiro. Mantendo-se o sentido original, o termo grifado acima pode ser substituído por:

a) atribuir. 

b) homenagear. 

c) conceder. 

d) levantar. 

e) inaugurar. 


3. (...) que gosta de comer o nariz dos grandes homens de pedra. Os elementos grifados acima:

a) estão empregados em sentido figurado.

b) causam uma ambiguidade na frase. 

c) enfatizam o caráter duradouro dos monumentos. 

d) comprovam que estátuas são admiráveis. 

e) estão empregados de modo inadequado. 


4. Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável. Na frase acima, os dois pontos introduzem uma: 

a) ressalva. 

b) hesitação. 

c) explicação. 

d) divagação. 

e) citação

domingo, 8 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Charges para Interpretação

 




1. À imagem acima, é possível concluir que: 

a) retrata o Nordeste brasileiro. 

b) é tradicionalmente um ambiente seco. 

c) as aves expostas são típicas do Nordeste. 

d) há um contraste entre o ambiente e suas características. 

e) representa a situação atual do Pólo Norte. 


2.  A expressão utilizada por uma das aves, contextualmente, representa: 

a) uma postura substantivada. 

b) um caráter adjetivo. 

c) uma natureza interjetiva. 

d) uma partícula adverbial. 

e) um processo verbal. 


3.  Ainda sobre a expressão de uma das aves da imagem acima, pode-se concluir que na ótica dos estudos quanto à acentuação: 

a) consiste em uma palavra oxítona. 

b) consiste em uma palavra paroxítona. 

c) consiste em uma palavra proparoxítona. 

d) há uma inadequação quanto à acentuação. 

e) registra-se uma palavra bisesdrúxula.




4. O enunciado escrito no quadro negro registra:

a) a presença de um sujeito determinado 

b) a presença de um sujeito composto 

c) a presença de um sujeito oculto 

d) a presença de um sujeito indeterminado 

e) uma oração sem sujeito



5.  O léxico “esta” presente na segunda linha do enunciado corresponde a um pronome: 

a) possessivo 

b) demonstrativo 

c) interrogativo 

d) relativo 

e) indefinido



6.  Levando em consideração o contexto da imagem fotográfica abaixo é possível concluir:

a) a presença de uma figura sinestésica; 

b) o registro de uma metáfora; 

c) o caráter ambíguo; 

d) a leveza do eufemismo; 

e) a postura metonímica. 



7.  A imagem acima concorre, culturalmente, para uma releitura de dois personagens fictícios (um ser   humano e uma bola), bastante exibido pela mídia mundial de:

a) um filme 

b) uma telenovela 

c) uma peça teatral 

d) um período eleitoral 

e) uma propaganda televisiva


























Atividade Ensino Médio. A doença da solidão - Revista Isto É




 A doença da solidão 

 Viver só pode ser uma simples questão de opção. Nesse caso a solidão é quase sempre uma boa aliada. Experimentar esses momentos funciona como um importante recurso para o autoconhecimento e a reflexão.

 Mas agora a ciência descobriu que em algumas pessoas o sentimento de isolamento pode ser um detonador de sérios problemas de saúde. Nesses indivíduos, os efeitos negativos da solidão parecem estar determinados já no DNA, o material genético de cada um. 

 (Fonte: Revista Isto É)


1. A “doença da solidão”, segundo o título: 

a) atinge as pessoas que preferiram a solidão por opção; 

b) é uma boa aliada do autoconhecimento; 

c) é consequência possível do isolamento de alguns; 

d) incomoda todas as pessoas, indistintamente; 

e) é um recurso que pode auxiliar na reflexão das pessoas. 


2. Na frase “Viver só pode ser uma simples questão de opção” há um problema de construção, que é:

a) um erro de concordância verbal; 

b) um mau emprego de tempo verbal; 

c) uma utilização inadequada do adjetivo “simples”; 

d) uma dupla possibilidade de sentido, conforme a leitura; 

e) uma grafia errada de um vocábulo. 


3. Ainda na frase “Viver só pode ser uma simples questão de opção”, o adjetivo “simples” tem por sinônimo adequado o vocábulo: 

a) mera; 

b) descomplicada; 

c) fácil; 

d) isolada; 

e) única. 


4. A alternativa em que o vocábulo SÓ tem o mesmo significado que na frase inicial do texto, é: 

a) Nem todos vivem só para comer; 

b) O que se sente só vive triste; 

c) Só os que curtem a solidão preferem viver isolados; 

d) A verdade é que só os solitários sabem o que é a solidão; 

e) Nunca se sabe se só ele virá. 


5. “Nesse caso a solidão é quase sempre uma boa aliada.”; a expressão “nesse caso” estabelece coesão com o período anterior e se refere ao caso de: 

a) viver só por opção; 

b) não ter outra opção de viver; 

c) não conseguir viver acompanhado; 

d) viver isolado dos demais; 

e) sofrer por causa da solidão. 


6. O vocábulo em que o elemento AUT(O) tem significado diferente do que possui em “autoconhecimento” é: 

a) autarquia; 

b) autônomo; 

c) autódromo; 

d) autocontrole; 

e) autogestão. 


7.“Nesses indivíduos, os efeitos negativos da solidão parecem estar determinados já no DNA, o material genético de cada um”; o comentário incorreto sobre os componentes desse segmento do texto é: 

a) “efeitos negativos” é o antônimo de “efeitos positivos”; 

b) os “efeitos negativos” se referem a “sérios problemas de saúde”; 

c) “parecem estar” não mostra uma certeza sobre o que é afirmado; 

d) “da solidão” mostra a causa dos “efeitos negativos”; 

e) “material genético de cada um” justifica as letras da sigla DNA.


8. A alternativa em que a correspondência entre adjetivo e substantivo está errada é: 

a) simples – simplicidade; 

b) importante – importação; 

c) sérios – seriedade; 

d) negativos – negativismo; 

e) genético – genética. 


9. “...os sentimentos de solidão parecem estar determinados...”; a alternativa em que a concordância verbal dessa mesma construção está errada é: 

a) Os jornalistas parece estarem preocupados; 

b) Os jornalistas parecem estar preocupados; 

c) Os jornalistas parecem estarem preocupados; 

d) Parecem estar preocupados os jornalistas; 

e) Parece estarem preocupados os jornalistas. 


10. A frase cuja concordância está errada é: 

a) A maior parte dos solitários vive triste; 

b) Chegaram um milhão de cartas à redação; 

c) Ele foi um dos que sentiu a solidão da ilha; 

d) Ele foi um dos que sentiram a solidão da ilha; 

e) Nem tudo são alegrias na vida de um solitário. 

Atividade Ensino Médio. Texto Curto para Interpretação




     Quadrilha

 João amava Teresa que amava Raimundo.

 Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

 Que não amava ninguém.

 João foi para os Estados Unidos, Teresa para o                convento.

  Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia.

  Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

  Que não tinha entrado na história.

  (Carlos Drummond de Andrade)



1. Depreende-se do texto que: 

a) O termo quadrilha associa-se mais ao comportamento de Lili, que se casa com J. Pinto Fernandes apenas por interesse, que ao desencontro amoroso vivido pelas outras personagens. 

b) Enquanto o destino das mulheres é o casamento, o dos homens é a liberdade, pois essa era a realidade da época em que o poema foi escrito. 

c) O eu lírico não acreditava na felicidade que poderia provir de um casamento e apenas o encara como uma mera convenção social. 

d) O desencontro amoroso entre os pares, nos três primeiros versos, é reforçado pela ação verbal no pretérito perfeito. 

e) O desentendimento entre as personagens desse poema faz alusão à troca de pares durante a dança; no entanto, é possível perceber que o termo quadrilha relaciona-se no poema com o mesmo valor semântico de “bando de malfeitores”. 



2. Qual a visão do poeta em relação ao relacionamento amoroso?

      a) Crítica

      b) Irônica

      c) Trágica

      d) Fantasiosa

e)   e) Assustadora



Bilhete ao futuro 

Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro. 

Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…) 

(Affonso Romano de Sant’Anna)


1. Referente ao texto acima assinale a alternativa CORRETA quanto a tipologia textual : 

 a) Descritivo.

 b) Explicativo

 c) Narrativo. 

 d) Nenhuma das alternativas.



quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Atividade Ensino Médio. Fragmento. Rachel de Queiroz - O Quinze

  “Retirantes”  

A rês estava quase esfolada. A cabeça inchada não tinha chifres. Só dois ocos podres, malcheirosos, donde escorria uma água purulenta. 

Encostando-se ao tronco, Chico Bento se dirigiu aos esfoladores: 

– De que morreu essa novilha, se não é da minha conta? 

Um dos homens levantou-se, com a faca escorrendo sangue, as mãos tintas de vermelho, um fartum sangrento envolvendo-o todo: 

– De mal-dos-chifres. Nós já achamos ela doente. E vamos aproveitar, mode não dar para os urubus.

Chico Bento cuspiu longe, enjoado: 

– E vosmecês têm coragem de comer isso? Me ripuna só de olhar... 

O outro explicou calmanente: 

– Faz dois dias que a gente não bota um de-comer de panela na boca... 

Chico Bento alargou os braços, num grande gesto de fraternidade: 

– Por isso não! Aí nas cargas eu tenho um resto de criação salgada que dá para nós. Rebolem essa porqueira pros urubus, que já é deles! Eu vou lá deixar um cristão comer bicho podre de mal, tendo um bocado no meu surrão! 

Realmente a vaca já fedia, por causa da doença. 

Toda descamada, formando um grande bloco sangrento, era uma festa para os urubus vê-la, lá de cima, lá da frieza mesquinha das nuvens. E para comemorar o achado executavam no ar grandes rondas festivas, negrejando as asas pretas em espirais descendentes. 

E o bode sumiu-se todo... 

Cordulina assustou-se: 

– Chico, que é que se come amanhã? 

A generosidade matuta que vem na massa do sangue, e florescia no altruísmo singelo de vaqueiro, não se perturbou: 

– Sei lá! Deus ajuda! Eu é que não havera de deixar esses desgraçados roerem osso podre... 

(Rachel de Queiroz)



1. Marque a opção em que o significado da palavra destacada está INCORRETO: 

a) A rês/cabeça de gado estava quase esfolada. 

b) ... donde escorria uma água purulenta/podre

c) ... um fartum/fedor sangrento envolvendo-o todo: 

d) mode/talvez não dar para os urubus. 

e) ... tendo um bocado no meu surrão/bolsa de couro.


2. “... num gesto de fraternidade”. Este trecho mostra que Chico Bento era um homem:

a) fraco 

b) submisso 

c) pobre 

d) solitário 

e) amigo 


3. A resposta de Chico Bento à pergunta: “– Chico, que é que se come amanhã”, demonstra: 

a) Fé 

b) Preocupação 

c) Ansiedade 

d) Egoísmo 

e) Dúvida


4. O texto mostra uma situação através de:

a) uma poesia

b) uma notícia


c) um diálogo

d) sugestões

e) um debate comentado


5. Quando Chico Bento ofereceu comida aos homens que esfolavam a rês, eles tiveram a seguinte reação:

 a) Rejeitaram a comida.

 b) Aceitaram a comida, mas com algumas condições.

 c) Sentiram-se humilhados.

 d) Ficaram envergonhados.

 e) Aceitaram a comida.


6. “Realmente a vaca já fedia, por causa da doença”. A expressão grifada indica:

a) adjunto adverbial

b) complemento nominal

c) sujeito

d) objeto direto

e) objeto indireto


7. “... um fartum, sangrento envolvendo-o todo:” O termo grifado na frase faz referência a(ao):

a) fartum sangramento

b) um dos homens

c) a faca

d) sangue

e) mãos tintas de vermelho


8.  O trecho que indica o tipo de carne que Chico repartiu com os outros retirantes é:

a) “E o bode sumiu-se todo...” 

b) “Cordulina assustou-se:”

c) “... tenho um resto de criação salgada...”

d) “... tendo um bocado no meu surrão!”

e) “... formando um grande bloco sangrento,...”


9. “– Chico, que é que se come amanhã?” Marque a opção em que a vírgula foi usada pelo mesmo motivo que na frase anterior: 

a) – Homem, não vê que preciso da sua ajuda? 

b) Gosto de ver o sol nascer, o mar, e o vento movimentando as folhas. 

c) Hoje em dia, os costumes são outros. 

d) Guilherme, o presidente, disse que aceitava. 

e) Aqui estão frutas, legumes e verduras.


10. A palavra que foi acentuada pelo mesmo motivo que “rês” é:

a) até 

b) pé 

c) café 

d) ausência 

e) prudência 
  

 

Atividade Ensino Médio. Letra de Música. Luiz Gonzaga - Asa Branca
















Asa Branca  

1 Quando olhei a terra ardendo 

2 Qual a fogueira de São João 

3 Eu perguntei a Deus do céu, ai 

4 Por que tamanha judiação


5 Que braseiro, que fornalha 

6 Nem um pé de plantação 

7 Por falta d’água perdi meu gado 

8 Morreu de sede meu alazão


9 Até mesmo a asa branca 

10 Bateu asas do sertão 

11 Então eu disse, adeus, Rosinha 

12 Guarda contigo meu coração


13 Hoje longe, muitas léguas 

14 Numa triste solidão 

15 Espero a chuva cair de novo 

16 Pra mim voltar pro meu sertão


17 Quando o verde dos teus olhos 

18 Se espalhar na plantação 

19 Eu te asseguro não chore não, viu 

20 Que eu voltarei, viu, meu coração 

(Luiz Gonzaga)


1. No Texto, a asa branca é uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta. Essa partida é sentida por esse personagem como um(a):

a) sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e está deixando seu amor. 

b) alívio, pois ele não quer encontrar mais Rosinha. 

c) alegria, pois ele está esperando a chuva cair. 

d) alegria, pois ele irá para longe. 

e) felicidade, pois ele está deixando a terra para ficar sozinho.


2. O Texto mostra, que a terra onde vive o personagem, está:

a) escura 

b) florida 

c) úmida 

d) seca 

e) fria


3. O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede de:

a) Deus 

b) Rosinha 

c) sua plantação 

d) seu alazão 

e) seu sertão


4. Devido à situação em que a terra se encontra, a vida do personagem sofreu algumas sérias consequências. Entre essas consequências, encontra-se o fato de que ele:

a) perdeu seu gado, seu cavalo e sua plantação. 

b) viu a asa branca voando em torno da plantação. 

c) formulou a Deus algumas questões. 

d) perguntou a Deus por que tamanha judiação. 

e) olhou a terra ardendo como fogueira


5. Para que possa voltar à sua terra, o personagem espera que:

a) a asa branca volte a voar por lá. 

b) a chuva volte a cair no sertão. 

c) a Rosinha pare de chorar. 

d) alguém compre um alazão. 

e) ele consiga encontrar seu gado.


6. Que grupo de expressões se aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita no texto “Asa Branca”? 

a) terra ardendo / falta d’água 

b) chuva / Rosinha 

c) plantação / meu coração 

d) hoje / Deus do céu 

e) olhos / meu gado


7. O personagem que canta deixa bem claro para a sua amada que ele voltará. O trecho que confirma essa afirmação é: 

a) “Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação” (.3-4) 

b) “Por falta d’água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão” (.7-8) 

c) “Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão” ( .9-10) 

d) “Hoje longe, muitas léguas Numa triste solidão” ( .13-14) 

e) “Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu, meu coração” ( .19-20)


8. O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede de:

a) Deus 

b) Rosinha 

c) sua plantação 

d) seu alazão 

e) seu sertão


9. Se o pronome pessoal eu fosse substituído por nós, na frase, “Eu te asseguro não chore não” (. 19), como ficaria a frase mantendo-se o tempo do verbo destacado? 

a) Nós te asseguraremos não chore não. 

b) Nós te asseguraríamos não chore não. 

c) Nós te assegurais não chore não. 

d) Nós te asseguramos não chore não. 

e) Nós vamos te assegurar não chore não.


10. Qual é o par em que a palavra apresenta o plural de forma adequada, segundo a norma-padrão da língua? 

a) plantação / plantaçãos 

b) irmão / irmãs 

c) sertão / sertões 

d) cão / cões 

e) paixão / paixãos


11. Na penúltima estrofe, há uma palavra indicando que a narrativa chega ao presente. Qual é essa palavra? 

a) Chuva 

b) Léguas 

c) Sertão 

d) Triste 

e) Hoje



Charges para Interpretação - Ensino Médio

 Leia o Texto para responder às questões 01 e 02. 1.  Da leitura da linguagem verbal e não verbal, infere-se que o objetivo da charge é: a) ...